sexta-feira, 16 de maio de 2014

COBALT x ETIOS SEDÃ x GRAND SIENA x LOGAN x VERSA - 1ª PARTE



Famílias crescem e, hora ou outra, acabam precisando de mais espaço. Mas não é incomum que permaneçam com uma única vaga de garagem em casa, especialmente em grandes cidades. Pensando nesse perfil de consumidor algumas fábricas oferecem produtos para pessoas que procuram seu carro com a calculadora em uma mão e a fita métrica na outra.



Há 7 anos o Renault Logan inaugurou um segmento que não tinha uma definição clara, sendo classificado como compacto e concorrendo com Voyage, Siena e Prisma. Seu calcanhar-de-aquiles era o design, mas o espaço, a dirigibilidade e a resistência mecânica sempre foram elogiados. Percebendo a demanda por sedãs desse tipo outras marcas se mexeram: a Nissan trouxe do México o Versa, a Chevrolet lançou o Cobalt, da Fiat veio o Grand Siena, a Toyota atacou com o Etios Sedã, o que levou a Renault a renovar o Logan, melhorando design, acabamento e desempenho. Formou-se o segmento de médio-compactos.



Para você escolher o sedã médio-compacto que melhor se encaixa no seu no seu orçamento (e na sua garagem), preparamos esse dossiê. Para facilitar a leitura e a pesquisa, o dividimos em 2 partes. Boa compra!

VERSÕES E PREÇOS

Nesse segmento você encontra uma variação de mais de R$ 30.000,00 entre o modelo mais barato (Renault Logan Authentique 1.0 16v básico) e o mais caro (Fiat Grand Siena Essence 1.6 16v E.torQ Dualogic completo). Com essa diferença, inclusive, é possível comprar outro Logan.



O Logan tem versões que vão de R$ 29.890,00 (Authentique 1.0 16v básica) até R$ 45.790,00 (Dynamique 1.6 completa). Além destas há outras 2 versões disponíveis, uma delas 1.0 e outra 1.6. Em seguida vem o Nissan Versa, que parte de R$ 39.600,00 (S) e vai até R$ 47.900,00 (SL), com a versão SV entre as duas. O Fiat Grand Siena fica em terceiro lugar quanto ao preço da versão de entrada (Attractive 1.4 Evo), saindo por R$ 40.790,00. Sua versão de topo (Essence 1.6 16v E.torQ Dualogic), por outro lado, é a mais cara e mais completa do grupo e custa R$ 60.158,00.



O Toyota Etios Sedã é o quarto da lista. A versão mais barata (X) custa R$ 42.030,00 e a de topo (XLS) tem preço sugerido de R$ 47.740,00, tendo a XS entre elas. E o mais caro dos modelos "básicos" é o Chevrolet Cobalt, com a versão LS não saindo por menos que R$ 43.590,00. Na outra ponta está a LTZ 1.8 Automática, que chega aos R$ 57.315,00 com pintura metálica. Além destas há outras 3 versões disponíveis, sendo 2 com motor 1.4 (LT e LTZ) e 1 com motor 1.8 (LT).

Na média, comparando os preços entre as versões de entrada e de topo, o ranking ficou assim:
Logan
2 Versa
3 Etios
4 Grand Siena
5 Cobalt

MOTORES E RELAÇÕES ENTRE PESO E FORÇA

Sedãs médio-compactos não têm nenhuma pretensão de esportividade, considerando seu público-alvo; a ideia é serem eficientes e econômicos. Além do mais, esses modelos geralmente servem para todos os fins possíveis, desde levar o pai ou a mãe ao trabalho até levar a família inteira para as férias na praia. Assim, preferimos fazer algumas continhas para deixar você mais ciente do que cada carro pode fazer. É simples: quanto mais força e menos peso tiver, mais eficiente ele vai ser. Por isso mencionamos as relações peso x potência e peso x torque de cada sedã em vez de divulgar números simples de potência e torque, lembrando que quanto menores os números, melhores as notas.


Renault Logan Dynamique 1.6 8v

O menos potente outra vez é o Logan Authentique, inclusive por ser o único "mil" do grupo. O propulsor 1.0 16v rende até 80 cv e 10,5 kgfm a 4.250 rpm com etanol, resultando na pobre relação peso x potência de 12,85 kg/cv e peso x torque de 97,90 kg/kgfm. Sua versão de topo, por outro lado, traz um motor 1.6 8v com até 106 cv de potência e 15,5 kgfm de torque a apenas 2.850 rpm, que privilegia a condução na cidade e é mais que suficiente na estrada: a média é de 10,09 kg/cv e 69,03 kg/kgfm.


Fiat Grand Siena Essence 1.6 16v E.torQ

Seguindo na fila vem o Siena outra vez. O motor 1.4 Evo Fire produz 88 cv e 12,5 kgfm a 3.500 rpm com etanol, chegando à relação peso x potência de 12,22 kg/cv e peso x torque de 86,08 kg/kgfm. A versão de topo consegue um resultado bem melhor, graças ao propulsor 1.6 16v E.torQ de 117 cv e 16,8 kgfm de torque a 4.500 rpm: são 9,75 kg/cv e 67,91 kg/kgfm. Esta, também pelo melhor rendimento em alta rotação, vai melhor na estrada que na cidade.


Toyota Etios XLS 1.5 16v

O Etios tem um motor 1.5 16v que rende até 96 cv e 13,9 kgfm a 3.100 rpm com etanol, ótima faixa para um multivalvulado. Leve, a variação de peso entre a versão X e a XLS é de apenas 10 kg (955 contra 965 kg), o que praticamente não altera as relações peso x potência e peso x torque: a XLS consegue 10,05 kg/cv e 69,42 kg/kgfm.


Chevrolet Cobalt LTZ 1.8

O Cobalt chega em seguida com pouca variação de potência entre a versão de entrada e de topo, mas bem mais torque para a segunda. Com 102 cv e 13 kgfm a 3.200 rpm rodando com etanol, o motor 1.4 pena um pouco para empurrar os 1.110 kg da versão LT: são 10,88 kg/cv e 85,38 kg/kgfm. A LTZ 1.8 não sofre tanto: são 108 cv de potência (10,5 kg/cv) e 17,1 kgfm a 3.200 rpm (66,37 kg/kgfm), a melhor relação peso x torque dentre os médio-compactos.


Nissan Versa SL 1.6 16v

O Versa, que traz motor 1.6 16v de 111 cv e 15,1 kgfm com etanol, chegou à melhor relação peso x potência deste dossiê: 9,47 kg/cv na versão S (com 69,66 kg/kgfm). A versão SL, topo-de-linha, tem resultados um pouco piores por pesar 17 kg a mais (9,63 kg/cv e 70,79 kg/kgfm), mas isso não deve ser percebido no dia-a-dia.

E assim ficou o ranking de eficiência mecânica - lembrando sempre  que torque é mais importante do que potência no dia-a-dia e em situações de emergência, como ultrapassagens:

VERSÕES DE ENTRADA
1 Versa
2 Etios
3 Cobalt
4 Grand Siena
5 Logan

VERSÕES DE TOPO
1 Cobalt
2 Grand Siena
3 Logan
4 Etios
5 Versa

ESPAÇO INTERNO E PORTA-MALAS


O Chevrolet Cobalt comporta 563 litros no porta-malas

Principal razão de ser dos sedãs médio-compactos, a questão do espaço costuma ser decisiva na hora de fechar negócio. O mais caro deles é também o maior: o Chevrolet Cobalt é o mais comprido (4,479 mm), o mais largo (1,735 mm) e o que tem o maior porta-malas (563 litros). Perde do Renault por 1 cm no entre-eixos e 1,5 cm na altura, mas isso não faz diferença: a ampla cabine acomoda bem 5 ocupantes tanto na frente quanto atrás.


O Nissan Versa tem excelente espaço para as pernas no banco traseiro

Segundo sedã mais comprido, o Nissan Versa (4,455 mm) não aproveita essa vantagem tão bem. O espaço para as pernas no banco traseiro é realmente cavernoso, mas isso não ocorre só por causa dos 2,600 mm de entre-eixos - menos que Logan e Cobalt - e sim pelo posicionamento dos bancos dianteiros mais à frente que nos demais. O resultado é a acomodação menos privilegiada de motoristas mais altos. A largura é igual à do Toyota (1,695 mm) e a altura é a mesma do Chevrolet (1,514 mm), mas o porta-malas é o menor de todos (460 litros).


Porta-malas do Renault Logan ainda é grande, mas só ganha do Versa

Com 4,439 mm de comprimento o Renault Logan fica no meio. Ele já foi o dono do maior porta-malas do segmento (510 litros), mas hoje, ainda que esse número seja algo a se considerar, o compartimento só ganha do Nissan. Por outro lado o Logan é o que apresenta melhor aproveitamento do espaço interno, com o maior entre-eixos (2,635 mm), a maior altura (1,529 mm) e a segunda maior largura (1,733 mm) do segmento. Motorista e passageiros viajam com ombros, pernas e cabeça folgados.


O Toyota Etios tem o segundo maior porta-malas da categoria, com 562 litros, mas não é tão espaçoso na cabine

O Etios, ainda que tenha o menor comprimento dentre todos (4,265 mm), é bastante racional na cabine. Os 2,550 mm de entre-eixos são bem aproveitados tanto na frente quanto atrás, mas, claro, não de forma a superar os "gigantes" do grupo. Altura e largura só são maiores que as do Fiat, fazendo com que o imenso porta-malas de 562 litros - praticamente igual ao do Cobalt - pareça desproporcional.


O Fiat Grand Siena é o menor na cabine e fica em terceiro lugar na capacidade do porta-malas

O Fiat Siena é o menor do grupo. No comprimento ele ainda ganha do Toyota (4,290 mm), mas seu entre-eixos é o menor (2,510 mm), bem como a altura (1,506 mm) e a largura (1,675 mm). Só no porta-malas ele se destaca, levando bons 520 litros. Os bancos são altos e isso permite melhor acomodação para as pernas, mas não há milagre: na cabine ele é o mais apertado.

Este é o ranking do espaço:

INTERIOR
1 Logan
2 Cobalt
3 Versa
4 Etios
5 Grand Siena

PORTA-MALAS
1 Cobalt
2 Etios
3 Grand Siena
4 Logan
5 Versa

Clique AQUI para ler a segunda parte

Fotos: Divulgação
Colaboradora: Andréa Agostinho
Agradecimentos: L Daughter Seguros

4 comentários:

  1. Gostaria de saber o porque que vocês não incluíram o KÁ+, pois estou interessado no modelo mas fiquei sabendo que as manutenções e as peças são bem elevadas. Está correto essa informação?

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    1. Oi, Bruno. O Ka+ não foi incluído porque na época ele não tinha sido lançado. De todas as formas o objetivo do comparativo era juntar os maiores sedãs compactos à disposição no mercado e o Ka+, a grosso modo, concorre diretamente com HB20S, Voyage e Prisma, e não com os modelos apresentados aqui.

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  2. Custo de peças bem como pivos, bandejas, buchas. Quem ganha mais destes ? Pois nas revisoes ou semi novos temos que trocar essas peças pois nao temos ruas decented.

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    1. Como não são itens de manutenção periódica, é o uso que vai ditar a resistência. Todos são projetos voltados para países de economia emergente, ou seja, com grande parte de sua malha viária mal conservada. Há quem prefira manter os carros dentro do prazo contratual de garantia e, assim, aceitam os preços praticados nas concessionárias, que podem variar em até 100% de uma para a outra com o acréscimo da mão-de-obra. No mercado paralelo os preços variam ainda mais, já que em cada estado os impostos têm alíquotas distintas. Seria interessante que você mesmo fizesse uma pesquisa em sua cidade ou região para saber qual deles é o mais adequado para seu uso. Um abraço!

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