A Fiat revelou mais um modelo que vai estrelar a “saga” Sporting. Depois do finado Stilo, do Punto, do Idea e da Strada (que só apareceu para as publicações, mas não para o consumidor), agora é o Novo Uno quem ganha o sobrenome - que tem a intenção de ser alusivo aos grandes esportivos da marca.
|
Fiat Uno Sporting |
|
Fiat Uno Sporting |
|
Fiat Uno Sporting - Motor Fire 1.4 |
Pena que já se foi o tempo dos soberbos Uno, Tempra e Marea Turbo. Ou até do antigo Ford Ka 1.6, que se não era um esportivo verdadeiro, proporcionava muito mais diversão ao volante que muito carro maior e mais potente. Hoje, na Fiat bem como em outras marcas, sobrenomes esportivos não indicam necessariamente DESEMPENHO esportivo; muitos desses são até mais lentos que suas versões básicas, graças ao peso adicional. Repete-se a receita dos acessórios, penduricalhos e cores berrantes em vez de um motor realmente potente, para tentar convencer o consumidor a levar um pseudo-pocket-rocket.
|
Fiat Uno Sporting - Painel |
|
Fiat Uno Sporting - Logo "Sporting" bordada nos bancos dianteiros |
|
Fiat Uno Sporting - Detalhe do rádio e botões do ar condicionado |
O Novo Uno poderia, se a Fiat quisesse, ser um verdadeiro esportivo (pelo menos para os padrões nacionais). Leve e estável, bastaria aproveitar a suspensão rebaixada em 20 mm, bem como os amortecedores mais rígidos, e inserir rodas de 16 polegadas mais pneus de perfil baixo – tornando sua estabilidade, que já é boa, ainda melhor – em vez das de 15 com pneus comuns. O motor, por sua vez, poderia ser o novo E.torQ 1.6 16v com até 117 cv de potência e 16,8 kgfm de torque. Considerando que o peso da versão Attractive completa fica em 925 kg e pensando em algo semelhante para o Sporting, teríamos a excelente relação peso X potência de 7,9 kg/cv, melhor que a do Punto TJet!
|
Fiat Uno Sporting |
|
Fiat Uno Sporting |
|
Fiat Uno Sporting |
Mas a Fiat insiste em vender gato por lebre. Teremos um Novo Uno “Sporting” com motor 1.4 Evo 8v, que rende até 88 cv com álcool (10,51 kg/cv, ainda considerando a versão Attractive), cujos equipamentos essenciais de segurança são opcionais num modelo que tenta ser esportivo, e que não tem vidros elétricos nas portas traseiras nem que isso seja pago à parte. Pense ainda que um Uno Way completo pode sair por R$ 43.233,00 e tenha idéia de quanto o novo esportivo (hein?) da Fiat irá custar.
Frustrante.
Fotos: Fiat
Seu blog é bem informativo! Muito bacana! Linkei no meu blog para poder seguí-lo sempre.
ResponderExcluirAbs.
Amigo, infelizmente essa é a dura realidade do mercado automobilístico (não só brasileiro, mas mundial)... Já tive Tempra, Marea, mas inelizmente o tempo deles acabou. Agora nos resta estes carros. Apesar de tudo a FIAT ainda é a melhor marca brasileira e estou esperando meu Uno Sporting após vender meu Marea. Abraço
ResponderExcluirolá, achei o carro sensacional, fiz o pedido de um, completo, inclusive com kid hsd (airbag e abs nas 4 rodas), e saiu por 40.300 reais na concessionaria, nao chega a tudo isso que voce publicou.... // o preço do uno sporting "pelado" sai por 33970, inclusive esta no site da FIAT, nas concessionarias voce leva a proposta e dependendo da loja, darão até 3% de desconto em relação ao preço proposto no site.
ResponderExcluirVi e testei o carro e concordo com tudo o que foi dito. Faltou honestidade e coerência da Fiat, pois faltou um motor que desse ao carrinho um performance algo esportiva. Aliás, esportivo com 85cv é piada. Correto mesmo seria aplicar o motor 1.6 e-torq no pequeno Uno.
ResponderExcluir