Apenas Cruze Sedan e Cruze Sport6 2016 trarão a tecnologia OnStar por enquanto; outros modelos agregarão o sistema no futuro |
Ao apresentar à imprensa a tecnologia OnStar ontem em Campinas (SP) a Chevrolet não poderia ter sido mais precisa ao defini-la como "simples". São apenas 3 botões no retrovisor interno dos modelos Cruze Sedan e Sport6 2016 ou um aplicativo no celular para abrir um amplo e inédito leque de opções quando se trata de conectividade veicular.
Chevrolet define a tecnologia OnStar como "simples e humanizada" |
A maior inovação está no fato de o atendimento ser humanizado, tornando o uso do serviço muito mais pessoal. A linha celular disponível para os contatos com a central do OnStar é exclusiva e utiliza os serviços da Claro. Ao pressionar o botão azul com a inscrição "On" no retrovisor o usuário é rapidamente atendido por um(a) concierge disponível para serviços como pesquisas rápidas na internet - desde pontos turísticos, agenda cultural e pontos diversos de interesse até a previsão do tempo -, reservas, envio de destino ao GPS do veículo, informações sobre situações de tráfego inclusive vias alagadas ou bloqueadas, solicitação de assistência mecânica, elétrica ou médica em caso de emergência. A conversa ocorre através do sistema hands-free do Cruze e a ligação pode ser encerrada tanto através de botão no volante quanto pelo botão SOS no retrovisor.
Sistema é acionado imediatamente em caso de acidente com deflagração dos airbags |
Este botão, a propósito, tem função e equipe de atendimento específicas. Ainda que, para o condutor, um pneu furado ou uma pane mecânica possam ser descritas como emergências, o botão SOS atende somente emergências médicas, como mal súbito ao volante ou acidentes sem deflagração dos airbags ou danos físicos graves aos ocupantes. Em caso de acidentes mais graves com deflagração dos airbags o OnStar é automaticamente acionado, o veículo rastreado e o atendimento de emergência é enviado ao local. A Chevrolet frisou, durante a apresentação, as parcerias firmadas entre a marca, o SAMU, o Corpo de Bombeiros (a princípio somente dos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul, com outras parcerias nos próximos meses) e as concessionárias de autovias com atendimento médico próprio.
Para atendimento de emergência foram firmadas parcerias entre a Chevrolet, o SAMU, o Corpo de Bombeiros e concessionárias de autovias com atendimento médico próprio |
Outras situações de emergência podem ser minimizadas ou solucionadas através do auxílio do OnStar. Pelo aplicativo no celular é possível, numa situação de furto por exemplo, solicitar o bloqueio do carro por slow down - à medida que a velocidade diminuir por qualquer motivo é impossível fazê-la subir novamente, ao passo que, no momento em que o carro parar num cruzamento ou em qualquer outra situação, será impossível movimentá-lo outra vez. O monitoramento também funciona para alertas de velocidade: o proprietário, caso o veículo estiver sendo usado por outra pessoa, recebe notificações a cada vez que a velocidade máxima pré-programada for excedida.
O aplicativo OnStar dá ainda ao usuário do Chevrolet Cruze as opções remotas de travar e destravar as portas, acionar luzes e buzina, alerta de movimento a partir de perímetro pré-determinado, localização do carro por GPS, envio de rota ao navegador do carro, monitoramento a cada 15 minutos com alerta por telefone a cada 2 minutos ou por tempo a combinar com a central - inclusive com alerta caso a rota pré-programada se altere por qualquer motivo -, ligação para a central OnStar via app, compartilhamento de posição nas redes sociais e notificações de manutenção.
Impressiona, realmente, a simplicidade e facilidade de acionamento do OnStar para todas as situações. Em roteiro pré-determinado pela Chevrolet várias situações foram postas à prova e em quase todas o serviço foi cirurgicamente preciso. Nas exceções, quando as informações chegaram incompletas ou equivocadas, não se pode culpar o sistema e sim a falta de atualização dos sites onde constam essas informações, fato constatado posteriormente pelo blog.
Fato é que o OnStar, mesmo presente em veículos da marca em outros países há anos, agregou aqui o fator humanização de forma muito feliz. Faz o condutor se sentir muito mais protegido do que vigiado e é, pelo menos num primeiro momento, viciante. Num mundo onde o contato virtual é priorizado, não é exagero dizer que dá vontade de apertar aquele botãozinho só para bater papo com os atendentes.
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