segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

MELHOR COMPRA DO ANO RACIONAUTO - RESULTADOS



Muitíssimo obrigado a todos que votaram, tanto aqui no blog quanto no Orkut!

Depois de apurados todos os votos, chegamos aos seguintes resultados:

Melhor Hatch de Entrada: Renault Clio Campus

Melhor Hatch Pequeno: Fiat Palio

Melhor Hatch Pequeno Top: Novo Volkswagen Fox

Melhor Hatch Pequeno Premium: Fiat Punto

Melhor Hatch Médio de Entrada: Chevrolet Astra Advantage

Melhor Hatch Médio: Novo Ford Focus

Melhor Sedã de Entrada: Renault Logan

Melhor Sedã Pequeno: Fiat Siena

Melhor Sedã Médio de Entrada: Kia Cerato

Melhor Sedã Médio: Toyota Corolla

Melhor Sedan Médio-grande e Grande até R$ 100 mil: Ford Fusion

Melhor Sedan Médio-grande e Grande até R$ 150 mil: Chrysler 300C

Melhor Minivan, Multivan ou Perua até R$ 60 mil: Nissan Livina

Melhor Minivan, Multivan ou Perua até R$ 100 mil: Citroën C4 Picasso

Melhor Minivan, Multivan ou Perua até R$ 150 mil: Citroën C5 Tourer

Melhor Pseudo Off-Road: Fiat Palio Adventure Locker

Melhor SUV Pequeno ou Médio até R$ 75 mil: Hyundai Tucson

Melhor SUV Pequeno ou Médio até R$ 100 mil: Chevrolet Captiva

Melhor SUV Médio ou Grande até R$ 150 mil: Volvo XC60

Melhor Pick-up Pequena ou Média até R$ 60 mil: Fiat Strada

Melhor Pick-up Média ou Grande até R$ 150 mil: Mitsubishi L200 Triton

Melhor Esportivo até R$ 150 mil: Fiat Punto TJet

Melhor Carro de imagem: Kia Soul

Veja ao lado a enquete com todos os vencedores. Escolha qual, em sua opinião, é o melhor carro do Brasil. Não deixe de participar: vote e divulgue!

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

OS REJEITADOS












Brasileiro tem mania de sedã. Tanto é que várias marcas lançam unicamente no Brasil versões sedã de modelos que, em outros mercados, só têm configurações hatch e/ou perua. Sedãs, aqui, têm um quê de “carro de diretoria”; são sinônimo de status. Mesmo sedãs de entrada são capazes de arrancar alguns suspirinhos de inveja do vizinho que ainda tem um hatch pequeno básico. Isto, porque muitos consideram a aquisição de um sedã uma forma de dizer que o sujeito melhorou de vida – mesmo que ele custe o mesmo que um hatch.

Também por este motivo o mercado de sedãs médios no Brasil está tão aquecido. Afinal, são 15 modelos, em sua maioria similares aos vendidos no exterior e que fazem muita gente torcer o pescoço no trânsito pela beleza de suas linhas. Porém, já dizia o ditado que beleza não põe mesa. Alguns destes sedãs parecem ter caído no poço do esquecimento para o grande público consumidor: vendem menos que McFish.

Quero falar especificamente sobre 6 modelos: Ford Focus Sedan, Nissan Sentra, Renault Mégane, Volkswagen Bora, Peugeot 307 Sedan e Kia Cerato. Eu poderia citar ainda o Subaru Impreza Sedan, mas seu nome sequer aparece no ranking ainda. Já o Kia Magentis é considerado médio por seu preço, mas suas dimensões o colocam mais perto de sedãs médio-grandes. Também poderia falar do Astra Sedan, mas coitado... Moribundo, ele não é tão simpático em termos de custo x benefício quanto seu irmão hatch e a queda no preço de entrada do Vectra fez o favor de jogá-lo ainda mais para escanteio. Deixa quieto.

Para se ter uma idéia do quanto esses modelos são rejeitados, basta dar uma olhada no ranking geral de vendas até novembro deste ano. Corolla e Civic, claro, são hors concours: as 93.723 unidades vendidas destes 2 modelos superam as vendas de todos os demais sedãs juntos. Mas conferindo as vendas de outros 4 modelos bem quistos pelo público – Vectra, Linea, City e Pallas – vê-se que o total de suas vendas é quase o dobro da vendagem dos rejeitados: 58.388 contra 31.780. Por que isso acontece?













Ford Focus Sedan

O Focus Sedan é um exemplo clássico de ótimo carro que não caiu nas graças do público. Testado à exaustão por todas as publicações especializadas, venceu praticamente todos os comparativos. Sua dirigibilidade é impecável, seu design é o mesmo do vendido no exterior e ele ainda foi considerado o automóvel menos poluente do Brasil. Porém, a Ford cometeu o erro de lançar um modelo novo com motor movido somente a gasolina, em tempos de flexibilização quase total da frota nacional – e isso, sem dúvida, é fator determinante para a rejeição. Outros, porém, atribuem o insucesso à traseira do modelo, que, dizem, não combina com a dianteira. Eu não concordo, mas não sou a maioria nem tenho um Focus.











