sexta-feira, 5 de agosto de 2016

VW CROSS UP! TSI - AVALIAÇÃO


Por Rodrigo Rego e Maximiliano Moraes
Fotos: Maximiliano Moraes


Sabe aquele carro que passa despercebido por você na rua, mas na verdade é um lobo em pele de cordeiro? Esta é a melhor definição para o Volkswagen up! TSI. Ou, como costumam chamar os gearheads, um legítimo sleeper.




O Cross up! TSI, apesar dos enfeites aventureiros leves, é um carro bem urbano. Mas isso não quer dizer que ele seja ruim na estrada, pelo contrário. Sempre na mão e contando com o auxílio de um sistema de direção elétrica muito bem calibrado, ele é ágil em curvas e veloz nas retas a ponto de se pensar que embaixo do capô existe um motor bem maior. Na cidade, antes da entrada do turbo ele se comporta como um 1.0 normal, mas a partir de 2 mil rpm, se segure: é quando o turbinho entra em ação. A VW divulga 105 cv (mas testes de dinamômetro dizem que são mais de 130) e 16,8 kgfm de torque (ou, segundo os mesmos testes, quase 21 kgfm).



No off-road leve ele também vai bem. A vedação é eficiente e a suspensão firme absorve as pancadas direitinho. O controle de tração ajuda a segurá-lo nas curvas e a boa altura do solo garante que a parte de baixo não raspe tão facilmente. Mas não espere que ele vá se comportar como um 4x4 ou um SUV; ele gosta mais do asfalto.



O interior dele é espartano, mas bem servido. A central multimidia é parecida com os aparelhos GPS paralelos que se compra em lojas de eletrônicos, mas tem funções bem interessantes: além do mapa existem gráficos para auxiliar o motorista a conduzir de forma econômica, integração com o rádio e smartphone, e conexão Bluetooth. O painel traz ainda um computador de bordo bem completo, que inclui mostrador digital da velocidade do carro e a temperatura do motor. Ar condicionado, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas e alarme são de série. A coluna de direção tem ajuste de altura, bem como o banco do motorista, e há vários buracos pra gente colocar coisas.



Mas não, ele não é espaçoso. Como sempre, recuamos o banco dianteiro até o limite para checar o espaço no banco traseiro e no Cross up! é simplesmente impossível levar gente ali desta forma. A largura é razoável, semelhante à de outros compactos do mercado, bem como o espaço para a cabeça, mas não dá para exigir tanto de um carro criado para ser transporte urbano: vão bem 4 pessoas de estatura mediana, e pronto. O porta-malas, por outro lado, surpreende com 285 litros - que é excelente para o seu porte - e uma tampa que divide o compartimento em 2 e pode facilitar a organização dos volumes.



Apesar de bem construído, predomina o plástico no interior. Isso nem seria tão problemático não fossem as superfícies: o black piano que reveste toda a seção central do painel, por exemplo, reflete muita luz do sol para os olhos dos ocupantes dos bancos da frente, e como se não bastasse não páram limpos nunca. Os bancos, falando neles, são confortáveis mas o encosto de cabeça inteiriço atrapalha a visibilidade traseira.

No exterior os plásticos caem bem. Os apliques em volta das caixas de roda dão o toque aventureiro que a versão pede e combinam bem com os detalhes em cinza fosco, e com a tampa traseira pintada de preto, especialmente com a cor azul do carro testado.



A Volkswagen vende este carro com o viés de economia, como qualquer outra versão do up! TSI. A 110 km/h o motor trabalha com 2.000 rpm, bem na faixa de início de atuação do turbo, e isso ajuda muito na obtenção de ótimas médias de consumo. Com a habitual medição tanque-a-tanque que realizamos o Cross up! TSI conseguiu, em trajeto misto entre cidade e estrada, média em torno de 18 km/l. Mas a maior vantagem do subcompacto é poder dar a quem dirige não só economia, mas segurança e um nível de comodidade compatível com seu preço (se comparado ao de outros aventureiros urbanos): o Cross up! TSI tem preço inicial no site de R$ 52.310,00 e, na cor Azul Lagoon (ou qualquer outra metálica), chega aos R$ 53.642,00.

Ah, e sorrisos também. A cada acelerada.


4 comentários:

  1. Lindo esse carro! Testei o move up tsi na css, nossa, acho que quem tem um desse dificil voltar pra um 1.0 normal...

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  2. Já tive Golf TSI que vendi para investir em um apartamento. Ficamos apenas com um HB20 1.6 AT4 e vivia com saudade do Golf. A grana ainda não deu para comprar um Golf novamente, mas deu para ir de Up Move TSI e, guardadas as proporções, a condução, desempenho e economia deste carrinho me fizeram matar um pouco da saudade do Golf.

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  3. correção:a 110km/h o giro do motor é 2500 RPM, e 18km/l uso misto só se for 90% na estrada e 10% na cidade, sozinho e sem ar ligado.Tenho um up tsi e sei q é economico mas não é tudo isso.

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    1. Sua forma de usar seu carro não é padrão para nossas conclusões, caro leitor. Você dirige de um jeito, nós avaliamos o carro de outro e em outras cidades e estradas. Reafirmamos nossos resultados.

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