quarta-feira, 13 de março de 2013

RENAULT SYMBOL SAI DE LINHA




Fim da linha para o Renault Symbol. Lançado para ser uma opção com mais requinte e equipamentos posicionada acima do Logan, ele foi traído pela proposta do companheiro de marca: mais espaço, nível de equipamentos aceitável e preço mais baixo. O Logan, inclusive, foi quem inaugurou o segmento e gerou interesse das outras marcas em lançar modelos com mesma proposta. Primeiro erro da Renault: lançar um modelo menor com preço superior.



Na verdade, o Symbol nada mais é do que uma carcaça diferente sobre o velho Clio Sedan. Não que o Clio fosse ruim: seu custo x benefício era muito bom, a dirigibilidade era elogiada e o acabamento era uma de suas principais qualidades, e o Symbol herdou tudo isso. Mas o design do novo modelo sempre foi visto como desproporcional, desajeitado; não um novo modelo, mas um Clio Sedan remodelado. Segundo erro da Renault: lançar um carro novo que não era realmente novo e nem disfarçar isso.



Um dos primeiros carros avaliados pelo RACIONAUTO em 2009, o Symbol não era unanimidade nem mesmo quanto às qualidades. Apesar do excelente desempenho, o modelo testado tinha dirigibilidade sofrível em trechos urbanos de asfalto irregular, com suspensão, direção e câmbio duros. Além disso os bancos eram estreitos, os assentos eram curtos e o layout interno parecia "remendado", sendo inferior aos concorrentes Peugeot 207 Passion e Volkswagen Voyage. Terceiro erro da Renault: confiar muito em qualidades que deixaram de ser prioridade para o mercado.



Tá, mas se você tem um produto que não é lá uma Brastemp, o que você faz? Divulga, exalta as qualidades. A Renault parece que se esqueceu disso e deixou o Symbol ao Deus-dará durante todo este tempo. Todo carro, apesar dos defeitos, tem algo que atrai compradores. Mas se o comprador não se lembra que ele existe, não vai considerá-lo em sua pesquisa. Quarto erro da Renault: não investir em marketing para o carro.



Aí não tem jeito. Pouco mais de 3 anos de mercado não é muito, mas no caso do Symbol, até que foi demais. Ele já nasceu defasado e morre quase esquecido. No mercado de usados, porém, ele pode acabar sendo uma boa opção para quem busca um modelo bem equipado, com bom desempenho e preço baixo.

12 comentários:

  1. Concordo plenamento com quase tudo que você falou. A renault fez muita coisa errada com esse carro mesmo ele possuíndo muitas qualidades a se conciderar, possuo um symbol a um ano e estou muito satisfeito com o carro. ver que ele saiu de linha por erros da própria empresa é revoltante

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, sinto-me lesado pela Renault. Comprei o meu Symbol em FEV deste ano, e no mês seguinte, março, foi anunciado que saiu de linha. Em nenhum momento fui avisado pela Concessionária, sendo que na ocasião eu tinha mais duas opções: o Nissan Versa e o Fluence (básico). Talvez até comprasse o Symbol, mas desde que fosse dado desconto razoável. Entendo que no meu caso a Renault agiu com falta de ética. Sinto-me com um "mico" na mão, embora goste muito do carro.

    ResponderExcluir
  3. Estou intereçado de compra esse,. Veículo, e gostei do modelo, só por foto até pelo preço, mas estou inseguro em compra um carro fora de linha, será que vale a pena de e efetuar a compra do symbol,,.

    ResponderExcluir
  4. Acredito que valhe a pena pois vc tem um carro top com pequeno desembolso. E oque já era para desvalorizar já foi...

    ResponderExcluir
  5. Tenho um SYMBOL 10/10 Ótimo carro bonitão , completo ,bom desempenho ,econômico E CONFORTÁVEL .
    A RENAULT é que deu mole tirar o carro de linha.

    ResponderExcluir
  6. Tenho um 09/10 amo meu carro de paixão quando estava pesquisando para comprar eu sabia que ele tinha saído de linha,eu quis assim mesmo, se for olhar legal tem tanto carro aí que está na moda e não tem nada! (pelado) e caro! Pelo menos ele é completo de tudo por um preço meu 1º carro eu amo meu carro.

    ResponderExcluir
  7. Estou preste a comprar meu novo carro pesquisei e me apaixonei pelo symbol, sera um bom negócio?

    ResponderExcluir
  8. Tenho um 10/11 e gosto muito. Apesar do espaço interno reduzido e do barulho da caixa, não tenho nada a reclamar. O carro é meu desde 0km e nunca tive problema.

    ResponderExcluir