segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

ESTES SÃO OS NOVOS GOL E VOYAGE 2017


Por Maximiliano Moraes
Fotos: Maximiliano Moraes / Divulgação


Novo Gol Highline 2017

Com prévia para jornalistas na última quinta-feira e lançamento oficial hoje (22/02), a Volkswagen coloca no mercado os novos Gol e Voyage, linha 2017. Como é de costume em face-lifts da VW as alterações visuais foram discretas, mas suficientes para deixar ambos alinhados à linguagem de design da marca.

Novo Voyage Highline 2017

Do lado de fora o Gol recebeu mais mudanças que o Voyage. Em ambos a frente foi retrabalhada, recebendo novos faróis, grade e para-choque - este, segundo a VW, inspirado no do Golf GTI. A traseira do Gol também mudou, com novas lanternas de efeito tridimensional, novo vidro traseiro, nova tampa e novo para-choque, com espaço maior para a placa de identificação. No Voyage a traseira permaneceu como era. Há ainda novas rodas e calotas, bem como novos itens de série e opcionais, além de uma série especial desenvolvida especialmente para o lançamento da nova linha.

A traseira do Gol mudou totalmente, com novas lanternas, vidro, tampa e para-choque...

...enquanto a do Voyage permaneceu praticamente igual

Todos os Gol e Voyage 1.0 (Trendline ou Comfortline) agora trarão o bloco de 3 cilindros - as versões de 4 cilindros foram descontinuadas. O motor desenvolve 82 cv e 10,4 kgfm entre 3.000 e 3.800 rpm com etanol. Já os Gol e Voyage 1.6 (Trendline, Comfortline ou Highline) permanecem com o conhecido bloco de 104 cv e 15,6 kgfm de torque com etanol. Não houve alterações nos sistemas de direção ou suspensão e as opções de câmbio são mecânico de 5 marchas para as versões 1.0 e 1.6 ou i-Motion (automatizado) de 5 marchas com trocas sequenciais para as versões 1.6.


A real novidade, porém, está do lado de dentro. A cabine foi totalmente reformulada e recebeu novos layout, acabamento e materiais. Ficou, de fato, bem melhor que a anterior - que não era mal acabada, mas tinha aparência simples demais em relação ao que oferecia a concorrência. As linhas estão mais horizontais, com uma faixa que divide a parte superior da inferior e percorre o painel de um lado a outro, reforçando esta impressão, e a disposição dos comandos se tornou mais orientada para o motorista. Não há vãos, rebarbas ou peças mal encaixadas, e ainda que materiais plásticos predominem, todas as superfícies se tornaram mais agradáveis ao tato e aos olhos. Mudaram ainda os difusores do ar condicionado, o layout das centrais multimídia, os novos mostradores e o volante, semelhante ao utilizado no Golf. A VW ressaltou a intenção de dar ao condutor a sensação de estar dirigindo um veículo premium.

Sistema "Media Plus" de infotainment

Há ainda 4 novas opções de sistemas de infotainment disponíveis, de acordo com a versão. As versões de entrada Trendline podem ser equipadas com o pacote "Media", que conta com sistema de áudio, entradas auxiliares e visor double din. O pacote "Media Plus", disponível a partir da versão Comfortline, já conta com várias funções de conectividade, como Bluetooth com streaming de áudio, entradas USB, auxiliar e SD-card, e pode ainda ser combinado ao volante multifuncional e ao recurso Park Distance Control (silhueta do carro exibida na tela para auxílio em manobras).

O "Composition Touch" é opcional para a versão Comfortline e de série para a Highline. O sistema, que conta com MirrorLink e é compatível com a plataforma Android, permite o espelhamento e operação do smartphone pela tela touch de 5 polegadas no painel, que traz ainda leitor de mensagens SMS. Já o "Discover Media", mais avançado dos sistemas, é opcional para a versão Highline e de série na versão Connect, especialmente desenvolvida para o lançamento da linha 2017 do Gol.

Sistema "Discover Media" é topo de linha e opcional para as versões Highline

O Discover Media conta com tela colorida touch de alta resolução com 6,33 polegadas e sensor de aproximação, GPS integrado, leitor de CD, duas entradas para SD-card, entrada auxiliar, porta USB e conectividade avançada por meio da tecnologia App-Connect, que permite o espelhamento da tela do smartphone via MirrorLink, Android Auto ou Apple CarPlay. É possível ainda efetuar o pareamento e operar o áudio por streaming via Bluetooth de 2 celulares simultaneamente, bem como narrar mensagens de texto (SMS) ou responder às mensagens por comando de voz. O comando de voz também pode ser usado para selecionar as mídias, operar o smartphone ou utilizar o sistema de navegação - este, com "MapCare", que permite atualização periódica gratuita da base de mapas durante toda a vida do veículo.

Novo Gol Connect 2017

Série Especial Gol Connect

A série especial Gol Connect foi desenvolvida para celebrar a chegada do novo Gol 2017. Oferecido exclusivamente na cor Azul Lagoon (que passa a fazer parte da paleta de cores do modelo e também do Voyage) e com detalhes em azul no painel e nos bancos, o Gol Connect vem equipado com a central multimídia Discover Media, topo de linha dentre os novos sistemas de infotainment oferecidos pela VW nos novos Gol e Voyage, além de suporte para celular posicionado no topo do painel, adesivo "Connect" na coluna C, pacote elétrico que inclui alarme, comandos elétricos para os retrovisores externos, vidros elétricos nas 4 portas, sensor de estacionamento traseiro, volante multifuncional e rodas de liga leve com aro 15 e pneus 195/55 de baixa resistência ao rolamento.

Painel ganhou novo desenho e iluminação em led branca

Todos os Gol e Voyage trazem, desde as versões de entrada, direção hidráulica, vidros dianteiros com comandos elétricos, travas elétricas, abertura interna do porta-malas, banco do motorista com ajuste de altura e os obrigatórios ABS e airbag duplo. As versões Comfortline incluem o sistema "Media Plus" de série, bem como computador de bordo, ar condicionado e chave-canivete dentre os itens de série, e sensor de estacionamento traseiro, vidros elétricos nas portas traseiras e os pacotes de infotainment "Composition Touch" ou "Discover Media".

Revestimento em couro "Native" é opcional para as versões Highline...

...bem como sensores crepuscular e de chuva

Já as versões de topo, Highline, trazem todos os itens citados acima (com exceção dos sistemas multimídia) de série, e incluem na lista coluna de direção regulável em altura e profundidade, faróis de neblina, rodas de liga leve com aro 15 e volante multifuncional revestido em couro, dentre outros itens. Os Gol e Voyage Highline completos trazem rodas de liga leve com aro 16, bancos e parte das portas revestidos em couro "Native", controlador e limitador de velocidade, retrovisor interno eletrocrômico, sensores crepuscular e de chuva, além de poderem ser equipados com o sistema "Discover Media".

As cores disponíveis da nova linha Gol e Voyage 2017 são Preto Ninja, Branco Cristal e Vermelho Flash (sólidas); Prata Tungstênio, Prata Sirius, Azul Lagoon, Azul Night e Cinza Platinum (metálicas). Os preços ainda não foram divulgados.



3 comentários:

  1. Se a intenção é de voltar a ser campeão de vendas com "isso", deram um tiro no pé.

    ResponderExcluir
  2. Legal ele por dentro, porém estou com medo dos valores.. essa traseira do Novo Gol, vai ser difícil de se acostumar os olhos.. rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os valores já foram divulgados. Acesse este link e confira:

      http://racionauto.blogspot.com.br/2016/02/volkswagen-divulga-precos-do-gol-e.html

      Excluir