sábado, 17 de dezembro de 2011

VW SPACE CROSS I-MOTION – TESTE DE 5 DIAS (4ª parte)


SEGURANÇA



Parte do apelo de vendas de um aventureiro urbano é a sensação de segurança proporcionada pela altura extra e pelos adornos que promovem uma imagem mais “truculenta”. Mas de nada adianta a sensação se o veículo não for realmente seguro. A Volkswagen Space Cross consegue cumprir bem este papel, oferecendo mais do que somente imagem.



Uma das características da SpaceFox é o acerto um pouco mais duro da suspensão, o que compensa, de certa forma, os efeitos dinâmicos de seu centro de gravidade alto. A Space Cross, ainda mais alta e macia, tinha tudo para ser instável, mas não é. O equilíbrio dinâmico do carro não foi afetado e mesmo adernando um pouco mais que a versão “civil” nas curvas, a perua não passa insegurança em momento algum, sendo previsível todo o tempo e com o “plus” de enfrentar as imperfeições das vias de BH com maior desenvoltura e conforto.




Equipada com ABS desde a versão mais “básica”, a Space Cross freia com precisão e sem desvios de trajetória. Durante esses dias de muita chuva em Belo Horizonte, ela tem mostrado competência tanto no tráfego do Anel Rodoviário quanto em ladeiras escorregadias. Mas o mérito não é somente do sistema de freios; os pneus de uso misto 205/65R15 complementam o trabalho “agarrando” no asfalto com convicção sempre que necessário – e não foram poucas vezes nesses dias.


As concorrentes trazem airbag e ABS como opcionais. Com estes, o preço da Palio Adventure fica próximo ao da Space, enquanto o da Escapade é sempre menor. No trânsito de Belo Horizonte, hipoteticamente, a perua da Peugeot se sairia melhor, por ter suspensão mais firme, ser menor e, consequentemente, mais ágil. A suspensão da Adventure é muito macia e aderna demais em curvas; a única vantagem é passar pela maioria dos buracos como se eles não existissem. Mas só uma futura avaliação poderia dizer ao certo qual das aventureiras é a melhor no quesito segurança. Por enquanto, a Space Cross passa no teste com boa média.


Carro para teste emprestado pela Catalão Volkswagen

Nenhum comentário:

Postar um comentário