quinta-feira, 10 de novembro de 2016

SALÃO INTERNACIONAL DO AUTOMÓVEL 2016 - AS (OUTRAS) JAPONESAS


Tradição 4x4, público segmentado e portfólio ajustado

Por Alberto Martins
Fotos: Maximiliano Moraes



Direcionadas a públicos específicos e bem diferentes entre si, as marcas japonesas com tradição em 4x4 apresentaram ajustes em seus modelos e reafirmaram a segmentação estreita nos mercados em que trabalham com segurança. Diferente de décadas atrás, quanto tiveram portfolios diversificados, seus produtos apontam com precisão a setores bem específicos do mercado brasileiro.


Subaru

Subaru WRX STI foi novamente a estrela do stand

Com portfolio de produtos coeso, a Subaru se utiliza da tração 4x4 como característica para desempenho e segurança. A marca, que já teve modelos acessíveis no Brasil, hoje foca no mercado de nicho com veículos sempre em versões top de linha, com pacote completo de equipamentos de entretenimento e segurança e motores de alto desempenho.

Subaru Outback

As vendas de aproximadamente 1500 unidades anuais não impedem a empresa de orgulhosamente anunciar a ampliação da rede de concessionários. Entre os produtos, destaque para o novo Forester, que foi acompanhado por mudanças leves no XV e no Impreza. Todos os modelos tiveram adição de equipamentos e leves alterações nos acabamentos internos.

Mitsubishi

Apelo à força e à resistência marcaram a postura da Mitsubishi, que trouxe ao salão seu PX-33, de 1935, modelo da marca pioneiro na tração 4x4 no Japão. Ao lembrar de todas as vitórias em competições, a marca apresentou a nova L200 Triton Sport. Até 300kg mais leve que as concorrentes, e única na categoria com motor com bloco de alumínio, promete ser referencia em agilidade e economia.

L200 Triton Sport chega a ser 300 kg mais leve que as concorrentes


A marca apresentou também novidades no ASX, com nova dianteira semelhante ao Outlander, opção de interior bege e adição de equipamentos. 

ASX ganha nova frente, novo revestimento interno e mais equipamentos de série


Suzuki

Suzuki apresentou a nova geração do Vitara

O amplo portfolio da Suzuki passou por uma considerável renovação, mas continua composto por compactos urbanos aptos a aventuras. Além do recém lançado Vitara, a marca apresentou o novo S-Cross. Ambos compartilham a mecânica, com motores 1.6 de 126cv ou 1.4 turbo de 146cv, e opção 4x4 apenas no motor mais potente.

Suzuki S-Cross ganhou face-lift e mesmas opções de motores do Vitara

Suzuki Swift permanece no portfólio mas não ganhou tanto destaque

Apesar do slogan “All New Suzuki”, o simpático e maduro Jimny continua presente na gama de produtos e uma versão com teto destacável foi apresentada como conceito com grande possibilidade de entrar em produção. Nos anos 90 o Vitara fez sucesso no Brasil com versão semelhante, apelo que a marca tenta resgatar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário