O novo Fiat Linea 2012 está oficialmente pronto, segundo mostram fotos tiradas dentro da fábrica da Tofas-Fiat na Turquia e outras, aparentemente oficiais, divulgadas por um blog indiano. Novos para-choques dianteiro e traseiro, nova grade e nova tampa
traseira (para onde migrou a placa) pretendem
dar um ar de novidade no sedã, que passou a ser empurrado (na Europa) pelos
motores 1.4 MultiAir e 1.3 MultiJet.
Na Turquia o Tofas-Fiat Linea tem uma trajetória de sucesso: no mês de
março ele confirmou a liderança em vendas naquele país, com 7% do mercado
(2.046 unidades vendidas), sendo líder absoluto 4 vezes em 12 meses. Já no
Brasil a vida do sedã não é fácil: considerado médio pela Fiat por suas
dimensões (4,56m de comprimento, 1,73m de largura, 1,49m de altura, 2,60m de
entreeixos), sua derivação do Punto acaba por torna-lo concorrente direto do
Honda City, de quem apanha feio em vendas. De janeiro a março, o City conseguiu
emplacar 3773 unidades, enquanto o Linea não passou de 2059 unidades (pouco superior
ao número de março somente na Turquia, um mercado imensamente menor).
Mesmo entre os sedãs médios o Linea também não se destaca, tendo
conseguido apenas o 7º lugar em vendas em janeiro e fevereiro (atrás de
Corolla, Cruze, Jetta, Fluence, Civic e Sentra) e o 9º lugar em março, quando
foi ultrapassado também por Focus Sedan e Elantra. Com a remodelação a Fiat
espera dar um sopro de vida ao sedã, bom produto por um lado mas que, por outro,
se ressente de sua falta de identidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário