quarta-feira, 9 de abril de 2014

JAC LANÇA J3 S E J3 TURIN S




Como ocorreu em seus últimos lançamentos a JAC Motors recebeu a imprensa em casa, na sua sede em São Paulo, para apresentar a dupla J3 S e J3 Turin S - o sedã, inédito com o motor 1.5 JetFlex e o hatch, remodelado. O test-drive até a cidade de Atibaia (SP) saiu do convencional, com percurso sugerido passando pelas cidades de Campo Limpo Paulista e Jarinu - para sentirmos melhor o carro nas curvas, pontuou a assessoria de imprensa da JAC.



Procurar as diferenças entre J3 e J3 S é como estar num jogo dos 7 erros. Veja o que o S traz a mais:
1. adesivos na lateral;
2. novas rodas;
3. iluminação vermelha dos instrumentos;
4. troca do black piano por imitação de metal escovado no painel e volante;
5. costura vermelha nos bancos, na coifa da alavanca de câmbio e no volante;
6. pedais esportivos;
7. soleiras alusivas à versão.




O J3 Turin S é ainda mais discreto; as únicas diferenças externas estão nas rodas e nos emblemas 'J3 S' e 'JetFlex' na tampa do porta-malas (o hatch manteve os mesmos emblemas da versão antiga, apenas reposicionados). Dentro os dois são exatamente iguais e, claro, compartilham o moderno propulsor 1.5 16v VVT, agora flexível e com tecnologia que permite que os bicos injetores pré-aqueçam o etanol, facilitando as partidas em dias frios e dispensando o tanquinho extra de gasolina.



Primeiras impressões

Já tendo avaliado o J3 S anterior e sabendo que as alterações no novo modelo foram apenas cosméticas, preferimos pegar um J3 Turin S para sentir sua adequação ao novo motor. Os 40 kg mais em relação ao hatch praticamente não se fizeram sentir, nos fazendo concluir que esta é a melhor combinação de carroceria e motor dentre todos os JAC - J3 1.3 e J5 1.5 têm desempenho apenas suficiente. Ainda que os carros do test-drive estivessem 'amarrados' pela baixa quilometragem, não faltou torque nas ultrapassagens e subidas, com o sedã mostrando a mesma desenvoltura que constatamos ano passado no hatch.



Ademais, nenhum outro sedã na mesma faixa de preço é tão potente ou tão equipado. Com 127 cv de potência e 15,7 kgfm de torque a 4.000 rpm usando etanol o J3 Turin S custa R$ 41.690,00 (R$ 39.990,00 o hatch). Esta versão manteve a extensa lista de itens de série, que inclui o trivial ar-direção-trio-som-alarme e mimos como o ajuste de altura dos faróis, o dimmer que regula a intensidade da iluminação do painel e o sensor de estacionamento traseiro, além dos agora obrigatórios (mas sempre presentes nos JAC) airbag duplo dianteiro e ABS com distribuição eletrônica de frenagem. O comando elétrico dos retrovisores externos - aleluia - foi revisto e agora funciona como deveria, não ao contrário como eram os demais J3. Mas para manter o preço sob controle as concessões permanecem, como a falta de ajuste de distância da coluna de direção, de altura no banco do motorista, de computador de bordo, de Bluetooth e até da central multimídia incluída na série especial Play da linha J3 - o equipamento poderá ser instalado nas concessionárias ao custo de R$ 1.000,00.



Algumas características ainda inéditas no segmento, como a suspensão independente do tipo McPherson na dianteira e dual-link na traseira, fazem do J3 Turin S um carro muito gostoso de dirigir. Alta e macia, ela permite que o carro aderne mais do que se espera para um esportivo, como a JAC o chama, mas não se pode reclamar da estabilidade nem da assistência da direção; ele é facilmente domado. Em velocidade de cruzeiro o sedã é silencioso e agradável, gritando somente quando o acelerador é exigido. A unidade testada, porém, deixou má impressão quanto ao sistema de áudio, que além de ter um visor de difícil visualização, parecia ter algum alto-falante queimado ou mal instalado. Foi impossível equalizar o áudio, com resultado sonoro excessivamente grave e abafado.



Sérgio Habib prevê um mix de vendas de 50% para o J3 e 50% para o J3 S, com ambas as carrocerias. Mas com diferença de preço de apenas R$ 2 mil e melhor desempenho, pode-se supor maior demanda a favor das versões esportivas. Atualizando o design do hatch e passando a equipar o sedã com o melhor motor da gama, a JAC acertou a mão.

Fotos: Divulgação / Maximiliano Moraes
Viagem a convite da JAC Motors

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