Quando começou a ser vendido no Brasil o Nissan March, que chegava importado do México, tinha um apelo muito mais racional que emocional, conquistando pelas qualidades mecânicas e dinâmicas mas deixando a desejar em acabamento e design. A partir de maio deste ano, porém, o compacto mostrou que pode ser muito mais que isso, tornando-se nacional e estreando um design mais moderno, um novo padrão de acabamento e a disponibilização de equipamentos inéditos: nascia o New March.
Nissan New March 1.6 SL - Interior |
A novidade surtiu resultados nas vendas. Entre maio e novembro de 2014 a Nissan comercializou 16.124 unidades do March, somadas as carrocerias nova e antiga (que permanece sendo vendida como versão de entrada). O crescimento de 8% em relação ao mesmo período no ano de 2013 pode ser explicado também pela manutenção da excelente relação entre custo e benefício do compacto, além do novo visual.
Desde a versão Conforto 1.0, primeira do catálogo com o novo visual, o hatch traz ar condicionado, direção elétrica e computador de bordo por um valor bem abaixo dos principais concorrentes: R$ 32.990,00 no site. Passando à versão S o consumidor encontra vidros elétricos nas 4 portas, travas elétricas com comandos na chave e retrovisores elétricos, pagando somente R$ 2 mil a mais. Os principais concorrentes não conseguem oferecer o mesmo por menos de R$ 35,5 mil.
Nissan New March - Motor 1.6 16v de 111 cv |
Mas o melhor está reservado à versão top de linha, SL 1.6. Além de um visual mais moderno e esportivo, a adoção das novas rodas de 16 polegadas e de novos amortecedores tornaram o hatch bem mais gostoso de dirigir. A cabine, por sua vez, ganhou novo layout, acabamento mais requintado e até uma inédita central multimídia que se conecta às redes sociais e mostra imagens da também inédita câmera de ré. Tudo isso por R$ 43.990,00, um dos menores para versões top de linha dentre os compactos no país.
Nissan New March 1.6 S |
O RACIONAUTO avaliou a versão 1.6 S em setembro deste ano. Elogiamos o desempenho, a praticidade e o consumo, e criticamos o revestimento acústico e o uso de equipamentos paralelos que nem sempre funcionaram bem, apesar de homologados pela marca. Ao final, porém, concluímos que o Nissan New March 1.6 S é uma excelente opção "para quem quer agilidade no trânsito com o mínimo de dignidade e sem frufruzices".
Tudo isso certamente contribuiu para a escolha do Nissan New March como a Melhor Compra do Brasil RACIONAUTO em 2014. Em nossa enquete final, com 22% dos votos ele superou o Hyundai HB20S (13%), o Volkswagen Golf (11%) e o Novo Honda City (11%). Com isso ele se junta à galeria composta por Renault Mégane Grand Tour, Renault Fluence e Chevrolet Cobalt, vencedores das edições de 2011 e 2012. Parabéns!
Veja abaixo os vencedores das outras edições da Melhor Compra do Brasil RACIONAUTO:
Chevrolet Cobalt LTZ 1.4 |
Espaço, conforto e dirigibilidade de sedã médio pelo preço de sedã compacto. Com um custo x benefício tão bom, o Chevrolet Cobalt conseguiu, até o fechamento de novembro deste ano, superar em mais de 10 mil unidades vendidas (60.508 contra 50.252) o líder do segmento de sedãs médios, o Toyota Corolla. Esses números, aliás, somam quase o dobro alcançado pelo precursor do segmento, o Renault Logan - que até o mês passado alcançou a marca de 31.607 unidades vendidas. Tantas qualidades confirmam a escolha dos leitores: com 20% dos votos, o Chevrolet Cobalt foi escolhido a MELHOR COMPRA DO BRASIL RACIONAUTO EM 2012.
Chevrolet Cobalt LTZ 1.8 Automático |
Com motor 1.4, o Chevrolet Cobalt oferece as versões LS, LT e LTZ. Já o motor 1.8 só é oferecido nas versões LT e LTZ, estas podendo trazer câmbio mecânico de 5 marchas ou automático de 6 velocidades. Tantas opções buscam atingir tanto consumidores habituais de sedãs compactos mais completos, que pecam quanto ao espaço, quanto de sedãs médios de entrada, que ficam devendo nos equipamentos. Boa notícia para os já felizes proprietários do sedã e também para quem ainda está em dúvida sobre qual carro comprar.
A Renault pode se orgulhar: ela sabe fazer carros. Ainda que seja criticada por não saber divulga-los, não há dúvida que seus produtos estão entre os melhores do mercado nacional. Prova disso é a escolha dos leitores na eleição Melhor Compra do Brasil RACIONAUTO: Renault Fluence e Renault Mégane Grand Tour, ambos com 29% dos votos.
O Renault Fluence é, sem dúvida, o melhor sedã médio à venda no Brasil hoje. Suas características dinâmicas são comparáveis (quando não superam) às de sedãs com soluções técnicas mais avançadas. O casamento muito feliz entre o motor 2.0 16v de origem Nissan e o ótimo câmbio CVT também japonês é, em parte, responsável por isso. Além de tudo, o Fluence entrega muito conforto e requinte em seu interior bem acabado e recheado de equipamentos desde a versão de entrada, sempre por preço justo.
O bom preço é, também, a principal qualidade da Renault Mégane Grand Tour. Desde que a marca reposicionou a perua no mercado, abaixando seu preço sem retirar os (muitos) equipamentos de série e fazendo-a concorrer com peruas pequenas e menos equipadas, ela viu seu produto avançar em vendas como nunca antes. Mas o preço não é tudo: sendo uma perua média legítima ela traz boa dirigibilidade, muito espaço e desempenho totalmente compatível com sua proposta, transmitindo segurança e prazer ao ocupantes.
A votação teve também outros destaques, como o Peugeot 3008, 2º lugar com 21% dos votos, e outro Renault, o Duster, que levou 16% dos votos. O lanterninha foi o Volkswagen Voyage 1.0, que dentre todos os competidores angariou somente 2% dos votos.