quinta-feira, 16 de agosto de 2012

CHEVROLET COBALT: POR QUE COMPRAR?



A nova safra de "sedanzões" do mercado brasileiro tem mexido com os números de vendas dos últimos meses e o Chevrolet Cobalt tem grande participação nisso. Nem mesmo o Renault Logan, que inaugurou o segmento, conseguiu isso desde que foi lançado, em 2007 - e veja que ele tem mais versões e diferentes motorizações, o que, em tese, deveria agradar muito mais clientes.

Para ter uma ideia do quanto o Cobalt tem agradado, basta ver os números. Seu pior resultado neste ano foi no mês de fevereiro, onde ficou em 16º lugar com 3.660 unidades vendidas, e até o mês de julho o sedã já contabilizou 37.670 unidades no mercado. Porém, seu design não é o mais bonito, seu motor não é o mais potente e ele não é o mais barato. Como justificar, então, seu sucesso?



A questão é que neste segmento, desempenho e design contam menos do que espaço, segurança e custo x benefício. Além do mais, o Cobalt conta com uma vantagem - subjetiva, é claro, mas válida - em relação à concorrência: a confiança na marca. Ser um Chevrolet conta muito na hora da escolha, especialmente porque grande parte da massa consumidora de automóveis no Brasil ainda vê carros como bem de capital, e não de consumo: o valor de revenda é forte argumento na hora de fechar negócio. Some a isso uma rede de concessionárias bem maior e bingo, você descobriu o segredo do sucesso.

Mas pera lá, nenhum carro, por maior que seja a rede ou a confiança na marca, venderia bem se fosse ruim. Tomando novamente o Logan como exemplo, poderíamos concluir que ele só não vende mais por causa de seu design. Preconceito com a marca? Tamanho menor da rede? Não procedem, já que seu irmão de plataforma Sandero, remodelado recentemente, caiu no gosto do público e tem assegurado o 9º lugar no ranking geral, com mais de 54 mil unidades vendidas.

Então, no que o Cobalt é melhor que os outros? Vamos por partes.



Conforto

A engenharia da General Motors conseguiu algo quase impensável num sedã emergente: muito conforto de rodagem e silêncio a bordo, a ponto de, não fosse o design simplificado do interior (apesar de bem acabado), pensarmos estar num legítimo sedã médio. Nem mesmo barulho de pneus, nada. Quando olhamos do lado de fora, a linha de cintura alta e o excesso de lata dão a impressão de um sedã sólido, bem construído, e ele acaba fazendo jus à essa percepção. E se o desempenho não é lá essas coisas, o excelente câmbio, com engates macios e silenciosos, fazem você não querer estragar tudo. O melhor mesmo, no Cobalt, é andar sem pressa.



Espaço

Sedanzão tem que ser realmente "ZÃO". A Fiat tentou enfiar o Grand Siena no segmento, mas a verdade é que ele não consegue fazer o mesmo que o trio Logan / Versa / Cobalt, reais competidores entre si. E aí o Chevrolet acaba se dando melhor que estes em alguns aspectos, especialmente na capacidade do imenso porta-malas: são 563 litros declarados. Nas demais medidas o Cobalt praticamente empata com o Logan, mas a sensação de espaço interno é maior, talvez pelas cores claras do interior: são 4,48m de comprimento, 1,73m de largura e 2,62m de entre-eixos contra 4,28m, 1,74m e 2,63m.



Custo x Benefício

A versão com melhor custo x benefício da linha Cobalt é a LT, que traz ar condicionado, direção hidráulica com coluna regulável em altura, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, alarme com controle na chave, banco do motorista com regulagem de altura, airbag duplo e ABS - ou seja, praticamente tudo o que a nova classe média quer num carro, e mais todo aquele espaço. O Nissan Versa tem uma versão que custa praticamente o mesmo e tem mais itens de série, além de desempenho bem melhor, e o Renault Logan com os mesmos equipamentos custa menos. Mas aqui entra a questão da confiança na marca, que para muita gente tem valor financeiro - ou seja, os R$ 41.348,00 pedidos pelo Cobalt LT parecem muito bem pagos.



Conclusão: Versa e Logan correm em pé de igualdade com o Cobalt, mas a Chevrolet soube decifrar um dos desejos da nova classe média como nenhuma outra marca, o que acabou se tornando uma carta na manga para o modelo. O Renault é barato e resistente, mas não é silencioso nem tão confortável. O Nissan tem ótimo desempenho e bom acabamento, mas não é tão grande e carece de mais confiança na marca. O Chevrolet Cobalt, oferecendo conforto e silêncio de fato, faz o motorista ver e sentir que comprou um sedã grande.

26 comentários:

  1. Bacana esse post!! lembrei que recentemente li num livro usado que comprei pelo http://www.adquo.com.br/ sobre a história da Chevrolet. Bem interessante!! valeu!!

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  2. O que falta para o Cobalt é um motor 1.6 moderno e economico com o do Versa, que pra mim é a compra mais racional nesse segmento.

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  3. O cobalt 1.4 8v /2012, tem o motor irmão da vigorosa picape Montana/2012, o econo.flex 1.4 (com álcool rende até 102 cv) com capacidade de carga de 758 kg mesmo em subidas, conforme especificações da Chevrolet. Passando as marchas corretamente, o cobalt atende bem em qualquer estrada, mesmo em subidas íngrimes e só saber trabalhar o câmbio de marchas. Conforme dados da Chevrolet, ele atinge 100km/h em 11,5s (com álcool), acho ele realmente muito rápido para um motor 1.4, parece um carro de maior cilindrada. Eu, particularmente, gostei do cobalt por ser nacional. O motor 1.4 cilindradas com 102 cv, torna o seguro mais barato, manutenção barata, facilita a revenda, bom consumo de combustível e atende bem ao porte do carro com muita economia. O sucesso de vendas no 1º semestre/ 2012, mostra que o conjunto com o motor 1.4 no cobalt agradou os consumidores. O desenho causa impacto de tão inovador, é imponente e bonito. A versão LTZ tem muito requinte. O painel digital com LEDs e velocímetro digital é muito elegante. os três anos de garantia sem limite de quilometragem conforme dados da Chevrolet, mostra porque o cobalt 1.4 é resistente e tem grande qualidade de motor, carroceria e caixa de marcha ! O motor econo.flex 1.4 8v 102 cv ( com etanol) é muito bom !!!

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    1. Realmente o design causa impacto... de tão feio!
      Que saudade dos Chevrolet de verdade... Opala, Omega, Monza, Vectra antigo.
      Uma marca perde sua identidade, e ainda nos obriga a conviver com essas aberrações. Triste.
      E como vende...

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    2. O mundo muda, caro colega... praticamente todas as grandes montadoras mudaram muito o design dos carros, seguindo tendências de mercado. Não gosta? Garimpe por ai e encontre modelos antigos pra comprar...

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    3. Concordo Mariana, quem quer carro velho é só procurar por ai que tem de montão. Eu tenho o Cobalt LTZ e realmente condiz com tudo que a matéria do site diz, muito bom o carro.

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  4. sem dúvida vou comprar o meu cobalt LT , depois de pesquisar bastante e até o momento ter visto mais elogios doque reclamaçoes..a minha duvida pra adquirir um carro desse porte já não existe mais..vou de COBALT. com certeza!!!!

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  5. ola a todos, olha contas criticas do cobald,respeito a opiniaõ de todos,mas acho q antes de falar do carro, deveriam andar nele,tive um focus 2008 1.6 , e peguei um cobalt zero 1.4,lt, e nao me arrependo ate agora, pois e um carro completo, com 4 passageiros e ar ligado, na estrada fiz 14.05 a gazolina, e olha q o carro tinha 300km rodados, acho q qndo q estetica do carro, cada um tem tem seu estilo e gosto, e adorei. pq ESSE TEM UM JEITO DE QNDO VC ESTACIONA PROXIMO DOS OUTROS, ELE TE PASSA RESPEITO abraçoss

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  6. Um carro para quem gosta de economia e espaço interno, na cidade melhor o motor 1.4.....muito bom tenho LTZ...... Eu to gostando muito e pessoal que reclama a maioria são patriotas de outras marcas, eu não ligo para pessoas com opniões unicas ......

