ALTA RODA, Fernando Calmon
Em 23 de
março de 2003 surgiu o primeiro automóvel fabricado no Brasil cujo motor usava
o sistema flexível etanol e gasolina de forma viável. Foi o Volkswagen Gol 1,6-litro,
lançado simultaneamente à comemoração de 50 anos da empresa no Brasil com a
presença de diretores mundiais do grupo alemão e do presidente da República.
Alguns meses depois de completar uma década em produção, a Anfavea projeta que,
em meados deste ano, 20 milhões de veículos popularmente chamados flex terão
sido fabricados, marco muito relevante.
Nada menos
de 92% dos automóveis e comerciais leves com motores de ciclo Otto, vendidos em
2012, tinham motores flex, incluídos nacionais e importados. Ao acrescentar os
de ciclo Diesel, a participação cai para 87%. Nenhum mercado no mundo apresenta
esse cenário.
Na
realidade, flexibilidade de abastecer o mesmo tanque com combustível de origem
fóssil, de origem vegetal ou mistura dos dois remonta ao início do século
passado, por volta de 1910. Ford T e alguns concorrentes podiam usar um ou
outro combustível. Preço da gasolina caiu e a experiência, abandonada. Ainda
nos EUA, voltou em 1991, com metanol em pequenas frotas. O primeiro carro flex
de série já com etanol surgiu em 1996, um Ford Taurus.
No Brasil,
depois da crise de escassez de etanol em 1989/90, a Bosch apresentou um
Chevrolet Omega de 2 litros
com a tecnologia flex, mas o sistema de reconhecimento de combustível era caro
e lento. O projeto só avançou depois de quatro anos, ao se descobrir que a
sonda lambda (sensor de oxigênio) servia bem para identificar e gerenciar o
tipo de combustível. A Volkswagen decidiu apostar na tecnologia. Motores de 1 litro representavam quase
70% das vendas à época e, assim, a fábrica escolheu o de 1,6 l por precaução.
Como a Bosch fornecia sistemas de injeção para os motores VW de menor
cilindrada, a Magneti Marelli acabou por receber a primazia.
Apelo do
motor flex diminuiu quando o preço dos dois combustíveis se aproximou. Opção
pelo etanol caiu drasticamente depois de 2009 e o governo ainda bate cabeças
sobre a estratégia futura de preços relativos e carga fiscal diferenciada. Sem
isso, só o apelo ambiental atrairá poucos compradores. Por outro lado, as
fábricas têm sido lentas na evolução técnica dos motores. Partida dos motores
sem auxílio de gasolina em dias frios, por exemplo, só surgiu em produção
seriada no ano passado, e em alguns modelos.
Graças ao
novo regime automobilístico Inovar-Auto e seus objetivos de menor consumo de
combustível haverá avanços até 2017. Meta compulsória é de cortar o consumo
médio da frota à venda de cada fabricante em 12,5% sobre 2012. A meta incentivada
(até dois pontos percentuais a menos de IPI) chega a quase 19%. Alcançar essa
referência, equivalente à da Europa em 2015, obrigará a investir além dos
motores.
Grande
passo, a injeção direta de combustível em motores flex apresenta potencial de
corte de consumo em até 10%. Com uso eventual de turbocompressor, ganho será
maior com etanol. Significa que mesmo que o combustível vegetal custe 75%
(talvez até 80%) do preço da gasolina, ainda será viável sua escolha na hora de
abastecer. Hoje, referência é de 70%.
RODA VIVA
ABEIVA deve revisar, no final deste
mês, sua previsão de importação de 150.000 unidades em 2013, provavelmente para
menos. Kia (Grupo Gandini) continua a liderar entre marcas sem produção local,
associadas àquela entidade. Grupo brasileiro fez contas e decidiu não aderir ao
Inovar-Auto, ao contrário dos demais. Cotas são baixas para seu volume de
importação.
CAIXAS de câmbio (transeixos) manuais
de seis marchas serão produzidas na nova fábrica de motores da GM, em Joinville
(SC), mais voltada à exportação, assim que mercado europeu se recuperar da
atual queda. Parte de produção ficará aqui para o Cruze e outros modelos. No
exterior, empresa desenvolve uma caixa “híbrida”: automática convencional e de
dupla embreagem.
DURANGO, novo SUV da Dodge (de R$ 179.900 a salgados R$
199.900), oferece sete lugares e mais espaço interno que Journey/Freemont.
Mesmo com dois bancos da última fileira em posição normal, porta-malas é muito
bom: 490 litros
(até o teto; usáveis uns 35% menos). Chassi é igual ao do Grand Cherokee, com
maior balanço traseiro. Motor V6/286 cv dá conta do recado.
PRESIDENTE da Magneti Marelli volta a
ser brasileiro. Lino Duarte está à frente do segundo maior fabricante de
autopeças aqui instalado. Ele destacou que a matriz italiana, além de fornecer
motor elétrico para o híbrido LaFerrari, desenvolveu o Superlift: atuadores
hidráulicos elevam em quatro cm o vão livre, ideal para carros esporte em
rampas e lombadas.
Fernando Calmon, engenheiro e jornalista especializado desde 1967, quando produziu e apresentou o programa Grand Prix, na TV Tupi (RJ e SP) até 1980. Foi diretor de redação da revista Auto Esporte (77/82 e 90/96), editor de Automóveis de O Cruzeiro (70/75) e Manchete (84/90). Produziu e apresentou o programa Primeira Fila (85/94) em cinco redes de TV.
Sua coluna semanal sobre automóveis, Alta Roda, começou em 1999. É publicada em uma rede de 86 jornais, revistas e sites. É correspondente para o Mercosul do site inglês just-auto. Além de palestrante, exerce consultoria em assuntos técnicos e de mercado na área automobilística e também em comunicação.
fernando@calmon.jor.br e www.twitter.com/fernandocalmon
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