Nunca antes na história deste país tantos SUVs (ou SAVs, ou crossovers, ou seja lá como as fábricas os chamem) tiveram lançamento programado para um mesmo mês. A vez é do Peugeot 2008, que teve o início de sua fabricação em Porto Real (RJ) divulgado hoje.
Foram, segundo a PSA, cerca de R$ 400 milhões gastos no desenvolvimento do novo Peugeot 2008 no Brasil, incluindo a adaptação da linha de montagem no Polo Industrial de Porto Real, numa iniciativa de 3 anos de trabalho e mais de 800 mil km rodados em testes. Com isso foi possível atingir um índice de nacionalização de aproximadamente 80%, além da utilização de 31 kg de materiais "verdes" na concepção do carro, como os carpetes confeccionados com PET e EVA reciclados, além de resíduos de madeira certificada, e o para-barro de polipropileno reciclado.
Para implementar a fabricação do novo Peugeot 2008 foi preciso introduzir ainda na linha de produção novas tecnologias desde a chaparia e pintura até a montagem em si. O 2008, nas palavras da própria Peugeot, "trará ao segmento dos SUV’s compactos o conceito do i-cockpit, que associa a utilização do volante multifunções de dimensões reduzidas ao painel de instrumentos em posição elevada e à central multimídia com tela de 7 polegadas sensível ao toque e integrada”. É novidade ainda no segmento a alavanca de freio de mão em formato de manche de avião.
A produção brasileira do Peugeot 2008 atenderá ao mercado nacional a princípio, mas ele não terá vida fácil: além do recém-lançado Honda HR-V e dos muito breves Jeep Renegade e JAC T6 ele será mais uma arma da artilharia contra o Ford EcoSport, encontrando ainda pelo caminho o Renault Duster - com face-lift programado para os próximos meses -, o Chevrolet Tracker e o Mitsubishi ASX.
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