sexta-feira, 5 de abril de 2013

SEGURANÇA E DIREÇÃO: O QUE LEVAR EM CONTA PARA PRESERVAR VIDAS – A SUA E DE OUTROS



Faz parte da tradição do brasileiro tomar uma bebida ao final do expediente ou nos fins de semana. Mas aquilo que é prazeroso não pode substituir o cuidado com sua saúde. Praticar esportes e cuidar da alimentação são essenciais, e para facilitar consultas e check-ups, é importante ter um bom plano de saúde. E na hora da diversão, mesmo após alguns drinques, você terá a certeza de estar mais protegido.

Mas nem todo mundo se cuida. Por isso, hoje em dia é fundamental contratar um seguro de carro para complementar a sua segurança e de quem anda com você. Sim, porque não é preciso parar de beber, mas é importante ter consciência e encontrar um meio-termo entre o prazer de saborear uma boa bebida e a responsabilidade na hora de dirigir. O surgimento da Lei Seca e, recentemente, as mudanças que a tornaram ainda mais rigorosa, mostram que o debate álcool x segurança está sendo levado mais a sério no país.
Há ainda os que pensam que doses pequenas, como um simples copo de cerveja, são inofensivas. Mas há estudos e testes que comprovam que mesmo doses pequenas podem alterar a percepção e os reflexos do motorista, sendo este o motivo de muitos acidentes de trânsito. Então, o que fazer para não abandonar o hábito da “cervejinha” e, ainda assim, poder andar de forma segura?

O álcool no organismo, em qualquer quantidade, modifica a forma como o sistema nervoso trabalha. Os níveis de coordenação, atenção e os reflexos podem diminuir consideravelmente, mesmo que o próprio consumidor não perceba. Mas entender esta constatação é o primeiro passo para uma atitude mais consciente, que envolve outras posturas:
- Esperar que o álcool saia do organismo. Infelizmente, não há um tempo determinado para que isso aconteça, pois tudo depende do teor de álcool da bebida, bem como do peso, altura e metabolismo de quem a consome. Mas é comprovado que comer enquanto bebe ajuda a aliviar o efeito do álcool; desta forma, assuma o hábito de pedir, juntamente com a bebida, pelo menos um “tira-gosto”. O tempo de metabolismo do álcool será menor.
- Defina, antes mesmo de escolher o seu destino, quem será o “motorista da vez”. Além de ser esta uma atitude mais consciente do ponto de vista ambiental, já que serão menos carros no trânsito, todos poderão consumir suas bebidas mais tranquilamente – dentro, é claro, de um limite socialmente tolerável.
- Se não houver a opção de um “motorista da vez”, por quaisquer motivos que sejam, use um táxi para voltar para casa, deixando seu carro em um lugar seguro e buscando-o no outro dia. O gasto será maior, mas o custo x benefício de ter sua vida e de outras pessoas preservada é imbatível.

Posturas como estas fazem a diferença. Seguros e planos de saúde existem para facilitar a vida na hora dos contratempos, mas melhor até do que ter que usá-los é evitar acidentes. Desta forma você preserva vidas e o prazer de poder apreciar sua bebida preferida nos momentos de descontração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário