Impressões: Rodrigo Rego, de Barrie, Canadá
Fotos: Rodrigo Rego / Divulgação
Texto: Maximiliano Moraes
Agradecimentos: Tom McLennan, Barrie Honda
A Honda começou o ano de 2017 já com novidade no mercado norte-americano. Com fama de resistência mecânica e boas vendas (ao menos por aqui) há 20 anos, o CR-V chegou já às concessionárias totalmente renovado no exterior, na cabine e principalmente no motor. Os CR-V disponibilizados para o mercado canadense são fabricados na planta de Alliston, Ontario, enquanto os EUA serão abastecidos por unidades fabricadas em Ohio e Indiana. Nosso test-drive foi com a versão Touring, gentilmente cedida pela concessionária Barrie Honda.
Versão Touring 1.5 Turbo vem com full leds tanto na dianteira... |
...quanto na traseira |
O novo CR-V ficou totalmente diferente da versão anterior e ajustado à linguagem de design atual da Honda, mas ainda guarda referências ao modelo antigo (como a alavanca de câmbio alta) e alguns outros modelos da marca (como a parte externa das lanternas traseiras, que faz lembrar o que encontramos no Fit). Ele está maior em todas as dimensões, ganhando 7 cm no comprimento, 4 no entre-eixos e 4 na altura. Falando ainda da traseira ainda, houve a mudança do suporte da placa, que migrou do meio para a base da tampa do porta-malas, bem como o acréscimo de prolongamentos das lanternas para a base do vidro. Na verdade a parte de trás mudou de forma mais contundente que a dianteira, que é nova mas mantém os traços gerais do modelo antigo. Na versão Touring o conjunto ótico é full led.
Acabamento melhorou e central multimídia agora é compatível com Android Auto e Apple CarPlay |
O interior da versão topo-de-linha conta com apliques imitando madeira no painel e nas portas. O acabamento geral, assim como ocorreu no novo Civic, melhorou e ganhou mais superfícies macias ao toque. O teto solar panorâmico (exclusivo para o mercado canadense) favorece os viajantes das fileiras da frente e de trás, com uma curiosidade: aberto, a cerca de 80 km/h, a impressão é de que se mantém fechado, tamanho o silêncio na cabine. O painel vem com novo display em TFT mostrando várias configurações e features do carro. Os bancos são bem confortáveis, revestidos em couro de boa qualidade e contam não só com regulagem elétrica para motorista e passageiro como também memória e regulagem lombar para o assento do motorista.
Porta-malas agora tem base 25 cm maior, vão baixo e tampa com abertura por sensores abaixo do para-choque |
O volante revestido em couro (o mesmo do novo Civic) tem excelente pegada e conta com regulagem manual de altura e distância, além de aquecimento (também exclusivo para o mercado canadense). O novo Honda CR-V Touring tem chave de presença, freio eletrônico com brake hold, rodas de liga com aro 18, sistema de monitoramento de ponto cego, assistente de permanência na faixa, cruise control adaptativo, porta-malas com abertura eletrônica (através do movimento do pé abaixo do para-choque traseiro) e nova central multimídia compatível com Android Auto e Apple CarPlay, além de 2 tomadas de 12v e 2 entradas USB no console.
No Canadá todas as versões, inclusive a LX, contam com motor 1.5 turbo. Nos EUA, a LX traz bloco 2.4 aspirado |
A motorização dele também mudou. O motor 1.5 turbo é o mesmo que equipa o Civic, mas ganhou nova calibração e passou a render 190 cv e 24,7 kgfm de torque a 2.000 rpm. O câmbio é CVT com simulação de marchas, mas sem paddle-shifters. O SUV ficou realmente bem esperto com o uso do turbo, mas o botão ECON, assim como acontece no modelo antigo, deixa o carro bem mais "morto" em acelerações para priorizar o consumo de combustível - que não pôde ser aferido. Pelos dados de fábrica o novo CR-V é capaz de rodar 11,4 km com um litro de gasolina na cidade ou 13,8 km na estrada.
As diferenças entre a versão antiga e a atual na dianteira... |
...e na traseira, que apresenta as maiores mudanças estéticas |
Durante nosso test-drive percebemos também muito mais segurança e agilidade no contorno de curvas, além de menos suscetibilidade às oscilações laterais. Isso ocorre graças à adoção, assim como no novo Civic, de um sistema de vetorização de torque e uma nova geometria de suspensão, além de um sistema de direção elétrica muito mais direta.
Para o mercado canadense todos os modelos, desde a versão de entrada, terão motor 1.5 turbo. Nos EUA a versão LX, de entrada, continuará sendo vendida com motor 2.4 aspirado, enquanto as demais receberão o novo motor turbo. No Canadá a versão LX tem preço inicial de $ 26.690 dólares canadenses e a versão topo-de-linha, Touring, chega aos $ 37.000. Não temos informações ainda sobre a data de lançamento, motor, preços ou versões que irão para o Brasil.
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