quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

FIAT SIENA EL
















Esta é a última reportagem de 2009. Por isso, achei que seria interessante incluir uma análise mais próxima à realidade da maioria. E por ter sido o Siena EL escolhido em vários sites e publicações especializadas como um dos carros com melhor custo x benefício de nosso mercado, nada mais próprio do que verificar se ele realmente é uma boa compra. Aliás, com o 13º salário na conta e as corriqueiras promoções de janeiro, muita gente vai correr para as concessionárias esperando trocar de carro e fazer um bom negócio.

De série, o Siena EL já vem com 2 itens bastante importantes: direção hidráulica e computador de bordo. Basicão ele não é. Fora isso, ele traz vários itens de conveniência que não aparecem nos modelos básicos da concorrência: espelhos de cortesia nos 2 retrovisores, porta-revistas nos bancos dianteiros, Follow-Me-Home (sistema que mantém os faróis acesos por algum tempo depois de desligado o motor), alerta de limite de velocidade e 3 encostos de cabeça traseiros – além, é claro, do design renovado. Só fica devendo os novos e belos faróis; ele usa os antigos faróis do novo Palio. Por R$ 30.570,00, não parece mau negócio.
 













Porém, várias pesquisas de mercado mostram que a maioria dos compradores de sedãs, mesmo pequenos, sempre pede o carro com ar condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas. Então, vamos considerar o modelo completo; neste caso os opcionais somam R$ 3.586,00 ao preço de entrada do Siena EL, elevando-o para R$ 34.156,00 e ainda acrescentando rodas com aro 14 e abertura interna de portamalas e tanque de combustível. Ainda é um bom preço, considerando que seus concorrentes são todos mais caros: o Prisma VHC E 1.0 Maxx com os mesmos opcionais (mais alarme, menos computador de bordo e todos os penduricalhos do Siena) sai por R$ 34.786,00, o Logan UP 1.0 16v (que adiciona CD player com MP3 e comandos no volante, alarme, rodas com aro 15 e alarme de faróis acesos, mas não tem computador de bordo) sai por R$ 35.080,00 e o Fiesta Sedan 1.0 (que não adiciona nada) sai por R$ 36.790,00. O preço do Voyage não pode ser conferido porque o configurador do site estava em manutenção.













No entanto, naquilo que o comprador mais espera de um sedã – espaço – o Siena só concorre com o Prisma – neste caso, POUCO espaço. O maior paradoxo é que seu portamalas só perde para o do Logan, mas seu entreeixos é o menor de todos – fato difícil de entender, já que sua irmã de projeto, a Palio Weekend, tem 9 cm a mais. Além disso, se a posição de dirigir e a ergonomia do Prisma são péssimas, as do Siena não ficam muito atrás. Os ajustes de distância dos bancos dianteiros, por exemplo, trazem os bancos OU para a frente e para cima OU para trás e para baixo; os tamanhos das pernas dos motoristas não são levados em conta e isso pode fazer com que motoristas menos proporcionais, ou seja, mais baixos porém com pernas mais compridas, dirijam literalmente com o volante entre elas. Como se não bastasse, a Fiat poderia ter revisto o posicionamento dos difusores do ar condicionado ao renovar o modelo, mas eles continuam baixos e refrigerando mal a cabine.













No trânsito, o Siena também mostra alguns defeitos irritantes. Até que o motorista se acostume, os freios superdimensionados e mal modulados o jogarão bruscamente para a frente – e no trânsito pesado isso pode ser até perigoso, dependendo da distância do carro de trás. Sua suspensão, se por um lado agrada pela maciez no asfalto ruim, por outro transmite muita insegurança em curvas, especialmente em dias de chuva, por permitir uma inclinação da carroceria além da razoável. Na estrada a coisa pode ficar mais feia ainda se o carro estiver cheio. Mas nada mais incompreensível do que a trava para a ré, que a Fiat insiste em manter. Se o engate fosse à frente, próximo à primeira marcha, ela até seria justificável. Mas para trás, à direita, em oposição à quinta marcha e com os próprios sincronizadores do câmbio impedindo o seu acionamento quando em marcha à frente? Não dá para entender.












