quarta-feira, 6 de outubro de 2010

NISSAN TIIDA SEDAN




Todo mundo sabe que, no Brasil, carro bonito vende mais do que carro feio – ainda que beleza seja critério subjetivo de compra. Mesmo assim, sabendo que há um público que não se importa muito com isso (ou que tem padrões de beleza diferentes da maioria), certas marcas continuam lançando modelos que atendem às suas exigências mais lógicas e menos passionais.

É o caso do Tiida Sedan, mais um modelo cuja traseira não se entende com a dianteira. Não que, visto de frente, ele seja um ícone do design; mas é que a traseira, pra lá de tradicional, acabou com um resultado pior que no hatch (cuja traseira também é alvo de críticas). Por este ponto de vista, ele seria um dos carros menos interessantes de nosso mercado.


Mas calma lá, a cara feia e a falta de carisma não conseguem superar a saúde deste Nissan. O motor 1.8 16v com até 126 cv e 17,5 kgfm a 4.800 rpm é eficiente e, em conjunto com o câmbio de 6 marchas, bem escalonado e com engates macios, faz seu desempenho ser quase esportivo (0 a 100 km/h em 9,6 s; velocidade máxima de 194 km/h). Mesmo retomadas em marchas altas não são problema – claro, desde que você não esteja rodando com carga máxima numa subida. Duas coisas, porém, não são muito dignas de elogios:
- o conforto de rodagem, típico de carro familiar em condução normal e em pisos bem conservados. Mas este conforto, bem como a estabilidade, ficam um pouco prejudicados em ruas esburacadas, onde cada relevo é sentido de forma incômoda. Pelo menos o conjunto não parece ser frágil e não se ouve barulhos de suspensão em fim de curso;
- o consumo, que fica em torno de 7 km/l de etanol na cidade e 9,5 na estrada. É pouco, já que sua autonomia não chega a 500 km na estrada.





Uma de suas maiores vantagens está no espaço, tanto para o motorista quanto para os passageiros e a bagagem. Os bancos largos e aconchegantes do hatch continuam lá, ainda que tenham perdido um pouco do requinte no revestimento e deixem a desejar nas laterais, que não seguram direito o corpo. O painel é bonito, bem acabado e com ergonomia correta, e o espaço no banco traseiro é surpreendente para um carro com 2,60 de distância entreeixos – que não é pouco, mas é menor que a de alguns concorrentes. Meu metro e noventa ficou bem acomodado até com o banco do motorista totalmente recuado. O portamalas, bem revestido e com boa abertura da tampa, acomoda bem a bagagem da família. É bom tomar cuidado somente com as articulações da tampa, que podem amassar volumes rígidos.


Vendido em versão única por R$ 44.500,00, o Nissan Tiida Sedan vem bem completo. De série, ele vem com alarme e travas elétricas por controle remoto, ar-condicionado, computador de bordo, direção elétrica, volante com regulagem de altura, vidros e retrovisores elétricos (com comando um-toque para o vidro do motorista), travamento automático das portas e porta-malas com o veículo em movimento, CD Player com MP3 e entrada auxiliar para iPod, sem falar nos vários itens de conveniência (porta-copos diversos, espelho de cortesia no para-sol do passageiro, 4 auto-falantes, abertura interna da tampa do bocal de combustível, etc). Seu único problema é não vir com ABS ou airbags nem como opcionais, itens que contam muito neste segmento. Resta saber se, mesmo com o preço baixo, os compradores vão querer levar para casa um carro menos seguro que seus concorrentes.

Fotos: Nissan

8 comentários:

  1. Um carro muito interessante, o espaço interno é muito bom, principalmente quem vai atras, e outra coisa pessoalmente é muito mais bonito.

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  2. Estou com um Tiida sedan há uma semana e, por enquanto, só tenho elogios ao carro... Em termos de custo/benefício, ele é imbatível. Potente, econômico, imponente, super silencioso, ele é puro prazer de dirigir. Se o brasileiro entendesse de carros a fundo, e não se guiasse só pela aparência, o Tiida sedan seria campeão de vendas, ainda mais se a Nissan investisse em marketing de maneira mais agressiva, o que não vem ocorrendo...

