Nissan New March 1.6 SL |
O evento oficial organizado pela Nissan esta semana na cidade de Resende, RJ, revelou oficialmente as linhas, o conteúdo e o desempenho do New March, primeiro produto da nova fábrica da marca no país e sua arma para enfrentar compactos como Onix, HB20 e Gol.
Nissan New March 1.6 SL |
De cara percebe-se que as alterações estéticas não foram profundas, mas suficientes para deixar o hatch mais moderno e simpático. Enquanto a lateral e a traseira mantêm as linhas da versão anterior - que continuará sendo importada do México para concorrer no segmento de entrada, inclusive -, a frente foi amplamente modificada, tendo grade, para-choque, capô e faróis refeitos. O resultado agrada bastante, com exceção do "caroço" que a câmera de ré forma na tampa do porta-malas.
Nissan New March 1.0 S |
Por baixo da "casca", porém, o Nissan New March recebeu aprimoramentos. A versão nacional ganhou novos materiais no assoalho, painéis laterais e frontais, além de mais pontos de solda que ampliam a rigidez do carro e têm o objetivo final de deixá-lo mais seguro. O revestimento acústico também foi reforçado com mais uma manta e o aumento de densidade da que já existia (de 1,2 para 1,8 kg/cm²), reduzindo o nível de ruído, segundo a marca, em 1,3 decibéis em média.
Nissan New March 1.0 SV - Interior |
O interior também foi reformulado. As versões 1.0 não mudaram muito, recebendo novos difusores centrais do ar condicionado, um novo sistema de áudio e novo volante. Alguns revestimentos também foram trocados, mas os instrumentos principais permanecem exatamente iguais. A versão de topo (SL), por outro lado, ganhou um painel novo, mais bem acabado e moderno, com aplique em black piano na seção central - esta abrigando ar condicionado digital com novos difusores no alto e uma central multimídia com tela touch screen de 5,8 polegadas, GPS integrado, câmera de ré (inédita no segmento), Bluetooth, comandos de voz em português, áudio e o exclusivo "NissanConnect", que permite a interatividade do usuário com as redes sociais através do pareamento do sistema com o seu próprio smartphone. O volante também é novo, multifuncional (com comandos de áudio e telefonia) e regulável em altura.
Nissan New March 1.6 SL - Interior |
A dirigibilidade, diz a Nissan, foi aprimorada através da recalibração da direção elétrica, que se tornou mais direta em manobras e mais pesada em alta velocidade, deixando o New March com uma pegada ligeiramente mais esportiva, especialmente na versão SL. Como complemento esta recebeu novas rodas de liga leve com aro de 16 polegadas, pneus 185/55 e os mesmos amortecedores usados no sedã Versa, que aumentaram o curso da suspensão - McPherson / eixo de torção - em 8 mm na frente e 9 mm atrás. O diâmetro do conjunto de rodas e pneus, porém, não foi alterado em nenhuma versão.
O New March é espaçoso para um compacto. Os 3,83 m de comprimento não são empecilho para acomodar bem 4 ocupantes, graças aos 2,45 de entre-eixos, 1,68 m de largura e ao teto alto (1,53 m). O acesso é facilitado pelo bom ângulo de abertura das portas, de quase 90º, e a ergonomia é correta. O porta-malas continua levando 265 litros.
Nissan New March 1.0 |
Os motores também não mudaram. A fábrica divulga aceleração de 0 a 100 km/h em 13,8 segundos para a versão 1.0 16v, que traz o motor fornecido pela Renault e também utilizado pelo Clio, mas com acertos distintos. No New March ele produz até 74 cv de potência e 10 kgfm de torque a 4.350 rpm, se aproveitando do baixo peso (956 kg) para conseguir boa performance na cidade e aceitável na estrada. A versão 1.6, por sua vez, extrai 111 cv de potência e 15,1 kgfm de torque a 4.000 rpm do motor Nissan 1.6 16v, que conta com comando variável de abertura de válvulas e corrente em vez de correia. Os números de fábrica são bons: aceleração de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos e relação peso x potência de 8,8 kg/cv. Ambos obtiveram classificação "A" do Inmetro no programa brasileiro de etiquetagem.
Nissan New March 1.6 |
Bem equipado desde a versão de entrada, o Nissan New March tem preço inicial estipulado em R$ 32.990,00 para a versão 1.0 Conforto. São itens de série ar condicionado, direção elétrica progressiva, computador de bordo, preparação para som, banco do motorista com regulagem de altura, alarme, airbag duplo e ABS. Em seguida chega a versão 1.0 S, que agrega vidros elétricos nas 4 portas com one-touch para o do motorista, travas elétricas com acionamento pela chave e retrovisores elétricos, além de peças com acabamento diferenciado, por R$ 34.490,00. A versão 1.0 SV acrescenta sistema de áudio com CD/MP3 player, entrada auxiliar e USB, Bluetooth, streaming de áudio e 4 alto-falantes, volante multifuncional, rodas de liga leve com aro 15, faróis de neblina e aerofólio com brake-light em LED embutido. Custa R$ 36.990,00.
Nissan New March 1.0 SV - Interior |
As versões com motor 1.6 começam com o acabamento S, que traz exatamente o mesmo conteúdo da versão similar com motor 1.0 e custa R$ 37.490,00. Assim também ocorre com a versão 1.6 SV, que traz os mesmos itens da 1.0 e custa R$ 39.990,00. A versão topo-de-linha SL se diferencia das demais pelo ar condicionado automático digital, acabamento interno diferenciado, sistema multimídia e rodas de liga leve com aro 16. Custa R$ 42.990,00.
O catálogo de cores do Nissan New March permite 6 opções: Preto Premium e Vermelho Alert (sólidas); Prata Classic e Cinza Magnetic (metálicas); Azul Pacific e Branco Diamond (perolizadas). A garantia é de 3 anos sem limite de quilometragem. Os proprietários contam com o "Nissan Assistance Way", que garante assistência técnica 24 horas em caso de pane, colisão, furto ou pneu furado, providenciando o conserto no local ou o reboque dependendo da ocorrência. Também é garantido guincho ou até 4 dias de hospedagem grátis, dependendo do local da ocorrência - e, neste caso, um carro reserva gratuitamente pelo mesmo período. As revisões têm preço fixo em todo o Brasil, com mão-de-obra gratuita nas 2 primeiras. Para as versões 1.0 os valores são:
10 mil km - R$ 199,00
20 mil km - R$ 249,00
30 mil km - R$ 219,00
40 mil km - R$ 359,00
50 mil km - R$ 329,00
60 mil km - R$ 399,00
Total até 60 mil km: R$ 1.754,00
E para as versões 1.6 são:
10 mil km - R$ 199,00
20 mil km - R$ 249,00
30 mil km - R$ 269,00
40 mil km - R$ 329,00
50 mil km - R$ 329,00
60 mil km - R$ 409,00
Total até 60 mil km: R$ 1.784,00
Nenhum comentário:
Postar um comentário