terça-feira, 9 de setembro de 2014

NOVO LOGAN EXPRESSION 1.6 EASY'R - VOLTA RÁPIDA


Logan e Sandero com câmbio automatizado Easy'R já estão disponíveis nas concessionárias

Os Logan e Sandero com transmissão automática tinham seus admiradores. Apesar de ter somente 4 marchas o câmbio era um diferencial no segmento, já que a concorrência, em sua maioria, oferecia sistemas automatizados e com trocas bem menos suaves. Muita gente ficou desapontada quando a Renault resolveu extinguir a versão a partir do lançamento dos novos modelos da família Logan.

A marca quer buscar novamente esses clientes, mas em vez de relançar a versão top com a transmissão antiga ela preferiu equipar a dupla com o novo câmbio automatizado Easy'R de 5 marchas. Fabricado pela alemã ZF, ele já está disponível para o Logan e o Sandero nas concessionárias da marca, e o melhor é que agora as versões Expression e Dynamique podem ser equipadas com o automatizado. Estranho é que isso tenha sido feito sem alarde e sem qualquer comunicação para a imprensa. De todas as formas, com o apoio da concessionária Valec (Valinhos, SP), tivemos acesso a um Logan Expression 1.6 Easy'R e, numa volta rápida, pudemos conferir como se comporta o automatizado da Renault.


Alavanca de câmbio se assemelha à de um manual convencional

Chama a atenção o visual da alavanca, muito semelhante ao de um câmbio manual convencional (o que é ótimo, já que a alavanca do antigo automático era exageradamente longa). Acima, à direita, fica a ré, com o ponto morto (N) no meio e a posição D abaixo. As trocas manuais são feitas a partir do posicionamento da alavanca à esquerda, mas o melhor é a suavidade das trocas automatizadas quando comparamos o Easy'R com os concorrentes I-Motion e Dualogic.

Mesmo com o pé embaixo o software da transmissão se encarrega de minimizar os soluços, realizando as trocas ascendentes sem provocar incômodo. Não se compara ainda a um automático comum nem a um dual-clutch, mas convence. No meio-termo estão as trocas manuais, que são feitas da forma correta: ascendentes para baixo e reduções para cima. Só que o mesmo software deixa as trocas meio lerdas quando feitas pelo motorista, demorando a responder. O I-Motion da VW e suas borboletas, por exemplo, é bem melhor neste aspecto.


Foto: divulgação

As reduções no modo automático, por sua vez, não ocorrem de modo ideal; o Easy'R demora demais a pensar. Foram 3 situações em condições semelhantes com 3 reações diferentes. Na primeira, uma acelerada e só depois a redução, como era comum em câmbios não-sincronizados. Na segunda, redução desnecessária de 2 marchas e logo em seguida a correção, com a marcha ascendente engatada. Na terceira, nenhuma redução. Um ponto positivo é a tendência do câmbio em segurar o carro nas descidas, evitando as trocas ascendentes e favorecendo o uso do freio-motor.

O Logan Expression 1.6 com câmbio Easy'R, assim como o manual, traz de série ar condicionado analógico, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, direção hidráulica com ajuste de altura, computador de bordo, abertura interna do porta-malas e da tampa do tanque de combustível, airbag duplo e ABS. O valor informado pela concessionária é de R$ 46.590,00, ou R$ 5.040,00 a mais que o preço da Expression manual no site. O Sandero na mesma configuração custa R$ 44.100,00, ou R$ 5.510,00 a mais em relação à versão manual.


Foto: divulgação

Já a versão topo-de-linha Dynamique acrescenta à lista de itens de série ar condicionado digital, vidros elétricos traseiros, retrovisores elétricos, controlador de velocidade, sistema multimídia, apoio de cabeça para o terceiro passageiro no banco traseiro, faróis de neblina, rodas de liga leve, detalhes internos cromados e revestimento interno diferenciado. Custa, na concessionária, R$ 51.280,00, ou R$ 5.430,00 acima da Dynamique manual. O Sandero, por sua vez, sai por R$ 48.280,00, ou R$ 5.890,00 acima.

Mesmo não sendo perfeita a transmissão Easy'R é boa opção para o consumidor que usa o carro predominantemente no trânsito urbano. O consumo deve ficar próximo ao dos Logan e Sandero com câmbio manual, coisa que deve chamar mais clientes do fazia a antiga versão automática. Fato é que a Renault precisa rever sua política de preços para a nova versão, já que os valores sugeridos para os consumidores são irreais em relação às versões manuais e também em vista do benefício. Os concorrentes Fox e Palio, por exemplo, oferecem câmbios automatizados com preço inferior a R$ 3.000 reais, o que seria mais aceitável.

Veículo cedido pela concessionária Valec Renault em Valinhos, SP

3 comentários:

  1. Uma das maiores vantagens apregoadas com referência ao câmbio automatizado era justamente a diferença menor no custo em comparação a um automático convencional, além do menor impacto sobre o consumo principalmente em trechos urbanos. De qualquer forma, tudo leva a crer que essa versão automatizada vai permanecer mais atrativa para deficientes físicos, e eventualmente alguns frotistas que já tenham boas referências quanto aos câmbios automatizados ZF em aplicações pesadas.

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  2. Você chegou a cotar os valores desses mesmos carros nas versões manuais? Não é possível um câmbio automatizado simples encarecer o carro em mais de R$ 5 mil!! Só se o câmbio estiver casado com mais equipamentos, como acontecia com o 207 AT.

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    1. Cotei sim, Susae. Os preços citados na reportagem foram todos fornecidos pelo mesmo consultor que me atendeu no empréstimo do carro para o test-drive.

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