domingo, 27 de agosto de 2017

GOODYEAR APRESENTA O PNEU-CONCEITO EAGLE 360 URBAN PELA 1ª VEZ NA AMÉRICA LATINA


Evento trouxe ainda mostra do Eagle F1 Asymmetric, que equipa os Chevrolet Camaro vendidos no Brasil e EUA

Reportagem: Maximiliano Moraes
Imagens: Rodrigo Fernandes / Maximiliano Moraes / Divulgação


Foto: Maximiliano Moraes


A Goodyear reuniu jornalistas para mostrar pela primeira vez na América Latina o conceito Eagle 360 Urban, apresentado no Salão de Genebra e que introduz um conceito completamente novo em pneu. Desenvolvido para veículos autônomos, o Eagle 360 Urban tem forma esférica e, portanto, ainda não pode ser utilizado em nenhum carro atual de produção. Como a indústria de pneus se move a partir da demanda da indústria automotiva, seria preciso criar um modelo completamente novo para adaptar o pneu-conceito.


Mas a inovação não está somente na forma. Segundo a Goodyear, o Eagle 360 Urban será o primeiro pneu capaz de "sentir, tomar decisões, transformar-se e conectar-se". Isso porque ele conta com uma rede de sensores que permite ao pneu-conceito verificar seu próprio status e coletar informações sobre o ambiente, incluindo a superfície da pista. Construído com polímero super-elástico, o pneu tem flexibilidade semelhante à da pele humana, permitindo expansão e contração de sua superfície. Esta camada exterior cobre material parecido com uma espuma suficientemente forte para manter a flexibilidade, apesar do peso do veículo.


Graças a esta flexibilidade, elementos de atuação sob a superfície dos pneus funcionam como músculos humanos e podem, de acordo com as condições da pista, reformular as seções individuais do design do pneu adicionando "ondulações" para condições úmidas ou suavizando-as para condições secas. O Eagle 360 Urban pode, inclusive e graças à sua forma esférica, modificar sua posição de rodagem caso encontre algum material na estrada que danifique sua superfície e, enquanto outra seção do pneu fica em contato com o solo, a seção danificada será capaz de se auto-restaurar. Todas essas informações - piso, clima, danos, auto-restauro e outras situações diversas - podem ser compartilhadas com outros veículos e frotas.

EAGLE F1 ASYMMETRIC

Foto: Rodrigo Fernandes

Simultaneamente a Goodyear criou uma situação de pista para a avaliação do pneu que equipa os Chevrolet Camaro SS Coupé e Conversível vendidos no Brasil e nos Estados Unidos. O Eagle F1 Asymmetric, que nos Camaro têm aro 20 e medidas 245/40 no eixo dianteiro e 275/35 no traseiro, conta com banda de rodagem assimétrica com zona dupla, uma delas oferecendo excelente manobrabilidade e aderência para rodar em piso seco e outra para todas as condições climáticas e capaz de ajudar a drenar a água para melhor tração em piso molhado.

Isso foi demonstrado na prática, com um Camaro SS Coupé 2017 guiado pelo piloto de testes da Goodyear (e nós de carona) em modo hard: drifts, burnouts e máximo desempenho na pista de testes para mostrar toda a manobrabilidade e segurança do Camaro equipado com o Eagle F1 Asymmetric em situações extremas. Um Camaro SS Conversível 2017 também esteve à disposição para ser guiado pelo mesmo trajeto, que incluía pista molhada e seca.

Print: Rodrigo Fernandes

O Eagle F1 Asymmetric foi testado em várias pistas de corrida de renome mundial, incluindo Virginia International Raceway, Road Atlanta e Nüburgring Nordschleife, na Alemanha. Suas tecnologias incluem ActiveBraking (que proporciona maior contato do pneu com o solo durante as frenagens), GripBooster (resina adesiva que entrega melhor aderência e desempenho em pisos molhados e Reinforced Construction, ou em tradução literal, construção reforçada que garante maior durabilidade e precisão na direção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário