segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

HYUNDAI HB20X PREMIUM AUTOMÁTICO x RENAULT SANDERO STEPWAY EASY'R


Renault Sandero Stepway Easy'R

Hyundai HB20X Premium Automático

Hatches aventureiros urbanos são cool. E são caros. E tão úteis quanto os modelos que lhes deram origem. Mas vendem como pão quente: se há gente disposta a pagar por eles, por que não tê-los?

Nós já conhecíamos o Hyundai HB20X Automático. O avaliamos na versão Premium em abril de 2013 e concluímos, colocando-o de frente com seus principais concorrentes na época, que ele era a melhor opção do mercado. Acontece que o Renault Sandero Stepway, último colocado no comparativo de 2013, evoluiu bastante desde então. Ele ganhou não somente uma nova carroceria, bem mais atual e bonita, mas um novo interior, uma lista de equipamentos de série mais recheada e até um novo câmbio automatizado de 5 velocidades (Easy'R) em substituição ao automático de 4 marchas. Por isso achamos interessante compará-lo novamente ao Hyundai, que não foi atualizado desde o seu lançamento, e ver se o novo Renault consegue, enfim, superá-lo. Queríamos incluir o novo Volkswagen CrossFox no comparativo, mas nem a Volkswagen nem as concessionárias com quem temos parceria o tinham disponível para empréstimo.



É costumeiro nos comparativos do RACIONAUTO avaliar os quesitos que os clientes mais consideram no segmento destacado. Como se trata de hatches aventureiros urbanos, avaliamos design, desempenho geral (motor, acelerações e retomadas, câmbio, suspensão, estabilidade, dirigibilidade e frenagem), custo x benefício (preço de compra x lista de equipamentos de série) e conforto geral (espaço interno e de porta-malas, ergonomia e usabilidade).

Design



Aproveitando a boa acolhida ao design novo Sandero a Renault tratou de melhorar ainda mais o Stepway. O resultado é que, assim como no modelo antigo, a versão aventureira é a que melhor veste o hatch. As diferenças, além da suspensão elevada, estão nos para-choques, nas molduras das caixas de roda, nas máscaras de faróis e lanternas, nas rodas e nas barras de teto. A cor laranja Step acentua o apelo aventureiro do carro e lhe cai bem.

Dentro do carro também houve progresso. Melhoraram os materiais, os encaixes e o layout geral, com resultado agradável. Problema é que a aura emergente continua lá; é como colocar roupa de gala na Anitta. Você nota isso ao olhar para os arremates, para a qualidade e fixação do carpete, para o revestimento do teto; coisas que os olhares comuns geralmente não alcançam mas que denunciam o objetivo de vida do Sandero: ser um carro de baixo custo.



No interior do HB20X a única mudança substancial em relação ao modelo que avaliamos em 2013 é a central multimídia blueNav, ausente na época. Não houve outras mudanças e isso é bom: o padrão premium de montagem e acabamento se manteve intocado. Isso conta mais pontos do que o layout em si, já que a aparência pode até deixar de ser novidade mas a percepção de qualidade em relação à concorrência não.

As linhas da carroceria, apesar de não causarem mais o mesmo impacto, permanecem bonitas. A Hyundai vestiu o HB20X com discrição, evitando a papagaiada de plásticos do Etios Cross, por exemplo, e tornando o design menos cansativo. Mas como neste segmento o fator novidade conta muito na hora de fechar negócio, o Sandero acaba levando vantagem, mesmo não tendo um interior tão bem acabado.

Sandero Stepway 1 x 0 Hyundai HB20X

Desempenho


Renault Sandero Stepway tem motor 1.6 com até 106 cv e 15,5 kgfm de torque, além de amortecedor no capô

O Renault traz um motor 1.6 8v de concepção mais antiga, mas que recebeu melhorias para render até 106 cv com etanol (ou 98 cv com gasolina). O Hyundai, por sua vez, é empurrado pelo moderno Gamma 1.6 16v que rende até 128 cv com etanol (ou 122 cv com gasolina). O torque do Sandero é apenas 1 kg menor; são 15,5 kgfm a 2.850 rpm contra 16,5 kgfm a 4.500 rpm. O fato de ter toda a força do motor disponível mais cedo deveria tornar o Renault ágil o bastante para enfrentar trânsito e ultrapassagens, mas um item joga contra: o câmbio.

Está certo que o antigo automático de 4 marchas não era o supra-sumo da agilidade, mas este automatizado chega a irritar em certas ocasiões. Ele demora a pensar e este, essencialmente, é seu principal demérito. Para reduzir marchas em subidas ou ultrapassagens, por exemplo, é preciso afundar o pé e esperar 1 ou 2 segundos até que ele perceba a necessidade de força e faça a redução - não sem, antes, um tranco vigoroso. Acabou a ultrapassagem ou a via se tornou plana? Azar o seu, espere o câmbio pensar novamente e ouça o esguelar áspero do motor por mais 1 ou 2 segundos até que ele resolva aumentar a marcha. Conduzindo normalmente a gente aprende rápido a aliviar o pé para reduzir os solavancos nas trocas de marcha, mas a ideia de conforto se desfaz um pouco com isso.


No Hyundai HB20X o motor 1.6 16v Gamma rende até 128 cv e 16,5 kgfm de torque

No Hyundai o acerto do câmbio automático de 4 marchas proporciona ausência total de trancos tanto nas trocas ascendentes quanto em reduções, em qualquer regime de rotação, além de fazer isso na hora certa, quando preciso. A gente até sente falta de uma marcha a mais para reduzir o consumo, mas para qualquer outra situação as 4 marchas se mostram suficientes, aproveitando bem a força do motor. O bom é que ainda que o pico de torque chegue somente em 4.500 rpm o motor é bem elástico, disponibilizando força o bastante desde rotações mais baixas.

Mais "solto" quanto ao desempenho, o HB20X repete essa característica ao rodar. A suspensão continua macia, ainda que seja mais resistente às batidas secas típicas do HB20 graças à maior altura e aos pneus de uso misto e perfil mais alto (195/65 R15). A direção tem peso correto em manobras mas é um pouco boba em velocidade, característica de toda a linha. A rolagem da carroceria em curvas é previsivelmente maior, também graças à maior altura da suspensão, mas não há prejuízo de estabilidade - e nisso ele se equivale ao Sandero.


Câmbio automatizado Renault Easy'R substitui o antigo automático mas acerto deixa a desejar

No Renault a compensação pela maior rolagem da carroceria ocorre pelo uso de pneus mais largos e de aro maior (205/55 R16), que permitem até curvas mais fechadas com uma previsível, porém de fácil correção, tendência a sair de frente. Mas o fato de serem de uso normal e não misto fazem com que o Sandero Stepway "arregue" até em grama molhada.

As manobras para fazer as fotos desta reportagem foram muito mais fáceis com o Hyundai, que subia e descia o morro gramado sem nenhum drama, do que com o Sandero, que patinava na maioria das tentativas. Vá lá, a ideia não é que eles sejam off-roads de fato, mas ir pra chácara da vóvo num dia de garoa com o Renault pode ser mais arriscado. Por outro lado a suspensão do Stepway se mostrou mais adequada para enfrentar obstáculos, buracos no asfalto e até valetas em estradas de terra. A direção pesada não compromete a dirigibilidade nessas situações e em velocidade, mas as manobras para estacionar são mais difíceis que no Hyundai.


Câmbio automático do HB20X merecia uma marcha a mais para melhorar o consumo, mas programação agrada

Para frear os dois foram bem aceitáveis. O ABS entra em ação mais cedo no Renault que no Hyundai, mas isso pode também ser atribuído ao fato de o câmbio automático segurar mais o carro. Nenhum dos dois apresentou qualquer tendência ao fading nem desvios de trajetória.

O Hyundai ganha em motor, câmbio e desempenho geral. O Sandero, em suspensão e comportamento em velocidade. A dirigibilidade de ambos é boa, com o Sandero ganhando em velocidade e o HB20X nas manobras, e também empatam nas frenagens. Pelo apelo dos consumidores, que prezam bom desempenho, e especialmente pelo acerto ruim da transmissão do Sandero, o HB20X ganha este quesito.

Sandero Stepway 1 x 1 Hyundai HB20X

Conforto


Banco traseiro do HB20X leva bem 2 pessoas se os da frente tiverem altura mediana e acesso é dificultado pelo batente superior baixo

Não é que o Hyundai HB20X seja ruim. Ele está na média do segmento, com bom espaço para os ocupantes da frente, desde que tenham altura mediana, e acomodação decente para 2 passageiros atrás - um terceiro não contaria nem com encosto de cabeça. O acesso ao banco traseiro é que poderia ser melhor, já que bater a cabeça ao entrar é comum. O porta-malas também tem bom tamanho e acesso, com 300 litros de capacidade declarada.


Interior do Hyundai é mais requintado e bem acabado

Por ser mais bem acabado, o Hyundai trata melhor os ocupantes. A posição de dirigir é melhor, com bancos que abraçam melhor o motorista e podem ser regulados também em altura, e coluna de direção regulável em altura e profundidade. O revestimento integral de couro natural nos bancos, moldura das portas, volante e alavanca de câmbio trazem o requinte que se espera de um carro de mais de 60 mil reais. O isolamento acústico também é melhor, com o ruído do motor invadindo bem menos a cabine, inclusive em velocidade. O câmbio automático ajuda, inclusive, a reduzir as rotações do motor, mantendo-as em 2.500 rpm a 100 km/h.


Sandero leva 3 passageiros atrás mesmo com bancos dianteiros totalmente recuados, com encostos de cabeça para todos e melhor acesso

No Stepway o isolamento acústico melhorou em relação à versão anterior. Não incomoda em velocidade, mas as acelerações são mais ruidosas que no HB20X. A posição de dirigir, por outro lado, é naturalmente elevada ainda que o banco esteja na posição mais baixa; agrada a quem gosta de SUVs e espera um pouco desta sensação, mas não agrada a todos porque o volante tem a limitação de só poder ser ajustado em altura.


Interior do Renault melhorou em relação ao modelo anterior mas aura emergente permanece

Dentro há menos requinte do que no Hyundai, mas o preço menor reduz também o nível de exigência dos compradores. A vantagem é o ambiente mais arejado, com mais espaço em todas as direções e a possibilidade real de levar 3 ocupantes no banco traseiro até com os assentos dianteiros totalmente recuados. O porta-malas também é maior, com 320 litros declarados.


Porta-malas do HB20X leva 300 litros declarados...

...enquanto o do Sandero Stepway comporta 320 litros

Ambos têm vantagens e defeitos quanto à ergonomia. No HB20X os comandos dos 4 vidros elétricos estão na porta do motorista e todos contam com one-touch. No Sandero, só o do motorista tem esse recurso e os comandos dos vidros traseiros estão na parte inferior da porção central do painel. Por outro lado a central multimídia do Renault está mais próxima e tem melhor visualização que a do Hyundai. Esta, por estar no alto do painel fica mais distante das mãos e, por estar inclinada, tem a visualização prejudicada por eventuais reflexos. Os demais comandos têm acesso e acionamento semelhante em ambos. Um requinte do Sandero Stepway, não visto mesmo em modelos mais caros, é o amortecedor para o capô. Por ser maior ele é naturalmente mais pesado que o do HB20X, sendo muito feliz a iniciativa da Renault em incluí-lo.

Sandero Stepway 2 x 1 Hyundai HB20X

Custo x benefício


Central multimídia com GPS e ar condicionado automático são itens de série no Sandero Stepway

Quem quiser um Renault Sandero Stepway "básico", com pintura sólida e câmbio mecânico, vai pagar pelo menos R$ 50.550,00, preço sugerido pela fábrica e informado no site da Renault. Neste valor estão incluídos ar condicionado automático, direção hidráulica com coluna ajustável em altura, conjunto elétrico (vidros, travas e retrovisores), central multimídia com GPS, Bluetooth e comandos no volante e computador de bordo. Os itens de segurança incluem alarme, faróis de neblina, repetidores das setas nos retrovisores, sensores de estacionamento traseiros, 3 encostos de cabeça no banco traseiro, airbag duplo e ABS com EBD.


Completo e com câmbio automatizado Easy'R, como a unidade avaliada, o valor sobe para R$ 55.850,00, incluindo roda de liga leve com aro 16 e desenho diferenciado, bancos revestidos em couro mesclado (natural e sintético) e pintura perolizada. A garantia dada pela fábrica é de 3 anos e a cotação de seguro mais em conta (Azul Seguros) para um morador da região de Valinhos (SP), casado, com 40 anos, dois filhos pequenos e garagem em casa e no trabalho ficou em R$ 4.688,00.


No HB20X a central multimídia só tem GPS a partir da versão Premium e o ar condicionado é sempre analógico

No site o comprador do HB20X vai encontrar o preço-base de R$ 52.400,00 pela versão Style com câmbio mecânico e pintura sólida. Este preço inclui ar condicionado analógico, direção hidráulica com coluna ajustável em altura e profundidade, conjunto elétrico (vidros, travas e retrovisores), central multimídia com TV digital, Bluetooth e comandos no volante, porta-óculos no teto e computador de bordo. Os itens de segurança incluem alarme, faróis de neblina, repetidores das setas nos retrovisores, sensores de estacionamento traseiros, sistema Isofix no banco traseiro, airbag duplo e ABS com EBD.

A versão Premium completa com câmbio automático e pintura sólida, como a avaliada, vai a R$ 62.035,00 (mas pode chegar aos R$ 63.330,00 com pintura perolizada) e inclui central multimídia blueNav com GPS e TV digital, mais bancos em couro com apoio de braço para o motorista. A garantia é de 5 anos e a cotação de seguro mais em conta, também pela Azul para o mesmo perfil, ficou em R$ 5.052,00. Com preço maior, nem tantos equipamentos assim a mais e seguro mais caro, a vitória do quesito vai para o Sandero.

Sandero Stepway 3 x 1 Hyundai HB20X

Conclusão



Antes o Sandero se valia do bom custo x benefício para conseguir 30% de participação no segmento, mesmo sendo o produto menos requintado. Agora atualizado, o Renault tem tudo para conseguir vendas ainda mais expressivas, e não só por ser uma boa compra. Ainda que precise evoluir em certos aspectos ele mostrou ser um bom produto, com visual agradável, bom conteúdo e o maior espaço da categoria. O  HB20X continua bom, se destacando pelo desempenho e requinte, mas frente ao Sandero ele já era caro e assim continua. O Sandero vence o comparativo.

Considere também, a depender de seu gosto e seu bolso


Toyota Etios Cross - É barato (R$ 51.050,00 em qualquer cor menos a branca, que custa R$ 470,00 a mais), econômico, tem acerto dinâmico elogiável e a fama de durabilidade que acompanha todo Toyota. Não tem opcionais, mas a lista de equipamentos de série é pobre, o visual é controverso (pra não dizer feio) e os acessórios disponibilizados pela Toyota com preços sob consulta nas concessionárias podem deixar o visual ainda mais carregado (pra não dizer brega).


Volkswagen Gol Rallye - Custa a partir de R$ 55.650,00 e chega aos R$ 58.910,00 com câmbio automatizado I-Motion - e isso sem opcionais. Coloque pintura "especial" (mais cara que a metálica) bancos em couro sintético e o pacote Tecnologia - que não passa de perfumaria - e o preço chega aos R$ 62.315,00. Não tem central multimídia, Isofix ou ar condicionado automático nem como opcionais, mas tem borboletas para trocas de marcha. Uau.


Volkswagen CrossFox - O preço inicial no site é de R$ 60.990,00 com câmbio mecânico e R$ 64.320,00 com câmbio I-Motion. Tem a vantagem de contar, de série, com equipamentos como direção elétrica, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e controle de tração. Dentre os opcionais também há itens exclusivos, como o teto solar elétrico e o controle de estabilidade. Mas coloque todos os opcionais disponíveis, inclusive o sistema multimídia com GPS - item de série no Sandero - e o preço saltará para escalafobéticos R$ 77.630,00, preço de sedã médio completo. Por um CrossFox? Come on.

Fotos: Maximiliano Moraes / Divulgação
Colaboraram com a reportagem:
Valec Renault Valinhos - http://www.valecrenault.com.br
Aguiar Corretora de Seguros - http://www.aguiarcorretora.com.br

6 comentários:

  1. Particularmente prefiro o HB20. O acabamento é melhor, o motor é melhor, o câmbio é melhor e o principal: o pós venda, apesar de não ser uma maravilha, é infinitamente superior ao Renault.

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  2. Paulo Bijos. E avaliação geral depende muito do objetivo dominante do consumidor. Para os que preferem potência do motor, qualidade do câmbio automático e acabamento, o HB20X é uma ótima opção. Já para quem busca maior qualidade de suspensão, altura e espaço interno, acho que o Stepway é mais indicado. Optei pelo Stepway, já que a suspensão tem muita importância levando-se em conta o asfalto de Brasília. E pra quem roda a maior parte do tempo na cidade, a potência do motor é algo bastante questionável, ainda que o câmbio automatizado deixe a desejar sim...Quanto ao visual, isso é mais subjetivo, mas o Stepway está bem interessante.

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  3. Tenho um HB20X 2015 automatico premium e posso dizer que os bancos são cobertos 100% de Napa (sintético) e não couro natural. No geral o carro é bom, mas a suspensão é ruim, bate seco nos buracos. A reportagem faltou colocar o vão livre do solo de cada carro e o consumo médio, que é muito importante para os leitores. Obrigado!

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  4. Basta dirigir os dois e ver o óbvio, o HB20X é muito mais carro. O Design do Stepway não é nem de longe mais bonito que o HB20X, melhorou em relação ao Stepway anterior que era mediocre nesse quesito, e o autor avaliou como se estivesse sido comparado com o Stepway anterior.

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  5. Acho os dois carros ótimos. O custo benefício do Sandero STEPWAY 1.6 8V é melhor.Um carro 8v tem a manutenção mais baixa que um 16v, esse carro é geralmente mais barato, tem mais espaço para passageiros e porta malas, mais largo, mais comprido, maior entre-eixos e com câmera de ré, encosto para três pessoas atrás, garantia de 6 anos contra corrosão, o seu motor tem ótimo torque e não é importado. Sendo um carro mundial que tb é produzido no Centro-sudeste da Europa (Romênia, pela RENAULT-DACIA, com tecnologia compartilhada do GRUPO RENAULT. RENAULT SAMSUNG MOTORS (coreana) e com parceria da tecnologia da aliança RENAULT-NISSAN (japonesa), esse novo motor 1.6 8v foi trabalhado pela RENAULT-BRASIL dando ao mesmo ALTA taxa compressão 12:1. Com etanol tem ótimo torque em 4ª marcha nas ultrapassagens, embora um pouco ruidoso! Abertura do capo é com amortecedor pneumático, diferente dos concorrentes que tem uma perigosa varetinha do século XX. O PILOTO AUTOMÁTICO tb com limitador eletrônico quando acionado em estrada traz conforto e boa economia de combustível. acho esse novo SANDERO STEPWAY 1.6 8V muito LINDO e moderno. O Media NAV atribui notas para a dirigibilidade economica e GPS em tempo real. Li que um SANDERO STEPWAY marcou a unidade 3 MILHÕES de veículos produzidos pela grande RENAULT-DACIA até 2014, que foi comprado por um espanhol! SHOW DEMAIS ESSE CARRO!

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  6. Acredito também que esses dois carros são muito bons, contudo o Sandero stepway 2016, tem o melhor custo benefício da categoria, pois oferece muitos acessórios luxuosos de fábrica, como o piloto automático e ar automático. Construído já com motor e caixa de marcha nacional, ele tem o maior espaço interno e enorme porta molas que é quase do tamanho de um hatch médio. Essas alianças do GROUP RENAULT francês trocando tecnologias japonesa (NISSAN) sulcoreana (SAMSUNG MOTORS) e francesa RENAULT S.A, fizeram do Sandero um carro que agrada e quase sempre está no TOP 10 nacional, obtendo quase sempre um bom valor na hora da revenda. É um dos queridinhos na Inglaterra! O Sandero é um produto inicialmente desenvolvido pela européia Renault Dacia, A partir da compra dessa fábrica europeia romena em 1999, a Renault já investiu mais de 489 milhões de euros nestes últimos anos para a modernização da Dacia-Renault, objetivando a melhoria extrema da qualidade, treinamento de pessoal nos padrões do exigente mercado europeu e renovação de modelos mundiais. No Brasil, o Sandero nacional não é Dácia é Renault puro e sofreu várias melhorias em seus motores, principalmente o 1.6 8v, que segundo vários especialistas e críticos automotivos o deixou mais econômico e rápido nas largadas e melhor que o sandero europeu!. A família sandero é encontrada com motores 1.0, 1.6 e 2.0! Além do mais O sandero stepway é lindo, alto, imponente e com visual jovial!

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