segunda-feira, 15 de abril de 2013

HYUNDAI HB20X PREMIUM AUTOMÁTICO x VW CROSSFOX I-MOTION x RENAULT SANDERO STEPWAY AUTOMÁTICO




Na avaliação que fizemos do Hyundai HB20X Premium Automático chegamos à conclusão que ele era, dentre os hatches aventureiros de nosso mercado, o que mais entregava o que prometia. Custando R$ 55.700,00 (completo) ele não é o mais caro nem o mais barato, mas supera os concorrentes na maioria dos aspectos considerados pelo consumidor típico deste perfil de veículo. Neste comparativo você verá por quê.





Listamos estes aspectos aqui: design, dirigibilidade (suspensão, direção, câmbio, posição de dirigir), equipamentos, desempenho, segurança, espaço/conforto e custo x benefício. Depois, colocamos na briga o Volkswagen CrossFox I-Motion e o Renault Sandero Stepway Automático, que formam a concorrência do aventureiro piracicabano. O critério de pontuação é simples como sempre: 3 pontos para o primeiro colocado em cada critério, 2 pontos para o segundo e 1 ponto para o último, sem diferença de peso entre os aspectos avaliados.


DESIGN

Vestir uma roupa de aventura num carro é uma receita que há anos vem se mostrando eficaz para aumentar o interesse e alavancar as vendas no Brasil. Há alguns exageros, é claro (vide modelos da Fiat), mas esses três hatches foram bem vestidos pelas fábricas, com resultados distintos.




O CrossFox é o mais sóbrio. Tem apliques plásticos, tem roda esportiva e tem estepe pendurado na traseira, mas continua alemão. Os traços são mais retos, o perfil é mais vertical; quando se trata de design a VW não dá muita força. Aí você entra. Olha pros pedais, são de alumínio. Olha pros bancos, têm forração diferente e umas redinhas dos lados. Olha pro resto: acabou, é praticamente igual ao Fox. O padrão de acabamento continua muito bom, ninguém nega. Mas é neutro demais, não inspira aventura nem estilo. Só é bem feito, mais nada. Neste segmento isso faz perder pontos.




O Sandero Stepway é o mais rústico. Grandão, tem dimensões que o aproximam de um hatch médio, coisa que a suspensão elevada e os apliques acentuam. O design não é unanimidade: tem cara de emergente e pronto, e ainda está prestes a ser substituído pelo novo modelo, já disponível na Europa. Mas dizem que esta é a melhor roupa que colocaram no Sandero atual, melhor até que a GT Line (que é bonitinha mas tem rodas pequenas demais). Aí você entra e a sensação de rusticidade continua - mas, neste caso, isso não é tão bom. VW e Hyundai são mais bem acabados, mais refinados, mais convidativos. O Renault melhorou consideravelmente depois do face-lift, que resolveu alguns problemas de ergonomia, acrescentou equipamentos e o tornou mais silencioso. Mas não tem jeito, as soluções emergentes estão em todo canto.





O HB20X é o mais fashion. Frente, laterais e traseira são bonitas, modernas, coesas, fluidas. É o menor de todos, mas parece maior do que é. E não pense que o uniforme de escoteiro estragou tudo, pelo contrário: a Hyundai conseguiu espírito aventureiro sem "gabiamarantizar" o hatch. Aí você entra. Olha pros pedais, são de alumínio. Olha pros bancos, tem padronagem diferente do HB20 comum. Olha pro resto, encontra um padrão de acabamento ainda inédito no segmento. E não se trata só de encaixes, coisa que o CrossFox também traz. No HB20X você tem a nítida sensação de estar num modelo de categoria superior, tanto pelos materiais usados quanto pela suavidade de acionamento dos comandos ou pelo layout interno. Ali ele não parece aventureiro, mas esbanja estilo.

Hyundai HB20X - 3 pontos
VW CrossFox - 2 pontos
Renault Sandero Stepway - 1 ponto


DIRIGIBILIDADE

Erguer a suspensão de um carro não é coisa tão simples; não é só colocar um calço aqui e outro ali. Como o centro de gravidade muda, tanto a dirigibilidade quanto a segurança podem sair prejudicadas. Dependendo também das respostas da direção e dos acertos de câmbio, você pode ter na mão um carro excelente, talvez melhor que o original, ou um desastre.




O Fox, mesmo com posição de dirigir elevada, sempre foi um carro gostosinho de guiar, com suspensão justinha e respostas diretas do volante. No CrossFox, que tem banco com ajuste de altura e coluna regulável em altura e profundidade, a VW conseguiu conciliar a boa dirigibilidade do original com o conforto adicional trazido pela suspensão erguida e pelos pneus 205/60 R15 de uso misto. Manteve a estabilidade, praticamente inalterada em relação ao Fox, e um pouco da esportividade típica dos VW. Mas esse acerto, bom pra cidade e pras rodovias, é apenas razoável em estradas de terra. Fica no meio-termo entre o Sandero e o HB.




A direção do CrossFox é bem comunicativa. Em baixa ela é bem macia, facilitando manobras; em velocidade, fica mais dura e progressiva; e em mudanças bruscas de direção ela responde tão bem quando no original. O câmbio automatizado I-Motion com 5 marchas opera melhor através dos paddle-shifts (quando disponíveis): aí é diversão só. No modo automático ele ainda soluça demais, passando longe do conforto proporcionado pelos automáticos de verdade. Já as trocas manuais na alavanca minimizam os trancos e fazem o carro ganhar alguns décimos de segundo nas acelerações, mas perdem o sentido quando tratamos de comodidade.




No Sandero Stepway o compromisso entre suspensão, direção e câmbio é bem interessante, no balanço geral. Mas olhando separadamente há ressalvas para todos. A posição de dirigir não é alta como no CrossFox, mas é correta e permite que o motorista veja a maioria dos outros carros por cima. O banco do motorista tem ajuste de altura, bem como a coluna de direção. Quanto à suspensão, o fato de o Renault ser emergente traz a ele uma vantagem expressiva em relação aos adversários. Lembra do quebra-molas de nosso percurso de testes? Pois é, ele o ignora tanto quanto quebra-molas mais altos, irregularidades no asfalto e trilhas leves. Só que o projeto original do Sandero, apesar de robusto, previa o conforto - que foi até melhorado no Stepway - e isso gerou uma consequência: a suspensão elevada aderna mais em curvas. Não perde segurança ou estabilidade, mas a dirigibilidade se torna um pouco mais incômoda.




Nem tão bom, nem tão ruim é o câmbio automático de 4 velocidades do Renault. É, em tese, mais avançado que o do Hyundai: adaptativo, tem 9 programações diferentes que se ajustam ao estilo de condução do motorista e faz trocas sequenciais na alavanca. Tudo isso, porém, não traz tanto conforto. As marchas são longas, há trancos nas mudanças ascendentes e as reduções são um pouco preguiçosas. O resultado é melhor do que o modo automático do I-Motion, mas inferior ao convencional do HB20X. Já a direção do Sandero é a pior do comparativo: apesar da boa posição do motorista, o volante é grande demais e assistência, apesar de hidráulica, é pesada em manobras. Em velocidade ela é adequada para uma condução normal, mas é pouco comunicativa e anestesiada em mudanças de trajetória.




O HB20X tem uma suspensão absolutamente voltada para o conforto. O carro é estável na estrada, mas rola ligeiramente mais que o HB20 comum nas curvas - tendência fácil de contornar. Na cidade, o trabalho da suspensão é silencioso e torna a condução bastante suave. Mas por ser muito macia ela é permissiva demais em buracos maiores ou mesmo em trilhas leves, permitindo batidas secas muito facilmente. Em trechos acidentados, melhor não arriscar e ir devagar.




Já a posição de dirigir é a melhor dentre os 3, com banco que ajusta em altura e coluna regulável em altura e profundidade. A direção é tão leve em manobras e no trânsito urbano que faz pensar que permanecerá boba na estrada. Ledo engano: há boa progressividade e ela é bastante comunicativa em velocidade, ainda que seja inferior à do VW. E o câmbio, mesmo tendo só 4 marchas sem trocas sequenciais, tem o conversor de torque mais ágil, as trocas mais suaves e o melhor escalonamento. Na prática, o resultado é excelente tanto na cidade quanto na estrada, em baixa ou alta velocidade, incluindo reduções.

Suspensão

Renault Sandero Stepway - 3 pontos
VW CrossFox - 2 pontos
Hyundai HB20X - 1 ponto

Direção

VW CrossFox - 3 pontos
Hyundai HB20X - 2 pontos
Renault Sandero Stepway - 1 ponto

Câmbio

Hyundai HB20X - 3 pontos
Renault Sandero Stepway - 2 pontos
VW CrossFox - 1 ponto

Posição de dirigir

Hyundai HB20X - 3 pontos
VW CrossFox - 2 pontos
Renault Sandero Stepway - 1 ponto


EQUIPAMENTOS

Tem o cara que ama ir pra um safari na África ou conhecer a selva amazônica, mas jamais abre mão do conforto de um bom resort na região. O comprador de um hatch aventureiro tem perfil semelhante: ele paga pelo estilo e pela aparência, mas quer levar junto uma boa quantidade de equipamentos de conforto, conveniência e segurança. Esses três hatches não deixam a desejar neste aspecto.


VW CrossFox I-Motion - Soleira da porta do motorista

VW CrossFox I-Motion - Suporte do estepe na tampa traseira


Na ordem, o VW CrossFox I-Motion é o mais caro, se considerarmos os modelos completos. Por R$ 59.715,00 o comprador leva, além do câmbio automatizado, ar condicionado, direção hidráulica com volante multifuncional, paddle-shifts e coluna regulável em altura e profundidade, vidros elétricos nas 4 portas, travas elétricas, alarme, chave-canivete com comandos para travas, alarme e levantamento de vidros, retrovisores elétricos com piscas integrados, CD/MP3 player com entradas USB, SD Card, iPod e tecnologia Bluetooth®, sensores de estacionamento, crepuscular com Follow Me Home e de chuva, banco do motorista com regulagem de altura e gaveta na parte inferior, computador de bordo, teto solar, revestimento em couro ecológico, airbag duplo, ABS com EBD, pedais esportivos, rodas de liga leve com aro de 15 polegadas e pneus de uso misto, faróis de neblina e pintura perolizada.


Hyundai HB20X Premium Automático - Porta-óculos

Hyundai HB20X Premium Automático - Sistema de áudio


Na sequência vem o Hyundai HB20X Premium Automático, que custa R$ 55.700,00. Esse valor coloca no hatch, além do câmbio automático com alavanca revestida em couro, ar condicionado, direção hidráulica com volante multifuncional revestido em couro e coluna regulável em altura e profundidade, vidros elétricos nas 4 portas com one-touch para todos, travas elétricas, alarme, chave-canivete com comandos para travas, alarme e levantamento de vidros, retrovisores elétricos com piscas integrados, CD/MP3 player com entradas USB, auxiliar e tecnologia Bluetooth®, sensores de estacionamento e crepuscular com Follow Me Home, banco do motorista com regulagem de altura e gaveta na parte inferior, computador de bordo, porta-óculos, sistema Isofix® para fixação de cadeirinhas infantis, airbag duplo, ABS com EBD, pedais esportivos, rodas de liga leve com aro de 15 polegadas e pneus de uso urbano, faróis de neblina e pintura perolizada.


Renault Sandero Stepway Automático - Barras de teto

Renault Sandero Stepway Automático - Detalhes nos difusores de ar (foto da versão Rip Curl)


O Renault Sandero Stepway Automático é bem mais barato, mas traz menos equipamentos. Câmbio automático sequencial adaptativo, ar condicionado, direção hidráulica com volante revestido em couro e coluna regulável em altura, vidros elétricos nas 4 portas, travas elétricas com comando na chave, retrovisores elétricos, sistema multimídia com tela touch screen que agrega rádio, entradas USB, auxiliar e iPod, tecnologia Bluetooth® e navegação GPS com controles na coluna de direção, banco do motorista com regulagem de altura, computador de bordo, airbag duplo, ABS com EBD, rodas de liga leve com aro de 16 polegadas e pneus de uso urbano, faróis de neblina e pintura metálica. Tudo isso leva o seu preço a R$ 49.660,00.

VW CrossFox - 3 pontos
Hyundai HB20X - 2 pontos
Renault Sandero Stepway - 1 ponto


DESEMPENHO

Mais potência significa desempenho maior, certo? Nem sempre. Como sempre gostamos de frisar, o que importa no trânsito do dia-a-dia e nas eventuais ultrapassagens na estrada é o torque. Modelos com estilo aventureiro geralmente não se beneficiam tanto desses números, porque somam a eles a aerodinâmica menos favorecida e o maior peso. Neste comparativo, apesar da grande diferença de potência entre os concorrentes (128/122 cv do Hyundai, 112/107 cv do Renault e 104/101 cv do VW), a proximidade dos números de torque (16,5 /16 kgfm a 5.000/4.500 rpm do Hyundai; 15,6/15,4 kgfm a 2.500 rpm do VW; 15,5/15,1 kgfm a 3.750 rpm do Renault) acabam aproximando alguns resultados de desempenho, enquanto as respostas das transmissões terminam por definir o comportamento final de cada um.


Hyundai HB20X Premium Automático - Motor 1.6 16v, 128/122 cv de potência, 16,5/16 kgfm de torque


O Hyundai divulga para o HB20X Automático uma aceleração de 0 a 100 km/h em 12 segundos, usando gasolina. Mas o RACIONAUTO obteve, ainda que sem equipamentos aferidos, números melhores de aceleração em 4 passagens, conseguindo a média de 11,6 segundos para a mesma prova. Também é interessante a forma com que isso ocorre: o motor funciona de forma extremamente suave e linear, e mesmo aos 4.500 rpm, onde o torque máximo é atingido, ele não parece "esguelar" para atingir velocidade. As retomadas são muito boas, graças à agilidade do conversor de torque do Hyundai. A superioridade do propulsor se faz sentir, tanto pela modernidade quanto pelos números em si.


Renault Sandero Stepway Automático - Motor 1.6 16v, 112/107 cv de potência, 15,5/15,1 kgfm de torque

VW CrossFox I-Motion - Motor 1.6 8v, 104/101 cv de potência, 15,6/15,4 kgfm de torque


Os dados das fábricas colocam CrossFox e Stepway em nível de igualdade na aceleração: 11,7 segundos para ir da imobilidade até os 100 km/h. Mas os comportamentos são bem distintos. O câmbio adaptativo do Renault tem programação específica, dentre as 9 disponíveis, para tocadas mais esportivas. Mas na prática ele é mais lento do que os números de fábrica sugerem. As retomadas são ágeis, mas o Sandero não é tão suave nas acelerações bruscas e há incômodos trancos nas reduções. Já o VW consegue resultado melhor graças ao recurso das borboletas atrás do volante. Além disso, a força no CrossFox chega mais cedo, já que o torque máximo é atingido a apenas 2.500 rpm. Isso gera uma sensação de segurança bem maior em ultrapassagens, por exemplo.

Hyundai HB20X - 3 pontos

VW CrossFox - 2 pontos
Renault Sandero Stepway - 1 ponto


SEGURANÇA

Os 3 modelos trazem o básico dentre os itens de segurança esperados para modelos deste preço: airbag duplo, ABS com distribuição eletrônica de frenagem, alarme perimétrico e cintos de segurança de 3 pontos para 4 pessoas. O Sandero Stepway, porém, sai perdendo por não trazer muito mais que isso: some aos equipamentos acima encostos de cabeça reguláveis para os 5 ocupantes, faróis de neblina e travamento central. Pelo menos ele é estável, com frenagens consistentes, e transmite bastante solidez.





CrossFox e HB20X superam o Sandero e quase empatam entre si neste quesito, mas um deles leva ligeira vantagem. Ambos são bons de curva, mesmo tendo suspensão mais alta, e freiam bem, sem qualquer desvio de trajetória. Também têm faróis de neblina, travamento central e encostos de cabeça reguláveis também no banco traseiro - o Hyundai apenas 2, no que perde do VW e do Renault. Mas passam à frente com os piscas embutidos nos retrovisores, o que amplia bastante a visibilidade dos outros carros no trânsito, e com os sensores de estacionamento, ausentes no Stepway. Outra vantagem que ambos carregam é o levantamento dos vidros a partir do acionamento das travas elétricas e do alarme, coisa que o Sandero também não oferece.




A disputa acaba ganha pelo HB20X, porém. E não só porque ele carrega um importante item de segurança a mais - o sistema Isofix®, ausente nos demais -, mas porque o CrossFox insiste em manter o estepe na traseira, item que pode contribuir para aumentar o seu apelo aventureiro, mas na prática o torna mais sensível e imprevisível em caso de colisão traseira.




Hyundai HB20X - 3 pontos
VW CrossFox - 2 pontos
Renault Sandero Stepway - 1 ponto


ESPAÇO / CONFORTO

A competição aqui é acirrada. Isso porque o conceito de conforto pode ou não estar diretamente ligado à oferta de espaço. Sob este ponto de vista não há discussão: o Sandero Stepway é o maior em todas as dimensões. Com 4,09 m de comprimento, 1,75 m de largura, 1,64 m de altura, 2,59 m de entre-eixos e 320 litros de capacidade no porta-malas, ele é o único onde 5 ocupantes viajam sem aperto, deixando ainda espaço de sobra na frente para ombros, pernas e cabeça. Dimensões avantajadas e suspensão bem calibrada acabam dando vantagem prática ao Renault. Mas não há tanto isolamento acústico quanto nos concorrentes e o interior do carro é o mais simplório. O estepe embaixo do carro também é uma desvantagem. A tela da central multimídia ajuda a amenizar o efeito emergente, trazendo mais modernidade ao layout interno. Mas não é suficiente ser o primeiro.


VW CrossFox I-Motion - Painel


O CrossFox tem a suspensão mais esportiva do grupo. Está longe de ser desconfortável, mas é a que mais comunica as imperfeições do asfalto; ajuda na dirigibilidade, mas prejudica o conforto. Não tem a mesma disponibilidade de espaço do Renault: são 4,03 m de comprimento (graças ao estepe na traseira), 1,68 m de largura, 1,60 m de altura, 2,46 m de entre-eixos e meros 260 litros no porta-malas (mesmo com o estepe pendurado). Mas ele acomoda melhor os ocupantes do que no Hyundai graças à altura privilegiada e à organização do espaço interno semelhante à de numa minivan. Também é o que traz mais equipamentos de conveniência. Mas ele não é tão silencioso quanto o HB20X e seu ambiente interno é mais sóbrio, não transmitindo o requinte e a esportividade que o segmento sugere.


Hyundai HB20X Premium Automático - Painel


A ideia de "pequeno mas aconchegante" é a que melhor define o HB20X. São 3,94 m de comprimento, 1,71 m de largura, 1,54 m de altura, 2,50 m de entre-eixos e 300 litros de capacidade no porta-malas, com o estepe no compartimento. Apesar de ter maior entre-eixos e largura que o CrossFox, os bancos mais baixos não permitem uma acomodação tão folgada para os ocupantes. Mesmo assim, como já dissemos, no Hyundai você tem a nítida impressão de estar num carro de segmento superior. O nível de equipamentos, ainda que ligeiramente menor que no CrossFox, é muito mais que suficiente para proporcionar comodidade aos ocupantes. Some a isto o silêncio a bordo e a maciez da suspensão, direção, câmbio e de todos os comandos a bordo: temos o vencedor do quesito.


Renault Sandero Stepway Automático - Painel (foto da versão Privilège)


Hyundai HB20X - 3 pontos
Renault Sandero Stepway - 2 pontos
VW CrossFox - 1 ponto


CUSTO X BENEFÍCIO





Cada segmento define o que seus consumidores procuram. Desta forma, avaliar o custo x benefício de um determinado modelo vai depender bastante do seu apelo comercial, do que os compradores esperam dele e de quanto estão dispostos a gastar por isso. Se considerarmos que hatches aventureiros têm como principal argumento de venda a disposição para trilhas leves, o estilo e o nível de equipamentos, temos um empate técnico: o Sandero Stepway é o mais robusto, o HB20X é o mais estiloso e o CrossFox é o mais equipado. Mas o peso que se dá a cada uma dessas características, somada ao preço de cada modelo, acaba definindo sua vitória ou derrota frente aos concorrentes.




O preço do Hyundai HB20X Premium Automático (R$ 55.700,00 só para lembrar) está no meio-termo entre o do Renault Sandero Stepway Automático (que custa R$ 6.040,00 menos) e o do Volkswagen CrossFox I-Motion (R$ 4.015,00 mais caro). Porém, seu custo x benefício é o melhor deste comparativo. o Sandero é robusto e espaçoso, mas menos equipado e mais simplório. O CrossFox é bem equipado e tem o comportamento mais esportivo do grupo, mas não é o mais confortável nem o mais espaçoso, além de caro demais. Por apresentar o melhor compromisso entre preço e nível de equipamentos, além de ser o mais moderno, o mais confortável e o mais ágil, o HB20X leva vantagem.




Hyundai HB20X - 3 pontos
Renault Sandero Stepway - 2 pontos
VW CrossFox - 1 ponto


CONCLUSÃO





Há o tipo de consumidor que não se importa tanto com design e estilo a bordo; ele está mais preocupado com resistência mecânica e manutenção barata. Há o que faz questão de estilo, mesmo que pague mais por isso. Há o que prefere confiar na marca, não fazendo questão de pesquisar muito no mercado por modelos de concorrentes. Desta forma, avaliar todos os critérios e dar o seu peso para cada um deles é essencial para encontrar o modelo que melhor lhe atenderá. Analisando, porém, de maneira imparcial, o Hyundai HB20X Premium Automático demonstrou ser o melhor produto dentre os hatches aventureiros de nosso mercado. A modernidade de seu projeto, a maior oferta de potência e torque, o câmbio bem acertado, o excelente acabamento e o conforto que ele proporciona superam as capacidades dos concorrentes Sandero e CrossFox. Well done, Hyundai!






5 comentários:

  1. Bacana o comparativo, visualmente o HB20x dá de 1000 e isso pra mim já é quase suficiente para ser a escolha certa. Eu gosto da Renault pois são carros mais duráveis, com uma ótima suspensão e acho que são "pau pra toda obra". O Fox acho caro pro que oferece... mesma cara desde sempre. O Sandero pelo menos teve uma restilização interessante. Apesar de ser um Dacia o visual continua chamando atenção.

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  2. Isso não e suficiente pra ser lider de mercado , ou é ? Sem essas linhas ai , a vw continua a vender muito ja a hyundai sabemos q vai ser efeito coca cola .

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  3. Por tudo o que foi dito, o sandero stepway ganha. Nesse tipo de segmento se busca altura do carro em relação ao chão e espaço interno e isso o sandero stepway ganha de lavada além de ser mais barato e aguentar pressão. A hb 20X deveria ser mais alto em relação ao solo. E o novo sandero stepway que vai chegar em 2014 vai mexer com o mercado, ficou muito lindo.

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  4. Acho um absurdo carros dessa categoria custarem mais do que 50 mil. Compraria o Stepway, mas aguardaria a chegada do novo modelo ao mercado.

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  5. Tenho Sandero e HB20. O Sandero tem mais espaço e de fácil manutenção. Mais barulhento mas suspensão mais bem acertada para o piso das estradas. O motor 1.6 16V manual do Sandero é o ideal para este carro e econômico, tanto é que colocaram no Duster 1.6 que virou nota A do Inmetro. Pena que a burrice da Renault não enxerga e faz você deixar o carro e ir para outra marca. Já estão perdendo mercado, tanto que comprei o Hb20X apesar do preço maior.

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