Indaiatuba, 21 de julho de 2017 - A linha 2018 da Chevrolet S10 a diesel ganhou importante melhoria para eliminar a maior parte da vibração produzida pelo motor e disseminada pelo câmbio automático - sim, ele é o vilão da história. O CPA (Centrifugal Pendulum Absorber), mecanismo, introduzido recentemente na Chevrolet Colorado americana, torna a S10 não somente mais suave e silenciosa, mas também mais econômica.
Funcionando como um filtro de vibrações, o CPA possibilita também o acoplamento antecipado da transmissão, o que, na prática, melhora sensivelmente acelerações, retomadas de velocidade e consumo. Novas calibrações do motor 2.8 Turbo Diesel e da transmissão automática de 6 marchas também foram desenvolvidas e a picape recebeu novo sistema de gerenciamento elétrico, mais moderno. Além de permitir aceleração de 0 a 100 km/h agora em 10,3 segundos, a eficiência energética, segundo a GM, aumentou em até 13%: o Inmetro aferiu consumo médio de 10,8 km/l de diesel em rodovia e 8,8 km/l na cidade para a picape.
Por fim, junto ao novo padrão global de identificação de modelos da marca (com o logo do nome nas portas), a S10 2018 ganhou também nova opção de cor da carroceria, já presente na Trailblazer e outros modelos da marca: o Vermelho Edible Berries se junta às cores Prata Switchblade, Branco Summit, Vermelho Chili, Cinza Graphite e Preto Ouro Negro na paleta de cores disponíveis para o consumidor. Os preços foram reajustados: a versão LT automática passa a custar R$ 153.990,00, a LTZ R$ 171.990,00 e a High Country, R$ 181.590,00.
PRIMEIRA VOLTA
Para permitir o máximo de interação com a picape e o novo sistema na transmissão a GM disponibilizou 3 trechos do Campo de Provas da Cruz Alta (CPCA) em Indaiatuba, SP: a pista de testes mista (asfalto liso e ondulado, buracos, paralelepípedos, retas, curvas abertas e fechadas), retas opostas de mais de 2,5 km com curvas inclinadas e fechadas interligando-as e pista off-road. O objetivo principal era notar a evolução da S10 2018 em relação ao modelo 2017 quanto ao nível de ruído, vibrações na cabine, suavidade de funcionamento do motor e acelerações.
Na pista mista comprovamos o bom acerto de suspensão da picape, introduzido já na versão 2017. Nisso não houve mudança e nem precisava: a S10 realmente é uma das melhores do segmento quanto à filtragem de imperfeições, apesar de ainda deixar a desejar, como todas as picapes médias disponíveis no mercado, no quesito conforto para passageiros no banco de trás.
Por outro lado, tanto nesta quanto nas retas conseguimos perceber o quanto ela está mais suave e silenciosa: é outra picape. Se a intenção era trazer à S10 Diesel o mesmo feeling de modelos mais caros e luxuosos, a Chevrolet realmente conseguiu: praticamente não há mais vibrações na cabine, quase não se nota o funcionamento do motor em velocidade e todo o comportamento da picape em acelerações e retomadas se tornou muito mais refinado e suave.
Mesmo com o motor mais potente do segmento (200 cv e 51 kgfm) e capacidade off-road suficiente para a maioria das situações enfrentadas por quem usa a S10 Diesel no campo, como empresários de agronegócios - seus principais consumidores, segundo a GM -, a picape conseguiu se tornar refinada e ainda mais agradável para uso na cidade e, principalmente, na estrada. Dados do Inmetro comprovam o aumento da eficiência da picape, com médias de 8,8 km/l de diesel na cidade e 10,8 km/l na estrada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário