sábado, 26 de setembro de 2009

FIAT STRADA ADVENTURE CABINE DUPLA




























Há algum tempo a Fiat encontrou a galinha dos ovos de ouro com a família Adventure, a partir do lançamento da Palio Adventure, inaugurando no Brasil o segmento do que podemos chamar de "pseudo-aventureiros". As outras marcas decidiram correr atrás do prejuízo, criando codornas ou patos dos ovos de ouro. Mas verdade seja dita, nenhuma conseguiu tamanho sucesso neste nicho quanto a própria fundadora.

Um dos membros dessa família, porém, sempre foi um pouco alem. Desde o lançamento, os compradores da Fiat Strada queriam mais que uma simples picapinha; algo além de carregar sacos de milho para as galinhas. A Fiat lançou, então, a Strada Cabine Estendida. Opa, já dava para carregar as mochilas e talvez umas malas atrás dos bancos nas viagens de fim de semana - e se fossem com uma cabine simples, o risco de voltarem com a bagagem na caçamba encharcada depois da chuva que pegaram na volta era grande. Mas puxa, ainda era pouco... A turma era grande, a galera queria carona pra balada e tinham que espremer o povo no espaçozinho destinado originalmente a mochilas. E a Fiat, atenta aos clamores do mercado, lançou a Fiat Strada Adventure Cabine Dupla.

Atendendo aos pedidos dos amigos do blog, resolvi analisar o lançamento. Os comerciais dizem que ela tem espaço para nossas coisas e nossos amigos, e o essencial é considerar o que é realmente novidade: um banco traseiro numa picape pequena. Se bem que chamá-la de pequena pode ser relativo, já que o trabalho da Fiat em fazê-la parecer maior foi bem eficiente (a exemplo do que ocorreu com a nova Palio Adventure). Todos os exageros à parte, especialmente o excesso de plásticos que a faz parecer um tênis de adolescente, ela é parruda e parece suficientemente espaçosa, pelo menos nos bancos da frente e na caçamba de 580 litros. Sua posição de dirigir é alta, ideal para o público-alvo a que se destina (mas não tem ajuste de altura dos bancos, o que pode ser um problema para os mais altos), e a caçamba, se perdeu espaço para o banco traseiro, ainda assim continua com bastante espaço para a bagagem - mas talvez não para a carga.

Falando em banco traseiro, ele não é assim uma Brastemp. Ok, nem mesmo a Fiat se propôs a construir uma picape média. Sua proposta era adequar seu produto à demanda dos consumidores, mas a questão aqui é saber se a propaganda não cria uma falsa expectativa. A Strada CD não é carro para longas viagens com muita gente e muita bagagem, mas para ir acampar ali pertinho, para dar carona na balada do fim de semana, para agradar a namorada levando o fogão da mãe dela para consertar - com a mãe e o cunhadinho juntos, é claro. Assim, não é novidade nenhuma dizer que meu metro e noventa não cabem no banco traseiro nem se eu fosse dobrado em três partes. Para caber ali, só com menos de 1,70 de altura.

Algumas características da Strada Adventure CD já são conhecidas: o motor é o mesmo 1.8 de origem GM, com bom torque e alto consumo, áspero em altas rotações mas muito satisfatório nas arrancadas. A suspensão, como todo Fiat Adventure, tem ótimo curso e o sistema Locker deve dar uma ajudinha em situações emergenciais. O modelo que testei vinha com direção hidráulica com coluna de direção ajustável em altura, trio elétrico alarme, ar condicionado, CD player com MP3, capota marítima e todos os itens da série Adventure (rodas de alumínio, faróis de neblina, o Locker e todos os apêndices plásticos possíveis).



















Mesmo assim, a Strada Adventure CD não deixa de ser um Palio com caçamba. O acabamento não é dos piores, mas não vale os R$ 51.900,00 que pedem pelo modelo que testei (apesar de a mesma versão custar R$ 50.384,00 no site da Fiat). Para ser ter uma idéia, um Palio 1.8R com os mesmos opcionais (exceção ao sistema Locker e à capota marítima, obviamente) custa, no site, R$ 41.621,00. Na Strada os plásticos são abundantes, há rebarbas e o layout o painel já não é novidade. A má qualidade é denunciada até no barulho agudo de plástico contra plástico ao fechar o portaluvas.

Quem preza a imagem, tem dinheiro para gastar e faz questão de possuir a novidade do momento vai ficar feliz com a Strada Adventure Cabine Dupla. Mas pelo dinheiro que se paga por ela existem opções melhores. Além do mais, um carro que não carrega nem gente nem carga decentemente não me parece uma boa compra. Se o comprador faz questão de um Fiat, sugiro que fique com a cabine estendida e continue espremendo as pessoas atrás dos bancos (pelo menos não vai faltar espaço para os sacos de milho e, além do fogão, vai dar pra levar uma geladeira também) ou que gaste um pouco mais e leve a Palio Adventure, que carrega a família e a bagagem - sem que ninguém passe aperto nem fique com a bagagem molhada, diga-se de passagem.

Um comentário:

  1. Bem eu não vejo a coisa desse jeito... é sim um carro com vários predicados a começar do motor... muito confiável. tenho um gol 0KM, e o motor se treme todo e ronca parecendo até que está trabalhando sem óleo... e minha irmã, tem um polo sedan com 8.700Km, e dá pena de ouvir o carro ligado, veja bem ela sempre teve carros se não 0Km, mas em perfeita ordem. Agora ao nos deparar-mos com 2 motores de um mesmo fabricante com tamanha irregularidade no funcionamento... não dá né. Viva então o velho motor da GM, que equipa estes carros da FIAT. Gosto muito bebem sim mas o funcionamento é um veludo... quem não tem condição deixe o carro na garagem. Vai poluir menos. Faça como eu economize... Viva a Strada Adventure carrão.

    ResponderExcluir