Segundo as
últimas enquetes divulgadas pelo RACIONAUTO, o Ford New Fiesta e o Kia
Cerato são, na opinião do consumidor, o melhor hatch premium e o melhor
sedã premium do mercado nacional. O New Fiesta obteve 34% dos votos, enquanto o
Cerato ganhou a preferência de 37% dos que votaram.
O Ford New
Fiesta apresenta design mais equilibrado que seu irmão sedã, graças às
proporções mais acertadas da carroceria (o sedã tem balanço traseiro muito
grande) e às belas linhas do exterior e interior. Seu preço fica entre R$ 44.130,00 e R$ 50.270,00, o que é bastante aceitável diante da concorrência: um
Fiat Punto Essence 1.6 com mesmo nível de equipamentos custa pelo menos R$
43.981,00, enquanto um Chevrolet Sonic LT tem preço sugerido de R$ 46.200,00 e
um Volkswagen Polo Sportline 2.0 – única versão disponível agora – custa a
partir de R$ 50.294,00, mais que a versão top do Ford.
O Ford New
Fiesta é empurrado pelo bom motor Sigma Flex 1.6 16v, que gera 110/115 cv de
potência e 15,8/16,9 kgfm de torque. Os números são muito parelhos aos dos
concorrentes: o motor E.torQ 1.6 16v Flex do Punto gera 115/117 cv e 16,2/16,8
kgfm, enquanto o 1.6 16v do Sonic produz 116/120 cv e 15,8/16,3 kgfm de torque.
O Polo Hatch precisa do velho motor 2.0 8v para conseguir números semelhantes
de potência (116/120 cv), mas acaba ganhando no torque (17,3 kgfm de torque com
qualquer combustível, a apenas 2.250 rpm).
O Kia
Cerato, que venceu a eleição Melhor
Compra de 2010 do RACIONAUTO, apresenta ótimo custo x benefício em relação
aos demais sedãs com os quais compete. O bom motor 1.6 16v gera 126 cv de
potência e 15,9 kgfm de torque, que em conjunto com os ótimos câmbios de 6
marchas – manual ou automático –, são mais que suficientes para empurrar o sedã com
conforto e segurança. A concorrência é bem mais ampla e diversificada, e via de
regra é formada por sedãs de preço aproximado, ainda que tenham porte e
potência diferentes.
O site da
Kia não apresenta preços oficiais para o Cerato, mas sites de concessionárias trazem
preços a partir de R$ 52.800,00 para
a versão básica (E.221), que traz câmbio mecânico, airbag duplo, rodas de liga leve aro 15, vidros, travas e retrovisores elétricos,
ar analógico, direção hidráulica, computador de bordo e sistema de som com
comandos no volante de série. Já a versão top (E.283) acrescenta ABS, faróis de
neblina, ar digital, rodas de liga live com aro de 17 polegadas, sensores
crepuscular, de chuva e de estacionamento, mais câmbio automático. É possível
encontra-lo com preço a partir de R$ R$
64.200,00.
Nenhum comentário:
Postar um comentário