domingo, 7 de abril de 2013

HYUNDAI HB20X - AVALIAÇÃO



Lembro-me do meu primeiro carro com câmbio automático, um bom japonês da década de 90. Naqueles dias eu não ligava para os trancos nas mudanças de marcha nem me importava com o fato de o câmbio só ter, de fato, 3 velocidades, sendo a quarta apenas um overdrive (a velocidade máxima era atingida em terceira). Conforto, para mim, era não ter uma embreagem para acionar.



Os tempos mudaram, os câmbios evoluíram. Há modelos equipados com transmissões sequenciais de até 8 velocidades no país. Mas mesmo um câmbio automático convencional de 4 marchas, como o que equipa o Hyundai HB20X Premium Automático, pode ser surpreendentemente bom nos dias de hoje. Trocas suaves, reduções rápidas e um escalonamento tão bom que praticamente elimina quaisquer buracos entre as marchas.




Câmbio automático e espírito aventureiro parecem não combinar muito. Mas o que este segmento vende não é capacidade off-road real, e sim estilo. É mais ou menos o que uma grife faz com suas coleções: elas apresentam o desejo de ser algo que não condiz com a realidade. Pseudo-aventureiros se encaixam bem nessa concepção, mas o HB20X ainda mais: aparência rústica, dirigibilidade voltada para o asfalto e muito, muito estilo.




Do lado de fora a adaptação da Hyundai para o belo design do HB20 foi bem feita, tornando o hatch um aventureiro sem exageros. Às linhas modernas e fluidas do original ela adicionou um contorno plástico ao redor de toda a parte inferior do carro, "borrachões" de plástico na parte inferior das portas, apliques metalizados na frente e atrás, para-choques diferenciados, nova grade com uma grande entrada de ar inferior e grandes faróis de neblina. No teto há barras que simulam um bagageiro, a suspensão é elevada e as rodas de liga leve são próprias do modelo e têm aro de 15 polegadas. Os pneus, porém, são para asfalto (com perfil alto, 195/65 R15) em vez dos habituais de uso misto.




Por dentro, não espere tanta aventura. Não há muita diferença do HB20X para o HB20 comum - e isso não é ruim, pelo contrário. Todo o ambiente, que é bem acabado e refinado, faz pensar que você está num carro de segmento superior. Os plásticos são de boa qualidade, agradáveis ao toque e com diferentes texturas. O volante multifuncional tem coluna regulável em altura e profundidade, e é parcialmente revestido em couro, com costuras aparentes e buzina fácil de acionar. Os pedais são esportivos, de alumínio, e a alavanca de câmbio tem acabamento mesclando couro, plástico imitando alumínio e black piano - este, também no trilho da alavanca. Todos os comandos são suaves, fáceis de acionar e intuitivos. O painel tem iluminação suave, nada cansativa, e o layout geral, além de moderno, inspira requinte. O áudio não tem CD player, mas toca arquivos MP3 e WMA com busca bem intuitiva de pastas e boa (não excelente) equalização sonora. O sistema tem pareamento Bluetooth® feito de maneira fácil e rápida, com botões no volante e microfone e áudio muito bons. Complementa o conforto a bordo o bom ar condicionado, que mesmo analógico gela rapidamente o ambiente e ainda conta com filtro de impurezas.




O Hyundai tem suspensão calibrada para ser macia e confortável. Passa bem pelas imperfeições na cidade e ainda assim é bem estável na estrada, transmitindo segurança. Mas o batente chega rápido: num dos percursos que costumamos fazer com todos os carros de teste há um quebra-molas de pouca altura que sempre é ignorado. Nenhum carro até hoje se queixou, com exceção do Hyundai, que respondeu com uma batida seca da suspensão dianteira. Quer colocá-lo nas trilhas? Vá com calma.




Fora isso, você encontra no HB20X Premium um carro muito gostoso de dirigir. A direção hidráulica é bem leve em manobras e o peso aumenta de acordo com a velocidade, mantendo-se bem comunicativa. O carro é silencioso e o motor trabalha suave em qualquer regime de rotação, mas se preciso for ele mostra sua força: são 122 cv mais 16 kgfm a 4.500 rpm de torque com gasolina, e 128 cv mais 16,5 kgfm a 5.000 rpm com etanol. O baixo peso (1.072 kg) e o já citado excelente escalonamento das marchas torna o Hyundai HB20X Premium Automático ágil como nenhum outro de seu segmento, seja hatch, perua, minivan ou crossover. E não se assuste na hora de parar: freios ABS com EBD são de série.




Os bancos do HB20X são confortáveis, de tecido agradável ao toque e têm abas laterais que seguram bem o corpo nas curvas em condução normal. O traseiro é bipartido e tem sistema Isofix® para fixação de cadeirinhas infantis. O espaço na frente é mais que suficiente até para os mais altos. O motorista encontra ótima posição de dirigir, com regulagens de altura (por roldana), distância e encosto (por alavanca), além de descanso de braço. Porém, mesmo com boa distância entre-eixos (2,50 m), os bancos totalmente recuados limitam muito o espaço para pernas atrás, a não ser para crianças. Ainda assim há boa largura (1,71 m) e espaço para a cabeça (1,54 m de altura total), o que garante o conforto se os ocupantes da frente não forem gigantes.




O porta-malas leva bons 300 litros e há vários porta-objetos para facilitar a vida a bordo: portas dianteiras e traseiras, com porta-garrafas; 3 nichos de bom tamanho no console central; 2 porta-copos (ou 1, e mais 1 cinzeiro portátil); gaveta abaixo do banco do motorista; bolsas nos encostos dos bancos dianteiros; e o porta-luvas. Até os puxadores das portas, que não são vazados, podem fazer as vezes de nichos para colocar celulares, por exemplo.




O Hyundai HB20X Premium ainda carrega outros mimos que complementam sua aptidão ao conforto. Há 2 luzes internas para os bancos da frente e 1 atrás, bem como acendimento automático dos faróis com Follow Me Home e sensor de estacionamento. Os retrovisores têm ajuste elétrico e piscas embutidos. Os limpadores do para-brisas têm controle de intermitência com 4 velocidades, e do vidro traseiro é complementado pelo desembaçador. O computador de bordo tem 6 funções. Por fim, o alarme na chave-canivete destrava portas, porta-malas e levanta todos os vidros, que têm comandos one-touch para subir e descer.




O Hyundai HB20X Premium Automático não é carro para se colocar na terra. Guarda o espírito aventureiro, mas entrega estilo e um refinamento ausente nos concorrentes. São R$ 55.700,00 pelo carro completo, valor mais em conta que os R$ 56.457,00 do VW CrossFox I-Motion, antes a referência do segmento, com o mesmo nível de equipamentos. E mesmo o Sandero Stepway Automático, que custa menos - R$ 49.660,00 -, parece caro frente ao Hyundai. No comparativo que o RACIONAUTO preparou com os 3 modelos você descobrirá por quê.



Fotos: Maximiliano Moraes

Agradecimentos ao Parque Pedreira do Chapadão, Campinas - SP

6 comentários:

  1. Excelente avaliação como sempre, parabéns Max!

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  2. Ainda de longe, prefiro pelo custo inicial, pelo custo de manutenção o Sandero. Mais simples, mas muito mais valente para enfrentar buracos e estradas ruins, lombadas e com uma facilidade grande de encontrar peças e oficinas. Hyundai ainda muito, muito longe de chegar perto com esta carrocinha bonita.Mas para quem gosta de novidade é um carrinho bonitinho, mas ordinário, como off road.Tal como o Air Cross, uma geladeira com 4 rodas.

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  3. Eu tenho um HB20X há dois meses. O carro entrega tudo o que promete. Quem quer rodar na lama que compre um jipe. O HB20X é pra quem não quer que o carro raspe nesses quebra-molas cretinos e buracos no asfalto. Um carro alto e com estilo, possui tudo, só senti falta dos bancos em couro, mas já coloquei e ficou bala. Um carro maravilhoso, econômico, na cidade faço 11.9km/l com gasolina e na estrada fantásticos 14.5km a +/- 120km/h sempre com o ar condicionado ligado. Recomendo, quem quiser contato pra tirar dúvida, henriqueledo@bol.com.br

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  4. boa resposta quer andar na lama vendo minha pajeiro 4x4

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  5. Quanto vcs estão pagando de IPVA e de Seguro do HB20X e do Sandero Stepway?
    Sei que há inumeros fatores no cálculo, mas gostaria de ter uma ideia.
    Obrigado.

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