A Jaguar lançou hoje no país a linha F-TYPE Coupé. O (belíssimo) superesportivo chega ao mercado brasileiro em três versões: F-TYPE, F-TYPE S e F-TYPE R, com motores de 6 e 8 cilindros.
Construído a partir de uma peça única moldada em liga de alumínio por meio de hidroformagem, sendo mais de 50% do material obtido a partir de reciclagem, o Jaguar F-TYPE é o modelo de chassi mais rígido da história da marca, apesar da ausência da coluna B, e apresentando o mesmo resultado em dirigibilidade seja com teto de alumínio ou de vidro. Pudera: era preciso domar o felino, com os resultados de desempenho dos motores V6 3.0 Supercharged (340 cv / 45,89 kgfm e 380 cv / 46,91 kgfm) e V8 5.0 Supercharged (550 cv / 69,34 kgfm) mostrando do que ele é capaz. A Jaguar divulga, para o F-TYPE V6, aceleração de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos, com máxima de 260 km/h. A versão V6 S, por sua vez, realiza o mesmo em 4,9 segundos, atingindo 275 km/h de máxima.
O topo-de-linha V8 R Coupé, menina dos olhos da série, tem velocidade máxima limitada eletronicamente a 300 km/h, chegando aos 100 km/h a partir da imobilidade em 4,2 segundos. O equilíbrio entre desempenho e estabilidade é obtido graças à suspensão com amortecedores ativos, à segunda geração do Diferencial Ativo Eletrônico (EAD), que distribui automaticamente o torque para cada roda traseira dependendo da demanda, e ao Sistema de Vetorização de Torque, que aciona o freio em escalas reduzidas para forçar as rodas de dentro da curva a manter o traçado e distribui mais torque nas de fora através do diferencial, aumentando a agilidade.
Para manter o carro ainda mais estável, um aerofólio embutido na tampa do porta-malas, que sobe a partir dos 112 km/h, acrescenta 120 kg de downforce à traseira do carro e pneus largos são montados em rodas de liga de alumínio e carbono com aro de 20 polegadas. O motorista pode escolher acertos de suspensão, aceleração, relação de marchas e até acompanhar em tempo real a força G aplicada em situações de direção esportiva na tela touch-screen do sistema Dynamic-i, e em curvas mais fortes os bancos com apoios laterais infláveis vão segurá-lo muito bem.
Mas nem tudo é velocidade e performance, com a eletrônica e altas doses de tecnologia tornando o cupê civilizado também para o uso diário. Para otimizar o consumo, todas as versões contam com injeção direta com spray guiado, controle duplo, independente e variável de abertura de válvulas e sistema Stop/Start que desliga o motor em situações de parada no trânsito. Sem esse aparato, segundo a Jaguar, o consumo seria 5% maior. Além disso, o F-TYPE Coupé oferece 2 opções de sistemas de áudio da Meridian, um com 10 alto-falantes, um subwoofer e 380W e outro com 12 alto-falantes, dois subwoofers e 770W de potência. E mesmo levando só 2 pessoas não precisa haver tanta economia na bagagem, graças aos 407 litros de capacidade do porta-malas - excelente para um cupê esportivo.
Os preços sugeridos para a nova linha F-TYPE são de R$ 426.300,00 para a versão "básica", R$ 497.700,00 para a S e R$ 662.000,00 para a R. O F-TYPE Coupé chega para complementar a linha F-TYPE Cabrio, que também conta com 3 versões com 340 cv (V6), 380 cv (V6 S) e 495 cv (V8 S).
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