terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

FIAT LINEA HLX DUALOGIC




O Fiat Linea é um paradoxo. Claro, ele não é o único no mercado nacional; na própria Fiat ele tem uma companheira, a Strada Cabine Dupla. O caso dela, que quer ser 2 coisas (automóvel e picape) e não consegue ser nenhuma, não deixa de ser curioso. E só para citar outro caso curioso, vamos nos lembrar do Honda City, o pequeno que quer ser médio.



















As contradições do Linea, porém, parecem ser um pouco mais sérias. Lançado como sedã médio, ele não foi bem aceito e se tornou pivô da discórdia entre entusiastas da Fiat – felizes e animados com o lançamento – e conhecedores do mercado – que não entendiam como um sedã derivado de um hatch pequeno um pouco anabolizado poderia ser considerado um carro médio. Depois, temendo um destino semelhante ao do Marea (que caiu no ostracismo), a Fiat lançou uma versão mais despojada e o reposicionou no mercado, o que acabou gerando resultados bem mais positivos em vendas. Mesmo assim, isso não resolveu um dos maiores dilemas que cercam o modelo: ser um carro com comprimento e distância entreeixos de sedã médio, mas com espaço interno de hatch premium e motorização com pouca tecnologia, típica de hatch médio de entrada.

Isso nos faz pensar sobre os motivos que levam uma pessoa a comprar um Linea. Sabe-se que compradores de sedãs premium ou médios levam muitíssimo em consideração pelo menos 5 aspectos: itens de série, design, desempenho, tecnologia e espaço. Mas com tantos sedãs bem definidos em sua proposta e posicionamento no mercado, qualidade reconhecida e custo x benefício semelhante (ou até melhor), por que alguém escolheria um, digamos, “Punto Sedã alongado”?

Itens de série






















Analisando pontualmente a versão mais vendida (segundo a Fiat), a HLX Dualogic, já encontramos o primeiro (bom) motivo: muitos itens de série por preço atraente. É bom lembrar que a Fiat reposicionou o Linea no mercado e isso faz com que esperemos mais de um carro de R$ 61.816,00 (com pintura metálica). E o Linea não decepciona: ar condicionado, direção hidráulica, trio elétrico (com acionamento elétricos dos vidros para as 4 portas), airbag duplo, freios a disco nas 4 rodas com ABS, rodas de alumínio, abertura interna do portamalas, CD player com MP3, volante revestido em couro com ajuste de altura e profundidade e comandos do rádio, câmbio dualogic, chave-canivete com controle para abertura de portas, vidros e portamalas, computador de bordo, piloto automático e porta-óculos. Sim, existe uma versão mais em conta (R$ 55.430,00), mas que também vem recheada: exclua da versão acima somente as rodas de alumínio, o ABS e o câmbio dualogic, essencialmente.

Design




















Também pode ser um bom chamariz para o comprador. Por ser derivado do Punto, o Linea aproveitou um pouco de suas belas linhas, mas com detalhes que imprimem identidade própria ao modelo com um resultado muito bom. Sóbrio e dinâmico ao mesmo tempo, tem cromados na quantidade e no lugar certo, e a dianteira, diferenciada em relação ao Punto, conversa muito bem com a traseira – com destaque para as lanternas, de desenho harmonioso e muito bonito. Por dentro, o Linea também agrada com bom acabamento e materiais de boa textura, além do bonito e agradável layout do painel, especialmente à noite.

Desempenho




















Outro bom motivo de compra. O ronco do motor, grave e metálico, entusiasma e chega a lembrar, em certas rotações, um Alfa 4 cilindros. É áspero, mas não incomoda. De rodar macio e construção sólida, ele filtra bem as imperfeições do asfalto e acomoda muitíssimo bem o motorista, graças às regulagens do banco e do volante (ambos em distância e altura), que, inclusive, tem ótima pega. E ele anda bem, apesar de acelerar menos que alguns concorrentes – 11,3 segundos para ir de 0 a 100 km/h e retomada de 80 a 120 km/h em 8 segundos cravados, auxiliado pelo câmbio dualogic. Mas aí começam os problemas...

Em consumo, o Linea deixa a dever: média de 5,8 km/l na cidade e de 8,2 km/l na estrada, com álcool. Além disso, o câmbio dualogic não ajuda muito em termos de comodidade no dia-a-dia. Suportar os trancos nas trocas de marchas por semanas, meses ou anos é uma coisa que requer muito amor pelo carro ou muita paciência. Querendo ou não, você olha para o câmbio e imagina que está guiando um carro automático, literalmente. Mas aí, resolve acelerar um pouco mais numa saída de sinal e... Tranco. Na estrada, se precisa ultrapassar, pisa fundo e... Tranco. Nem mesmo câmbios automáticos em carros mais antigos geravam tanto desconforto. Disse-me o vendedor que isso pode ser amenizado caso você tire o pé do pedal a cada troca de marcha, como faria com um carro com câmbio manual normal, com a única diferença de não ter que apertar um pedal de embreagem. Neste caso, porém, a proposta de conforto de um câmbio automático ou automatizado perde um pouco o sentido.

Tecnologia






















Falta de tecnologia não é um problema, se você não souber disso. Parece que é o que pensa a Fiat em relação ao Linea. Sim, os donos do carro têm um carro que roda com um propulsor 1.9 16v com bloco de ferro fundido, sem variador do comando de válvulas, de alto consumo, com potência específica mais baixa e relação entre peso e potência mais alta que a de seus concorrentes, além de uma suspensão simples; mas isso tudo eles não vêem nem sentem. Enquanto isso, contam com freios ABS, podem ter 6 airbags à disposição, equipamento de som com leitor de MP3, entrada USB e Bluetooth, navegação por GPS, sensores de estacionamento, de chuva e crepuscular – e isso tudo se vê e se sente. A máxima aplicada pela Fiat é muito lógica e faz muito bem para as vendas.

Espaço




















Neste aspecto não há como disfarçar: o Linea sofre as conseqüências de ser derivado de um carro pequeno. Mesmo comprido (4,56 m) e com entreeixos interessante (2,60 m), ele é mais estreito que seus concorrentes e tem menos espaço para a cabeça dos ocupantes do banco traseiro. Comparando-o com o Corolla, por exemplo, que tem exatamente o mesmo entreeixos, isso fica ainda mais evidente – e não deixa de ser interessante, já que o Corolla é mais baixo mas tem melhor aproveitamento interno do espaço. Mesmo na frente, onde o motorista se senta com conforto, o passageiro sofre um pouco por causa do espaço ocupado pelo console central. Quanto ao portamalas, com 500 litros declarados e articulações pantográficas (que não ocupam espaço no compartimento), não se pode reclamar do espaço: as bagagens vão bem acomodadas. Mas o vão de entrada é um pouco estreito; pais de crianças pequenas, que precisam carregar carrinhos e/ou cadeirinhas de viagem, eventualmente, podem não gostar disso.

Enfim, o Linea não é ruim. Só é pior que muitos modelos com os quais concorre. Em contrapartida, ele tem o mérito de ter atingido um público muito específico e que, surpreendentemente, é maior do que muitos poderiam supor. Um grupo de pessoas que:
- prefere VER a tecnologia do que SABER de sua existência;
- prefere QUANTIDADE à QUALIDADE;
- gosta de dirigir, mas não se preocupa muito com o conforto de quem vai junto;
- gosta da idéia de ter algo diferente dos demais (por exemplo, um carro com câmbio automatizado em vez de automático) e está disposto a arcar com as conseqüências de algum desconforto;
- não abre mão da suposta confiança em uma marca estabelecida em nosso mercado, por mais que isso possa redundar em prejuízo da qualidade.

Todos os dados de desempenho e consumo foram retirados do site Best Cars.

44 comentários:

  1. Ola maximiliano. Muito boas as suas opniões sobre os veículos. Agora, como você me fez desistir de pegar um Linea, vou te colocar uma batata quente nas mãos, rs.
    Tenho um carro de R$ 25.000,00 ( este valor é o que as concessionárias estão pagando pelo meu carro na troca por um novo ) e mais R$ 25.000,00 em dinheiro em mãos. Não estou disposto e nem posso gastar muito mais do que este valor. Meu uso do carro é mais urbano ( casa-trabalho ) e nos fins de semana percorro trechos de +- 60 a 100 Km. Viajo uma vez por ano distãncias que vão de 400 a 800 km. não quero um carro beberrão e também não posso me dar o luxo de ficar sem o carro por falta de peças ( batida, manutenção ). Na sua opnião qual o carro que você iria pegar ?
    um abração

    ResponderExcluir
  2. Bem, o Linea não é de todo ruim. Como citei na matéria, ele vem completo desde a versão de entrada, tem desempenho compatível e ótima posição de dirigir, com os revezes de ter menos espaço no banco traseiro que os concorrentes e ser beberrão. O carro que testei tinha câmbio Dualogic, mas acredito que a versão mecânica traria muito mais prazer ao dirigir (a não ser que você queira um automático mesmo). Além disso, você não me disse se precisa de espaço; então, vou considerar sedãs e hatches médios.

    Com o valor que você tem à disposição, dentre sedãs médios, dá para pegar vários modelos 0km, mas eu investiria num Toyota Corolla Flex seminovo. É um carro bastante econômico, que não dá manutenção, confortável, silencioso, espaçoso e gostoso de dirigir. Você encontra modelos até 08/08, com baixa quilometragem, por este valor. Em minha opinião, mesmo não sendo 0km, é o que apresenta mais vantagens. Outras opções seriam o Vectra Elegance (até 08/09, baixa quilometragem, com preço que varia entre 48 e 50 mil), que tem baixo custo de manutenção, mecânica confiável, ótimo desempenho e dirigibilidade, porém bebe um pouco mais; ou o Honda Civic EXL (até 08/08, baixa quilometragem, com preço que varia entre 48 e 50 mil), igualmente resistente em relação à mecânica, econômico, muitíssimo bom de dirigir e apaixonante quanto ao design externo e interno, mas com portamalas menor que os demais.

    Se fizer questão de um sedã 0km e não se importar em pegar um sedã um pouco menor, indico o Renault Symbol, que tem baixo custo de manutenção e revisões, é econômico, vem completíssimo, anda muitíssimo bem, tem um portamalas gigante e não é um carro visado, tendo seguro baixo. Mas ainda na Renault você encontra uma boa opção no Mégane Expression 1.6 16v, que tem custo fixo de revisões, um ótimo motor, bom desempenho, espaço, estabilidade e vem completo (você pode encontrar promoções que jogam o preço dele abaixo de 50 mil).

    Se não fizer questão de tanto desempenho, por que não considera a compra de uma Palio Weekend 1.4 completa? Tem espaço o suficiente, ótimo portamalas e motor econômico e de baixo custo de manutenção. Considerando ainda que, na maior parte do tempo, você usa o carro para ir trabalhar, seria bom ter um carro ágil no trânsito, e a Palio Weekend cumpre bem este papel.

    Para terminar e falando de hatches médios, recomendo que verifique a possibilidade de levar um Astra Advantage (vem completíssimo, anda muito bem, é econômico apesar do motor 2.0, tem espaço de sobra para motorista e passageiros, mecânica confiável, baixo custo de manutenção e ótima liquidez na revenda) ou um Stilo Attractive (igualmente completo, bom desempenho - ainda que menor que o do Astra -, bom espaço interno, bom portamalas para um hatch e é um carro macio e gostoso de dirigir.

    Espero não ter causado mais confusão na sua cabeça! Um abraço e boa compra!

    ResponderExcluir
  3. Pior que causou mesmo, rsrsrs, mas foi interessante, até porque é um investimento caro, pelo menos para mim. Mas olha só, dei uma andada hoje e garimpei os preços.
    Não vou comprar um usado, isso é fato. Não preciso de porta malas grandes. Carros da Renault eu descartei, não gosto do design. O Astra tb descartei pelo fato de achar o visual ja desatualizado ( mas ta com um preção).


    Sua opnião pessoal, com qual destes vc ficaria:
    obs: gostaria de gastar em torno de R$ 25 a 30.000,00.

    LINEA 1.9 16 V FLEX 4P 2009/2010
    02 airbags
    CD MP3
    metálico
    banco em couro
    roda liga leve
    tapete
    emplacamento IPVA
    protetor de carter
    R$ 55.000,00
    pagam na minha Eco R$ 25.000,00
    diferença à pagar R$ 30.000,00

    não tem: ABS, sensor estacionamento, alarme ( 400,00)

    C4 HATCH 2009/2010 1.6 GLX Flex
    metálico
    não tem banco de couro
    não tem alarme ( 700,00)
    não tem IPVA e nem emplacamento

    pagam R$ 23.200,00 na ECO
    preço do C4 R$ 57.900,00


    diferença a pagar R$ 34.700,00

    VECTRA GT 2009/2010 2.0
    metálico
    completo de tudo, roda, abs
    não tem banco em couro
    não tem IPVA e nem emplacamento

    pagam R$ 24.000,00 na eco
    valor do vectra GT R$ 58.000,00
    diferença à pagar R$ 34.000,00

    NOVO FOCUS 1.6 FLex 2010/2010 GLX

    metálico
    alarme
    abs
    02 airbag
    roda

    não tem: banco em couro
    IPVA e emplacamento

    pagam na eco R$ 25.000,00
    preço do Focus R$ 50.300,00 ( consegui desconto para funcionários da CST )
    diferença à pagar R$ 25.300,00

    Ah, e o que vc fala do Pegeut 306? ele ta custando R$ 49.900,00 e vem recheado de tecnologia. Mas ele vai sair de linha?

    Desculpe-me pelo trabalho, mas desde ja agradeço a sua opmião e me diga com qual deles ficaria. Grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Errata. Maximiliano, a Ford acabou de me ligar e me disse que não conseguirá entregar o novo ford focus 1.6 flex em março, logo perderei a reduçao de IPI. Então ele sairá pelo valor de R$ 52.300,00 e não de 50.300,00 como tinha te falado. a diferença a ser paga será de R$ 27.300,00.

    ResponderExcluir
  5. Não dá trabalho nenhum, é um prazer ajudar. Dentre todos os que você citou, fico entre o Vectra GT e o Linea, considerando que você quer comprar um carro que não dê tanta manutenção. O Linea tem um custo de manutenção bastante razoável e vem com muitos itens de série, além dos bancos em couro (que proporcionam uma sensação de conforto e bom acabamento incríveis), e seus principal problema, como já disse, é o consumo. O Vectra GT tem as vantagens de andar bem, ser mais econômico que o Linea e ter manutenção barata, e as desvantagens do pouco espaço no banco traseiro e do portamalas pequeno (mas já que você não precisa tanto, é "meno male"). O C4 tem manutenção cara demais e o Focus ainda é uma incógnita em relação a preço de manutenção e revenda, além de ser (incrivelmente) bastante beberrão. Espero que faça um bom negócio! Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Finalizando então. Me diz uma coisa, o vectra hatch GT faz menos do que 7km/l na cidade com o ar ligado quando abastecido com gasolina? E saberia me dizer quanto faz o linea nas mesmas condições?
    Uma dúvida, vc disse que o focus é "incrivelmente beberrão ", mas é o 1.6 ou o 2.0 ? Poderia tb me dizer o consumo deles nas condições expostas acima?
    Tenha um bom dia

    ResponderExcluir
  7. Olá. Bem, é bem provável que o Vectra GT tenha consumo menor que 7 km/l de gasolina na cidade mesmo com ar ligado, já que o Vectra sedã (mais pesado), com álcool, faz 6,9 km/l. O Linea também deve ter consumo um pouco melhor do que os 6,5 km/l de álcool na cidade se for abastecido com gasolina. Quanto ao Focus, a nova versão 2.0 Flex faz 7 km/l na cidade com álcool; com gasolina seu consumo é certamente menor. Quando falei sobre um Focus beberrão, fiz menção ao Focus 1.6 Flex, que faz 6,8 km/l de álcool na cidade (menos que o 2.0).

    ResponderExcluir
  8. É muito díficil fazer uma escolha, ainda mais devido a variedade de carros e características de cada um.
    Fiz um cálculo aqui, comparando a minha ecosport 2005 1.6 com o vectra Gt que pretendo " ainda " comprar. Em cada ano de uso ( média de 16.000 km ) gastarei a mais com o vectra cerca de R$ 1.200,00 reais com gasolina. Estimei a Eco fazendo 9,5 km/l e o Vectra 7,5 km/l. ( gasolina a R$ 2,65 ES ).
    Vc acha que esta justo pagar R$ 56.000,00 no Gt 2009/2010 , com abs, sensor de chuva, roda, ar digital, mecânico ? Estou passando a Eco por R$ 25.000,00

    Estou chegando a conclusão que quem faz muitas contas como eu deveria mesmo é ficar com um carro mais simples mesmo, com menos tecnologia e mais econômico. Estou com os R$ 30.000,00 nas mãos, mas estou muito inseguro, devido a grande gama de características a serem avaliadas.
    Valeu por toda atenção até aqui me dada. Independentemente de qualquer coisa, foram muito úteis e bem interessantes as suas colocações.

    ResponderExcluir
  9. Tecnologia

    Eu acho q tecnologia é muito importante, desde q ela dê resultados reais. De q adianta o Civic ter coletor de admissão variável e comando de válvulas variável se ele anda igual e consome mais q o Linea? Simples, não adianta nada. Sou completamente contra o método de avaliação das revistas q colocam notas estritamente técnicas e depois dão outra nota para o resultado real desses aspectos técnicos. Por exemplo, pra q dar nota pra motor e depois pra consumo e desempenho? O consumo e desempenho são a soma das partes e como disse são os q importam. Em informática por exemplo ninguém dá nota maior pq um computador possui uma cpu melhor q a do outro. Dão nota pro desempenho final, já q o desempenho real envolve mais um monte de coisa além do processador.

    Vc falou q o Linea tem bloco de ferro e não tem variador do comando de válvulas, mas esqueceu de mencionar q ele tem um quinto bico injetor para o sistema de partida a frio, pistões de menor massa e com saias maiores onde sofrem maior carga, e tem coletor de admissão em alumínio e coletor de escapamento tubular, com o catalisador incorporado. Além disso, o renomado TFSI da Volks por exemplo tb possui bloco de ferro fundido. A escolha do material do bloco tem razões muito mais profundas do q nós leigos em engenharia podemos perceber.

    Além disso, o Linea possui encosto de cabeça ativo qdo é equipado com os side bags, muito importante pra segurança e esse item não existe em nenhum outro carro nacional e todo mundo esquece dele.

    Espaço

    Essas suas impressões não tem nenhum dado concreto pra provar q o Linea realmente é menor q por dentro q os concorrentes. Se vc acessar o site http://www.km77.com/ poderá ver q com relação ao Corolla por exemplo, ele possui todas as medidas equivalentes ou maiores q o mesmo. Em largura do banco traseiro só se sobresaem o Focus, Mégane e Civic, o resto é td na média, afinal, não é 1 ou 2cm q vão fazer a diferença na vida real.

    Conclusão

    O Linea era minha escolha qdo fui trocar de carro no meio do ano passado, por possuir a opção de 6 air-bags e ser o mais completo e barato de todos. Negociando dá pra tirar bastante do preço dele por não estar vendendo tanto qto a Fiat queria. Porém, acabei ficando com um Fusion pois consegui quase no mesmo preço por estar em desova pra chegada do modelo novo na época. E lógico, o Fusion sendo de uma categoria superior não tem o q comparar. Portanto, acho o Linea uma opção plenamente válida pra quem tá procurando um sedã médio, mas se alguém escolher um Focus ou um Sentra por exemplo vou entender perfeitamente.

    ResponderExcluir
  10. Maximiliano,

    Permita-me discordar de alguns pontos colocado por vc nesse post. Respeito sua pinião mas discordo em alguns pontos, conforme discorro abaixo:

    Itens de Série

    Acho q nós dois concordamos nesse ponto, O Linea é um carro completo e possui alguns diferenciais como o Blue&Me, o navegador GPS (q, apesar de não muito prático, continua sendo útil), cortina traseira contra-sol e o pacote de air-bags laterais. Não sei da onde vc tirou q o HLX dualogic é o mais vendido. A última vez q tive notícia sobre isso era q a Absolute correspondia a 60% da vendas, coisa q consigo constatar nas ruas. Talvez com a abertura pra vendas pra taxistas isso tenha mudado, mas até onde sei era essa a informação q eu tinha.

    Design

    Bom, esse é um item bastante subjetivo, mas na minha opinião esse é o sedã nacional mais bonito. Na minha opinião os italianos sempre se destacaram nesse campo, e apesar de não ter sido desenhado pelo Giugiaro como o Punto, o Fiat Style Centre foi feliz na adaptação pra sedã do desenho do hatch.

    Desempenho

    Com relação ao manual vou concordar que o Linea fica um pouco atrás dos concorrentes com relação a desempenho, mas nada gritante e que venha a ser decisivo. Chegar na esquina 1s depois dos outros não vai me fazer desistir de comprar um carro. Porém, a diferença de desempenho entre o Linea manual e o dualogic é bem menor q dos outros carros com conversor de torque. Então se vc pegar o Linea manual ele fica devendo um pouco com relação aos outros manuais, mas já nos automáticos ele fica na média. Todos os sedãs médios giram na casa dos 12s de 0 a 100, só o Focus, Pallas e o Sentra, por serem 2.0, se destacam um pouco dos outros nessa prova. No entanto, se formos comparar com os japoneses queridinhos dos brasileiros o Linea dualogic não faz feio de jeito nenhum.

    Qto ao consumo, nos primeiros testes do Linea ele marcou 7km/l com álcool tanto na 4R qto na AutoEsporte, sendo q até mesmo o Focus monocombustível marcava cerca de 8km/l com gasolina e o Civic e Pallas marcavam 5km/l qdo usavam álcool. Nunca ouvi falar de reclamações desse tipo dos donos do Linea e qdo peguei um Absolute alugado uma vez marquei 7.2km/l rodando somente em perímetro urbano, o q eu achei razoável.

    Com relação ao câmbio, vc sequer mencionou q por ser um manual robotizado, ele é mais eficiente q um conversor de torque na trasmissão da potência pra rodas e por isso ajuda sim no consumo, além de não ficar patinando nas retomadas. Qto aos trancos, é verdade q eles existem, mas realmente não achei nada do outro mundo e são plenamente aceitáveis. Isso quem tá falando é uma pessoa q tem 3 carros com conversor de torque em casa no momento (Ford meu e um Volvo e um Honda do meu pai).

    Ah, e esses dados de desempenho do BCWS são todos feitos por simulador, não são testes reais, por isso não levo em consideração. O site é muito bom no resto, mas teste por simulador realmente não dá.

    ResponderExcluir
  11. Vamos por partes.

    VENDAS

    Todas as informações que colho vêm de publicações especializadas, sites e das próprias concessionárias que visito para fazer os test-drives. Antes de escrever um texto, faço uma pesquisa extensa para chegar a determinado resultado. Além do mais, não se pode avaliar a vendagem de uma determinada versão baseado no que você vê em sua cidade. O Brasil é muito extenso e existem mercados e públicos-alvo diferentes em cada cidade, em cada região.

    DESEMPENHO

    Compradores de sedãs automáticos ou automatizados não estão muito preocupados com desempenho, é fato. Porém, mesmo não sendo algo importante para você, alguns consideram dados de desempenho essenciais em sua escolha. De qualquer forma, se formos analisar o principal aspecto julgado por compradores de carros automáticos, que é o conforto (segundo pesquisas), não dá para negar que o Linea oferece muito menos justamente por causa dos trancos. Aqui, não cabe comparar um Linea Dualogic com um Linea manual, mas sim, um Linea Dualogic com outro carro realmente automático. Os trancos podem não ser incômodos para você, mas eles existem e incomodam pessoas acostumadas com carros que não dão trancos.

    TECNOLOGIA

    A própria reportagem deixa claro que as pessoas que compram o Linea não estão muito preocupadas com tecnologia. Exista ou não exista, o que conta na hora da escolha são os itens de série, as coisas que o consumidor vê.

    ESPAÇO

    Meu critério foi bastante simples: eu tenho 1,90 m de altura e entro em todos os carros, na frente e atrás, checando todas as regulagens do banco dianteiro (e traseiro, se existir), além da acessibilidade, da abertura de portas e da inclinação do encosto traseiro. Não dá para comparar; o Linea é mais desconfortável que o Corolla, ponto. O acesso é pior, há menos espaço para a cabeça e ele é mais estreito.

    CONCLUSÃO

    Também na própria reportagem afirmo que o Linea não é ruim e justamente por isso tem conquistado mais compradores a cada dia. Porém, você mesmo escolheu outro carro e disse que entenderia se alguém escolhesse um Focus ou um Sentra - sinal de que, como ficou claro na matéria, existem sedãs melhores. Cada pessoa tem considerações específicas na hora de escolher seu carro; não se pode considerar sua opinião como única e definitiva.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  12. Bom Maximiliano, acho q vc poderia colocar as fontes desses dados já q vc disse q pesquisa. Tb achei sua afirmação sobre a falta de tecnologia do Linea superficial demais. E tb não quiz dizer q o Focus e o Sentra são melhores q o Linea de maneira nenhuma, mas sim q são tão bons qto.
    []s

    ResponderExcluir
  13. Já disse. As informações que colho vêm da Internet (sites especializados e das próprias marcas, sites especializados em mecânica automotiva), publicações especializadas e concessionárias. As únicas fontes que me esqueci de citar são as assessorias de imprensa das marcas.

    ResponderExcluir
  14. AO AMIGO DA ECOSPORT:

    Perdão pela demora, me esqueci de responder seu último comentário. É realmente difícil fazer uma escolha baseado na grande quantidade de opções que se tem, mas acredito que a melhor fórmula para chegar a uma decisão é colocar na balança todas as suas prioridades e comparar com as qualidades de cada um. Uma coisa é fato: você pode não encontrar um carro deste valor que lhe proporcione a mesma economia em termos de consumo e manutenção que você tinha com o EcoSport, porque serão carros de segmentos, tamanhos e desempenhos diferentes. Acredito que o Vectra GT é uma boa escolha não porque é o melhor dentre os hatches médios, mas porque tem boa relação entre custo x itens de série, um motor antiquado porém relativamente econômico e de fácil manutenção e ainda ser bastante querido pelo mercado de usados. Em todo caso, se você não se sentir à vontade para levar o GT, por que não considera o Vectra sedã mesmo? Existe uma versão mais barata que este GT que você está pegando e talvez você se sinta melhor analisando o que ele tem para lhe oferecer. Tenho certeza de que seria um bom carro para você, por um custo menor. Um abraço!

    ResponderExcluir
  15. Prezado Maximiliano, discutir carro sempre é motivo de muita polêmica, não é mesmo. Por mais objetiva que se tente fazer a discussão, com estatísticas e números, há sempre um amplo espaço para fatores que os números não têm como argumentar. Bem, concordo com você em muita coisa sobre a comparação do inea com seus concorrentes. Não há como contestar certos números. Entretanto, o Linea, como outros automóveis, atraem um tipo de pessoa que nada tem a ver com os compradores, por exemplo, do Honda Civic. Sem nenhum demérito, o Civic é um excelente carro. Mas um comprador de Linea valoriza outras questões. Uma delas sem dúvida e ter um bom carro, seguro, bonito, porém discreto. O comprador de um Civic, penso eu, não deseja passar incógnito pelas ruas (se bem que hoje há tantos Civics nas ruas que já não chama atenção andar em um).
    O comprador do Linea deseja um caro com ótimo custo-benefício. Descupe-me se discordo, mas na sua categoria não vejo nenhum com relação tão boa. É o mais equipado entre os sedans médios com preço mais em conta que Corolla, Civic e Focus. Aliás, estes três, com todos os louvores, são absurdamente caros e certamente quem os compra não se importa em pagar muito por carros que possuem equivalentes mais em conta. Vê ? São públicos diferentes.
    Por fim, como já ressaltou alguém neste blog, o comprador de um Linea não se importa em chegar um segundo depois que o comprador de um Civic, Focus, Corolla, Sentra ou Mégane, em um sinal de tênsito fechado. POr outro lado, ter dois ou três centímetros a menos na largura do carro que seus concorrentes pode não ser importante para quem acha que conforto mesmo é não ser obrigado a fazer grande deslocamentos dentro de um carro e, portanto, ficar muito tempo em seu interior.O que isto importa ? Quem dirige a 5.500 rpm ? Acredito que o comprador de um Linea é um pessoa que, sem abrir mão de tecnologia (não precisa ser a última), da segurança, da beleza (não precisa ser o mais bonito) e do conforto é uma pessoa prática que quer a melhor relação custo-benefício. É isso! Pra que vou pagar mais oito, dez, doze mil por um carro que faz um segundo mais rápido um percurso em uma rotação de motor que não pretendo utilizar ? Ou tem dois ou três centimetros a mais na largura ?
    Claro que minhas ponderações são subjetivas, mas no fundo é assim que escolhemos os nossos carros. Haverá aqueles que acham que vale a pena pagar pelo último avanço tecnológico incorporado ao automóvel,mesmo que isto seja um ganho na margem de utilidade.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Concordo. E ainda assim, para aqueles que precisam (ou querem) mais largura, talvez um pouco mais de tecnologia (por mais inócua que seja sua atuação no dia-a-dia) ou até melhor desempenho, existe o Sentra e talvez o Cerato para atendê-los. De todas as formas, o Linea apresenta realmente ótima relação entre custo e benefício e os que não se importam com certos aspectos subjetivos na análise de um carro certamente estão felicíssimos com seus Fiats. Um abraço e obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  17. Olá Maximiliano;
    Gostaria de sua ajuda: Preciso comprar um veículo Automático, de preferencia Sedã. Vou usar a Isenção do IPI e do ICMS (portadores de doenças ou necessidades especiais. Gostaria que me indicasse um veículo, ja olhei o Linea HLX 1.9, a Ecosport 2.0 Freestyle, o Corola XLI, o Honda City EX. Mas não sei qual deles adquirir, confesseo que fiquei mais interessado no Linea, por seus acessórios e tudo mais, mas esposa diz que tudo munda fala que ele da muito problema. Como tenho direito aos desconto de IPI e ICMS posso gastar no máximo 50.000,00 na aquisição do veículo ja que o desconto gira em torno de 34,5% do valor do carro na fabrica. Talvez possa me indicar outro veículo além dos que ja citei. Desde já agradeço. Sandro

    ResponderExcluir
  18. Olá, anônimo.

    Dos que você citou, realmente o Linea é mais vantajoso por ter mais itens de série e, no final das contas, um custo X benefício melhor. O EcoSport, para mim, é a pior das opções, porque além de ter acabamento pior que os demais (talvez só se assemelhando ao City), tem o menor portamalas. O Corolla talvez seja a escolha mais confiável, porque tem um histórico admirável de resistência mecânica; porém, é o que vem menos equipado. E o City é um carro muito desonesto pelo que custa: há outros sedãs maiores, mais bem acabados, mais potentes e mais bem equipados que ele pelo mesmo preço.

    Como você quer um sedã, sugiro a você que dê uma olhada nos seguintes modelos, que custam entre R$ 60 e 70 mil nos sites oficiais e, com o desconto, terão preços aplicados menores que R$ 50 mil:
    - Citroën C4 Pallas;
    - Ford Focus Sedan;
    - Kia Cerato;
    - Nissan Sentra.

    Outras sugestões que eu lhe dou, caso queira olhar outras categorias de carro, são as seguintes:
    - Nissan Livina ou Grand Livina;
    - Honda Fit;
    - VW SpaceFox i-Motion (nova);
    - Fiat Idea Dualogic (nova);
    - Citroën AirCross.

    São todos minivans ou peruas que podem lhe atender bem porque têm bom espaço interno, são bem acabados e bem equipados.

    Boa escolha e boa compra!

    ResponderExcluir
  19. Maximiliano,
    Noto que o Polo Sedan em nenhum momento entrou na relaçao de confronto com os carros citados. Tem alguma razao especifica? Tenho um Polo Imotion que, pelo nivel de acabamento e de opcionais se assemelha aos citados carros na faixa de 50 a 60 mil, com uma vantagem efetiva para a economia de consumo, a riqueza de detalhes e atrativos, extremo conforto na rodagem urbana e nivel de ruidos interno muito baiso em altas rotaçoes (vc pode ouvir musica tranquilamente a 120/h em uma autoestrada. Posso contar com seu comentario, por favor?

    ResponderExcluir
  20. Olá.

    Acho que o Polo Sedan não é um carro que possa concorrer diretamente com um sedã médio, a não ser pelo preço. E isso, em minha opinião, só prova que ele é caro demais pelo que oferece. Ser bem acabado e confortável não é suficiente para custar o que ele custa. Por este motivo, recomendei carros médios ou de outra categoria nesta faixa de preço, porque o custo x benefício dos carros que citei costuma ser bem melhor que o do Polo Sedan. Finalmente, mesmo apesar do preço alto, o Polo Sedan deveria concorrer com sedãs do mesmo porte dele - há, inclusive, uma matéria no blog sobre esses sedãs (Sedãs Pequenos Premium). Um abraço!

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde Maximiliano.

    Também me encontro am uma grande dúvida. Gostaria de sua opnião.

    Tenho um Stilo 2004 1.816V completão. Sou casado e tenho uma filhinha de 3 meses, por isso nosso stilo ficou pequeno para nossa família. Minha mulher utiliza o carro no dia a dia (trabalho, mercado etc), já que tenho outro carro para trabalho, e viajamos pelo menos uma vez por mês distâncias entre 1000 e 1500 Km no total da viagem. tinha certo preconceito com a Fiat, porém, após a compra do Stilo fiquei muito satisfeito, é um belo carro.
    Tenho duas opções dentro do valor que possuo para a troca:
    - Honda City DX 2011 (zero Km)
    - Fiat Linea 2010 com 3.000Km

    Mesmo valor de troca.
    Estou com algumas dúvidas já que meus amigos falam cada um uma coisa e têm gerado mais dúvida ainda.

    Qual sua opnião???

    Obrigado

    ResponderExcluir
  22. Olá, anônimo.

    A melhor escolha para você vai depender de suas prioridades além do espaço. Considerando que sua família não é grande e você só precisa (presumo) levar sua filhinha, o Linea, apesar de ter menos espaço interno que o City, não seria uma má opção, especialmente porque ambos têm praticamente o mesmo espaço no portamalas (500 litros no Linea e 506 no City). Porém, cada um deles apresenta vantagens e desvantagens que gostaria de pontuar.

    O Linea é um carro muito estável, tem ótima ergonomia e ótima posição de dirigir, além de ter uma cabine aparentemente mais requintada. De série, o Linea também vem muito bem equipado desde a versão de entrada, inclusive com airbag duplo e ABS - e nisso ele ganha do City. Você também vai ter mais torque à disposição, o que não se traduz necessariamente em mais desempenho na cidade ou vazio, mas na estrada você vai se sentir bem mais seguro em ultrapassagens com o carro cheio, por exemplo. Ele também é um carro muito bem montado e bastante equilibrado no geral, o que lhe deixará bem satisfeito. Talvez suas principais preocupações sejam o consumo, que se não é absurdo, é certamente maior que o do City, e a liquidez, que se não é ruim para o Fiat, é ainda melhor para o City.

    Já o modelo da Honda tem como principais vantagens a agilidade na cidade (porque é menor e tem um motor bastante elástico, ainda que pequeno), o consumo geral, o espaço interno, a confiabilidade mecânica e a liquidez. Suas principais desvantagens estão justamente naquilo em que o Linea se destaca mais, que é a lista de equipamentos de série, a eficiência na estrada quando cheio e a sensação de requinte.

    Espero que tenha ajudado. Boa compra!

    ResponderExcluir
  23. Aliás, gostaria de fazer uma correção: o Linea LX não vem com ABS de série; o equipamento é opcional, sendo incluído de série somente a partir da HLX.

    ResponderExcluir
  24. Obrigado Maximiliano,

    Esqueci de comentar que o Linea é HLX.

    Estou com uma tendência a comprar o Linea, com certeza suas considerações me ajudam a tomar a decisão.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  25. estou muito interessado na compra de um linea absolute.Fiz test drive.estou na duvida entre o linea e o c4 hatch.Na minha opinião o calcanhar de aquiles é o cambio(automatizadoxautomático).Esta diferenca do cambio é muito significativa quanto ao uso e a manutenção? Luciano

    ResponderExcluir
  26. Olá
    Maximiliano que mé diz do Nissan Tiida Sl Flex, 2009/2010, é um bom carro.

    ResponderExcluir
  27. Oi, Italo.

    Sim, é um ótimo carro. Tem bastante espaço interno, o portamalas pode aumentar com o recuo do banco traseiro, tem ótimo desempenho, boa dirigibilidade e muitos equipamentos. Somente as revisões são um pouco caras, e as peças costumam custar um pouco mais que a média do mercado. Mas, sendo um carro resistente, também tende a quebrar menos.

    ResponderExcluir
  28. Sou proprietario de um linea hlx.Vejo muitas opiniões sobre o carro e sinto que muitos falam sem conhecer. Em primeiro lugar testei o corolla antes de comprar o linea e o espaço no banco de tras deixa a desejar para tres adultos.Experimente ver o linea de perto.Itens de serie pelo preço ofertado so o linea tem. Não vai encontrar corolla ou civic zero com o preço do linea.O valor divulgado na internet não é o valor final de venda, portanto recomendo negociar pois o valor de tabela tem grande redução na pratica.

    ResponderExcluir
  29. OLA,
    MAXIMILIANO SAO OTIMAS AS SUAS OPINIOES, POREM
    me permita concordar e discordar
    eu penso em compar um polo sedan i motion com volante multifuncional com baixo km no final do ano.
    muitos consideram o polo acima da media, os pontos fracos sao os ruidos, a suspensao e o espaço, o ponto fundamental o preço eh o que pega... talvez nao pegue tanto para quem como eu pensa em compra-lo usado.
    jah tive ofertas de 43500 com 12500km 2010 realmente o polo eh caro pelo que oferece, concordo que o focus eh uma opçao melhor e talvez o city.. agora eu acho que vc esqueceu alguns pontos ao recomendar o cerato.
    pagar 1300 R$ por um escapamento e aguardar dois meses por uma peça, tabelamento inexistente, revisoes caras, rede autorizada pequena, revenda questionavel, etc fazem do cerato tambem caro ao final das contas.. o focus como vc mesmo disse eh beberrao, o nissan um pouco esquisito na minha opiniao.
    Concordo que o polo tem preço de sedan medio com caracteristica de sedan compacto, mais eh o preço da marca assim como quem compra um tenis NIKE. Porem o polo nao eh apenas uma marca mais tambem um senhor carro, dificil ver alguem insatisfeito, o fato do polo vender pouco eh sim devido ao seu valor alto, porem quem compra dificilmente se arrepende dos reais a mais gastos, e no final das contas se o que importa eh cliente satisfeito acho que o polo tem vida longa, na europa o novo polo foi considerado a melhor compra logico que os preços la sao diferentes nas comparaçoes.
    eh uma pena que a Volks nao queira popularizar o polo em detrimento de afetar seus outros carros gol voyage,fox, abaixar o preço do polo eh abaixar necessariamente os preços dos outros queridinhos campeoes de venda e em time que esta ganhando nao se mexe. o polo entao eh insuflado e forçado a concorrer com quem e melhor, no custo beneficio, mais acho que no mercado de usados ele ganha força pois pesa menos garantia de fabrica, pesa mais confiabilidade, valor de revenda, para quem compra e vende, dificil ver polo encalhado, peça barata, consumo bom, pouca manutençao etc.
    Neste aspecto o polo começa a deixar o cerato e o focus para tras.
    logicamente recomendar o polo zero km hoje em dia eh muito dificil mais ele ainda eh uma opçao em alguns casos como no meu.. no fim o polo realmente morrera aos poucos pois eh caro demais para um sedan compacto e fraco para um sedan medio, cabera a dona voks continuar se apegando ao status do carro e aos seus devotos fieis para continuar emplacando alguma venda razoavel

    ResponderExcluir
  30. De tudo visto só não concordo com o espaço no Corolla. Pô maximiliano eu tb sou alto, 1,88m e me sinto no corolla como se estivesse no palio. Tenho um vectra Elegance e para mim é um ótimo carro. Essa semana comprei um Linea HLX 0 km 11/11 para a mulher, preço muito bom. O corolla pode até ter mais espaço no banco traseiro mas para o motorista o Linea (ainda mais o vectra) é bem melhor. Idem para o civic que quando comprei o vectra estava sendo lançado e não comprei pela falta de espaço.

    Como curiosidade nos EUA os carros são medidos pelo espaço interno e Civic e Corolla são considerados compactos. Cruze, Sentra e novo Jetta são considerados médios. Linea não vende por la.

    ResponderExcluir
  31. gostaria de saber se vale a pena comprar um linea 1.9 16v, já que provavelmente este motor deixará de existir. Tenho dúvida entre línea dualogic e vectra sd 2.0 8v automático.

    ResponderExcluir
  32. Anônimo, o Linea já não traz mais o motor 1.9 16v. Hoje ele é empurrado pelo E.torQ 1.8 16v (mesmo de Punto, Idea e Bravo), que gera até 132 cv com álcool. Quanto à dúvida entre Vectra e Linea: no Chevrolet você encontrará mais espaço (interno e porta-malas), mais facilidade de manutenção e maior liquidez na revenda. Já o Linea tem melhor acabamento e mais equipamentos. Cabe a você decidir o que prioriza mais. Boa compra!

    ResponderExcluir
  33. OLA BOM DIA.
    FIQUEI INTERESSADO PELO LINEA 1.9 TAMBEM.MEU UNICO RECEIO E QUE E CAMBIO DUALOGIC.GOSTARIA DE SABER SE ESSE CAMBIO TEM DADO MUITOS PROBLEMAS OU NAO?E TAMBEM SE O REPARO DO MESMO E FACIL,CARA ETC...


    OBRIGADO

    ResponderExcluir
  34. Jamais compre um veículo com cambio dualogic, eu tenho um linea, ja foi 17 vezes a concessionária e nada é resolvido, o cambio é um lixo.
    Veja mais no site Reclameaqui.

    ResponderExcluir
  35. eu tenho o carro, ano 2010 versao Absolute DuaLogic, nao tenho do que reclamar, o carro n tem barulhos, é macio sem perder o compromisso com o controle do veículo, o cambio NAO da nenhum tranco (talvez muitos falam do cambio do Linea como se fosse o do Stilo, e ai cabe uma ressalva, pois ambos nao sao iguais e a central de comando do cambio do Linea tem calibragem diferente e poder de processamento maior tanto que nao tem como introduzir os msmos parametros para a central do Stilo pq ele foi o primeiro a sair com essa cambio e por isso o cambio tem hardware mais antigo que os cambios que equipam Linea e Idea, portanto nao generalizem o cambio Dualogic como se ele fosse igual em tdos os modelos), o carro e espacoso p mim q tenho 1.92 de altura, gostoso de dirigir e olha q eu rodo muito com ele na cidade, é completo de verdade e ainda de quebra tem ar cond. digital (algo que nem msmo o new civic oferecia na epoca), as peças sao relativamente baratas e facil encontrar (compre um Ceratto e verá o que é preço de manutençào e dificuldade em encontrar peças...sem querer desmerecer o carro que é muito tb), o unico problema do Linea e o consumo msmo, 4.7km/L com etanol na cidade e ar ligado e 7.5 km/l com gasolina e ar ligado, se for ver o preco do combustivel por km rodado, e melhor rodar com etanol até a faixa dos R$1.70 VS R$2.60 da gasolina!
    Sorte ou azar????
    Eu nao sei...eu n tenho do q reclamar do meu Linea, tirando consumo!
    Sei que os primeiros tinham problemas no cambio, como o meu ja é 2010, entao acho que me livrei dessa, mas problemas tdo carro tem, imagine entao quem tem um C4 Pallas e de repente se ve com o cambio em modo de seguranca travado em 3 marcha apenas...isso sim é de dar medo!

    ResponderExcluir
  36. QUERO COMPRAR UM CARRO,MAIS QUERO DAR 25 MIL DE ENTRADA E FINANCIAR O RESTANTE EM 24 MESES APENAS, MAS QUERO UM CARRO Q SEJA BOM PRA LONGAS VIAGENS, QUE SEJA ECONOMICO TENHA BAIXA MANUTENÇAO E SEGURO BARATO, EXISTE ESTE CARRO? QUE CARRO DEVO COMPRAR? AH E QUE TENHA MUITO ESPAÇO TBM E QUE A PRESTAÇAO FIQUE NO MINIMO UNS 500 A 7OO REAIS

    ResponderExcluir
  37. bom, li alguns comentarios. conclusao.. eu comprei a 3 dias um fiat linea hlx 1.9 dualogic , meu carro anterior é palio elx 1.8 dualogic, bom meu palio é 2009 modelo 2010 e o linea que comprei é 10/10 com 30 mil km, meu palio estava com 75 mil km, conclusao.. fiz um otimo negocio pois pagaram um preço medio bom que as concessionarias pagam e o preço do linea estava abaixo 2500 reais da tabela. ou seja somei + 2500 no preço que eles pagaram no meu carro, conclusao fiz um otimo negocio, pois sou fã da fiat e eu queria um carro sedã que desse mas status ( nao cara de pupular como o palio). O linea 1.9 16v com 132cv e 18.1 kilo de torque o palio abastecido com o alcool tambem tinha 18 kilo de torque, nao sentirei falta no motor e vou levar um carro maior, espaçoso e que nao fica com cara de popular. estive olhando outros sedas mas as revendas sempre falava mal do cambio dualogic, e eu como disse que sou fã da fiat achei viavel comprar um linea, visando que todo, todo carro mesmo as concessonarias acham uma desculpa para desvalorizar o seu carro seja ele nacional importado, bem aceito ou mal aceito no mercado. Sempre cuidei dos meus carros pois sou chato, detalhista com perfeiçao no carro, meu palio esta lindo mas como disse queria um carro que chamasse mas a atençao, tipo olhao para o palio pode ser 1.8 dualogic etc etc etc mas continua sendo Palio, e quem ve um linea ainda mas os mesu carro sempre perfeito, limpo,, encerado mostra que é um exelente carro. e o preço do seguro ficou mas barato do que do palio (3600) ficou em 3400 nao é a diferença mas ja é alguma coisa!!! meu perfil nao é faixa de risco abaixo dos 25 anos!!!

    ResponderExcluir
  38. Estou tentando saber a medida std do cilindro do motor palioto 16 válvula elx, ano 2004 e não estou conseguindo, diante como poço saber a medida std deste moto para compra de material?
    Bento Pedro Martins, e-mail: -abento.pedro2@gmail.com ou twitter.com/AbentoPedro

    ResponderExcluir
  39. Tenho um Linea Absolute Duallogic, e digo que os trancos na troca de marcha não são tão fortes como o autor disse, são os mesmos ou menores do que em carros com cambio manual. Saí de um Citroen C5 para o Linea, claro que a sensação foi de mudar para um fusca mas acabei me acostumando e gostando das respostas mais rápidas do conjunto cambio/motor e principalmente do consumo. Faço facilmente 10.8km/l na cidade com gasolina comum e 11 a 12km/l com pódium.

    ResponderExcluir
  40. Eu tenho o meu linea e gosto bastante de passear com ele, me sinto dirigindo num carro bonito, estiloso e confortável.

    ResponderExcluir
  41. Bom dia !!! Moro no Rio de Janeiro e esta pesquisando e encontrei um linea hlx 1.9 16v oo carro está lindo,e o dono quer 23,800 mais da pra cair mais oq eu gostaria de saber e com relação a manutenção!!! nao estou encontrando muita coisa sobre,alguém poderia me dar uma luz sobre isso ???
    *manutenção
    *seguro
    *se é muito visado (roubo)
    desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  42. Bom dia !!! Moro no Rio de Janeiro e esta pesquisando e encontrei um linea hlx 1.9 16v manual o carro está lindo,e o dono quer 23,800 mais da pra cair mais oq eu gostaria de saber com relação a manutenção!!! se e muito cara se tem algum problema cronico,se quebra muito,se aceita gnv 3 geração, nao estou encontrando muita coisa sobre,alguém poderia me dar uma luz sobre isso ???
    *manutenção
    *seguro
    *se é muito visado (roubo)
    desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  43. Olá, muito legal esta sua matéria e o esclarecimento das dúvidas. Comprei há duas semanas um Linea LX completo, 2010. Não enchi o tanque ainda, mas percebo q peguei um carro q vai me fazer gastar muito com gasolina. Quando é entra na reserva, paro no posto e boto 50 reais, 24hs depois, entra de novo na reserva, só por aí acredito que o bicho bebe exagerado. O carro é bom, confortável, elegante, mas o consumo incomoda, pois gastar 50 contos por dia de gasolina (isso se não aproveitar a reserva) é muito caro.

    O que acha ?

    Obrigado !

    ResponderExcluir
  44. Ótimo veículo, tenho um Linea 1.9 2010 e não troco por nada!

    ResponderExcluir