O RACIONAUTO preparou uma retrospectiva com os principais acontecimentos do mercado no ano passado, mês a mês. Dividimos tudo em 3 partes para facilitar a leitura. Reveja os destaques de 2013.
JANEIRO
O segmento de compactos também correu agitado em janeiro. O Chevrolet Onix, com 2 meses de mercado, foi chamado para o seu primeiro recall, que envolvia a troca das rodas de aço. Do outro lado da Anchieta, a Ford anunciou a fabricação do New Fiesta Hatch remodelado no Brasil, enquanto a VW passou a equipar o Gol e o Voyage, ambos 1.6, com airbag e ABS de série. E no Rio, a Peugeot começou a produzir o Peugeot 208, ao mesmo tempo que retirava a 207 SW de linha. Por fim, a Toyota começou a vender no Brasil o notchback híbrido Prius a preço de sedã de luxo: mais de R$ 120 mil.
FEVEREIRO
Mês de lançamentos. A Lifan iniciou a comercialização do SUV X60, trazido para o Brasil a fim de melhorar a imagem da marca junto aos consumidores e aumentar as vendas. Os orientais, aliás, dominaram as manchetes em fevereiro: a Suzuki anunciou o lançamento do Jimny nacional, enquanto a Mitsubishi adicionou a versão LHS Flex à gama da L200 Triton. A Lexus, marca de luxo da Toyota, ampliou a sua linha no Brasil e anunciou nova tabela de preços - coisa que a BMW também fez, mas reduzindo os preços de sua linha. Já a JAC Motors lançou seu primeiro modelo flex no Brasil, o J3S, equipado com motor 1.5 16v VVT de até 127 cv. E a Chevrolet mostrou as primeiras fotos oficiais e informações sobre o novo Prisma, desta vez derivado do Onix e não mais do Celta.
Testamos ainda o JAC J2, compacto nervosinho da marca. Estiloso e bem equipado, ele fez jus ao status de carro urbano da marca, agradando a quem quer um carro barato, econômico e prático sem perder em conforto e conveniência. E mesmo na estrada ele não deixou a desejar, com desempenho de gente grande e estabilidade surpreendente. Apesar disso, as falhas de ergonomia e o espaço pífio no porta-malas mostraram que ele não é perfeito.
MARÇO
Depois do sucesso do hatch HB20, a Hyundai lançou o sedã e o chamou de HB20S, que vinha com opções de motor 1.0 3 cilindros e 1.6 4 cilindros, com câmbio mecânico de 5 marchas ou automático de 4. Sedã lançado de um lado, sedã extinto do outro: a Renault terminou a história do Symbol, o bem acertado e bem equipado herdeiro da plataforma do Clio Sedan que nunca emplacou em vendas por aqui.
O Ford New Fiesta teve sua produção iniciada em São Bernardo do Campo. O Peugeot 208, por sua vez, foi oficialmente lançado. O chinês Chery Celer, depois de um tempo enorme e várias expectativas de lançamento frustradas, enfim foi posto à venda nas concessionárias nas versões hatch e sedã, sempre com motor 1.5 16v. E o Nissan March foi finalmente remodelado - na Tailândia.
ABRIL
Enxurrada de recalls. Toyota e Honda, por causa de airbags defeituosos no Corolla, Civic e CR-V; Hyundai e Kia por causa de interruptores de luzes de freio com problemas, atingindo Tucson, Santa Fe e Veracruz (Hyundai), e Soul, Carens, Sorento e Carnival (Kia). Ford e VW apresentaram novos modelos à imprensa: o New Fiesta Hatch, nacional e já com a nova cara, chegou com preço convidativo, novas versões e novos motores, enquanto a Saveiro, que tinha sido deflagrada dias antes, mudou pouco e continuou cara.
A avaliação do mês foi com o Hyundai HB20X automático, primeiro carro cedido pela marca ao RACIONAUTO. Com preço na média, estilo atraente e acabamento superior, ele se mostrou uma opção melhor que os concorrentes. O motor 1.6 16v Sigma Flex, o mais potente do segmento, casou muito bem com a transmissão e tornou o aventureiro urbano esperto e ágil tanto na cidade quanto na estrada. O off-road, porém, não é mesmo a sua praia: as suspensões são macias e muito permissivas em terrenos mais acidentados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário