segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

FIAT LANÇA PICAPE TORO


Por Maximiliano Moraes
Fotos: Marcelo de Queiroz / Divulgação 



Aconteceu agora há pouco, na cidade de Campinas (SP), o lançamento nacional da picape Fiat Toro. Seria bobagem dizer que a picape é uma completa novidade, considerando os inúmeros flagras, teasers e informações divulgados nos últimos meses na Internet. Mas não é exagero dizer que ela representa, sim, um dos mais esperados e importantes lançamentos deste ano.



Nas palavras da Fiat, a Toro é uma "quebra de paradigmas em série". A notória mudança no perfil de consumo de compradores de picapes médias e SUVs fez a marca pensar em um carro que pudesse atender, ao mesmo tempo, às pessoas que precisam de um veículo para carga, usam com frequência as 4 portas, esperam uma dirigibilidade mais próxima à de um carro de passeio mas com resistência para enfrentar estradas de terra ou vias mal conservadas, prezam por um design moderno, gostam de tecnologia e não se sentiriam satisfeitos em ter um carro tão grande que não possa se adequar à falta de espaço típica de cidades grandes.


Há um pouco de exagero nas afirmações da Fiat de que a Toro inaugura um novo segmento e é a única picape brasileira com suspensão multilink - a Renault Duster Oroch, sim, é pioneira no segmento e na solução mecânica. Mas isso não tira a importância da picape no mercado. Desenvolvida a partir da plataforma do Jeep Renegade, a Fiat Toro tem soluções próprias e inéditas do meio para trás. É o caso da suspensão traseira independente, elaborada para carregar mais peso - serão 650 kg de capacidade máxima nas versões 1.8 Flex e 1.000 kg nas versões 2.0 diesel. A picape também recebeu acabamento interno simplificado, com painel de plástico rígido em vez de espuma injetada e freio de estacionamento por alavanca em vez de eletrônico.



Dentre as principais novidades estão o sistema de partida remota, que liga o carro e o ar condicionado a distância, bem como a solução inédita adotada na tampa traseira, que tem abertura bilateral e conta ainda com extensor, adquirido como acessório nas concessionárias. Os motores serão 1.8 16v flex, que recebeu melhorias e passou a render 139 cv e 19,3 kgfm de torque, e 2.0 Turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgfm de torque. A Fiat Toro com motor flex terá sempre tração 4x2 e câmbio automático de 6 marchas. Já a Toro diesel poderá ter tração 4x2 ou 4x4 e câmbio manual de 6 marchas ou automático de 9 velocidades. Especula-se uma futura versão de entrada com motor 1.8 16v e câmbio manual, ainda sem confirmação.

Confira preços e versões:

Toro Freedom 1.8 Flex automática - R$ 76.500,00
Toro Freedom Opening Edition 1.8 Flex automática - R$ 84.400,00
Toro Freedom 2.0 Turbodiesel 4x2 manual - R$ 93.900,00
Toro Freedom 2.0 Turbodiesel 4x4 manual - R$ 101.900,00
Toro Volcano 2.0 Turbodiesel 4x4 automática (9 marchas) - R$ 116.500,00

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