terça-feira, 29 de setembro de 2009

VOLKSWAGEN SAVEIRO TROOPER


























Os comerciais da nova Saveiro não me agradaram. Se o objetivo é transmitir uma imagem de resistência e espírito de aventura com ludismo, a agência que criou esta campanha foi, em minha opinião, muito infeliz. Isso por causa dos vários erros de ordem técnica e científica, que brincam com a inteligência dos aventureiros sérios e bem informados – ou de pessoas comuns, mas igualmente inteligentes e razoavelmente informadas.


Convenhamos, a nova Saveiro Trooper não tem cacife para subir montanhas, a não ser que as estradas sejam bem asfaltadas. Mas seu público alvo provavelmente não faria isso. Assim como suas concorrentes, ela vai no máximo da cidade para o sítio, com cargas leves e sem pegar atoleiros pesados. Além disso, a suspensão traseira é por eixo de torção, enquanto algumas concorrentes usam eixo rígido com molas parabólicas, solução mais truculenta e que privilegia mais a carga e menos o conforto.

Mesmo assim, não se pode dizer que a Saveiro é totalmente avessa aos buracos. A suspensão mais alta, os pneus 205/60 R15 (na versão Trooper avaliada) e o acerto de suspensão conseguido pela VW, que fica num meio-termo entre conforto e resistência, tornaram sua dirigibilidade excepcional, ao mesmo tempo firme nas curvas, sólida nas retas e que filtra muito bem as imperfeições do asfalto. A posição de dirigir me agradou bem mais que a da Strada Adventure Cabine Dupla, não exatamente pelo espaço entre o encosto e os pedais (que é semelhante), mas pelo fato de o banco ter ajuste de altura e de a coluna de direção poder ser regulada em altura e profundidade. Os bancos são mais duros que o da Strada, mas não chegam a incomodar.
























O motor é o mesmo 1.6 VHT que equipa Gol, Voyage, Fox, Polo e Golf. Tem menos torque que o 1.8 da Strada, mas é mais “redondo” em altas rotações e, em conjunto com o câmbio justo e bem escalonado (se bem que no carro testado ele me pareceu um pouco duro, talvez por ser um modelo com baixíssima quilometragem), proporciona desempenho mais que satisfatório. Seu único revés é o nível de ruído, mais alto que o razoável mesmo em baixas rotações. Considerando que o isolamento acústico é o mesmo de Gol e Voyage, mais silenciosos, isso não deveria acontecer.

Como se não bastassem tantos atrativos ao volante, a Saveiro Trooper é mais barata que a Strada Adventure CD. Podem dizer que a comparação é injusta, mas considerando que o banco traseiro da Strada é pequeno (o espaço atrás dos bancos da Saveiro é mais honesto, porque se não se preza a levar pessoas, com 300 litros é maior que o portamalas do Gol) e sua caçamba e menor (580 litros contra 734 da Saveiro), fica “um pelo outro”. Com ar condicionado, direção hidráulica, coluna regulável em altura e profundidade, trio elétrico, chave-canivete, CD player com MP3 e Bluetooth, regulagem de altura do banco do motorista, capota marítima e sensor de estacionamento, ela pode ser encontrada por R$ 45.900,00 – já com o acréscimo aproximado de 1,5% de IPI. As rodas de ferro pintadas até que não são feias e seu design é bem mais agradável que o da Strada Adventure, carregado pelo excesso de plásticos.

Todas essas qualidades somadas tornam a nova Saveiro Trooper uma excelente opção de compra, não só pelo fato de ser uma novidade, mas também por ser um produto honesto – especialmente pelo preço, pelas soluções técnicas, pela dirigibilidade e pelo design, que se não é critério objetivo de compra, pelo menos pode fazer o dono do sítio se sentir melhor por não ter tanto plástico para lavar depois da estrada de terra.

Um comentário:

  1. Meu amigo Rodrigo Lodo tem fazenda aqui em Descalvado e possui uma Saveiro Tropa prata. Um excelente carro, tanto para passeios como para a lida no campo. Utiliza carga na caçamba diariamente e faz viagens curtas sempre que necessário. Pau pra toda obra.

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