segunda-feira, 12 de março de 2012

J6: VALE QUANTO PESA?


Foto: Maximiliano Moraes


Queria provar a J6 em todas as situações reais possíveis para uma minivan. Só faltava encher de gente. Pois é, FALTAVA. Ontem pus esposa, meus “mininim” e mais um casal de amigos para outra viagem curta, de BH até Lagoa Santa. Ela se acomodou no assento do meio, na segunda fileira. Com as 2 cadeirinhas o espaço ali deixa de ser tão farto; mas que sorte, ela é magra. Ele, porém, com seu metro e oitenta e dois, teve que se acomodar na última fileira. “Não tem problema, indo sozinho aqui é tranquilo. Duas pessoas já não cabem, só se fossem crianças.” A gente já sabia.


Foto: Maximiliano Moraes

A vocação estradeira da J6 já tinha sido provada; ontem foi comprovada. Conforto, silêncio e o ambiente fresquinho proporcionado pelo ótimo ar condicionado digital foram outra vez elogiados. Mas a minivan causou mais interesse do que previ. Quiseram saber preço, consumo, manutenção, tudo. Para facilitar as coisas para eles, peguei dados que já tinha sobre a J6, desde o valor da versão de entrada e opcionais até os preços de revisões e cesta de peças, e fiz algumas tabelas. Veja você também e tire suas dúvidas.

Foto: Maximiliano Moraes

CUSTO
Preço: R$ 57.800,00
Equipamentos de série:
- Ar condicionado digital
- Direção hidráulica
- Vidros elétricos nas 4 portas com comando “um-toque” para o vidro do motorista
- Travas elétricas com comando na chave
- Retrovisores elétricos com pisca integrado
- Rádio com CD/MP3 player, entrada USB e comandos no volante
- Retrovisor interno eletrocrômico
- 16 porta-objetos
- Rodas de liga-leve com aro de 16 polegadas
- Faróis com ajuste de altura
- Faróis de neblina
- Sensor de estacionamento traseiro
- Airbag duplo
- ABS com EBD
Opcionais:
- Fileira de bancos adicional – R$ 1.000,00
- Bancos revestidos em couro – R$ 1.400,00 (5 lugares) ou R$ 1.600,00 (7 lugares)
- Rodas de liga-leve com aro de 17 polegadas – R$ 1.600,00
- Pintura metálica – R$ 1.190,00


A versão “básica” já vem muito bem equipada. Colocando todos os opcionais, passa-se automaticamente para a versão Diamond, mesma que vem sendo testada, com 7 lugares e que custa R$ 63.190,00. O consumidor pode, de todas as formas, escolher uma versão “completa” com apenas 5 lugares, o que reduz seu preço para R$ 61.990,00. Vai depender somente do tamanho da família.

PLANO DE MANUTENÇÃO
Quadro comparativo com concorrentes


Pode parecer exagero da JAC exigir tantas visitas de clientes às concessionárias, mas a estratégia faz sentido. Além de minimizar os custos, o intervalo menor entre revisões é uma ótima oportunidade para a marca monitorar de forma mais eficiente o funcionamento de seus carros, colhendo o feedback de que precisa e treinando a rede. Afinal, os mecânicos terão 6 anos para fuçar no seu J6.

Foto: Maximiliano Moraes

CESTA DE PEÇAS
Quadro comparativo com concorrentes


Os valores das cestas são equivalentes para todas as minivans (com vantagem para a da JAC), mas pode-se ver diferenças gritantes nos preços de certas peças. A J6 tem o kit de embreagem e o retrovisor mais baratos, enquanto a Picasso tem o melhor preço para pastilhas de freio, a Zafira cobra menos que todas pelo para-choque dianteiro e a Grand Livina pelo amortecedor dianteiro. Mas a japonesa perde sua vantagem por causa do alto preço da embreagem, 184,62% mais que o mesmo item para a J6. A chinesa dá o troco, no mau sentido, ao cobrar 101,53% mais que o modelo da Nissan e 198,8% mais que a Chevrolet pelo para-choque dianteiro. Esta, por sua vez, não tem vergonha de pedir 81,58% mais pelo retrovisor esquerdo. O monovolume da Citroën não tem nenhum item na lista dos mais caros, mas ainda assim seu valor de revisões até 30 mil quilômetros é o segundo mais alto dentre todas.

Foto: Maximiliano Moraes

Um comentário:

  1. Com tanto espaço, tecnologia som, ar condicionado automotivo e vidros elétricos , tem um valor até que bem razoável. só não gostei do painel de carinha é meio estranho, prece até que vai piscar os olhos a qualquer momento.

    ResponderExcluir