Na estrada, o novo motor Fire com até 75 cavalos dá conta do recado, desde que o motorista não resolva levar a família toda e encher o portamalas de tralhas. Depois que embala, na reta, ele vai bem; às vezes nem parece 1.0. Mas nas subidas o mau escalonamento de marchas, com “buracos” que causam grandes quedas de rotação nas trocas, acaba por praticamente anular o novo acerto do motor, que ampliou a rotação de torque máximo para 4.500 rpm – fator que poderia trazer melhor desempenho em altas rotações, situação típica de subida de serra. Nessas horas, o motor com 16 válvulas do Logan (mais esperto em altas rotações) ou o VHC do Prisma (mais potente, rendendo mais até que alguns 1.4) são melhores. Além disso, como já foi dito, a suspensão mole demais não transmite a segurança que deveria nas curvas; a sensação de que o carro vai sair de traseira é constante, especialmente com o portamalas cheio.













Claro, o Siena tem algumas ótimas qualidades. A cabine é bem tratada e bem acabada. Na cidade, em velocidade mediana e só com o motorista ele é muito agradável de dirigir. O bom isolamento acústico mantém a balbúrdia do trânsito pesado do lado de fora, o câmbio é bem macio e o seu consumo não é maior que o dos concorrentes, com médias próximas a 8 km/l na cidade e 11 km/l na estrada, com álcool. Só não espere proporcionar conforto aos caronas: ele é o mais apertado na frente e atrás. Neste aspecto, o Logan continua imbatível e o Fiesta Sedan oferece mais que a maioria.

Sendo mais barato que os concorrentes, o Siena acaba conquistando - mas não necessariamente pela qualidade. Oferecer mais itens de série e pedir menos por opcionais sempre foi uma ótima estratégia de vendas. Mas se você precisar de mais desempenho, o Prisma oferece mais; se quiser mais espaço e mais segurança, tanto Logan quanto Fiesta oferecem mais. O Siena EL é um carro que atende melhor a um público-alvo específico: famílias pequenas (em quantidade e em estatura) ou caixeiros viajantes, que não levam ninguém mas enchem o portamalas com tranqueiras para vender.

59 comentários:

  1. Concordo plenamente. Sempre achei que o Siena EL era um dos melhores carros 1.0 do mercado. Pelo preço que você paga por ele, as opções que se tem hoje não chegam perto do que ele oferece. Um excelente carro pelo que se paga.

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  2. Em minha indecisão Siena x Logan, o Siena tem um ponto a mais, já que hoje, o quesito "quanto custa" fala mais alto que o "quanto me oferece". O custo-benefício é convincente. Muito boa a matéria! Show!

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  3. PREZADO AMIGOS INFORMO QUE ADQUIRI UM SIENAL EL 2010 E TEM INUMEROS PROBLEMAS VAZAMENTO DE DIREÇÃO SUSPENSAO E OUTROS PROBLEMAS POR PARTE ELETRICA, ESTOU PLEITEANDO A FIAT PARA A TROCA DO VEICULO SINCERAMENTE;;;

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  4. Prezados,

    Comprei um Siena EL 2009/2010 em agosto de 2009, ainda na época de isenção de IPI. O carro foi uma ótima compra considerando aspectos de viabilidade. Grande porta-malas, com direção e computador de bordo de série, design bacana (tanto interior como exterior), alguns outros itens de série e o melhor: baixo custo. Após 3 meses de intensa pesquisa, foi o melhor custo-benefício que achei. Agora, trasncorridos 1 ano e 9 meses, vou relatar vários problemas que ele já apresenta, sendo que quase todos já foram motivos de reclamação na internet:
    - alinhamento (após um pequeno amassado na roda, ninguém conseguiu alinhar o carro, inclusive a Fiat que já tentou 3 vezes);
    - freio barulhento (problema de longa data);
    - partida (às vezes, a ignição demora um bom tempo);
    - barulho (grilo, cri-cri) na merda do painel (esse mata de raiva, pois é bem intenso);
    - "leve" engasgada em algumas trocas de marcha;
    - ruídos nos 2 alto-falantes traseiros (deve ser a pior marca do mercado, porque o som já está horrível);
    - alavanca de seta com defeito (começou dando um barulho de algo arranhando e depois a seta parou de funcionar). Já pesquisei e este é um erro sério de projeto, já tem mecânico rachando de ganhar dinheiro. Um cara perto da minha casa já colocou até uma faixa falando que conserta seta de FIAT. E foi ele que me passou a dica. É só colocar um pedaço de papel dentro da ranhura do pisca-alerta para pressionar lateralmente o mesmo. Aí você não precisa de gastar uns R$400 na alavanca que estragará novamente.

