ALTA RODA, Fernando Calmon
Aberto até 4
de novembro, o 27º Salão do Automóvel de São Paulo virou uma página importante
de sua história ao entrar, definitivamente, no circuito de lançamentos
mundiais. Em edições anteriores, à exceção de estreias locais, o público podia
ver algumas novidades apresentadas no Salão de Paris, sempre realizado nos anos
pares, como a mostra paulistana. Havia também produtos requentados de outros
salões.
Esse ciclo
começa a mudar. Não por coincidência, quatro executivos de topo da GM, Honda,
Jaguar Land Rover e VW vieram à exposição. A estreia mundial do Taigun, SUV
compacto conceitual sobre a arquitetura do Up!, é quase a confirmação de que será
fabricado aqui, em 2014, na fábrica VW de Taubaté (SP), e em outros países.
Outro
lançamento importante, o compacto Chevrolet Onix (à venda em novembro), também
poderá ser feito adiante em algum país do sudeste asiático, fora da China. A
Ford reservou ao salão brasileiro a versão sedã do Fiesta reestilizado – em
Paris, estava o hatch. Ambos serão produzidos em São Bernardo do Campo (SP), em
2013.
A Peugeot
apresenta o 208, início da era de alinhamento aos modelos do exterior. No
mercado europeu há cinco meses, começa a fabricação, no final de dezembro, em
Porto Real (RJ) e as vendas, em abril de 2013. O 207 continuará em produção,
como o Fiesta Rocam, para a base do mercado, a exemplo do Clio que recebeu
retoques no centro de estilo paulistano da Renault.
O SUV médio Chevrolet
TrailBlazer é outro lançamento, inicialmente na versão de topo LTZ, com uma
longa lista de concorrentes. Projeto brasileiro, lançado na Tailândia há sete
meses, a produção começa agora em São José dos Campos (SP). Criado aqui, o
Troller TR-X, de Horizonte (CE), recebeu as boas atenções do centro de
desenvolvimento da Ford, em Camaçari (BA). O SUV subcompacto Suzuki Jimny, agora
feito em Itumbiara (GO), recebeu as pequenas alterações executadas no exterior
há quatro meses.
A onda aventureira
se ampliou com Fit Twist e o HB20X. O Hyundai está um pouco mais dentro do
espírito, graças à pequena elevação da suspensão em 1,5 cm, mas só chegará às
lojas em janeiro. Interessante o estudo apresentado pela Nissan: Extrem, SUV
compacto desenhado na Califórnia (EUA), mesma arquitetura do March e candidato
à produção em Resende (RJ), no fim de 2014.
Assuntos de
bastidores se aprofundaram. Todos à caça do primeiro produto que a BMW
produzirá em Araquari (SC), depois de longas negociações sobre o novo regime
automobilístico. Além dos possíveis X1 e Série 1, a linha (ainda inédita) de
tração dianteira, Série 2 e X2, estão nos planos. Falta confirmação, em breve,
da Land Rover, em Cariacica (ES).
Chineses
continuam ávidos e tratam de investir no estilo de seus carros. Destaques para
Chery Celer, primeiro a fabricar aqui, em Jacareí (SP) e JAC J2, que confirmou a
unidade fabril de Camaçari (BA).
Importador
Kia, Grupo Gandini tenta acordo com a marca sul-coreana para produzir algum
modelo no Brasil. Estreou o todo novo Cerato, mas em razão de impostos não
manterá volumes apenas com importação simples, sem contrapartidas industriais.
Para o Salão
de 2014, espera-se um novo local, diferente do Anhembi, e infraestrutura digna de
nível internacional. Previsão aponta para Pirituba, ainda na capital paulista.
RODA VIVA
CHEVROLET Tracker, utilitário esporte
compacto sobre plataforma que deu origem a Sonic, Cobalt, Spin e Onix (três
últimos fabricados aqui), será produzido em Rosário (Santa Fé), Argentina, em
2014. Investimento crucial para manter equilíbrio comercial com o vizinho, pois
o Agile argentino ficará bem afetado pela chegada do Onix.
PRORROGAÇÃO do IPI reduzido até 31 de
dezembro era totalmente previsível e se confirmou. Pairam dúvidas sobre o que
ocorrerá depois. Em 1º de janeiro começa o novo regime tributário para a
indústria e o governo pode se valer disso para interromper o desconto. Mas, se
o mercado der sinais de fraqueza...
LEXUS RX 350, SUV grande da divisão de
luxo da Toyota e tração 4x4 sob demanda, busca seu espaço. Ótimo acabamento, suspensão
eficiente e motor silencioso (V-6/3,5 l/277 cv). Grande tela multimídia inclui GPS.
Há mouse estilizado no console. Com IPI menor, baixou para R$ 255.000. Sua
base, do Camry, atrai menos que BMW ou Mercedes.
INMETRO divulgou no Salão de São Paulo
a nova etiqueta, de 1º de janeiro de 2013, que indicará, além de consumo de
combustível cidade e estrada, as emissões de CO2. O instituto, de
forma correta, considera o emitido apenas por combustíveis de origem fóssil. Ao
etanol puro atribui emissão zero e, da gasolina, descontou os 25% de etanol na
mistura.
Fernando Calmon, engenheiro e jornalista especializado desde 1967, quando produziu e apresentou o programa Grand Prix, na TV Tupi (RJ e SP) até 1980. Foi diretor de redação da revista Auto Esporte (77/82 e 90/96), editor de Automóveis de O Cruzeiro (70/75) e Manchete (84/90). Produziu e apresentou o programa Primeira Fila (85/94) em cinco redes de TV.
Sua coluna semanal sobre automóveis, Alta Roda, começou em 1999. É publicada em uma rede de 86 jornais, revistas e sites. É correspondente para o Mercosul do site inglês just-auto. Além de palestrante, exerce consultoria em assuntos técnicos e de mercado na área automobilística e também em comunicação.
fernando@calmon.jor.br e www.twitter.com/fernandocalmon
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