quinta-feira, 12 de abril de 2012

NOVO FIAT LINEA ESTÁ PRONTO





O novo Fiat Linea 2012 está oficialmente pronto, segundo mostram fotos tiradas dentro da fábrica da Tofas-Fiat na Turquia e outras, aparentemente oficiais, divulgadas por um blog indiano. Novos para-choques dianteiro e traseiro, nova grade e nova tampa traseira (para onde migrou a placa)  pretendem dar um ar de novidade no sedã, que passou a ser empurrado (na Europa) pelos motores 1.4 MultiAir e 1.3 MultiJet.



Na Turquia o Tofas-Fiat Linea tem uma trajetória de sucesso: no mês de março ele confirmou a liderança em vendas naquele país, com 7% do mercado (2.046 unidades vendidas), sendo líder absoluto 4 vezes em 12 meses. Já no Brasil a vida do sedã não é fácil: considerado médio pela Fiat por suas dimensões (4,56m de comprimento, 1,73m de largura, 1,49m de altura, 2,60m de entreeixos), sua derivação do Punto acaba por torna-lo concorrente direto do Honda City, de quem apanha feio em vendas. De janeiro a março, o City conseguiu emplacar 3773 unidades, enquanto o Linea não passou de 2059 unidades (pouco superior ao número de março somente na Turquia, um mercado imensamente menor).


Mesmo entre os sedãs médios o Linea também não se destaca, tendo conseguido apenas o 7º lugar em vendas em janeiro e fevereiro (atrás de Corolla, Cruze, Jetta, Fluence, Civic e Sentra) e o 9º lugar em março, quando foi ultrapassado também por Focus Sedan e Elantra. Com a remodelação a Fiat espera dar um sopro de vida ao sedã, bom produto por um lado mas que, por outro, se ressente de sua falta de identidade. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário