quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

NOVO FORD FOCUS 1.6 SIGMA



 
Tracei 2 perfis para elaborar uma análise sobre o Focus e a Ford. Um é o do cara extremamente seguro de si, nem tão bonito, mas tão certo de seu potencial, de seu carisma e seu charme que, naturalmente, conquista todas as meninas ao seu redor e, por ser um cara agradável, acaba firmando esta imagem junto a todos os que o rodeiam. O outro é o do cara mais seguro de si do que deveria, que se ama tanto e tem uma imagem tão positiva a seu próprio respeito que não faz questão sequer de arrumar uma namorada, ele mesmo se auto-elogiando para todos, afirmando repetidamente suas qualidades e se tornando uma pessoa desagradável por seu narcisismo. O primeiro cara é o Focus. O segundo é a Ford.

O texto sobre o Novo Focus acaba de ganhar o título de reportagem mais difícil de ser feita pelo Racionauto. Isso porque a Ford parece não fazer questão de que o consumidor conheça o carro. Desde o lançamento da nova versão, quando somente o motor 2.0 era disponibilizado, procurei o carro em todas as concessionárias onde pude e, das duas, uma: ou não havia o carro para test-drive ou os vendedores não faziam questão alguma de me atender. Acabei conseguindo testar a nova versão 1.6 Sigma, mas somente numa cidade do interior de Goiás – e isso graças ao auxílio de um conhecido que lá trabalha.

A versão 2.0 sempre foi muito elogiada por suas qualidades dinâmicas. Bem,  o Novo Focus 1.6 consegue surpreender também pelo bom custo x benefício. Se analisarmos a versão GLX mais completa, que sai por R$ 52.400,00, vemos que ela não cobra tanto pelo que oferece: ar, vidros elétricos nas 4 portas com one-touch para todos, travas elétricas, alarme, retrovisores elétricos, direção hidráulica, faróis com ajuste de altura, airbag duplo, ABS com EBD, CD player com MP3 e USB, computador de bordo, rodas de liga leve com aro 16 e volante revestido em couro. Traz praticamente tudo o que o consumidor espera de um carro deste nível. O interior é bastante arejado e agradável, com bons materiais no painel (e, infelizmente, nem tanto nas portas e nos bancos – mas nada é perfeito) e bastante espaço na frente e atrás. O portamalas é pequeno, com apenas 328 litros de capacidade, mas os bancos traseiros bipartidos podem facilitar a vida de quem precisa, eventualmente, de mais espaço.

Falar da posição de dirigir praticamente perfeita (até para pessoas mais altas), da ótima suspensão e do câmbio de engates macios, rápidos e precisos seria chover no molhado. O Focus é daqueles carros que agrada tanto a quem gosta de dirigir quanto a quem dirige por pura necessidade. Na estrada, ele é silencioso, equilibrado e estável; na cidade ele filtra muito bem as imperfeições do asfalto e é ótimo de manobrar. O que faltava analisar é a disposição do novo motor 1.6 Sigma, com números de potência e torque muito próximos aos do Zetec Rocam: de 109,3 a 115,6 cv de potência, com torque de 15,4 a 16,3 kgfm a 4.250 rpm contra 105/113 cv e 15,1 a 16 kgfm, na mesma rotação. A maior diferença está na forma como ele atua.

Por ter 16 válvulas e ser construído totalmente em alumínio, confesso que criei uma certa expectativa de que o 1.6 Sigma poderia funcionar como o antigo 1.8 16v Zetec importado da Inglaterra e que equipava os antigos Escort. Ledo engano: em vez de áspero, ele é extremamente suave, e em vez de lerdo em baixas rotações, já a 1.500 rpm ele entrega cerca de 80% do torque, o que se traduz em bastante esperteza nas situações mais diversas. Andando a maior parte do tempo em velocidade reduzida no test-drive, ainda assim ele se mostrou bastante agradável e a sobra de força do motor ficou nítida no pequeno trecho de estrada que pegamos, com acelerações bastante lineares. O Fiesta 1.6 Zetec Rocam, quando testado, se mostrou mais nervoso, mas não era tão linear nem tão suave.

Por fim, o Novo Focus é bonito, muito bonito. Mais largo que todos os seus concorrentes (1,84 m), ele é imponente e seu design, exatamente igual ao do modelo vendido na Europa, gera uma ótima sensação cosmopolita ao condutor. Mesmo parecendo que não há racionalidade numa análise de design, pense que, por ser novidade, ele não vai mudar tão cedo e isso por si já traz uma vantagem imensa quando seus proprietários resolverem vendê-lo.

Criticar o Novo Focus é tarefa difícil, especialmente quando a imprensa especializada o elogia tanto. Mas o paradoxo está justamente nisso: um carro tão bom não conseguir emplacar nas vendas. Fica fácil, porém, entender um dos principais motivos: a falta de preparo da rede autorizada. Ninguém gosta de ser maltratado, especialmente quando pretende desembolsar uma quantia considerável para comprar um carro.

102 comentários:

  1. Perfeito o artigo, vou recomendar a todos que gostam do Focus mas tem dúvidas se irão adquiri-lo ou não. Grande abraço!

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  2. Muito bem. sou de goiania e ate agora nao achei uma concessionaria para ver o caro e muito menos fazer o test-drive. E hoje já é 1/Fev...

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  3. Comprei um essa semana, estou esperando chegar no dia 10/02 e ai conto como ele é...paguei R$ 49.090,00 a versão GLX sem ABS, pois não tinha em fabricação ainda ou ia demorar até março.

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  4. Excelente artigo!!!
    Porém, como nem tudo é perfeito, também faltou o autor comenta sobre o consumo dessa versão segundo suas percepções, já que as poucas informações que existem são bastant contraditórias.
    Outrossim, concordo em tudo sobre o tratameto que os funcionários da Ford dispensam a seus "prováveis" clientes - PÉSSIMO ATENDIMETO!!! - claro que com raras exceções!
    ...Porém, como o carro é bonito e parece ser muito bom, será, em breve, minha futura aquisição.
    Abraços...

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  5. Fazer comentários sobre o consumo de um carro baseado em um test-drive é muito difícil, para não dizer impossível. O que escrevo é sempre baseado em impressões pessoais ao dirigir o carro, mas não sendo uma publicação especializada, não tenho equipamentos para realizar medições precisas de desempenho e consumo - nem autorização para isso.

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  6. Na sua opnião com qual vc ficaria: o novo focus hatch 1.6 glx, o novo focus hatch 2.0 glx, o polo sedan 1.6 , o cerato ou o linea 1.9 ( este sem as rodas de liga leve)? Estarei comprando um destes esta semana e ainda tenho dúvidas. Todos eles pelo que vi por aqui estão entre R$ 46.000,00 e 51.000,00. Estou mais propenso pelo novo focus 1.6. tem muita diferença entre o 1.6 e o 2.0?
    Roberto de Vitória ES

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  7. Na sua opnião, vale a pena colocar o banco de couro no novo focus? Não corre-se o risco de ao retirar o forro das portas o mesmo ficar batendo depois?

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  8. Vc acha que vale a pena pagar R$ 1.000,00 a mais pelo freio ABS? Tb vale a pena investir mais R$ 550,00 para trocar a grade da frente pela que tem uma moldura metálica ( onde é fixada a placa) ?

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  9. Quanto ao melhor carro, considero o Focus 2.0 e o Cerato os dois melhores. O problema é que nenhum deles, pelo menos por enquanto, é flex - e isso conta bastante no mercado de usados. As qualidades dinâmicas de ambos, porém, são maiores e você vai ter muito mais prazer ao dirigir. O Focus 1.6 não é um carro ruim, mas comparado ao 2.0, especialmente se o preço deste não for tão maior assim, ele se torna uma escolha um pouco pior. Quanto ao Cerato, além de mais espaço no portamalas, você vai ter mais itens de série e uma garantia bem maior, com o senão de ficar com um carro que certamente desvalorizará mais que os outros. O Linea que você citou, na minha opinião, não vale a pena porque existem carros melhores, e o Polo é caro demais pelo que oferece, além de pequeno demais. Quanto ao ABS, acho que 1.000 reais a mais é um ótimo preço por um equipamento tão importante, mas 550 reais por uma grade cromada, a meu ver, é bobagem. E quanto ao banco de couro, a possibilidade de o forro da porta ficar batendo só existirá se o serviço for mal feito.

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  10. Amigo, numa reta que da para dar uma esticadinha, qual a diferença que vou sentir dirigindo o focus 2.0 para o 1.6 ?
    O 1.6 consegue seguir o 2.0?
    Se vc tivesse que escolher para você, ou o Soul da Kia ou o novo focus 1.6; sei que são estilos diferentes; mas com qual ficaria?
    Uma última pergunta: se você tivesse na mão R$ 52.000,00 reais, qual seria o carro novo que vc iria comprar? Passa na sua cabeça adquirir um usado? grande abraço e desculpe pelas muitas perguntas. Roberto

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  11. Bem, o Focus 2.0 tem 40 cv a mais de potência e 3 kgfm a mais de torque. Numa reta, é claro que o motor 2.0 falará bem mais alto e o Focus 1.6 não conseguiria acompanhar seu irmão mais potente. Quanto a escolher entre o Focus 1.6 e o Soul, eu teria as mesmas dúvidas que você, mas por motivos diferentes. O Soul é mais potente, tem mais presença e garantia mais longa, além de mais espaço para a cabeça. Já o Focus vem mais completo, é flex e tem melhor dirigibilidade. Ainda assim, com 52 mil reais eu escolheria outro carro: o Sentra, o i30, um Corolla ou um Civic seminovos ou ainda um Cerato. Eu pensaria ainda na possibilidade de levar um Livina 1.8 automático completo.

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  12. Maximiliano boa tarde.
    Tenho a pretensão de comprar um novo focus 1.6 flex. Hoje tenho uma ecosport xls 1.6 05/05 gasolina. Você acha que vou sentir muito mais prazer em dirigir o focus, digo isto em relação ao motor, desempenho. A ecosport é muito travadinha.
    Agora, minha mãe tem um polo sedan 1.6 gasolina, eu adoro viajar nele, consigo esticar bem as marchas e acho um carro bom para viajar. Neste caso, adquirindo o novo focus, tb vou sentior diferença para melhor ou os carros são quase iguais?
    Grande abraço

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  13. Por mais que se afirme que um carro transmite prazer ao dirigir, isso é algo que varia de motorista para motorista. Tudo depende do tipo de condução que você adota. O Focus é um carro mais baixo, mais largo e com suspensão muitíssimo mais avançada que a do EcoSport, o que se traduz em mais estabilidade e melhor dirigilidade - falando objetivamente. Porém, o Focus é um carro maior e mais pesado que o Polo, o que influencia diretamente no desempenho. Acredito que só através de um test-drive você poderá ter certeza de que o Focus é a melhor pedida para você. Recomendo ainda que você dirija um i30, um Tiida e um C4 para escolher melhor. Um abraço.

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  14. Meu amigo, o quanto vc acha que é justo e vale a pena pagar a mais pelo novo focus 2.0 em relação ao novo focus 1.6, os dois flex?
    Qd deve chegar o 2.0 flex?

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  15. Bem, o Focus 1.6 flex mais completo sai por R$ 53.603,00 (no site da Ford), enquanto o 2.0 mais básico custa quase R$ 5.000,00 a mais (sai por R$ 58.180,00 no site). A principal diferença entre eles está na motorização, já que a versão básica mais potente traz praticamente o mesmo que a versão 1.6 mais completa. A versão flex do motor 2.0 já está pronta e deve ser lançada em breve, talvez até o segundo semestre deste ano. Mesmo assim, acredito que a versão 1.6 é uma ótima pedida - não necessariamente pelo desempenho, já que o 2.0 é bem melhor nisso, mas pelo custo X benefício e pela dirigibilidade.

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  16. Faço aqui uma errata: o Focus 2.0 flex foi lançado neste mês e já foi testado pela revista Quatro Rodas. Além disso, os preços praticados pelas concessionárias estão um pouco abaixo dos mostrados no configurador do site oficial da Ford.

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  17. Ola. Poderia me dar sua opnião. Li acima que você considera o Linea da Fiat um carro "ultrapassado". Mas vi um ontem parado aqui na rua e achei ele bonito, bem interessante. A pergunta que te faço é a seguinte: Estou comprando um novo focus 1.6 GLX prata no valor de R$ 50.300,00 com ABS (2010). A fiat esta desovando o seu estoque 2009/2010 do Linea por R$ 51.000,00 ( não sei se vem com rodas de liga leve ). O que vale mais a pena comprar? gostei do visual do linea e ainda é 1.9 (beberrão????`Pode me ajudar?

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  18. Você saberia me informar se é possivel trocar as maçanetas internas do novo focus 1.6 pretas e feias pelas maçanetas do 2.0 ( são prateadas)? Não vai ser grande coisa mas ja melhora um pouco. Que gosto a Ford teve heim..Vale pagar R$ 1.000,00 pelo faróis de milha?

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  19. 1º COMENTÁRIO:
    O Linea é um carro com menos tecnologia do que alguns concorrentes, é fato, mas isso não faz dele um carro de todo ruim. As 3 piores características dele são o consumo (o motor 1.9 é beberrão, sim), o espaço interno (que é praticamente o mesmo do Punto, com um pouquinho de espaço a mais no banco traseiro mas com a mesma pouca largura) e a já citada falta de tecnologia no motor, que é algo que não faz diferença no dia-a-dia. Porém, ele já vem com muitos itens de série, tem bom portamalas e, a despeito do alto consumo, tem desempenho interessante. Você precisa analisar suas prioridades (espaço interno, portamalas, consumo e custo X benefício em relação a itens de série) para decidir qual a melhor compra para você. Uma coisa é fato: se você priorizar o espaço interno, o Focus Hatch é a melhor opção, mas se precisar de mais portamalas, o Linea é a melhor opção.

    2º COMENTÁRIO:
    Possível, sempre é. Você precisa checar quanto isso vai custar e, dependendo do preço, melhor fazer vista grossa à feiúra das maçanetas pretas. Quanto ao custo para os faróis de milha, eu acho alto, mas se você tiver esse dinheiro para gastar, vá em frente. Uma coisa vale a pena quando nos satisfaz dentro do nosso orçamento.

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  20. Ei, vc saberia me dizer se o pegeout 307 vai sair de linha este ano? Ele é um bom carro? Ele esta sendo vendido por um bom preço e vem recheado de tecnologia. Nos jornais esta sendo vendido por R$ 49.900,00
    Aproveitando a oportunidade, o Polo deve tb sair de linha este ano de 2010?

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  21. Não sei dizer, infelizmente. São informações que as fábricas preferem manter em sigilo para não prejudicar o desempenho em vendas das versões que podem sair de linha. Contudo, o 307 realmente é um bom carro, com muitos itens de série e ótima dirigibilidade. O único senão está no custo de manutenção, mas vale a pena você verificar isso para saber se cabe no seu bolso. Quanto ao Polo, pelo preço dele eu preferiria um médio de entrada - talvez como o próprio 307.

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  22. Há grande rumor de que o polo venha a ser substancialmente modificado nos próximos 02 anos, tal afirmação procede?

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  23. Reproduzo o texto de QR deste mês sobre o assunto:

    "A Volkswagen não tem planos de estender ao Jetta a cara nova da Jetta Variant. Essa é a má notícia. A boa é que, sim, a fábrica tem planos para o sedã. Planos que buscam resolver um problema antigo da marca no Brasil e nos Estados Unidos: o Polo Sedan tem refinamento e preço de carro médio, mas é pequeno; o Jetta tem refinamento e preço de carro grande, mas é médio. Assim, os dois são mais cultuados que efetivamente vendidos. A solução é uma família de sedãs para as américas. O primeiro sinal visível é o New Compact Coupé, que dará origem ao Jetta. É mais espaçoso que o atual, mas com nível de refinamento parecido. Algo como o Fusion. Feito no México, chegará ao Brasil com isenção de impostos, na faixa de preço atual. Como o Logan não nos deixa esquecer, tamanho custa pouco. Caro é acabamento. Caberá ao futuro Polo Sedan ocupar o espaço deixado pelo Jetta. Não o nosso Polo atual. Como dissemos em abril de 2009, o modelo europeu ganhará variação de entreeixos longo, algo como um Linea alemão. Ano passado, esse Polo alongado recebeu um nome de projeto nostálgico e instigante: Santana Vista. A questão era se ele seria feito ou não aqui. Ao que parece, não será."

    (Quatro Rodas, edição 603, abril de 2010)

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  24. Boa noite!
    Concordo com o artigo.
    Fiz um test drive no Novo Focus,no C4 e no Cerato. Optei pelo Novo Focus GLX 1.6 mecânico com ABS, porém ainda estou aguardando a chegada do mesmo. Possuo um Focus GLX 1.6 2007 e minha experiência com ele foi excelente ao longo de 2 anos e meio. Estou ansioso em poder dirigir meu Novo Focus, porém o descaso com que estou sendo tratado me incomoda. A espera pela minha compra já chega a 35 dias.... e olha que paguei o carro à vista! Desde a quitação do boleto (demorou 20 dias pra sair a fatura da Ford) já passam mais 15 dias e ainda estou aguardando... Realmente a falta de preparo que falaste das concessionárias é muito grande e o descaso maior ainda!
    É lamentável, pois aquilo que poderia ser uma experiência muito boa, torna-se uma espera sem fim devido a problemas que não me dizem respeito como consumidor e, que a concessionária aqui da Serra Gaúcha não faz nada para amenizar, a não ser me dar desculpas furadas sobre a demora no envio do carro.
    Parece que estou recebendo um favor em esperar para receber um carro de R$ 54.000,00 que paguei à vista!
    Espero que quando o receba, minha impressão comece a mudar!

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  25. Racionauto,
    a) em termos de custo-benefício (consumo, seguro, dirigibilidade, revenda, desvalorização) qual vc aconselha: focus 1.6 GLX com abs ou focus 2.O GLX? Quero fazer uma compra segura, entao, o que vc sugere.
    b) e entre o focus 2.0 GLX e o i30?
    Grato se puder me ajudar.

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  26. Olá.

    Eu sugiro a versão 2.0. O novo Focus 1.6 pode ter bom preço, mas não compensa nem em desempenho (0-100 km/h em 12,5 s - álcool) nem em consumo (7,5 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada, com álcool). Por pouco a mais você leva um carro com ótimo desempenho (0-100 km/h em 10,4 s - álcool - com câmbio manual), consumo praticamente igual ao 1.6 (7,0 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada com álcool, versão com câmbio manual) e maior valorização na revenda. E entre o Focus e o i30, eu ainda escolho o Focus por ter maior quantidade de concessionárias e maior liquidez no mercado.

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  27. Caro Racionauto, obrigado pela resposta.
    Prosseguindo:
    a) essa média de consumo fosse obteve onde? É que nas minhas pesquisas a média de consumo ficaram bem abaixo da postada por vc.
    b) pelo que verifiquei em algumas concessionárias, a maioria das vendas será sobre o modelo 1.6 GLX com abs devido ao preço. Assim, para revenda não será melhor essa versão do que a 2.0? Ou foi "papo do vendedor da for".
    c) mesmo para quem não importa muito com desempenho do carro (não corro muito, fico na média de 120/130) a versão 2.0 é a mais indicada devido a pequena diferença de preço e revenda?

    Desculpa a insistência, mas quero ter certeza na minha aquisição.

    Grato novamente

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  28. Racionauto, o consumo do 1.6 e do 2.0 está correta? Como pode um carro com motor 2.0 consumir praticamente o msm do 1.6? Ou o 1.6 bebi mto ou o 2.0 é econômico. O consumo elevado do 1.6 deve-se ao peso do carro? Por isso vc aconselha a comprar o 2.0?
    Abraços

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  29. Não sei a que se atribui o alto consumo do 1.6 Sigma. A questão é que este fator, somado ao desempenho aquém das expectativas, já foi motivo de muitas críticas tanto por parte de consumidores, conhecedores de carros, publicações e sites. Além do mais, a Ford pode até querer que o 1.6 seja mais vendido e por isso se esforçará para empurrá-lo para o consumidor, mas entre ele e 2.0, não há dúvidas de que o 2.0 é muito melhor. Não houve, até hoje, um comparativo sequer onde o Focus 2.0 tenha perdido de seus concorrentes, justamente porque ele alia bom desempenho, consumo adequado e dirigibilidade irrepreensível. Os dados de desempenho e consumo foram todos obtidos no site BestCars; sugiro que você mesmo dê uma olhada e faça suas comparações para ter certeza de sua compra. Boa sorte!

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  30. Racionauto,
    O acabamento interno e banco do modelo 1.6 glx é igual ao do 2.0 glx flex? Por fora sei que o modelo 2.0 glx já traz de série farol de neblina. E por dentro, existe alguma diferença entre ambos, ou é apenas a motorização a diferença?

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  31. Não, o acabamento do 2.0 é um pouco melhor - as forrações de portas e bancos são diferentes.

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  32. Apenas para ajudar, parece também que o 2.0 GLX flex traz agora de sério, além do farol de neblina, aquela grade cromada na frente (igual ao modelo ghia, agora titanium).
    Procede?

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  33. Isso, infelizmente, eu não sei lhe responder. Sei que ele traz uma barra cromada acima da grade, mas se agora toda a grade é cromada, também é novidade para mim. Me perdoe.

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  34. Racionauto, é verdade que no NF 2.0 Hacth FLEX a EMBREAGEM e CÂMBIO ficaram mais macio do que no antecessor modelo 2.0 Hacth a gasolina? Enfim, quem já andou nos dois percebeu alguma diferença em algum detalhe ou continua tudo igual?

    Grato

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  35. Não fiz test-drive no novo Focus 2.0 flex, por isso não posso dizer, infelizmente.

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  36. Estou na dúvida entre o novo focus ou o cerato da kia.
    Bem na verdade, acho o focus mais bonito porém tenho medo do consumo do ford, uma vez que o forte do cerato é a economia de combustível.
    Será que a diferença é muito grande?
    abs!

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  37. Olá. Bem, considerando que o Focus é flex e na eminência de você andar mais com álcool por causa do preço, obviamente ele vai beber mais. O Cerato é movido somente a gasolina e, por isso, consome naturalmente menos - ainda que o combustível fóssil seja mais caro.

    O Cerato tem média de consumo de 13,0 km/l na estrada, a 100 km/h, e de 8,1 km/l na cidade - o que não faz dele o modelo mais econômico de nosso mercado. Já o Focus hatch 1.6 (vou considerar esta motorização para efeito de comparação) faz 9,2 km/l na estrada e 6,8 na cidade (com álcool), o que é uma média bastante próxima à dos seus rivais diretos. Outra coisa a se considerar é a desvalorização do Cerato, que é maior que a do Focus - ainda que o modelo da Kia tenha 5 anos de garantia, contra 3 do Ford. Finalmente, você precisa levar em consideração suas prioridades: espaço e equipamentos de série ou boa dirigibilidade e maior liquidez na revenda. Um abraço!

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  38. Racionauto, na sua opinião, o que vale mais a pena o Focus 2.0 ou o C4 Hatch??

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  39. Ambos são ótimos carros. O Focus é melhor de dirigir, mais avançado em termos de suspensão e tem pegada mais esportiva. O C4 tem layout interno mais moderno, é mais macio e mais bem acabado. Ambos têm bom desempenho e seu consumo fica dentro da média da categoria. Quanto à manutenção, enquanto a do C4 é ligeiramente mais cara, o atendimento da Ford é pior. Por isso, sinceramente, a melhor escolha vai depender do seu gosto pessoal.

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  40. Boa tarde Racionauto, comprei um focus 1.6 glx com abs, mas só pegarei ele dia 25/07/2010, mas estou quase afim de desistir e pegar um 2.0, para tanto será preciso um desembolso emtorno de R$ 3.000,00. O que me faz desistir é o desempenho, pois em todos os sites que pesquisei ninguém falou muito bem do 1.6, sem falar que o consumo dos dois é parecido. Outro fator que me faz pensar duas vezes é que vou utilizar o carro mais para viagens, quesito esse que deixa o 2.0 em vantagem, caso o carro fosse mais utilizado na cidade acredito que o 1.6 seria mais agradável, pois é mais leve ágil. O 1.6 é um carro lindo no geral, mas quando olho para a parte interna das portas da vontade de chorar, o carro merecia mais!! Desde já agradeço

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  41. Em primeiro lugar, parabéns pelo blog, sério e altamente informativo.
    Já tive 2 Focus Hatch: 1.6 gas e 1.6 flex, carros que considerei excelentes na maioria dos apectos. A dirigibilidade é fantástica quando comparada à maioria de seus competidores. Nunca deram defeito. Recentemente fiz um test drive com o Novo Focus Hatch 1.6 e tive a sensação de que o motor é um pouco mais suave (talvez devido ao dive by wire?) Achei que o bom e velho Rocam responde mais prontamente, principalmente em situações urbanas. Qual é a sua opinião a respeito? Pelos comentários, notei que a despeito do preço, o 2.0 é uma opção interessante mesmo para uma utilização predominantemente urbana (em termos de consumo). Você acha que vale investir um pouco mais no modelo 2.0, ainda que meu uso seja muito maior na cidade? (Concordo em relação ao péssimo tratamento da Ford para com os consumidores. Talvez por esse motivo, um carro tão bom como o Focus, tenha um índice tão baixo de vendas). Humberto.

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  42. Humberto e "Anônimo" (perdão, não consegui visualizar seu nome): acredito que o investimento num Focus 2.0 sempre valerá mais a pena que num 1.6, a não ser que vocês estejam com o orçamento limitado.

    A vantagem do 1.6 Sigma em relação ao Rocam é essencialmente o peso e sua composição, com bloco, cabeçote e cárter de alumínio - ainda que seu comando de válvulas não seja variável, somente duplo. Realmente ele parece ser mais suave em funcionamento que o Rocam, tanto pelo acerto mais voltado ao uso na cidade (onde marchas mais curtas são utilizadas por mais tempo e, desta forma, qualquer aspereza do motor seria sentida mais efetivamente) quanto pelo uso do Drive-by-Wire. Além disso, por pesar somente 79 kg (segundo a Ford), ele parece ser o 1.6 mais leve do mundo, mas por ser o Focus 1.6 um carro pesado e o torque do Sigma não ser tão alto, sua relação entre peso, potência e torque acaba sendo ruim. Por isso o desempenho deixa a desejar.

    Antes do lançamento da versão flex do motor 2.0 eu até lhes diria para ficar com o 1.6 - não pelo desempenho, mas porque em tempos de álcool com baixo preço realmente ele valeria mais a pena. O problema da versão 1.6 é de fato o desempenho, já que se trata de um motor idealizado para modelos menores que foi colocado no Focus por uma questão de marketing e necessidade de um substituto para o velho Focus, que em relação ao novo modelo só atraía pelo preço. É preciso se lembrar de que, no Brasil, grande parte dos consumidores barganha poucos reais; por isso ter no portfólio um modelo que se encaixe em todos os nichos de preço é extremamente importante para a fábrica. Ainda assim, se vocês tiverem condições de pegar o modelo 2.0, ainda que desembolsem uma quantia maior do que previram, com certeza vocês levarão um carro muito confortável, com consumo moderado na cidade (em relação ao 1.6) e desempenho mais que adequado na estrada. É claro que o Focus 2.0 não é o hatch mais econômico do segmento, mas entre ele e o 1.6, optem por ele. Vocês não vão se arrepender. Um abraço!

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  43. Finalmente consegui receber o meu Focus 2011, desde março que aguardo a chegada do acarro. Gostei muito.

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  44. Por favor tenho dúvidas:
    Sei que são carros distintos. Estou na compra de um focus 1.6 GLX ou um cerato completo, mais sem abs. Qual é o melhor?

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  45. Não existe melhor ou pior. Existe melhor ou pior PARA VOCÊ. A melhor alternativa é verificar suas necessidades, prioridades e gosto pessoal para saber qual carro lhe atenderá melhor. O máximo que eu posso fazer é destacar as principais qualidades de cada carro.

    FOCUS
    - Melhor dirigibilidade
    - Maior largura (mais espaço para os ombros)
    - Melhores frenagens (por causa do ABS)
    - Menor depreciação e maior liquidez
    - Motor flex

    CERATO
    - Maior portamalas
    - Mais potência e melhor desempenho geral
    - Menor consumo (mas motor somente a gasolina)
    - Maior garantia (5 anos contra 3 do Focus)

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  46. Boa tarde, gostaria de parabenizar pelo trabalho e aproveitar a oportunidade para comentar um pouco sobre o focus 1.6 sigma que faz 2 meses que adquiri e está com Km 4.000. Pontos fortes como todo mundo sabe a dirigilidade (direção e câmbio são ótimos "quase esqueci a suspensão é muito boa principalmente no quesito estabilidade") é o ponto realmente de grande destaque, o carro é bonito (a traseira nem tanto, mas é questão de gosto), o motor sigma vai muito bem obrigado () não é um foguete (levamos em consideração o carro pesa 1290 Kg) mas tenho feito ultrapassagens em 5º marcha que eu imaginava que seria preciso reduzir para uma 4º, dirigindo com todo o cuidado tenho feito média no computador de bordo 15,5 na estrada com gasolina (percebi que conforme o carro vai amaciando ele tem ficado mais econômico), convenhamos quase média de 1.0. Pontos médios: conforto não é la aquelas coisas mas também não é ruim (ta mais para bom do que para ruim), sinto que o carro perde muita velocidade em subidas (Obs: isto se você dirigir de forma econômica, mas se você pisar no fundo é claro que ele vai manter a velocidade ou aumentar). Pontos fracos: fazendo controvérsia com a média da estrada considero a média na cidade ruim, dirigindo com cuidado não consigo fazer mais que 8 com gasolina (poderia ser pelo menos um 8,8 ou 9 ja estaria de bom tamanho).
    Outros pontos merecem destaque principalmente para aqueles que são mais racionais, como exemplo o seguro que não é dos mais caros e o preço das revisões que considero de valor baixo!! Um abraço

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  47. Boa noite, primeiro gostei muito de seus comentários e depois sua opinião:
    Estou pesquisando para compra um Focus Sedan 2.0 GLX AT. Pois tenho percebido que é um excelente carro. Porem ao conversar com um amigo fui conhecer o Honda City EX 1.5 AT. Confesso que balancei, pois com AC digital, som com entrada auxiliar e USB e piloto automático e com preço aproximado estou indeciso. Sei que a motorização é bem diferente 1.5 e 2.0. Você pode dar sua opinião a respeito destes dois carros. Abraço Cleber

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  48. Não existe comparação entre o Focus Sedan e o City. O Focus tem uma das melhores e mais equilibradas plataformas nacionais, além de um sistema de suspensão que beira a perfeição e um motor excelente, com praticamente 30 cavalos e mais que o City. É claro que a relação entre peso e potência conta muito, e o Focus é mais pesado. Mas o problema do City em relação à sua potência é que ele é realmente um carro muito ágil, desde que esteja vazio - na estrada, carregado, o motor sofre um pouco para levar seu peso e de seus ocupantes.

    Além do mais, sua plataforma, mesmo não sendo ruim, não foi feita para um sedã; é a mesma do Fit, que é um carro pequeno. O City é um carro desonesto, porque custa muito pelo que oferece - e isso não diz respeito a equipamentos, necessariamente. Para se ter uma idéia, seu portamalas é porcamente revestido e tem dobradiças comuns, seu entreeixos é um dos mais curtos dentre os sedans de mesmo preço e seu revestimento acústico é ruim, chegando a incomodar em rotações mais altas. Já o Focus é absolutamente equilibrado, tem espaço interno mais que suficiente para o seu tamanho, seu portamalas é maior, seu motor é ótimo tanto para a cidade quanto para a estrada (ainda que o City seja mais econômico) e ele é tão bem construído quanto o City (que, apesar disso, não foge ao fato de ser um projeto desenvolvido para países emergentes).

    Se o City custasse menos, ele seria realmente uma ótima opção - porque poderia ser comparado aos carros com os quais ele realmente concorre: Polo Sedan e New Fiesta. Ele não é, no geral, um carro ruim; só é caro demais.

    Acredito que essas outras 2 matérias, cujos links estão abaixo, poderão elucidar melhor o que quero dizer. E espero que todas sejam úteis para que você faça a melhor escolha.

    http://racionauto.blogspot.com/2009/09/honda-city-lx-no-release-sobre-o-kia.html

    http://racionauto.blogspot.com/2010/03/city-x-sentra-na-qr-falta-de-respeito.html

    Um abraço!

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  49. Muito obrigado pela explicação.
    Logo que eu estiver com o Focus, farei uma nova postagem e passar minhas impressões a respeito do carro.
    Abraço!

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  50. Achei muito boa sua avaliação acerca do focus sigma. Concordo que o motor é comedido. Porém nunca deixa a desejar no trafego urbano. Só nao concordei quando voce disse que o 2.0 tem mais valor de revenda. Ele tem o valor proporcional ao que foi pago. Falo por experiencia propria(meu pai é gerente de concessionaria Ford). Enquanto um focus 1.6 usado vende rapidamente, o modelo 2.0 empaca. E quando vende, é com um preço muito parecido, senao igual ao 1.6. Os consumidores preferem o 1.6 na hora de comprar o usado. Por mais que voce fale que o consumo é parecido. Que o desempenho será melhor. Eles simplesmente ignoram e optam pelo 1.6.

    Um grande abraço!!!

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  51. Bom, gostei dos comentários do focus 1.6.

    Comprei um tem uma semana, e ainda estou aprendendo a usar tudo que o carro oferece, realmente é um ótimo hatch. Anda muito bem, confortavel, imponente, dirigibilidade agradabilissima, muito bom mesmo...

    Mas por enquanto duas coisas estão me deixando grilado, uma é o consumo que no Etanol não passa dos 6,5 km/l na cidade e outra é que paguei 53.430 R$ em um carro que não tem entrada USB nos tempos de hoje... Fora isso, estou amando o carro...

    Joab - Araguaína - TO

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  52. O novo for focus so tem design, pois desde fevereiro comprei um todo completo e se fiquei 2 meses rodando sem oficina foi muito.

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  53. Gostaria que fosse feito m comparativo entre o Focus 2.0 Aut Ghia e o Fusion 2.5 SEL sem teto, estou apaixonado pelo Fusion e gostaria que fosse priorizado no comparativo o custo-beneficio destes dois carros, que para mim estão entre os melhores do pais. As qualidades e itens de serie do Fusion na minha opinião são fantásticas. Grato

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  54. Tenho um focus 1.6 glx 2011 com ABS, estou gostando do carro, principalmente no quesito consumo, pois com etanol ele esta fazendo num misto cidade/estrada 8,1 km/l, isso medido tanque a tanque num percurso de 38 km dia sendo 60% estrada 40% cidade, só para se ter uma idéia, tinha um fox 1.6 2008 e o maximo que consegui foi 7.6 km/l no mesmo trajeto, e detalhe o fox não tinha AC.
    Uma unica queIxa a respeto do carro é qUe com 2600 km que é a Km atual percebo uns "grilos" no painel e laterais, achei meio prematuro este probleminha, mas acho que vale a pena mesmo assim, pois o carro tem um comportamento parecido com carros de categoria em superior...

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  55. Carlos Magalhães/RJ. Comprei um focus hatch 1.6, glx, no final de novembro/ 2010 e confesso que estou preocupado com o consumo. Ele está fazendo 7.4 km/l, na gasolina. Tudo bem que só está com 1000 km, mesmo assim assusta. Gostaria de saber se posso ter esperanças de que no futuro ele faça pelo menos 10.0 km/l na gasolina ?
    Desde de já agradeço as respostas.

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  56. Alguem já mediu por conta propria a largura do Focus? Acreito que não tenha os 1,84 m divulgados pela Ford. Já entrei nele e não o achei mais largo que o Fusion(1,83), o Corolla(1,76), Malibu(1,78), Sonata(1,83), Camry(1,82), Audi A4(1,83), Accord(1,84),Mercedes E 63 AMG(1,82). Com essas dimensões divulgadas,só perde para Azera(1,87), Audi A6(1,87) e outros pouquissimos carros por ai. Em um Forum, li que um proprietario mediu a largura de seu teto e encontrou 1,06m o que significa que teríamos aproximadante mais 42cm de cada lado para ter essa largura divulgada pela Ford. Outro carro da Ford que "espanta" pela largura é o New Fiesta que dizem ter 1,70m. Quem tinha essa largura era o Corolla anterior e o New Fiesta nem chega perto disso. Basta olhar o seu interior onde não há espaço nem para um descansa braço.

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  57. Largura total é diferente de largura para os ombros, especialmente no banco traseiro - onde os carros tendem a ser mais estreitos. O Ford Focus tem 1,40 m de largura total para os ombros no banco dianteiro e 1,38 m no banco traseiro. O posicionamento e a largura das forrações das portas também influencia no espaço para os ombros, e se a largura externa é maior, é de se supor que a largura interna também seja (com exceção de carros que têm a parte de baixo, a partir da linha de cintura, bem mais larga que a parte superior, como o Fiat Linea). Carros como Fusion, Malibu, Sonata, Camry, Accord e Azera não podem ser comparados, porque são de segmentos diferentes e têm dimensões totais distintas.

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  58. Maximiliano, entendi em parte o seu ponto de vista mas, medidas são medidas, não importa se um carro é ou não de segmento superior. Com essas medidas divulgadas pela Ford,somos levados a acreditar que o carro é maior que veículos de segmento superior. O que não é verdade. Tenho um Camry e ele possui 1,82m e não há aminima comparação(interna e externa) com o Focus. Ele é bem maior. Se a Toyota diz que seu veículo tem 1,82m e a Ford 1,84, elas estão se referindo a uma unidade universal e nesse caso não importa segmento. Se minha garagem tivesse 1,82, o Focus, com essas dimensões não caberia. Por isso que digo que nesse caso não importa o segmento. Metro é metro. Por outro lado, quando voce diz que a largura no banco dianteiro é de 1,40m,conclui-se que entre forrações e lataria ainda teríamos 22 cm a mais de cada lado. O que convenhamos, esse carro não é nenhum blindado.

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  59. Um carro de segmento inferior não precisa ser menor que um carro de segmento superior. Se fosse assim, o Logan deveria ser minúsculo, só porque custa barato; ainda assim, ele é maior que muitos carros médios. No que diz respeito ao Focus, a única medida controversa (para você) é a largura; o comprimento e o entreeixos estão sendo desconsiderados. Mas estes, mais que a largura, são muito mais considerados para posicionar um carro.

    Além disso, segmentos são definidos não somente por medidas, mas por PREÇO. Nenhum carro tem medidas externas correspondentes às medidas internas, simplesmente porque há a chapa, os reforços estruturais, os mecanismos dos vidros, o revestimento e os puxadores das portas. 11 cm de cada lado para tudo isso não é muito. Quanto às medidas da garagem, para ficar satisfeito é só o consumidor adquirir um carro que caiba ali. Se não cabe, que não compre.

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  60. Se os dados que voce possui são os mesmos que o do fabricante e nunca teve nenhuma duvida com relação a isso eu entendo.Não me preocupei com o comprimento e entreixos porque eles estão condizentes com o segmento. A largura por sua vez,não! Por causa disso que lhe perguntei sobre a largura. Recorri a voce, porque pensava que tinha mais informações. Vejo que possui as mesmas informações que eu tenho mas, não as mesmas dúvidas. Não acho o Focus um carro ruim, pelo contrario, já o dirigi e acho-o muito bom. Só que. dentro dele, a sensação de espaço não é essa alardeada pela imprensa e em comparação, mesmo com outros carros de seu segmento,é em alguns casos até menor. E até hoje, embora assine a algumas revistas do ramo, não li em nenhuma delas referencia a alguma medida com relação a dimensão feita por elas mesmas, quando de seus testes. Há medidas feitas com relação a capacidade dos porta malas mas, nenhuma sobre as dimensões do veículo. Simplesmente imprimem o que os fabricantes lhes informam ou então informam (n/d) Quem perde com isso é o leitor e um possivel comprador que tem que se contentar com um monte de informações não confirmadas ou então busca-las por si mesmo.Toma-se por exemplo as informações de consumo fornecidas pelos fabricantes. Sempre acima do medido em testes(quando realizado).Por fim, não são 11cm de cada lado e sim 22cm de cada lado. 1,40m+22cm+22cm=1,84m, quer dizer, cada porta teria o dobro do que voce teria entendido. É ai que se encontra o motivo de minha dúvida.

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  61. Não é só a largura interna que determina a sensação de espaço. Há de se considerar também a compleição física de cada pessoa. Eu tenho 1,90 m de altura e mais de 100 quilos, e me sinto muito mais bem acomodado em um Focus que em um Corolla, por exemplo. Nunca comparei o Focus com carros médio-grandes porque, como já disse, são segmentos diferentes e as medidas internas totais são mensuradas somando espaço para os ombros, a cabeça, entre os bancos dianteiros e os pedais, e entre os traseiros e os dianteiros em posição mais recuada e mais avançada.

    Ademais, este blog analisa os carros literalmente sob o ponto de vista do consumidor, ou seja, utilizando os carros de concessionárias que são disponibilizados para test-drives. Não temos instrumentos aferidos de medição, assim como nenhum consumidor comum os tem ou seria autorizado a utilizá-los numa concessionária. Usamos os dados oficiais das montadoras quando não há testes oficiais publicados por revistas ou sites especializados, e números destes quando há.

    Finalmente, pense no seguinte: as montadoras levam em consideração até mesmo apliques na hora de medir a largura total de um carro, como no caso da linha Adventure da Fiat (que tem paralamas ressaltados e, por isso, a Palio Adventure é teoricamente mais larga que a Palio Weekend normal). Por isso, não há motivos para duvidar que o Focus tenha realmente 1,84 m de largura, se esta medida foi tomada a partir das partes mais largas do carro, como ressaltos nos paralamas.

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  62. Olá, Maximiliano!
    Comprei um Focus GLX 1.6 e o recebi dia 22/02/11, estou muito satisfeito com o carro e principalmente com espaço interno. Por mim foi o melhor custo benefício do mercado. O Focus saiu R$ 51.500,00 com opcionais de ABS e farol auxiliar. Ao contrário dos comentários anteriores fui muito bem atendido desde que entrei na concessionária até a entrega técnica da Ford Center Marechal aqui em Curitiba. A única coisa que achei estranha foi a suspensão dianteira que parece "bater" dando a impresão de ter algo solto, mas fiquei de levar para verificação. Mais uma vez parabéns pelo blog, que novamente me serviu como referência.
    Abraço!
    Emerson

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  63. comprei um focus hatch 1.6 2007 gasolina,exelente carro tirando consumo elevado,ja fiz de tudo e andando normal media 100 110 e só fço 12 lt acho muito pouco acho que vou troca.lo pois trabalho com a gasolina joao batista esmerio

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  64. Em relação a comparação com o Kia Cerato, analisei bem e percebi que o Cerato tem um pouquinho mais de itens de série que o Focus, mas ao analisar preço, o Cerato perde, haja visto que as revisões chegam prócimas de R$ 1.000, por isso que eles fazem com 5 anos de garantia, sendo que a gente paga a cada seis meses uma fortuna, o que torna inviável, já ofocus é muito mais barata, em média R$ 300,00, sem contar que não precisa se encomodar com peças importadas que levam meses para chegar, mas quem tem paciencia e disposição compra Cerato, que quer tranquilidade e garantia Ford, compra Focus! Um Abraço

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  65. Pessoal prentendendo sair do meu GOLF 1.6 sportline completo,( o seguro ta me matando ), nao tenho oque reclamar o carro eh otimo, conforto espaço interno aparencia e talzz..... estou na duvida entre esses carros.

    S10 flex CD 2009 advantage
    novo focus hatch 1.6 GLX completo
    Strada cabine dupla 1.8
    Cerato 1.6 ( eu acho ne?)

    Gostaria de saber qual o custo beneficio deles com relacao ao seguro tambem, realmente gostei do ford focus 1.6 ja andei nele nao gostei apenas do motor parece meio FRACO nas arrancadas se comparado com o GOLF, a s10 flex tambem gostei dela so nao sei quanto ao consumo se seria igual ao ford focus,strada CD andei mais nao gostei do espaco interno e painel, cerato andei tambem soque me falarao que a revenda eh dificil e manutencao cara.

    Aguardo comentarios......

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  66. Olá, Anônimo.

    Bem, são carros completamente diferentes em suas propostas. Vamos listar as principais vantagens e desvantagens de cada modelo, ok?

    S10
    Vantagens
    - Espaço na caçamba
    - Facilidade de manutenção
    - Facilidade na revenda
    - Itens de série
    Desvantagens
    - Consumo alto
    - Nível de ruído alto
    - Estabilidade ruim
    - Ergonomia ruim
    - Seguro alto
    - Pouco espaço no banco traseiro

    FOCUS
    Vantagens
    - Ótima dirigibilidade
    - Itens de série
    - Boa liquidez
    - Boa ergonomia
    - Seguro mais em conta
    Desvantagens
    - Consumo alto
    - Desempenho abaixo do esperado (apesar de não ser de todo ruim)
    - Portamalas pequeno (em relação aos outros carros da lista)

    STRADA CABINE DUPLA
    Vantagens
    - Ótimo desempenho
    - Bom espaço na caçamba
    Desvantagens
    - Pouquíssimo espaço e difícil acesso ao banco traseiro
    - Ergonomia ruim
    - Seguro alto
    - Estabilidade melhor que a da S10, mas pior que Focus e Cerato

    CERATO
    Vantagens
    - Bom desempenho
    - Baixo consumo (somente a gasolina)
    - Itens de série
    - Bom portamalas
    - Boa ergonomia
    Desvantagens
    - Alto custo de manutenção, apesar da garantia longa (as revisões são caras)
    - Baixa liquidez

    Esperamos ter ajudado. Um abraço!

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  67. Obrigado pela resposta RACIONAUTO gostaria de tomar um pouco mais do seu tempo, o focus 1.6 consome mais que o golf 1.6?em media quanto? outra coisa esse consumo da s10 no alcool e gasolina com arligado gira em torno de quantos?, vale a pena entao eu sair do golf e pegar um corola desses 2010 automatico oque vc tem a dizer dele?

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  68. Boa noite, adorei o blog e esta me ajudando muito, gostaria de saber sobre o consumo da versao 2.0 16v a gasolina, ja li relatos de ser economico, e outros de ser beberrão, alguem aqui para dar 1 help sobre isso ??? pois tem o tio de 1 amigo que vai vender o Focus dele 2.009, mas ele é daqueles q coloca combustivel e anda com o carro, nao sabendo informar o consumo, ele fala que nao gasta muito, mas vai saber né . . . agradeço desde ja.

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  69. Olá, Luciano. Bem, a Ford afirma que o Focus Hatch 2.0 16v Flex com câmbio manual tem médias de consumo de 12,9 km/l com gasolina e 8,2 km/l com álcool, enquanto a versão automática faz, respectivamente, 11,9 e 7,7 km/l de média. Porém, tenho um grande amigo que tem um Focus Hatch GLX 2.0 16v Flex manual completo, e que mora em Belo Horizonte, cidade cheia de ladeiras. O carro dele está com pouco mais de 3.000 km rodados e a média de consumo em BH está sendo de 10,5 km/l com gasolina. Um abraço!

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  70. NÃO COMPRE O NOVO FORD FOCUS...... É UMA GRANDE ROUBADA

    Em 25 de Janeiro deste ano (2011) comprei um NOVO Ford FOCUS para dar de presente para minha esposa, achando que seria a melhor opção entre seus concorrentes. Muito bem, por se tratar de um carro zero km 2011 e recebi a conversa sobre garantia, atendimento, presteza, comprometimento, etc....infelizmente tudo blá-blá bla e propaganda enganosa!!!!!!!

    Meu novo FOCUS evidentemente veio com algum vício grave de ordem elétrica pois no dia da entrega já apresentava problemas no sistema Air bag , e em seguida na Injeção Eletrônica , fazendo que ficasse na oficina por dois dias , onde me passaram a informação que teria sido um problema simples e que passado pelo computador havia sido solucionado. Pois foi só sair da oficina o carro apresentou o mesmo defeito todas as luzes acessas e carro com consumo excessivo de combustível e pouca potência. Detalhe! O carro tem 6 semanas de uso e 700 km rodados!

    Voltei novamente na concessionária e fui informado que era problema do chicote, e que deveria ser trocado, pois bem vamos fazer a troca do referido chicote. Bem parecia que seria resolvido a questão se não fosse o seguinte , não existe o tal chicote para trocar, só deus sabe quando, entrei em contato com a Ford pelo o 0800 que eles tanto falam que funciona 24 horas e nada resolvem, pedem que aguarde que um consultor estará entrando em contato, coisa que até hoje não aconteceu.

    Minha esposa esta sem o carro , pois não tem a peça para trocar, sem informação, o carro esta parado em casa aguardando uma solução , sem previsão, sem nada.

    A Ford não está nem aí para seus clientes, o cliente fica sem carro e sem saber o que tem, qual a gravidade e qual o prazo de entrega da peça e achando que comprando um carro Zero km para ter TRANQUILIDADE E CONFIABILIDADE, não para ter que levar o carro com falhas graves 3 vezes na concessionária no 1o mês de uso do carro é uma grande sacanagem da Ford.

    Muito bem, uma decisão já está tomada, nunca mais eu compro um veículo desta Marca FORD, que não dá a mínima pelo produto que ela vende, E NEM PARA SEUS CLIENTES.

    Foi aberto um chamado junto à Ford (4970395) NO DIA 1º DE MARÇO e até agora meu carro continua na garagem sem poder andar.Hoje 18/03/2011 entrei em contato com o famoso 0800 que esta no ar 24 horas para os que acreditam que terão uma solução................sabem qual foi a resposta? ??? Não temos nenhuma posição ainda,pois não temos a peça (chicote elétrico). E só Deus sabe quando vão ter.

    Senhores, estou postando isto aqui para que outras pessoas não caiam no conto da FORD, pois estarei devolvendo o carro na concessionária Ford na segunda feira dia 21/03/2011 conforme orientações de meus advogados, cumpri a determinação de praxe que é entregar uma notificação extra judicial dando mais um prazo de 48 horas para solução dos problemas e ai entrando com a ação pedindo meu dinheiro de volta, conforme código de defesa do consumidor artigo 18 e já existem vários processos ganhos contra esse tipo de abuso das montadoras.. Vale lembrar que existem varias ações no Tribunal de Justiça de São Paulo neste mesmo sentido e todas elas dando causa ganha aos consumidores enganados ou por vicio no produto adquirido e não solucionado pelo fabricante, como no próprio caso a FORD.

    Kenth Krishnamarck

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  71. Kenth,

    Que pena que você teve problemas com o seu Focus. Mas, por favor, não generalize. Toda linha de montagem apresenta alguns produtos com defeitos de fabricação, montagem ou componentes. O mais sensato é você fazer valer seus direitos, especialmente se você não ficou satisfeito com o produto. Mas os inúmeros relatos aqui descritos comprovam que o Focus é um bom produto.

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  72. Pior que sempre alguem é o escolhido para pegar carro com defeito de fabrica ja vi casos ate de carros mais caros sem solucao =). Mas há varios relatos que o ford focus é um excelente carro pelo custo beneficio e opcionais que ele oferece.A versao sigma 1.6 hatch realmente é uma boa escolha.

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  73. O focus sigm tirando o motor é muito bom, tivemos um e acabamos tendo que trocar por um 2.0, já que não fazia mais q 5,0 km/l c alcool na cidade. O 2.0 flex faz pelo menos 6,5 na mesma situação. Procurei bastante nos concorrentes e nao achei nada de melhor que o Focus. Em um ano antes de comprar meu 2.0 tive dois VW, voyage e um polo e passo longe daquela marca alemã. Muitos defeitos, demora para envio de peças, funcionários incompententes, VW Vox, Florianópolis. Foi.um ano de terreor.m dois carros da vw na minha vida. Digo a todos o Focus vem equipado com o opcional "TDB - Tudo de bom". Acho q pelo desempenho e cosumo o 1.6 não vale tanto a pena, mas mesmo assim é melhor q todos os concorrrentes. Focus, tem mesmo chassi q a volvo usa em alguns modelos. Único carro nacional que de mesm qualidade do que e vendido lá fora. O resgo ou é semelhante ou é versão bateada, senão algo que jamais seria produzido.no exterior (gol g5, por ex.). O meu é a versão ODJ. Acho q temos q refletir pelo q pagamos o q estamos levando. Chega de carros c mecanica de 15, 20, 30 e até 50 anos (kombi) pelo absurdo q custam. Vejam o vectra, chassi de astra 15 anos, motor monza 30 anos. Fiat tem o dinossauro do mille, mas o resto pelo menos eh mais contemporaneo e tem.bastante novidades. Bom, abraço a todos!

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  74. Amigao um carro para o dia a dia confortavel com uma media de consumo boa o focus 1.6 glx seria uma boa escolha? manual?

    Ou compensa pegar o focus 2.0 glx manual ??

    Compensa pegar um focus 2.0 automatico? ouvi falar que o consumo eh alto, e o cambio tem uma relacao de troca de marchas ruins... verdade?

    Entao no caso o ficaria entre 1.6 x 2.0 manual qual melhor?

    Versao: HATCH

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  75. Anônimo,

    Depende da cidade onde você mora e do trânsito que você enfrenta. Tenho um amigo que teve exatamente a mesma dúvida que você e acabou optando por um Focus Hatch GLX 2.0 manual, porque mora em Belo Horizonte e enfrenta ladeiras e trânsito pesado todos os dias. O 1.6 é bom, mas é subdimensionado para o peso do Focus (se sai melhor com o New Fiesta) e, assim, acaba não proporcionando a economia que se espera dele. Por isso, se sua condição for semelhante, melhor ficar com o 2.0 manual.

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  76. Recentemente um colega nosso comprou o novo polo sedan I-motion 1.6 completo, diz ele que o carro esta muito bom,com o cambio semi automatizado vc consegue maior conforto para o transito pesado, porem em algumas situacoes vc sente a passagem de marcha, nada drastico mas vc sente, vc ja testo essas cambios imotion ou dual logic, eles sao bons? incomoda mesmo na pratica ou eh frescura? manutencao muito cara ou tranquila? tem algo a dizer deles?Vale a pena?

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  77. Hoje faz 15 dias que estou com meus focus 1.6 hc ,peguei zero ,o carro é show de bola,optei pelo 1.6 por ando mais na manha 120/130 km/h.
    a unica coisa que ta me chatenado é o consumo ta fazendo media de 11 k/l na gasolina estrada, sera por que é novo vai melhorar?

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    Respostas
    1. tenho um 2011/12 ele faz 13km, motor super amaciado então...

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  78. A tendência é que melhore sim, mas não muito. Se hoje você faz 11 km com um litro de gasolina na estrada, talvez consiga fazer 12 com o motor amaciado. É um dos males do 1.6 Sigma da Ford.

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  79. Tenho um Focus hatch glx 1.6,2008. É ótimo. É um baita carro. Agora quero trocar por um N.Focus 2012, mas estou na dúvida se pego um glx 1.6 ou um glx 2.0 , cãmbio manual. Tenho receio qt ao consumo do 2.0. Poderia me ajudar nesse impasse? Obrigada!!!

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  80. Bia,

    Repito aqui um dos comentários já feitos, de leitor com a mesma dúvida que você. Tudo vai depender da cidade onde você mora e do trânsito que você enfrenta. Tenho um amigo que teve exatamente a mesma dúvida que você e acabou optando por um Focus Hatch GLX 2.0 manual, porque mora em Belo Horizonte e enfrenta ladeiras e trânsito pesado todos os dias. O motor 1.6 é bom, mas é subdimensionado para o peso do Focus (se sai melhor com o New Fiesta) e, assim, acaba não proporcionando a economia que se espera dele. Por isso, se sua condição for semelhante, melhor ficar com o 2.0 manual.

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  81. Estou fechando a compra de um Ford Focus Sedan 2011/2012 2.0 GLX por R$60.900,00 completo(ar digital, blutooth, etc.) em BH. Será que o preço está bom? Será que no ano que vem já saírá a nova versão do Focus que já está passando na internet?

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  82. Tambem estou decidindo se fecho a compra de Ford Focus 2011/2012. Tenho duvida se com a mudança prevista do modelo para 2012 no Brasil, o carro desvalorize acima do normal e tambem o receio de ficar com um carro com menos de 1 ano de uso, porém com um modelo antigo. Gostaria de conhecer sua opinião

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  83. Pelo que costuma ocorrer na indústria automotiva brasileira, acho pouco provável que já no próximo ano seja lançada aqui a versão já atualizada do Focus, semelhante à européia. De todas as formas, se você não tiver intenção de vender seu carro dentro de, no mínimo, 3 anos, a desvalorização não será tão absurda; ficará dentro do esperado para um modelo do segmento.

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  84. Bom dia, está sendo muito útil para minha nova aquisição os comentários supras. Gostaria de saber se realmente o Focus 1.6 GLX com abs, é realmente um boa compra depois de mais de 07 anos, guardando dinheiro e ainda tendo que aproveitar as ofertas de taxas das concessionárias, juros menores que a dos Bancos comerciais. Ressalto que meu veículo atual é um pálio 1998 1.0 modelo ED, Isto mesmo, fiquei muito tempo com o carro, para pagar minha casa. Mas estou preocupado com o mercado brasileiro e com as mudanças dos veículos para 2012, inclusive o próprio Focus. Obrigado.

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  85. logo após o carnaval fecharei compra de um focus, de fato ele e tudo de bom, ele e show,contudo ainda hoje os fucionarios das concessionárias não estão preparados a altura para apresentarem essa maquina a um possivel cliente,e não possuem nenhum na loja para test drive, sendo assim, só não fica muito dificil porque ele realmente e o cara.

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  86. Olá.

    Esse mês pela "venda direta Ford" o desconto está em 20% para compra do FOCUS SEDAN 1.6 - 16V FLEX 2011/2012, só que esse desconto só está para esse o modelo SEDAN 1.6! O 2.0 está apenas com 10 %! Conforme o vendedor tenho que solicitar a compra até essa semana (24/02/2012) para não perder o desconto, pois não garante que esse desconto estará diponivel para o próximo mês.

    Verifiquei que o melhor seria a compra do Focus 2.0, mas tenho o dobro de desconto para o modelo 1.6, como vou pagar a metate a vista e o restante pelo financiamento (Ford) em parcelas fixas e sem juro, gostaria de saber:

    * O melhor seria aproveitar o desconto de 20 % do modelo 1.6 =(FOCUS SEDAN 1.6 - 16V - FLEX 2011/2012 - GLX (ABS com CBC e EBD) na cor PRATA!

    OU

    * Comprar o modelo 2.0 com o desconto 10% (FOCUS SEDAN 2.0 - 16V - FLEX 2011/2012 - GLX (ABS com CBC e EBD) na cor PRATA!

    A diferença entre o 1.6 e 2.0 com os descontos seria de R$ 7.881,00.
    * No meu caso vale apena pagar toda essa diferença no valor total e das parcelas para comprar o 2.0?

    * Ou vale a pena aproveita o super desconto do modelo 1.6?

    Att.

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  87. O Focus 2.0 é realmente melhor. especialmente quanto ao desempenho. Mas o desconto faz valer muito a pena a versão 1.6, que se demora mais a deslanchar, tem a mesma boa dirigibilidade e espaço. Aproveite.

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  88. Qual o melhor carro Zero KM para comprar agora?????

    Focus Sedan 2.0?
    Honda City? ou
    EcoSport.

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  89. Olá! Tenho condição de pegar um desses carros via frotista, e estou em dúvida entre o ford Focus sedan 1.6 2011/2012(R$48.000), nissan Tiida sedan(R$40.000) e hatch 1.8 (R$47.000) e nissan sentra 2.0 (R$47.000). Qual desses vocês pegariam e pq???

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  90. Ha´ 18 meses adquiri´um Ford Focus hatch GLX 2011/2012.Observo reclamaçoes via internet. Sinceramente fui sorteado. Até o momento só entrei na concessionária Barra FORD/Campinho/RJ - para a revisão de 30.000Km rodados. PRETENDO TROCAR POR OUTRO - 2.0.

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  91. gostaria de comprar um focus 2013 1.6 mas qual versão,8 ou 16 válvulas?qual a diferença e em questão consumo fico.grato se algem me ajudar...

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    1. Olá!

      Bem, o Focus 1.6 2013 não tem motor com 8 válvulas. O propulsor Sigma 16v é o mesmo usado na linha New Fiesta.

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  92. Penso em comprar um Ford focus 1.6, um Fiat Bravo 1.8 e Hyundai I30. Dentre esses modelos, qual possui o menor custo de manuntenção e seguro ?

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    1. Oi, Thiago. Quanto ao custo de manutenção, Focus e Bravo estão no mesmo patamar, enquanto o i30 cobra um pouco mais do proprietário - a garantia é bem maior (5 anos), mas o custo da mão-de-obra nas autorizadas é alto e fora da rede Hyundai as peças são mais difíceis de achar e também custam mais. Quanto ao seguro, isso varia muito e seria impossível determinar aqui. O ideal é você mesmo realizar uma cotação de acordo com o seu perfil, bairro e também de acordo com a incidência de roubos de cada modelo em sua cidade. Em Belo Horizonte, por exemplo, o Bravo é mais vendido que algumas versões do Focus e isso faz o seguro ir às alturas, enquanto em Campinas ele tem vendas bem baixas e, consequentemente, valor baixo de seguro.

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  93. Se você fosse comprar um carro hoje, optaria por qual desses? E por que? Kia Cerato 1.6 manual 10/11 ou Ford Focus hatch 1.6 manual 11/12?

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  94. Bom dia, Maximiliano. Adquiri recentemente um Ford Focus 2013 - tinha um 2004 e estou super feliz com a aquisição, porém tenho uma dúvida acerca da capacidade de seu tanque de combustível. Diz o manual que ele possui capacidade para 55 litros, porém o máximo de combustível que consegui colocar foi 42 litros, com o carro quase "parando". Sempre que ele entra na reserva consigo completar com, no máximo, 35-36 litros e estou achando que tem algo errado. Não achei nada na internet sobre isso, apenas um problema semelhante de um test drive em um Ka - de 45 l. Será que vc poderia me ajudar a explicar o que está acontecendo antes de eu procurar a assistência técnica de minha cidade?! Obrigada e abraços!

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    1. Bom dia, Pri.

      Seu problema realmente é incomum. Pesquisei, assim como você, e não encontrei nenhum relato semelhante. É normal que algumas unidades saiam das linhas de montagem com pequenos defeitos ou características que prejudicam o seu funcionamento, e nem todos os defeitos são visíveis nas inspeções feitas ao término da fabricação dos veículos. Qualquer modelo de qualquer marca está sujeito a isso - com exceção, obviamente, dos modelos de altíssimo padrão de marcas como Rolls Royce, Bentley ou Pagani, feitos à mão. Outra hipótese é a de que não o tanque, mas a bomba de combustível esteja com defeito e, por isso, marque a quantidade de combustível errada e faça o ponteiro se mover de forma errada. Talvez o ideal seja que você realmente procure a assistência técnica da Ford para tentar solucionar o seu caso, mas, antes, registre fielmente o passo-a-passo do abastecimento, por vídeo ou pelo meio que preferir para mostrar aos técnicos ou, em último caso, à justiça caso tenha que entrar com alguma ação. Espero que tudo dê certo. Um abraço!

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  95. Comprarei um Focus, porém estou pesquisando e tenho um valor médio de R$ 25 mil, comprar um modelo antigo ou adquirir um modelo 2009 até 2011 investindo mais ? Na venda futura vale a pena investir mais e quais as vantagens ? parizotto.imob@gmail.com

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  96. bom porque no modelo Sedan GLX 1.6 2011 , consta no docento como I/Ford Focus FC ??? Alguém pode me ajudar pois estou com problemas para por mesmo no seguro.

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  97. Bom dia, Meu Focus é um sedan GLX 1.6 Flex 2012.
    no documento dele consta o modelo como: I/ Ford Focus FC (Flex), Alguém sabe porque? Grato!

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  98. O "I" é de Importado, pois o Focus é produzido na Argentina. "FC" significa que ele é sedan. Se fosse Hatch constaria "HC". Agora o porquê a Ford adota essa nomenclatura eu não sei...rsrs

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