terça-feira, 8 de setembro de 2015

MANUAL DE COMPRA - DAEWOO ESPERO


Por Pedro Ivo Faro


Algumas famílias às vezes precisam de um carro que seja um quebra-galho: antigo, barato de comprar e sem necessidade de revenda, para ser o segundo ou terceiro carro da casa. Aqui brilha a estrela do Daewoo Espero. Importado de primeira hora dos anos 90 o coreano hoje soa desconhecido, apesar de ter feito relativo sucesso naquela década. E, mesmo antigo, tem bons predicados.


FELIZ ESQUECIMENTO

Algumas das vantagens do Espero residem no fato de ser ele um carro antigo: o preço de compra é muito baixo e ele é pouquíssimo visado por ladrões, o que faz com que a maioria dos donos sequer se preocupe com seguro. 

AS APARÊNCIAS ENGANAM

Muita gente pensa, ao ver um carro coreano dos anos 90, que ele é uma "bomba". O Espero não é exatamente assim. Ele tem a mesma plataforma do primeiro Vectra e compartilha várias peças do sedã da GM, principalmente de motor, câmbio e suspensão, com apenas alguns itens exclusivos dele, como as pastilhas dianteiras. No mais, o que pode ser difícil de encontrar são só as peças de acabamento e lataria.


BEM-EQUIPADO

Outro trunfo do Espero é que, pelo baixo preço que custa hoje, é possível encontrar modelos muito equipados. Nas duas versões que saíram, DLX e CD, a diferença é pouca; ambas têm quase os mesmos equipamentos, inclusive opcionais. Rodas de liga leve, teto solar, freios ABS, câmbio automático e CD player são comuns em ambas. Para diferenciar as versões observe os detalhes: a grade bipartida na parte inferior do para-choque dianteiro identifica a versão CD, que conta ainda com espelho retrovisor elétrico e vidros elétricos traseiros.

MEIO SUMIDO

Justamente por não ser muito procurado não é tão comum ver um Espero à venda. Para encontrar é melhor buscar em jornais populares, anúncios gratuitos de sites ou ficar atento a cartazes presos ao vidro do carro.


FIQUE DE OLHO!

Sendo em essência um Vectra com outra “casca”, o Espero inspira cuidados similares aos que é comum encontrar no GM.
- Não são raros problemas no regulador de voltagem, que acabam provocando a queima dos diodos do alternador ou descarregam a bateria. Problema esse, aliás, que ocorre frequentemente nos Monza e Vectra também.
- Os freios são outra herança do Vectra. Cheque se eles perdem eficiência, ficando meio "borrachudos".
- A cruzeta da coluna de direção apresenta folga com o tempo, que dá para ser notada rodando em piso irregular.
- Outro defeito é o vazamento de fluido do sistema hidráulico, que ocorre principalmente na serpentina de refrigeração de fluido. Pode ser checado por meio de um exame na parte inferior do veículo.
- Nos modelos manuais, verifique a embreagem. Se o acionamento estiver duro e impreciso, pode indicar avarias no disco ou no platô, mas também pode ser sinal de que há algum problema no sistema hidráulico do acionamento.

PREÇOS

Não é piada: um Espero 1997 pode ser encontrado por R$ 8.500,00. Acessível assim, é possível guardar dinheiro suficiente para comprar o carro e ainda ter alguma reserva para eventuais manutenções.

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