    Apesar do ótimo custo-benefício, o carro começou a me dar uma boa dor de cabeça de alguns meses para cá!

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    1. Está acontecendo a mesma coisa para mim:

      "- alavanca de seta com defeito (começou dando um barulho de algo arranhando e depois a seta parou de funcionar). Já pesquisei e este é um erro sério de projeto, já tem mecânico rachando de ganhar dinheiro... E foi ele que me passou a dica. É só colocar um pedaço de papel dentro da ranhura do pisca-alerta para pressionar lateralmente o mesmo. Aí você não precisa de gastar uns R$386 + R$ 65,00 (de mão de obra) na alavanca que estragará novamente."

      Mecânicos e autorizadas Fiat ganhando rios de dinheiro em cima dos clientes.

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    2. "- alavanca de seta com defeito (começou dando um barulho de algo arranhando e depois a seta parou de funcionar). Já pesquisei e este é um erro sério de projeto, já tem mecânico rachando de ganhar dinheiro... E foi ele que me passou a dica. É só colocar um pedaço de papel dentro da ranhura do pisca-alerta para pressionar lateralmente o mesmo. Aí você não precisa de gastar uns R$386 + R$ 65,00 (de mão de obra) na alavanca que estragará novamente."
      Aconteceu comigo,nesse mês de janeiro de 2013.Consertei,mas voltou a mesma droga...Fazendo barulho e não funcionando.

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    3. "- alavanca de seta com defeito (começou dando um barulho de algo arranhando e depois a seta parou de funcionar). Já pesquisei e este é um erro sério de projeto, já tem mecânico rachando de ganhar dinheiro... E foi ele que me passou a dica. É só colocar um pedaço de papel dentro da ranhura do pisca-alerta para pressionar lateralmente o mesmo. Aí você não precisa de gastar uns R$386 + R$ 65,00 (de mão de obra) na alavanca que estragará novamente."
      Meu problema é o mesmo de todos que compraram o siena 2010.O problema apareceu agora,janeiro de 2013.

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  5. tenho um fiat siena 1.0 que adquiri em 2010, passado 1 ano e 3 meses o sistema de setas também apresenta problemas.

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  6. tenho também um siena 2009/2010 e acontece esse mesmo problema na seta, um mecanico me disse que o problema so é solucionado com a troca da chave de setas e depois poderá ocorrer novamente, o proprio mecanico colocou uma moeda de 10 centavos nesta mesma ranhura do pisca alerta mas mesmo assim as vezes ainda falha... estou decepcionada com esse veículo, eu e minha família compramos 3 sienas e esse problema ja ocorre em dois dos carros... incrivel como uma marca tão forte peca em algo tão bobo!!
    Kheyla amazonas ferreira
    kheylaferreira@yahoo.com.br

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    1. O meu Siena EL 2010 também deu defeito e o eletricista me deu a opção de substituir a chave ou pressionar o botão do pisca alerta para frente para resolver o problema. Isso é um problema que está ocorrendo freqüentemente o carro da FIAT por defeito de fabricação e o consumidor que paga a conta.

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    2. Eu tenho só pisca para vender desenvolvimento@jmautomotive.com.br

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  7. Mais um com problema na seta do siena el. E esta seta não dá para recondicionar

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  8. o meu tb estar com uma moeda, rsrrsrsr pareçe brincadeira né....

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  9. Tenho um siena el 2009/2010 e pela segunda vez ele está com esse problema na seta. Da primeira vez o carro estava na garantia e revendedora trocou sem custo algum para min, agora com a garantia já terminou vou ter que pagar é um absurdo!!! se da primeira vez não foi feito o serviço direito..

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  10. Sou mais um com problemas na seta, primeiro quando acionada fazia um barulho estranho, um tipo de estalo, parecendo um mal contato. Quando apertava o pisca-alerta, normalmente a seta voltava a funcionar . Mas o problema foi so agravando e agora o botao do pisca alerta tambem ta apresentando problemas. Levei na concessionária e informaram que tem trocar o comando todo, na faixa de 450 reais. Resolvi procurar algumas auto-elétrica onde os eletricistas mencionaram ser um problema comum. Decidi não mexer no carro pois pensei "se ocorreu com todo mundo deve ter um recall" pesquisei no site da Fiat e não achei a informação e ao ligar no 0800 fui informado que não havia recall algum pro Siena. Dando mais uma olhada trata-se de um problema recorrente nos palios e sienas. Pesquisando pela internet em comunidades do orkut, google e foruns vi que o problema é comum e já ocorreu com várias pessoas.. Protesto aqui pelo descaso da montadora que sabe do problema e não toma providencias de recall, consultei na Central de Relacionamento e mencionam que nao tem RECALL que desconhecem o problema, e inclusivem nao queriam registrar a reclamação, onde falei com ela que por isto a Fabrica nao sabia do problema, pois a central nao quer registrar. Entao a atendente finalmente registrou, me passou um protocolo, informando que o caso seria repassado pra Fabrica e para a Concessionária. È indiscutivel a necessidade da FIAT do Brasil tome providências, pois é um item de segurança e pode causar acidentes graves. Estou no aguardo de contato. Se alguem teve a troca efetuada fora da garantia, favor relatar. GRATO.

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  11. Tenho um Siena EL 2009/10 com 21.500 Km rodados. Ainda não tive problema com as setas, mas o fluido da direção hidráulica vaza que é uma beleza... Fui hoje na concessionária e eles disseram que o vazamento era na caixa de direção e que a Fiat não realiza reparo. A substituição da peça sai por "apenas" R$ 2.000,00. E o mecânico ainda me disse que esse problema coloca minha vida em risco. É mole??

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    1. Olá Robson, também tive esse problema com meu siena com 3000 km rodados e por sorte foram obrigados a trocar todo conjunto de direção hidráulica, isso demonstra como a montadora se preocupa em vender os carros mais nunca em manter a qualidade de seus veículos e a satisfação de seus clietes, é um problema que clássicos desses modelos e vpcê deve procurarseu direito até no judiciário pois é uma pequena bomba relógio instalado em seu veículo com o meu apresentou e agora tb a seta que parou...o velho chavão do Fui Iludido Agora é Tarde (FIAT) parece ser o objetiv dessa montadora amadora..

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    2. Caros proprietários do Siena 2009/2010, no qual tb me incluo. O carro tá com 20554km e também tá vazando óleo da cx de direção. Fui na autorizada da Fiat (Invensível) aqui em Belém e o cara olhou pra mim e riu. Disse o seguinte "Procura outro ,lugar pra fazer o serviços, aqui o serviço vai sair entre 2 a 2,5 mil". Eu fico pensando, e agora fazer o que. Se é um problema que série. Vcs sabem de alguma saída ou realmente tenho que dá o meu jeito.
      Jean Ramalho

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    3. Caros amigos, o meu Siena 2009/2010 EL, também está com o mesmo problema, e só está com 16000km ... aqui também fica entre 2 e 2,5 mil para trocar a caixa.

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  12. Pessoal, meu Siena está com o mesmo problema na seta, isso parece piada. Hoje fiz contato com o atendimento on line da Fiat e a moça me falou que desconhecem o problema. Abriu um relatório e enviou para a Fiat e para a concessionária. E o meu carro vai ficar na mesma. A Fiat não quer assumir a responsabilidade. Sugiro que a gente mova uma ação pedindo o recall pois está mais que provado o problema. Meu e-mail para contato é roseane@supnet.com.br. Quem quiser entrar na briga mantenha contato

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  13. Meu pai é proprietário de um Siena 2008 e a algum tempo o mesmo vem apresentando o famoso "arranhado" ao acionar a seta, e na sequência ficava acesa sem piscar... Mas após estacionar, quando se voltava a dirigir tudo estava normal. Hoje acho que estragou de vez, ao acionar a seta para qualquer lado ela não acendia, e o pisca-alerta (que foi pessimamente posicionado no voltante!!!) disparou, piscando sem ser possível desliga-lo!! Resumo, tive de dirigir muitos quilômetros com o pisca-alerta acionado até chegar em casa e na sequência desligar o cabo da bateria para não descarrega-la. Agora ao procurar sobre o problema tomei conhecimento ser recorrente na linha siena e palio, e que a FIAT "desconhece" tal fato ? Sinceramente essa atitude da montadora é lamentável!

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  14. O meu Siena 1.4 ELX completo, ano 2009/10, também apresentou, pela segunda vez, defeito na seta. Acontece igualzinho a vários relatos anteriores. O que devemos fazer????? A FIAT, montadora de prestígio, poderia efetuar um recall e manter em alta seu prestígio junto aos consumidores. Vamos fazer alguma coisa? Se há interesse em demandar contra a FIAT, tô nessa.........avisem-me, por favor....

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  15. Atenção senhores proprietários do veiculo Siena EL, já que a FIAT diz desconhecer o problema da seta no carro, vamos fazer ela e toda opinião publica ficar sabendo, como? Vocês me perguntam, sabem do caso da menina que registrou tudo que acontecia na escola de errado no facebook, lembram do cara de são paulo, que construiu um email pedido para todos os consumidores de combustivel da destribuido BR deixassem de abastecer nesses referidos postos e a coisa surtiu efeito, eu quero dizer que o poder está em nossas mãos, somos nós que decidimos que carro comprar, vamos todos nós levar isso a publico atraves das plataformas de comunicação como orkut, face, twetter e muitas outras mais, tirem fotos dos problemas, oleo vazando do carro, seta enloquecida, uma imagem fala mais que palavras, vamos ajudar as pessoas a tomarem a melhor decisão e não serem vitimas da FIAT como nós

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    1. Eu tb tenho um siena 2008 e acabou de apresentar o mesmo problema da seta, tive q fazer uma bucha de papel p n descarregar a bateria, vamos unir nossas forças, pois no Brasil as coisas so funcionam se muita gente se protestar

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    2. O meu Siena EL 2010 também deu problema na seta. Primeiro começou com um barulho estranho e parava de funcionar. Agora o pisca alerta fica ligado direto. Troquei o relê da seta e problema continuou, logo descobri que o problema é no interruptor do pisca alerta. O grande problema é que não acha para vender somente o interruptor. :( Nos modelos anteriores e até mesmo outros veículos se acha facilmente o interruptor, enquanto no Siena é preciso trocar todo o comando das alavancas. Se alguém souber se podemos comprar pelo menos o interruptor já ajuda muito, pois a Fiat não está dando a mínima para o problema, ainda mais no meu caso que ja saiu da garantia.

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  16. Paulo Fontes. Siena EL 10/11.
    É impressionante como a maioria dos problemas que ocorrem nos veículos são devidos a erros de projeto.
    Meu Siena com 1 ano e 11 meses também deu problema na seta, e logo após o alerta disparou e só desliga se eu retirar a fusível do mesmo ou manter o botão do mesmo precionado.
    Resolvi abrir o mesmo para ver se tem como trocar o botão, se o mesmo havia quebrado, pois sabia que se levasse a um eletricista o mesmo iria querer trocar todo o comando de setas e que isso não sairia barato.Como estou apanhando um pouco(não sou eletricista)resolvi ver se havia algum manual ou caminho para eu resolver o problema.Para a minha decepção o problema é recorrente e aparentemente sem solução. O mais bacana é que as montadoras já conhecem o problema faz tempo e não modificam o projeto.
    Toma povão...

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  17. Tenho um Siena EL 2009/2010, com 17500 km rodados, que está apresentando o mesmo problema no comando da seta. Fui a uma loja e a troca fica em torno de 600 reais. Ao procurar na internet, vi que diversos proprietários reclamam do mesmo problema. Entrei em contato com o Procon que informou que mensagens de sites podem ser utilizadas para iniciar uma ação contra a Fiat, e que depois os usuários podem mover uma ação coletiva. Não sei se têm interesse, mas acredito que seria um caminho para não termos mais prejuízos com este problema.

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    1. Meu Siena EL 2009/2010, comprei zero, também passou a apresentar o problema de setas antes da segunda revisão, procurei a Fiat e eles me orientaram a troca da caixa, a mesma realizou a troca, isto em meados de 2012, porém , agora, o mesmo problema surgiu e terei de fazer a troca novamente.
      Consultando os eletricistas de minha cidade, fui informado que vários outros carros apresentaram o mesmo problema.
      Isto é um problema geral, vou acionar o Procom.
      Também penso que seria o caso de todos nós entrarmos com uma ação contra a Fiat e também pedirmos o Recall deste modelo, pois como podemos ver, são vários casos no Brasil.
      Vamos usar as redes Sociais: Facebook, twitter,orkut,google +, etc.

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  18. Meu Siena EL 2009/2010, que comprei zero, também passou a apresentar o mesmo problema de setas com um ano e meio de uso. De lá pra cá uso uma buxa de papel e quando alguém pergunta porque aquele papel está ali, eu digo: compre um Fiat e tu vais enfiar buxas em vários lugares... Mas meu siplício acabará logo! Chega 13°, porque pra mim chega de Fiat.

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    1. Leandro, vc nao tem interesse em pedir ressarcimento junto a Fiat?

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  19. Meu Siena EL 2009/2010, comprei zero, também passou a apresentar o problema de setas antes da segunda revisão, procurei a Fiat e eles me orientaram a troca da caixa, a mesma realizou a troca, isto em meados de 2012, porém , agora, o mesmo problema surgiu e terei de fazer a troca novamente.
    Consultando os eletricistas de minha cidade, fui informado que vários outros carros apresentaram o mesmo problema.
    Isto é um problema geral, vou acionar o Procom.
    Também penso que seria o caso de todos nós entrarmos com uma ação contra a Fiat e também pedirmos o Recall deste modelo, pois como podemos ver, são vários casos no Brasil.
    Vamos usar as redes Sociais: Facebook, twitter,orkut,google +, etc.

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  20. Eu tenho um siena El 2009/2010 e apresenta o mesmo problema na chave de seta, levei no eletricista e ele me falou que já tinha feito várias trocas de chave e se eu não quisesse trocar a chave ele faria um furo no botão do alerta para travar ele e a seta iria funcionar mas o alerta não, e foi o que fiz.

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  21. O meu começou a apresentar o mesmo defeito, coloquei uma moeda de 10 centavos, dois amigos de trabalho já haviam me relatado o mesmo problema, quando fui pesquisar na web, vi que é um problema crônico, vários proprietários relatam o mesmo problema. Entrei na pagina da fiat no Facebook relatando meu problema, logo eles entraram em contato para agendar um diagnóstico na autorizada, pois não sabiam sobre esse problema. Só fazendo propaganda negativa na pagina da fiat na web (Facebook , orkut ....), todo dia temos que postar nossa insatisfação, assim ganharemos nosso recall

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  22. o ,eu elx 1.4 2009 2010 ta com o mesmo problema da seta. será que a fiat não vai honrar os seus clientes?

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  23. anônimo 05/01/2013 também comprei um siena 1.0 2010/2011 está com 27.800km. a alguns dia também começou um vazamento na caixa de direção levei na fiat barigui para fazer a revisão, o técnico disse que teria que trocar a caixa e me custaria 2700,00 justificando que seria desgaste natural, após todas estas reclamações cheguei a conclusão que é um problema de série temos que achar uma saida.

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  24. NA REVISÃO DE 15 MIL KM O MEU SIENA VOLTOU COM PROBLEMAS NO COMANDO DA SETA: ORA FUNCIONAVA, ORA NÃO. LIGANDO PRA CONCESSIONÁRIA DISSERAM Q, SE O DEFEITO PERSISITISSE ERA PARA LEVAR LÁ. GRAÇAS A DEUS PAROU. PORÉM HÁ 6 MESES ATRÁS FIZ A REVISÃO DOS 30 MIL E, NOVAMENTE O DEFEITO DA SETA E PISCA ALERTA VOLTOU. ONTEM TIVE QUE DEIXAR O PISCA ALERTA LIGADO POR MAIS DE 3 HORAS E, QUANDO FUI PEGAR O CARRO, LÁ ESTAVAM AS LUZINHAS ACESAS SEM NENHUM PISCAR E, PIOR, ARREOU A BATERIA, TIVE QUE SOLICITAR UM AMIGO FAZER A TAL CHUPETA. O MOTOR VOLTOU A FUNCIONAR, MAS AS LUZES DO PISCA ALERTA NÃO. OLHA O TRANSTORNO: ESTAVA INDO PRA UTI DO HOSPITAL VER MINHA MÃE IDOSA E CHEGUEI FORA DO HORÁRIO POR CAUSA DESSE PROBLEMA DE SETA. SOU A FAVOR DESSE TAL RECALL. AH! QUANDO RECLAMEI NA FIAT SOBRE A QUESTÃO DO MAL FUNCIONAMENTO DISSERAM QUE SÓ PODERIAM FAZER ALGO NA HORA QUE DESSE O DEFEITO. EU FIQUEI OLHANDO BOQUIABERTA E PENSEI QUE ELES NÃO SABIAM O QUE FAZER ENTÃO FALARAM ESSES ABSURDOS PRA MIM, CLIENTE ANTIGA. ALIÁS FOI LÁ QUE COMPREI O SIENA 2009/10 ZERO KM!!

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  25. JOSE HENRIQUE 20/02/201320 de fevereiro de 2013 22:51

    TENHO UM SIENA EL ANO 2010 COM 35.000 KM, APRESENTOU DEFEITO NO COMANDO DE SETA, COMEÇOU COM UM BARULHO COMO SE O COMANDO ESTAVA EM CURTO, EM SEGUIDA DEIXOU DE FUNCIONAR, UM CONSULTOR TECNICO EM BRASÍLIA ME DISSE QUE É DEVIDO O CLIMA QUENTE E SECO, INFELIZ COLOCAÇÃO, PARA MIM É MESMO DEFEITO DE FABRICAÇÃO É CASA DE RECALL, REGISTRO AQUI A MINHA INDIGUINAÇÃO.

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  26. Incrível! Meu Siena comprado em 03/2011, hoje com 1 ano e 11 meses, também deu problema na seta e o alerta disparou.
    Resolvi pesquisar na internet, e para minha grande surpresa, está lotado de reclamações idênticas.
    Será que a FIAT não tomará providências para sanar esse problema?
    E nós, donos desses carros com problemas, não seremos ressarcidos?
    Também aguardo solução.

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  27. Falo a mesma coisa: Meu Siena elx 2009 com 30 mil km apresentou este mesmo problema do pisca alerta. Vamos acionar a fiat na justiça!!!!

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  28. é brincadeira comigo aconteceu a mesma coisa... com 20 mil km

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  29. Com 15.800km meu carro apresenta esse defeito da seta e o comando custa 350reais mais 60 reais de mão de obra. Vou tentar colocar papel ou uma moeda para reparar um carro novinho... Brincadeira, né???? Meu carro é um Siena 2010 EL

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  30. Adquiri o Siena EL 1.0 em 31/12/2009 hoje com 44000 km rodados, incluindo duas viagens do RJ ao RGS entre outras. Obtive a media de 16km/l nas estradas e não tive nenhum problema mecanico, eletrico ou pintura. Será sorte? Hoje estou trocando pelo modelo 2014 e com satisfação pois a avaliação deste foi de 23500,00. É um carro dentre os 1.0 que recomendo para quem não pretende esmerilhar.

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  31. Tenho um Grand Siena.
    Nesse último final de semana, fui agraciado com um furto do estepe, da mesma forma que os colegas estão relatando. A fechadura de trás foi sutilmente forçada e o carro "se abriu todo" para o bandido. Que M de carro esse da Fiat hein. As revistas de grande circulação devem vender bem caro os testes que publicam já que, pelo que vejo, esse modelo é uma porcaria.

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  32. Tenho um Grand Siena.
    Nesse último final de semana, fui agraciado com um furto do estepe, da mesma forma que os colegas estão relatando. A fechadura de trás foi sutilmente forçada e o carro "se abriu todo" para o bandido. Que M de carro esse da Fiat hein. As revistas de grande circulação devem vender bem caro os testes que publicam já que, pelo que vejo, esse modelo é uma porcaria.

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  33. TENHO UM SIENA EL 2009/2010 E ESTA COM O FAMOSO DEFEITO NA SETA. ESTOU ANDANDO COM UMA BUCHA DE PAPEL TRANCANDO O BOTÃO DO PISCA ALERTA. NÃO VOU PAGAR QUASE 400,00 PARA TROCAR TODO O CONJUNTO. DEVERIA TER UM RECAL PELA QUANTIDADE DE RECLAMACÃO DESTE PROBLEMA.

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  34. Pela 2ª vez o Palio ELX 2009/2010 apresentou problema nas setas indicativas. Na 1ª vez(acho que em 2011) fui na autorizada da FIAT e efetuei a troca do comando de seta, algo em torno de R$ 360,00. Agora, assim, como os outros relatos, o pisca alerta não desliga. Pesquisei e foi necessário colocar um pedaço de papel. Pensando seriamente se ainda quero um carro da FIAT.

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  35. Tenho um siena 2008/2009 ELX 1.0, o carro esta com 120 mil rodado sou o terceiro, nunca me deu problema só no botão do alerta, pois comprei o botão avulso e mandei colocar ficou ótimo, fora isso só faço a manutenção básica, pois e um excelente carro. Fiz uma viagem pró RJ é BH com carro lotado tanto com passageiro e porta mala cheio, teve um desempenho ótimo por ser 1.0.
    Mas agora vou trocar por um carro mais potente.

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  36. Tenho um siena el 1.4 2011/2012 esta agora com 39mil km e o mecanismo do pisca alerta quebrou, fica disparado sozinho, tive que colocar uma moeda de 5 centavos.
    outro defeito estranho que a revisao nunca descobriu foi que as vezes ao tentar dar partida o carro demora pra girar, como se a bateria estivesse fraca, esse defeito é intermitente. ja troquei bateria e nada, continua a mesma coisa.
    se alguem mais tiver esse defeito e ja descobriu o porblema por favor me avise: sombahia@hotmail.com

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  37. Meu Siena 2009/2010 comprei zero, parece que tive sorte (rsrsrs), deu problema na seta apenas agora com 63 mil km. Fiz a gambiarra também para travar o alerta, mas também tive o problema abaixo:
    O ar condicionado começou a funcionar apenas na velocidade 2 e 3, e depois de 3 dias, eu acionava a para ligar e não ligava, porém, o compressor ligava. Comprei um comando do ar condicionado novo, foi trocado mas não funcionou mesmo assim. Então o técnico foi até a caixa de fusível, e quando tirou a tampa da caixa, voltou a funcionar. Hoje, quando para de funcionar, dou um tapa na tampa da caixa de fusível, e ele volta a funcionar. Ou seja, o fusível está ok, mas o que será que pode ser???? Algum contato, sei lá???

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  38. https://www.facebook.com/giovanni.bittencourt.1
    Giovanni Bittencourt Nossa mas que produtos ruins, o meu Siena 2013, com apenas 13000km rodados, apresentou o mesmo problema relatado. Além do "barulho" na direção que mais parece um curto circuito o botão de acionamento do pisca alerta saltou pra fora, não para mais no lugar. É um absurdo pagar quase R$ 40 mil por um carro e com um ano de uso, exatamente, um ano ficar neste estado. Gostaria de saber se a Fiat Automóveis Brasil, não fará nada a respeito. Será que não deveríamos ir à imprensa??? Tamanho absurdo e falta de segurança em que se encontram nossos carros???

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  39. Penso que todos nós temos de escrever para o endereço fiatbr@fiat.com.br e pedir solução para o caso, uma vez que é uma grande ameaça para os ocupantes dos nossos veículos, a nossa segurança e de nossos familiares estão em risco.

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  40. Possuo um siena El 2010.Resolvi temporariamente o problema da seta retirando as duas molas do botão do pisca alerta. Agora para acionar a seta puxo o botão para cima etudo funciona. Para desligar o pisca basta apertar novamente o botão e tudo continua funcionando. Para outra solução pode ser feita a troca somente do botão do pisca, porém dura por 3 a seis meses. Nunca publicaram um recall do problema.

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    1. Amigo lutteporseusdireitos, o carro precisa de RECAL URGENTE, senão continuemos tentando algumas das ¨soluções paliativas acima¨ e ¨ConFIAT em DEUS¨ quem sabe!!!!!!!!!

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  41. Eu que pensava que estava sozinho neste calvário, juro que se a FIAT (Familia Italiana Atrapalha o Transito) não fizer um RECAL urgente em relação ao problema da chave de seta do Siena (Item de Segurança do Veiculo) eu não compro mais FIAT, principalmente vindo da terra de ¨Los Hermanos¨, daqui pra frente de argentino e italiano só aceito de for o PAPA!!!

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  42. Tenho um siena el 2011 aconteceu a mesmo com a chave de seta em janeiro e ontem a alavanca de marcha ficou boba em plena raposo tavares , mas mesmo assim gosto muito do meu carro .

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  43. Também tenho um siena 2010 EL que está com o alerta sem fixar. Estive em vários eletricistas que me informaram que este tipo de problema não tem solução sendo obrigatório comprar um novo jogo de setas. Já tentei a moeda mas sempre solta. Alguém conhece alguma solução paliativa?

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  44. Também tenho um siena 2010 EL que está com o alerta sem fixar. Estive em vários eletricistas que me informaram que este tipo de problema não tem solução sendo obrigatório comprar um novo jogo de setas. Já tentei a moeda mas sempre solta. Alguém conhece alguma solução paliativa?

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  45. Mais um no descretido o meu SIENA 2010 EL1.0 também com o mesmo problema na chave de PISCA ALERTA, para manter as luzes do pisca desligada, coloquei um ESCORO na chave mantendo-a pressionada. RECALL JÁ!

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  46. https://www.youtube.com/watch?v=s8SPC6ovPT0

    Comprei o botão no ML e eu mesmo troquei.

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