quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

NA PONTA DO LÁPIS


Volkswagen Fox

Se fôssemos separar os consumidores de carros por categorias, acredito que seria possível estabelecer pelo menos 3: a dos que compram por diversão (analisam desempenho, dirigibilidade e design, às vezes preferindo um usado mais equipado e potente), a dos que compram pensando em investimento (o que importa é o valor de compra, a liquidez e a desvalorização, e por isso geralmente compram carros queridos pelo mercado) e a dos que compram por necessidade (seus critérios são custo x benefício, consumo e custo de manutenção, pouco importando beleza e desempenho).


Chevrolet Agile

Claro, é muito difícil encontrar alguém que se encaixe somente numa categoria; mesmo tendendo a esta, sempre temos algo daquela. Mas é interessante notar que a maioria dos consumidores brasileiros, não importa em que categoria se encaixem, sempre denotam preocupação com o custo de manutenção. Afinal, nossa realidade financeira não é semelhante à européia, nenhum brasileiro gosta de jogar dinheiro fora e não há experiência pior (para o bolso, principalmente) do que descobrir que você adquiriu um carro-problema.

Pensando nisso, o Racionauto propõe (por sugestão do "racionauta" Fábio dos Reis) um comparativo diferente. Juntos aqui estão 7 modelos que concorrem no segmento de hatches pequenos “semi-premium”, digamos assim: Chevrolet Agile 1.4, novo VW Fox 1.6, Ford Fiesta Hatch 1.6, Fiat Punto 1.4, Citroën C3 1.4, Renault Sandero 1.6 8v e – na falta de um representante de iguais medidas – Peugeot 207 1.4. As versões de acabamento foram desconsideradas, já que os valores são iguais para modelos básicos ou completos. O desafio é estabelecer, com base em dados fornecidos por concessionárias da Grande São Paulo, um quadro dos gastos com a manutenção de cada um deles e, assim, tentar encontrar um vencedor.


Citroën C3

Quando alguém compra um carro zerinho, uma das primeiras coisas que lhe vem à cabeça é o custo de revisões. Bom é saber que você pode andar bastante sem se preocupar, mas ruim na mesma medida é saber que isso pode ter um custo alto ao final de um período de tempo ou de certa distância percorrida. Neste caso, o Renault Sandero acaba saindo na frente, cobrando apenas R$ 642,00 para as 3 primeiras revisões, realizadas com 10, 20 e 30 mil quilômetros. Já em segundo lugar, pelo valor das revisões, ficaria o Ford Fiesta – R$ 672,00. O problema é que estas podem ocorrer muito cedo, já que a Ford obriga o consumidor a trazer seu carro na oficina OU aos 10 mil quilômetros OU aos 6 meses de uso, o que chegar primeiro – mesma recomendação, aliás, da Chevrolet e da VW. Em terceiro lugar fica o 207, com R$ 864,00 de custo total para as 3 primeiras revisões. Em seguida temos o Fiat Punto (R$ 948,00) e o Citroën C3 (R$ 1.185,00, quase o dobro do custo de revisões do Renault), com vantagem ainda maior para o Fiat pelo grande intervalo entre revisões (15, 30 e 45 mil quilômetros).


Ford Fiesta

E quanto ao Agile e ao Fox? Bem, a VW simplesmente assume que os valores de revisões não são fixos e, por isso, cada concessionária adota a política de preços que lhe parecer melhor. Ainda assim, consegui o valor de R$ 165,00 (somente abaixo de Peugeot e Citroën) para a primeira revisão do Fox 1.6, que deve acontecer aos 10 mil km ou 6 meses. Já o caso do Agile foi mais curioso. Depois de visitar 4 concessionárias e ligar para outras 7 em vão, cheguei à conclusão que a GM considera o valor das revisões do Agile um segredo que só deve ser revelado a quem o comprar. Numa das lojas, inclusive, a atendente estranhou meu pedido a ponto de dizer que chamaria o gerente para conversar comigo. Dispensei. A única pessoa que se dispôs a me dar alguma informação foi um dos mecânicos de uma concessionária no Ipiranga: disse ele o custo é, geralmente, de R$ 110,00 a R$ 140,00. Muito impreciso.

Peugeot 207

Porém, nem só de revisões vive um carro. Mesmo o mais resistente deles pode ter algum probleminha, talvez sofrer os males de ser abastecido com combustível adulterado, ou ter um amortecedor danificado por um buraco na via ou ainda sofrer desgaste precoce de pastilhas de freio – sem falar nos pequenos acidentes de trânsito. Assim, cotando o preço de uma cesta de peças com 6 itens (farol, pára-choque traseiro, retrovisor esquerdo, jogo de velas, amortecedor dianteiro e jogo de pastilhas de freio dianteiras) para cada modelo, descobrimos ainda mais surpresas.

A primeira delas ficou por conta do novo Fox. Recém lançado e ainda sem tabela de preços de peças novas, ficou muito difícil conseguir um valor total para a cesta dele. Mas os preços obtidos de peças comuns aos modelos antigo e novo – amortecedor, velas e pastilhas de freio – revelaram que não importa quanto tempo um modelo permaneça no mercado; nem sempre suas peças adquirem preços acessíveis. O amortecedor mais caro foi o dele (R$ 273,70), bem como o jogo de velas (R$ 85,68). Dá medo pensar que o novo pára-choque traseiro, um retrovisor maior e com pisca integrado, e ainda os faróis novos e maiores, podem acabar chegando com preços mais altos do que os praticados hoje.


Fiat Punto

Boa notícia: o carro com preços secretos de revisões se mostrou extremamente frugal em relação ao valor de sua cesta básica, obtendo o primeiro lugar dentre todos: R$ 1.139,91 (farol, pára-choque traseiro, retrovisor e pastilhas de freio mais baratas). Em seguida, com preço um pouco superior mas ainda em patamar semelhante, vem o Punto, com valor total de peças de R$ 1.372,00. Daí pra frente o negócio desembesta, com valores que superam os R$ 1.600: Peugeot 207 (R$ 1.616,00), Renault Sandero (R$ 1.635,44), Ford Fiesta (R$ 1.722,00) e Citroën C3 (R$ 1.788,00).

Mas o que surpreende – de maneira positiva ou negativa – não é necessariamente o valor total da cesta, mas o valor separado de algumas peças. É elogiável o valor de R$ 100,00 pelo jogo de pastilhas de freio do Agile (embora o consultor tenha afirmado serem as mesmas do Celta), bem como os poucos R$ 49,76 pelo jogo de velas do C3 e os R$ 144,90 pelo amortecedor do Fiesta. Entretanto, estes últimos perdem toda a vantagem quando cotamos o valor de R$ 506,30 pelo farol do C3 e os absurdos R$ 734,00 pelo pára-choque traseiro do Fiesta. Nem o Sandero, aliás, escapa da retaliação: concebido para ser um modelo de baixo custo, ele tem (com exceção do Fox, cujo preço não foi possível cotar) o retrovisor mais caro de todos: R$ 280,00.


Renault Sandero

Ainda assim, o valor um pouco alto no preço das peças não é capaz de roubar do Renault Sandero o troféu deste comparativo. Colocando tudo na ponta do lápis, percebe-se que os 3 anos de garantia, aqui, fazem toda a diferença. Ele compensa o preço das peças proporcionando ao usuário a comodidade de poder contar com a garantia por muito mais tempo para quaisquer outros problemas mecânicos, elétricos ou eletrônicos, sem custo adicional. E em segundo lugar fica o Fiat Punto: apesar de ter o preço total de revisões somente menor que o do C3, sua maior vantagem está no grande intervalo entre revisões sem a obrigatoriedade da visita à oficina por prazo, e ainda no preço reduzido de peças.

Três modelos dividem um empate técnico. Cada um apresenta vantagens e desvantagens. O Agile assusta por não ter preço fixo de revisões, mas o baixo valor de suas peças faz valer a pena o negócio. O Fiesta, por outro lado, tem baixo valor de revisões, mas o condutor precisa dirigir com muita calma para evitar colisões e a consequente troca de peças caras. Já o 207, intermediário em preço de revisões e peças, tem a vantagem das revisões somente por quilometragem, podendo o usuário manter seu hábito de utilizar o carro somente para ir à padaria sem ter que arcar com o custo de uma revisão aos 2 mil km.

Em último lugar ficam C3 e Fox. O Citroën, obviamente, pelo alto custo de peças e revisões. E o Fox por deixar o consumidor na dúvida: ele se tornou um carro muito bom, tendo corrigido vários erros do modelo anterior. Mas ninguém gosta de comprar um carro às cegas. E se todas essas qualidades cobrarem um preço muito alto?

4 comentários:

  1. É por isso que nao troco meu chevete 83 por nada.

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  2. Execelente! Estou na dúvida de qual carro comprar, estas dicas foram esclarecedoras no que se levar em conta no custo de manutenção de um veículo.

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  3. Muito bom saber de tudo isso , realmente ajuda

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