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  7. A primeira vista de longe o cobalt pode até não parecer tão bonito, mas quando se chega perto a visão que se tem é de um grande carro, não entendo pq falam tão mal da frente do carro, é completamente proporcional a mala gigante que ele tem. O carro é lindo e ótimo de dirigir, além de super confortável. RECOMENDO!

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  8. Tenho um Cobalt LTZ 1.8 com 2700km rodados, por enquanto posso recomendar com empenho o carro, tem tudo o que foi dito na reportagem e muito mais, nada de problemas até o momento. Muito confortável. O consumo depende muito da forma que se dirige, quem anda com pé embaixo e esticando marcha toda hora vai ter um bom gasto de combustivel.

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  9. EU COMPREI UM VERSÃO LTZ ADOREI O COBALT QUEM CRITICA PORQUE NÃO PODE TER UM DESSES...
    COBALT, CONFORTAVEL ANDA BEM ECONOMICO E COMPLETÃO,,,PECISA MAIS ALGUMA COISA?

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  10. ESTOU MUITO SATISFEITO COM MEU COBALT LT, RECOMENDO!!!!!!!!!!!!!!

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  11. Decididos a comprar um sedan na faixa dos 40 mil, após verificar as opções eu e minha esposa fizemos um test drive com o Cobalt. As versões testadas foram a LS 1.4 e a LT 1.8 automática (a concessionária não tinha nenhum 1.8 mecânico disponível para test drive). O modelo de entrada LS metalico, ultimas unidades 12/13 com IPI reduzido, estava por 37.500,00, um bom preço. A concessionaria ainda dispunha de 02 Unidades 12/13 pintura solida da versão LT 1.8 com cambio mecanico,a R$ 41.500,00, preço promocional. A princípio fiquei em dúvida sobre o basico 1.4 e o intermemdiario 1.8, mas confesso que o motor mais potente me seduziu no test drive, mesmo sendo o carro do teste equipado com cambio automatico. O Cobalt 1.4 é um carro agradável de dirigir, mas o 1.8 tem aquele algo mais que parece faltar no 1.4.A diferença nominal de potencia não é muito grande, mas o torque do 1.8 é que muda as coisas. Como o carro será financiado, decidimos pelo 1.8 LT mecanico, pois a diferença de preço acaba diluida pelas prestações e entrada. O LT vem com Air Bag e ABS, itens não disponíveis nos LS em promoção, o que deixa o LT mais atraente. Mas logo mais estes itens serão obrigatorios, reduzindo a diferença. O LT se diferencia também pelo computador de bordo, aerofolio e detalhes de menor importancia. O carro é muito gostoso de dirigir, silencioso e tem ótimo espaço interno e porta malas enorme. Um custo beneficio imbativel nessa categoria, é uma opção excelente para quem quer um sedan confortavel e com preço razoavel.

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  12. Acho o cobalt 1.4 um carro que tem tudo o que uma familia gosta. Grande espaço interno e gigante porta malas. Acho que o motor 1.4 traz mais beneficios que o motor 1.8, visto que o motor que equipa o cobalt 1.4 é o mesmo da valente picape montana 2013. A diferença dos Hp entre os dois motores é pouca. Seguro, impostos e economia de combustivel fica melhor no 1.4. Acho também que o motor 1.8 fica melhor nos taxis, que levam 5 pessoas e até dois tanques de combustivel, sendo um de gás, e porta mala cheio e com o ar sempre ligado a pedido dos passageiros. Já dirige os dois, percebi que o motor 1.8 é um pouco melhor em ultrapassagens. O Cobalt tem uma frente que parece a cabeça de um tubarão sendo muito imponente, chamativa e bonita! Onde ele chega chama a atenção pelo seu tamanho de carrão! Sua garantia de 3 anos mostra que ele é muito resistente e com super porta-malas e parece mesmo que muitos taxistas o escolherem por esses motivos. Gostei muito desse chevrolet !

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  13. comprei o Cobalt LT 1.8, estou muito satisfeito, é um Sr. carro. Como sei dirigir e não detono carros ele esta bastante economico, na estrada com gasolina 13,5 Km por litro com o ar condicionado ligado, recomendo este carro á todos que desejam ter um bom carro.

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  14. comprei um Cobalt 1.8 LT - 2012/13, estou muito satisfeito com o carro ele pode ate ser feio mas é um excelente veiculo, quem mete o pau é porque não tem grana para comprar um.

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  15. Optei pelo Cobalt LT 1.8 mecanico e não me arrependi. Anda bem e o consumo não chega a assustar (9,5 km/l de alcool na estrada, na cidade ainda não medi). Na faixa de R$ 42 mil, não tem nada no mercado que chegue perto em custo benefício, conforto e confiabilidade. Comparar com Voyage e Siena é bobagem,são carros com quase 20 cm a menos de entre eixos, e com menos porta malas, só o preço é semelhante. Eles são concorrentes do novo Prisma, não do Cobalt.

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  16. Acho também que o Novo prisma 1.4 não pode ser comparado ao cobalt 1.4. O novo prisma é muito bonito e de alta tecnologia, mas nao pertence a categoria do cobalt que pertence a um segmento de dimensões bem superiores. O chevrolet cobalt não inicia sua motoração com motores 1.0 (mil cilindradas, populares) e pode usar motores 1.8 e caixa de marcha automatica de 6 marchas, a mesma do sofisticado Cruze. Conforme os dados da chevrolet:

    Largura do cobalt 1.4: 1,735m
    Largura do novo prisma 1.4: 1,705m (o cobalt vence)

    Comprimento do cobalt 1.4: 4,479m
    Comprimento do novo prisma 1.4: 4,275m (o cobalt vence)


    Altura do cobalt 1.4: 1,514m
    Altura do novo prisma 1.4: 1,484m (o cobalt vence)

    Entre-eixos do cobalt 1.4: 2,620m
    Entre-eixos do novo prisma 1.4: 2,528m (o cobalt vence)

    Porta malas do cobalt 1.4: 563 litros
    Porta malas do novo prisma 1.4: 500 litros (o cobalt vence)

    Os dois automoveis são ótimos! o cobalt 1.4 é um carro clássico que chama a atenção por seu desenho imponênte e bonito,tamanho,conforto, resistência, garantia de 3 anos e tem um público certo que já é fiel ao carro. Para táxi que geralmente usa gás natural que geralmente causa perda de potência no motor, é melhor usar o motor 1.8 que tem um torque excelente. O novo prisma atende ao público mais jovem que deseja um carro menos clássico e mais esportivo.

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  17. GOSTEI DESSE COBALT, ACHO MUITO ESPAÇOSO !

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  18. Estive em uma concessionário vendo um completaço com preço de 56mil, e foi ai que optei pelo sentra, então ainda não tenho meios para avaliar este carro, porem estou feliz com meu carro novo...

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  19. ola srs , comprei o cobalt LTZ mecânico 1.8 ainda não estou com ele , mas fiz um test drive e vou dizer , achei fantástico o carro .
    motor e conforto nota 10. porem o meu so vou pegar 16\10 , mas a principio show

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  20. Tenho um cobalt 1.4 ltz...é um carro com uma estabilidade excelente, espaçoso, para quem tem filhos como eu, com acabamento interior ótimo, motor potente e particularmente acho um carro lindo, um ótimo custo benefício...agora resolvemos trocar por um 1.8 ltz automático e com certeza não iremos nos arrepender, pegarei o carro dia 29 de nov. Voltarei para contar minha satisfação!!!

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  21. Temos um cobalt ltz 1.4...o carro é ótimo em relação ao espaço, muito confortável e espaçoso para quem possui família, motor potente, estável qdo está em alta velocidade, excelente acabamento interno, particularmente acho um carro lindo, um ótimo custo benefício...gostamos tanto do carro que já estamos trocando por um 1.8 ltz automático e com certeza vai superar nossas expectativas...estarei pegando o carro dia 29 de nov...volto para comentar!!!

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  22. CARRO EXCELENTE, OTIMO CUSTO BENEFICIO, PEGUEI ELE SEMI -NOVO,UNICO DONO, BEM CUIDADO, BOM CONSUMO DE COMBUSTIVEL, OTIMO PRA VIAJAR, ULTRAPASSAGEM, RECOMENDO DEMAIS O CARRO. NAO É ATOA QUE OS TAXISTAS AMAM ELE.

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  23. exelente carro o meu e o ltz 1.8 manual tanto para viagem como cidade o conforto e ótimo e econômico.

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