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  3. Estou adiquirindo um e confindo na ficha técnica que li e nos comentários de satisfação postados,espero ser o próximo cliente satisfeito

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  4. Comprei um, cor prata. O bichinho é bom demais e anda que é uma maravilha. `Pena que não venha com sensor de estacionamento, fora isso, é silencioso é guerreiro na rodovia. Nota dez pra Nissan.

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  5. Acabei de comprar um Sedan, fiz o teste drive e adorei, custo x beneficio é muito melhor q design na minha opinião, pois carro é para ter conforto e não para exibir para os outros..

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  6. Comprei um Tiida Sedan recentemente. O carro é excelente, estou super satisfeito. Pessoalmente o carro é muito mais bonito, porque ele tem um design sério, mas que imponente. O desempenho x consumo foi o que mais me agradou. Ele está fazendo 13,3 Km/l na cidade, com gasolina. Pelo que observei, o carro se dá melhor com gasolina. Recomendo a compra. Sem dúvida, a melhor opção entre os carros nessa faixa de preço.

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  7. é o típico caso de antipatia pelo olhar.. todavia, se fizeres um test drive e dirigir o carro, verá que é um excelente veículo... o custo benefício é ótimo... afora isso, depois de umas 05 olhadas, ele começa a ficar "mais bonito"... comprei um ontem..

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  8. salve galera,

    Comprei um Tiida Sedan 1.8. Ainda não peguei o carro, mas quero compartilhar porque fiz minha escolha.

    Fiquei 10 anos sem carro. 5 anos sem dirigir nada. Depos 5 anos andando de moto (não moro em metrópole!). Aí surgiu a necessidade de um carro zero, pra viajar duas vezes por semana, então não podia ser 1.0, pensei no nissam march 1.6 e outros 1.6 ou 1.4, fiesta, punto, agile, até honda fit usado eu pensei, na hora de ver os preços.

    Escolhi o Tiida Sedan 1.8 pois cheguei à conclusão que é muito mais carro e nem tão mais caro.
    O carro tem um preço muito próximos dos carros 1.6 mais conhecidos. Aí, comparando minhas necessidades e as opções do mercado, acabei pegando o Tiida.

    Além de tudo o que já falaram aqui, também levei em consideração a tecnologia do sistema de injeção eletrônica, o nome é commom rail, que dizem melhorar o consumo e também a emissão de poluentes.

    É óbvio que eu acho a versão Hatch do Tiida mais bonita, mas essa tecnologia de injeção eletrônica common rail só vem no Sedan, no hatch o sistema de injeção é Eletrônica Multiponto Sequencial, pode conferir no site,

    aqui
    http://www.nissan.com.br/#carros%2Ftiida-sedan%2Fespecificacoes-tecnicas

    e

    aqui
    http://www.nissan.com.br/#carros%2Ftiida-hatch%2Fespecificacoes-tecnicas

    Essa informação foi confirmada com o vendedor na hora da compra (atendimento demorado, mas gente fina). Então esse lance da injeção pesou na minha escolha, sem contar a sexta marcha, já que vou usar o carro pra viajar.

    Tem um monte de gente aqui falando que o carro é econômico, verei. Mas já vi uns comentários aqui a respeito de bom consumo, então acho que fiz certo.

    DUAS CRÍTICAS AO CARRO QUE CONCORDO
    1.
    design, não é muito bonito mesmo, ainda mais que sou um cara na casa dos 30, meu gosto visual é pelo hatch mesmo.

    2.
    tem umas economias foda no carro, tipo a roda tem calota, o banco de trás não é bipartido, não tem farol de milha (questões de design também, né?), não tem espelho no para-sol do motorista, que mais? sei lá, algumas diferenças, mas que compensam a diferença de 6 mil reais entre a versão hatch e sedan (cotações de dez/2011, na semana do natal)

    É isso, abraço.

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