ALTA RODA, Fernando Calmon
Jaguar F |
Mercedes-Benz SLS Electric Drive |
O Salão do
Automóvel de Paris, aberto até o próximo dia 14, não encontra o melhor dos
climas este ano. Em meio à crise econômica europeia, que derrubou as vendas de
automóveis em mais de 20% desde 2009, é difícil passar à imprensa, este ano em
menor número, e ao público, a confiança esperada. Apesar do ambiente pesado,
como o jornal Le Figaro destacou, a exposição francesa apresenta menos
novidades, porém de maior valor do que outras edições.
Volkswagen Golf VII |
O Golf VII
totalmente renovado, modelo mais vendido na Europa, e a reviravolta de estilo
do Clio IV são alguns exemplos. Peugeot não ficou para trás e exibiu, quase
pronto, o SUV compacto 2008. A marca, dessa vez, confirma sem hesitação que
fabricará o carro no Brasil para concorrer com EcoSport, Duster e o Trax,
estreante em Paris, a ser importado da Chevrolet mexicana em 2013. É reticente
quanto ao sedã compacto anabolizado 301, adversário natural de Logan, Cobalt,
Versa, Grand Siena e outros.
Renault Clio IV |
Os fabricantes
relutam em confirmar o que é antecipado nos grandes salões internacionais. Renault
nega planos sobre o Clio IV no Brasil por ser “muito caro”, mas 208 (janeiro
próximo) e C3 concorrem diretamente com ele na Europa e aqui. As novas gerações
de Logan e Sandero, estreantes em Paris e evoluídos também na parte interna,
chegam até o final de 2013 e, certamente, o Logan terá o 301 a enfrentar.
Dacia Logan |
Dacia Sandero |
Volkswagen continua
negando o novo Golf no Paraná. O carro pesa 100 kg menos que o anterior. Porém,
apesar de sua sofisticação, foi projetado para produção em qualquer fábrica da
empresa no mundo. O carro será vendido aqui e, outra possibilidade, importado
do México. A Ford estreou o novo Fiesta hatch retocado em Paris (igual ao que
será produzido em São Bernardo do Campo, no início de 2013) e guardou a versão
sedã para o Salão de São Paulo, a partir do dia 24. EcoSport estava no estande
da empresa só nos dois dias de imprensa e deverá ser exportado da Tailândia
para Europa.
Ford New Fiesta Hatch |
Fiat 500 L |
O Fiat 500
L, substituto do Idea sobre arquitetura do Punto (nada a ver, portanto, com o
subcompacto 500, derivado do Panda), tem alguma chance de produção em Betim
porque sua importação da Sérvia ficaria muito cara.
Opel Adam |
Segundo a
organização do 66º salão parisiense, há 80 estreias mundiais. Entre os modelos
esporte, destaques para o inteiramente novo conversível Jaguar F, do qual se
esperava um pouco mais; a reestilização discreta do Lamborghini Gallardo LP
560-4 e o incrível Mercedes-Benz SLS Electric Drive, 740 cv e quatro motores
elétricos. No outro extremo, o Opel Adam, que parece ter sido desenhado às
pressas para concorrer com os subcompactos de butique. No campo dos
carros-conceito, o Peugeot Onyx destaca-se por materiais alternativos e o
Citroën DS9, por aprofundar a linguagem de estilo da marca.
Peugeot 2008 Concept |
Active
Tourer, também conceitual e quase em nível de produção, é o primeiro BMW com
tração dianteira (arquitetura derivada do Mini, marca do grupo). Modelo em
exposição tem motor dianteiro a gasolina e outro elétrico para tracionar as
rodas traseiras, com autonomia de 40 km. Essa arquitetura híbrida parece ter
grande chance no futuro próximo por sua flexibilidade, preço menor que elétrico
puro e consumo/emissões bastante baixos.
RODA VIVA
TOYOTA espera lançar seis novos modelos
de baixo custo para países emergentes até 2015. Um deles, SUV compacto, será
produzido na Índia e no Brasil. Empresa também trabalha em um sedã compacto
maior que o Etios. Americanos batizam esses sedãs de cheap space, espaço por
baixo preço, em tradução livre.
CONSUMO de combustível ficará mais
valorizado, em especial pelo novo regime industrial automobilístico. No Salão
do Automóvel de São Paulo, além dos retoques no antigo Clio, Renault aposta que
seu motor de 1 litro/16 v será o mais econômico entre todos os modelos à venda
no Brasil sob controle de etiquetagem do Inmetro.
EVOLUÇÃO estilística do Citroën C3 vem
acompanhada por nítidas melhoras mecânicas. Versão de topo Exclusive tem motor
silencioso de 1,6 l/122 cv e boa disposição para acelerar, suspensões mais
firmes e menos ruidosas e direção de assistência elétrica melhor que a anterior.
Para-brisa ampliado alegra ambiente interno. Espelho avulso encaixado no
para-sol não é boa solução.
HYUNDAI submeterá ao programa de
etiquetagem do Inmetro todas as versões do HB20. Processo não se concluiu antes
porque a prioridade era o lançamento do carro, alega a empresa. Também tem
expectativa de ir bem no teste de impacto do Latin NCAP, sem antecipar o que
espera. Toyota, mais transparente, prevê quatro estrelas, das cinco possíveis, com
o Etios.
BRASIL tem 49 marcas de automóveis e
comerciais leves em disputa. Pode parecer bastante, se não fosse pela situação
de competição ainda maior no Chile, cujas vendas alcançam apenas 10% do mercado
brasileiro. Como o país tem setor industrial muito fraco e é grande exportador
de matérias-primas, tornou-se paraíso dos importadores. Nada menos de 65 marcas
de todas as origens.
Fernando Calmon, engenheiro e jornalista especializado desde 1967, quando produziu e apresentou o programa Grand Prix, na TV Tupi (RJ e SP) até 1980. Foi diretor de redação da revista Auto Esporte (77/82 e 90/96), editor de Automóveis de O Cruzeiro (70/75) e Manchete (84/90). Produziu e apresentou o programa Primeira Fila (85/94) em cinco redes de TV.
Sua coluna semanal sobre automóveis, Alta Roda, começou em 1999. É publicada em uma rede de 86 jornais, revistas e sites. É correspondente para o Mercosul do site inglês just-auto. Além de palestrante, exerce consultoria em assuntos técnicos e de mercado na área automobilística e também em comunicação.
fernando@calmon.jor.br e www.twitter.com/fernandocalmon
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