domingo, 20 de fevereiro de 2011

FIAT PUNTO ESSENCE E.torQ 1.6 16v




A troca do velho motor 1.8 de origem GM pelos E.torQ 1.6 e 1.8 fez muito bem aos carros da Fiat, em especial ao Punto. Há pouco mais de 1 ano, foi dito aqui que o modelo desenhado pelo estúdio Pininfarina era lindo, bem construído, estável e agradável à bordo, mas lerdo, barulhento, apertado e beberrão. E grande parte dos defeitos era causado pela inadequação do motor 1.4 à proposta do carro.


A versão Essence 1.6 16v põe fim a esse rótulo, em grande parte. Não é a mais barata da linha (posição que cabe ao Attractive 1.4), mas faz valer o preço mais alto pelo bom desempenho e dirigibilidade que oferece, quase como se fosse um carro inteiramente novo. Na cidade, há disposição de sobra para enfrentar o trânsito pesado bem como ladeiras, e a boa suspensão tem bom compromisso entre conforto, filtrando bem as imperfeições e buracos, e estabilidade, contornando curvas de forma praticamente neutra e sem rolagem da carroceria.


Mas é na estrada que ele se sai melhor. Em condução normal, há disposição suficiente para manter velocidade constante mesmo em subidas. Em alta velocidade, o motor se mantém silencioso e suave, com ronco agradável mas que em momento algum atrapalha ou cansa. E o consumo, se antes era alto, agora se mostra absolutamente adequado à proposta do carro. Os dados de fábrica informam um consumo de 8,1 / 10,8 km/l (cidade / estrada) com álcool e 12 / 16,1 km/l com gasolina. O único defeito grave desta versão permanece sendo a falta de espaço para os passageiros do banco de trás e no portamalas, que tem capacidade aferida de 256 litros.



O preço inicial de R$ 44.620,00 pode parecer alto, mas inclui já ar condicionado analógico, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, computador de bordo, ajuste de altura do banco do motorista, faróis de neblina e 3 apoios traseiros de cabeça retráteis. Some R$ 5.318,00 à conta e você leva para casa um Punto Essence 1.6 16v com tudo isso e mais pintura metálica, ABS, airbag duplo, chave canivete com comando para abertura de portas e vidros, retrovisores elétricos, CD player MP3 e rodas de alumínio com aro 16, o que é mais que satisfatório. Mas quem tem a conta bancária azul como o sangue dos nobres pode incluir uma parafernália eletrônica que vai elevar o preço de seu Fiat para além dos 60 mil reais. Neste caso, talvez seja melhor gastar outros 5 mil e levar o TJet para casa.

6 comentários:

  1. O Punto foi desenhado pelo estúdio ITALDESIGN, de Giorgetto Giugiaro, e não por Pininfarina. E o Punto é apertado?! Tem mais espaço que o Polo e o C3, seus principais concorrentes (embora perca para o C3 no porta-malas).

    ResponderExcluir
  2. Quanto ao design, fazemos nosso Mea Culpa.

    ResponderExcluir
  3. Carro EXCELENTE!!! Tenho um com 12.000Km,nada de defeito,moro no litoral paulista,e o Giugiaro acertou nesse designe.Gasta um pouco na cidade,6a7KM por litro,sem o AR ligado.Só estranho,da 2° para 3° ele em baixa rotação,dá uma engasgada,mas peguei o jeito,pé no fundo Q ñ tem pra ningém!!!Subo a SERRA com ar ligado,e o DANADO não sente nada.Estou ENCANTADO.Na minha opnião,o PUNTO E-TORQ,está igual ao 2.0 da HYUNDAY ( I30 )
    tanto no motor,beleza,acabamento e chama atençaõ por ande passa.Só falta os BANCOS de COURO,pra ganhar do I30

    ResponderExcluir
  4. Tinha o Punto 1.4. Lerdo e beberrão. Comprei o 1.6 essense e estou maravilhado. Além de andar muito mais, esta fazendo médias boas. E o Blu&Me? Fala sério, espetacular. Adeus multas de celular. Podem comprar de olhos fechados.

    ResponderExcluir
  5. Tenho um Punto 1.6 Etorq vermelho/bordô 2011. É uma máquina e tanto, nada beberrão, 10 km na cidade e 14 no asfalto dirigindo normal. estilo vovô vai fazer mais de 16km/litro. Está com 30.000 km, sempre revisado na quilometragem exata. melhor que meu outro Sandero 1.6 e que o Vectra 2.0 New edition que ficam na garagem e sobram para mim pois o filho só usa o Punto. Quanto a aceleração inicial é igual a dos 16v que já tive, mas vai muito mais rápido em seguida.O sujeito arranca na sua frente, depois vc dá um tchauzinho para êle...

    ResponderExcluir
  6. Já estou no meu 3º Punto e agora com meu 1.6 16V D++++++++++++++

    ResponderExcluir