Peugeot 307 Sedan

Falando em traseira, não existe exemplo mais claro de falta de sincronia do que o 307 Sedan. Ok, carros familiares não precisam, necessariamente, ser ícones de design; mas ali o negócio desandou mesmo. Mesmo o portamalas enorme e a ótima relação entre custo e benefício do pacote Presence Pack não são suficientes para amenizar o asco causado pelo (mau) impacto visual do prolongamento enxertado na traseira do belo 307 hatch. Mais uma vez, uma marca cometeu o erro de desconsiderar o gosto do brasileiro por carros que agradam primeiramente à vista.












Kia Cerato

Mas nem só de patinhos feios é composto o mundo dos sedãs rejeitados. O novo Cerato é lindo e foi muito elogiado pela mídia, especialmente pelo ótimo desempenho do motor 1.6 e pelo preço, considerando todos os equipamentos de série. O fato de ser importado e não ser flex poderia pesar mais, mas outros coreanos – especialmente i30, Tucson e Azera, todos da Hyundai – têm batido recordes sucessivos de vendas em seus segmentos. O problema é que as 400 e poucas unidades vendidas mensalmente, em média, ainda são poucas frente à concorrência. Um alento é saber que esta média já supera a de sedãs consagrados, como Sentra, Mégane, Astra e Bora. Sinal de que há esperança.












Renault Mégane

Mas se o sedã é nacional, bonito, barato, flex, bem equipado e é sempre elogiado pela mídia, por que será que não vende? Neste caso, falamos do Mégane. Muita gente diz que é preconceito contra marcas francesas, mas o Pallas está aí para provar o contrário. Outros dizem que a mecânica é frágil, mas ele foi aprovado no teste de 60.000 km de Quatro Rodas e vários especialistas consideram o motor 1.6 16v da Renault como um dos que possuem melhor acerto mecânico no Brasil. Aqui, parece que não há explicação. Porém, basta ver o descaso com que a Renault trata alguns de seus modelos para entender o fracasso nas vendas; ela simplesmente não investe em marketing. Como, então, vender um produto do qual as pessoas não se lembram?











Nissan Sentra

O Sentra poderia se encaixar nesta discussão, já que a Nissan faz parte do mesmo conglomerado que a Renault. Porém, o caso dele é um pouco diferente. Para começar, a campanha “Não tem cara de tiozão” acabou gerando um efeito contrário no grande público: todos consideram o Sentra um carro de tio. Isso não anula suas qualidades, é claro, mas causa certa rejeição. Além disso, mesmo sem recolher imposto de importação, todos sabem que o Sentra é importado e, culturalmente, brasileiro tem medo da manutenção de carros importados – mesmo no caso de um carro bem acertado como ele. Finalmente, quando se fala em Sentra entra-se na discussão sobre modelos japoneses, e é muito comum a escolha recair sobre Civic ou Corolla. Aí fica difícil.











Volkswagen Bora

Terminamos com o Bora, que vem muito bem equipado, é bom de dirigir e é barato. Mas há motivos para a VW vender tão poucos Bora (aliás, ele sempre vendeu pouco), e eles são fáceis de perceber. Para começar, é o sedã médio com o pior aproveitamento interno de espaço (entreeixos de 2,51 metros e projeto antigo, com teto baixo e túnel central alto). Depois, possui talvez o motor mais antiquado de toda a concorrência, um 2.0 remanescente da era AP que tem menos potência que o 1.6 do Cerato. Para terminar, se antes o seu design, mesmo discreto, era original, a reforma chinesa deixou o sedã com cara de gambiarra. Trocando em miúdos, o Bora vende pouco porque brasileiro não é tão bobo quanto se imagina.

É para pensar. Dentre os rejeitados pelo mercado temos carros com portamalas maiores e mais equipamentos que o Civic, com mais espaço e melhor acabamento que o City, mais modernos e com melhor desempenho que o Linea, e com design e qualidade de construção melhores que o Vectra. As fábricas sabem que o mercado automotivo brasileiro é extremamente conservador; por isso demoram tanto a lançarem produtos realmente novos. Mas nós temos poder para gerar uma reviravolta no mercado; basta escolher a modernidade, a tecnologia e a segurança em vez da tradição e do comodismo. Isso certamente faria com que as marcas revissem seus conceitos e nos presenteassem com modelos à altura de nossa paixão por carro.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

TAC STARK



A TAC – Tecnologia Automotiva Catarinense – acaba de disponibilizar ao consumidor as primeiras 25 unidades do seu jipe, o Stark. Mostrado nos Salões Internacionais do Automóvel de São Paulo em 2006 e 2008, ele deveria, segundo a marca, ser lançado definitivamente em Agosto passado. Atrasou 4 meses.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

MELHOR COMPRA DO ANO RACIONAUTO








Todas as publicações especializadas têm suas eleições e pesquisas de satisfação para escolherem o que chamam de “Carro do Ano”, “Eleito do Ano” e assim por diante. Então, por que não fazer isso de forma direta e absolutamente transparente, de maneira que todos possam ver os votos e conferir por si mesmos os resultados?

Por isso o Racionauto apresenta a eleição da Melhor Compra do Ano Racionauto. Será o primeiro blog independente a realizar uma eleição nestes moldes e com este porte.

A votação será feita da seguinte forma:

- Serão 23 categorias, nomeadas de acordo com os segmentos de mercado brasileiros. À frente de cada categoria há exemplos para facilitar a compreensão e a escolha.

- Cada internauta escolherá seu modelo preferido em cada um dos segmentos propostos, tendo ainda a opção de simplesmente não escolher nenhum, caso não tenha preferência em determinada categoria.

- Os votos deverão ser enviados através de um comentário com a escolha do internauta em cada segmento.

- A eleição permanecerá ativa pelo período de 20 dias. Depois disso, os votos serão apurados e os ganhadores de cada segmento serão incluídos em uma enquete, onde, definitivamente, será escolhido o carro com status de Melhor Compra do Ano Racionauto.

1. Hatch de Entrada (Chevrolet Celta, Fiat Mille, Ford Ka 1.0, etc.)

2. Hatch Pequeno (Fiat Palio, Kia Picanto, VW Gol G5, etc.)

3. Hatch Pequeno Top (Chevrolet Agile, Renault Sandero, VW Fox, etc.)

4. Hatch Pequeno Premium (Citroën C3 1.6, Fiat Punto, Honda Fit, VW Polo)

5. Hatch Médio de Entrada (Chevrolet Astra, Fiat Stilo Attractive, Ford Focus 1.6, VW Golf 1.6)

6. Hatch Médio (Citroën C4, Ford Focus, Hyundai i30, etc.)

7. Sedã de Entrada (Chevrolet Classic, Fiat Siena Fire, Renault Logan, etc.)

8. Sedã Pequeno (Ford Fiesta Sedan, Peugeot 207 Passion, Renault Symbol, etc.)

9. Sedã Médio de Entrada (Fiat Linea, Peugeot 307 Sedan 1.6, Renault Mégane 1.6, etc.)

10. Sedã Médio (Citroën C4 Pallas, Honda Civic, Kia Magentis, Toyota Corolla, etc.)

11. Sedan Médio-grande e Grande até R$ 100 mil (Ford Fusion, Hyundai Azera, VW Jetta, etc.)

12. Sedan Médio-grande e Grande até R$ 150 mil (Audi A4 2.0, Citroën C5, Chrysler 300C, etc.)

13. Minivan, Multivan ou Perua até R$ 60 mil (Citroën Xsara Picasso, Fiat Doblò, Nissan Livina, VW SpaceFox, etc.)

14. Minivan, Multivan ou Perua até R$ 100 mil (Citroën C4 Picasso, Kia Carens, Mercedes B 180, etc.)

15. Minivan, Multivan ou Perua até R$ 150 mil (Kia Carnival, Mercedes B 200, Peugeot 407 SW, Volvo V50)

16. Pseudo Off-Road (Fiat Palio Adventure, Renault Sandero Stepway, Peugeot 207 Escapade, VW CrossFox)

17. SUV Pequeno ou Médio até R$ 75 mil (Chery Tiggo, Ford EcoSport, Hyundai Tucson, Mitsubishi Pajero TR4, etc.)

18. SUV Pequeno ou Médio até R$ 100 mil (Chevrolet Captiva, Honda CRV, Mahindra SUV, Suzuki Grand Vitara, etc.)

19. SUV Médio ou Grande até R$ 150 mil (Ford Edge, Hyundai Vera Cruz, Jeep Cherokee Sport, Mitsubishi Pajero Sport, Ssangyong Kyron, Toyota RAV4, etc.)

20. Pick-up Pequena ou Média até R$ 60 mil (Chevrolet Montana, Ford Ranger XLS, VW Saveiro, etc.)

21. Pick-up Média ou Grande até R$ 150 mil (Chevrolet S10 CD Diesel, Dodge Ram, Mitsubishi L200 Triton, etc.)

22. Esportivo até R$ 150 mil (Chamonix Spyder 550 S, Fiat Punto TJet, Mitsubishi Eclipse, etc.)

23. Carro de imagem (Chrysler PT Cruiser, Kia Soul, Smart ForTwo, etc.)

Não deixe de votar. PARTICIPE!