Interessante
constatar como os fabricantes mudam suas estratégias mercadológicas e técnicas
de continente a continente. Marcas europeias e orientais, por exemplo, tratam
de desenvolver modelos com dimensões generosas para vender nos EUA. Atender a
cultura do segundo maior mercado do mundo (só perdeu a liderança para a China
há três anos) implica fazer concessões ao peso do veículo e maior consumo de
combustível em troca de espaço interno.
Isso está
mudando porque a gasolina encareceu nos EUA e o governo estabeleceu metas
rigorosas de economia para os próximos anos. A Ford foi das primeiras a reagir.
Deu uma guinada a fim de procurar aproximar ao máximo possível todos os novos
projetos mundiais, pois consumo de combustível e emissões de CO2 são
irmãos siameses.
O novo
Fusion demonstra os novos tempos. Esse sedã médio-grande, em exceção parcial àquela
regra, era um pouco menor que a sua contraparte vendida na Europa com o nome de
Mondeo. Agora, cresceu cerca de três cm em comprimento, largura e altura.
Estilo e dimensões são os mesmos dos dois lados do Atlântico.
Na versão de
topo, Titanium, o motor V-6 aspirado foi substituído por um quatro-cilindros
turbo com injeção direta de 2 litros/240 cv/34,7 kgf·m. Assim, o carro chegará
ao Brasil, em dezembro, por R$ 112.990, incluindo tração nas quatro rodas e
teto solar. Preço dos mais competitivos por vir do México sem imposto de
importação e IPI extra. A partir da produção do novo Fiesta hatch, em São
Bernardo do Campo (SP), já no início de 2013, a Ford aliviará sua cota de
importação mexicana, concentrando-a no Fusion. Em março, estreia o motor de 2,5
l/175 cv, flex, tração dianteira, preço estimado em R$ 85.000.
Espaço
interno, em especial no banco traseiro, é um dos destaques, além do silêncio de
rodagem ao incluir para-brisa acústico. A marca optou por distância entre eixos
12 cm maior (igual à do Mondeo), mas sacrificou o porta-malas em cerca de 80
litros (agora, 453 l), em parte pelo desenho da traseira. Em compensação, o
coeficiente aerodinâmico evolui de 0,33 para 0,27, um dos melhores do segmento,
o que resultou em consumo cidade/estrada de 9,1 km/l (gasolina).
O Fusion
recebeu um grande pacote de equipamentos, em especial de segurança. Controle
ativo de velocidade de cruzeiro, comutação automática farol alto/baixo ao cruzar
com outro veículo, monitoramento de pontos cegos, alertas para tráfego cruzado
em marcha à ré, de sonolência e de invasão
de faixa, além de airbags de joelho para motorista e passageiro (oito bolsas,
no total) são alguns. Sistema de estacionamento automático também é novidade.
Sua
dirigibilidade impressiona, a começar pela direção de assistência elétrica que
absorve pequenas vibrações dos pneus e tem controle ativo de deriva. Em ruas de
Los Angeles (EUA) não deu para avaliar o comportamento em curvas velozes, mas a
nova suspensão traseira independente de quatro braços traz o refinamento
europeu antes inexistente.
Apesar do peso
extra do sistema de tração 4x4, o motor dá conta do recado. A Ford decidiu
manter o limite eletrônico de 180 km/h de velocidade máxima (na Europa, 240
km/h). Ou seja, em quase tudo carros iguais, mas respeitadas certas diferenças.
RODA VIVA
RODA VIVA
BMW, finalmente, anunciou a fábrica
brasileira em Araquari (SC). Esta coluna antecipou, pelo Twitter, a decisão
tomada pela diretoria em Munique há 14 meses. Como havia negociações à frente,
a filial brasileira foi obrigada a negar a informação. Investimento de pouco
mais de R$ 500 milhões, início de vendas em 2014 e produção inicial do SUV
compacto X1.
MERCEDES-BENZ anunciará, até o final do
ano, a fábrica no Brasil para produzir o futuro SUV derivado do compacto Classe
A. Decisão inevitável, depois do passo adiante da arquirrival BMW. Tudo indica
que a unidade estará no mesmo complexo da Nissan, em construção em Resende
(RJ). Só falta o retorno da Audi para estabelecer aqui o Trio de Ferro alemão.
DEPOIS de experiências de estilo pouco
brilhantes, a GM acertou com o Onix. Novo compacto hatch Chevrolet, em pré-estreia
no Salão do Automóvel de São Paulo, agradou também por suas dimensões internas
e painel bem elaborado. Arquitetura é a mesma GSV, do Sonic. Vendas começam em
novembro próximo. O sedã, primeiro trimestre de 2013.
NOME é trocadilho com Tiguan, mas o
Taigun, revelado no Salão, dá ótima pista de como será o primeiro SUV compacto
que a VW produzirá no Brasil, em 2014. Motor será o TSI, turbo e injeção direta,
três cilindros, 1 litro/110 cv, na versão flex. Pelo menos o motor feito aqui
foi confirmado por Ulrich Hackenberger, vice-presidente executivo do Grupo VW.
GRUPO Gandini, importador Kia, estuda
alternativas para fabricar algum modelo no Brasil a fim de atenuar fortes restrições
do regime automobilístico a quem não produz localmente. Porém, restrições legais
e estratégicas, dentro do grupo sul-coreano, impedem uso compartilhado da nova
fábrica da Hyundai em Piracicaba (SP).
Fernando Calmon, engenheiro e jornalista especializado desde 1967, quando produziu e apresentou o programa Grand Prix, na TV Tupi (RJ e SP) até 1980. Foi diretor de redação da revista Auto Esporte (77/82 e 90/96), editor de Automóveis de O Cruzeiro (70/75) e Manchete (84/90). Produziu e apresentou o programa Primeira Fila (85/94) em cinco redes de TV.
Sua coluna semanal sobre automóveis, Alta Roda, começou em 1999. É publicada em uma rede de 86 jornais, revistas e sites. É correspondente para o Mercosul do site inglês just-auto. Além de palestrante, exerce consultoria em assuntos técnicos e de mercado na área automobilística e também em comunicação.
Fernando Calmon, engenheiro e jornalista especializado desde 1967, quando produziu e apresentou o programa Grand Prix, na TV Tupi (RJ e SP) até 1980. Foi diretor de redação da revista Auto Esporte (77/82 e 90/96), editor de Automóveis de O Cruzeiro (70/75) e Manchete (84/90). Produziu e apresentou o programa Primeira Fila (85/94) em cinco redes de TV.
Sua coluna semanal sobre automóveis, Alta Roda, começou em 1999. É publicada em uma rede de 86 jornais, revistas e sites. É correspondente para o Mercosul do site inglês just-auto. Além de palestrante, exerce consultoria em assuntos técnicos e de mercado na área automobilística e também em comunicação.
fernando@calmon.jor.br e www.twitter.com/fernandocalmon
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