sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

RETROSPECTIVA 2013: O BOM, O RUIM E O SURPREENDENTE - 3ª E ÚLTIMA PARTE


Muitos lançamentos importantes em nosso mercado, mais recalls e até nossa primeira viagem internacional!

SETEMBRO



No mês de aniversário do RACIONAUTO, o lançamento dos renovados Focus e Golf - enfim - agitou o mercado. A Nissan também divulgou a lista de preços do novo Sentra, ao mesmo tempo que iniciou a pré-venda do sedã médio-grande Altima. O Fiat Palio Fire e os Chevrolet Celta, Cobalt e Spin ganharam séries especiais, enquanto o polêmico Toyota Etios Cross teve suas primeiras imagens divulgadas.



Testamos o SUV X60, da Lifan e descobrimos que a lista imensa de equipamentos de série e o preço atraente tentam amenizar os defeitos de acabamento e de projeto, bem como as limitações na dirigibilidade. Espaçoso para passageiros, mas com pouco espaço no porta-malas; confortável em rodagem, mas barulhento; equipado, mas mal acabado.

OUTUBRO



Talvez o mês mais agitado de 2013 para o RACIONAUTO. Onix e Prisma passam pelo terceiro recall no ano, desta vez para solucionar uma falha na solda da estrutura dos encostos dos bancos dianteiros. Também veio da Chevrolet o segundo chamado, desta vez de proprietários da S10 Flex: a marca propôs uma solução rápida para um atrito entre a tubulação de combustível, o chicote elétrico do sensor de pressão e a presilha que separa as mangueiras de aquecimento.



Outubro também foi mês de muitos lançamentos importantes. O SUV Tracker, da Chevrolet, chegou às concessionárias para combater o Ford EcoSport. A Fiat lançou a picape Strada remodelada, com mais espaço na caçamba e a inédita terceira porta do lado do passageiro na versão com cabine dupla, além de mostrar as primeiras fotos do novo Fiorino, agora baseado no novo Uno e não mais no Mille. Por fim, a Renault divulgou as primeiras imagens do novo Logan, com design revisto e muito mais feliz, além da manutenção do excelente espaço interno e da mecânica robusta e confiável.



Fomos ainda ao lançamento da nova JAC J6, revista por fora e totalmente remodelada por dentro. O test-drive foi atrapalhado pelas horríveis condições do tempo, mas foi possível verificar as melhoras no revestimento acústico, nos engates do câmbio e especialmente na aparência do painel, muito mais moderno e requintado. Também da JAC veio o novo J3 Turin, cuja avaliação quase não foi completada devido a uma grave pane elétrica que obrigou o carro a permanecer parado na concessionária por 7 dias.



Motivo de orgulho para o RACIONAUTO foi a viagem para a Coreia do Sul a convite da Hyundai Motors do Brasil. Conhecemos várias instalações da Hyundai, desde a siderúrgica Hyundai Steel até a beneficiadora de aço Hyundai Hysco, passando pela linha de montagem dos modelos Sonata e Azera em Asan e culminando na visita ao centro de design da Hyundai / Kia, onde entrevistamos com exclusividade o designer-chefe da marca, Casey Hyun. A Hyundai ainda nos presenteou com uma experiência cultural e gastronômica incrível.

NOVEMBRO



A lista de lançamentos também foi longa. Com lista de preços e equipamentos divulgada, chegou ao mercado o novo - e agora bonito - Renault Logan, enquanto a Toyota lançou o - agora mais feio - Etios Cross. O Nissan Altima, concorrente de Fusion, Sonata e CIA., chegou oficialmente ao país e a Mitsubishi anunciou novidades para a linha 2014 da L200 Triton, especialmente o novo câmbio e o motor diesel com mais potência. Mas o destaque foi para o novo Ford Ka, revelado como conceito num vídeo que vazou na Internet.



A Honda anunciou a construção de uma nova fábrica no município de Itirapina, interior de São Paulo, para a fabricação do novo Fit e do SUV compacto Vezel, que será a arma contra o trio EcoSport / Tracker / Duster. A onda de recalls também não parou: defeito nos rebites nos braços da suspensão dianteira do Peugeot 208 e dos Citroën C3, C3 Picasso e AirCross motivaram o chamado da PSA. Da Mercedes-Benz veio o aviso de recall na Sprinter, para a troca da cobertura do ar condicionado dos passageiros. Já a VW convocou proprietários da Amarok para instalar componentes de fixação e isolamento nas tubulações de combustível, e do Tiguan para a troca do revestimento superficial do fusível de iluminação externa do carro.

DEZEMBRO



Deram adeus às linhas de montagem a jurássica Kombi e o ortopédico Mille. Mas não sem protestos: o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, afetado, quase convenceu o governo de que seria melhor adiar a resolução do Contran que obriga a presença de ABS e airbag duplo nos carros fabricados no Brasil a partir de 2014, permitindo a continuidade da fabricação de ambos: prevaleceu o bom senso.



Dezembro foi um mês especial para os chineses. No comparativo realizado pelo RACIONAUTO, a nova JAC J6 venceu a Nissan Grand Livina com grande vantagem. A mesma J6 ganhou DVDs embutidos nos encostos de cabeça dos bancos dianteiros e, não por coincidência, ela acabou sendo eleita a melhor minivan de 2013 pela ABIAUTO no Prêmio Imprensa Automotiva, onde os novos Logan, Golf e Focus - este, escolhido o melhor carro de 2013 - tiveram destaque. Para completar, a dupla J3 / J3 Turin recebeu um sistema multimídia integrado ao painel de série, enquanto a Geely anunciou o início de suas operações de vendas no Brasil com 2 modelos: o sedã médio EC7 e o subcompacto GC2.



Na Chevrolet, o anúncio de mais um recall para a S10 e a Trailblazer fechou o tenebroso ciclo para a marca em 2013: desta vez o problema estava no cabo da bateria. A Fiat, por sua vez, chamou os proprietários da recém-lançada Strada 3 portas para solucionar problema justamente num dos itens revistos no novo projeto, que é a fixação da haste de ancoragem do cinto de segurança do passageiro do banco dianteiro. Mas nem tudo foi ruim: o anúncio da construção da fábrica da Jaguar Land Rover em Itatiaia, RJ, com início de produção prevista para 2016, e apresentação oficial do novíssimo e belo Ford Mustang nos EUA, com previsão de comercialização pela rede autorizada no Brasil, fizeram com que o ano de 2013 fosse encerrado com chave de ouro.

Que venha 2014 e suas muitas novidades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário