Apresentado como conceito em 2013, o Jaguar F-TYPE Project 7, roadster com linhas inspiradas no icônico D-Type e que homenageia as 7 vitórias da marca em Le Mans, se tornará um modelo de série - ao menos para 250 sortudos.
O Festival de Velocidade de Goodwood de 2014, com início hoje (26 de junho), será o palco de apresentação do F-TYPE Project 7, oportunidade em que seu inspirador, o D-Type, comemorará 60 anos. O roadster, que será fabricado de forma artesanal pela nova equipe de Operações Especiais da Jaguar Land Rover, será o mais potente e rápido já feito pela montadora: com 575 cv e 69,34 kgfm extraídos do poderoso motor 5.0 V8 supercharged, o bólido será capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e terá velocidade máxima limitada eletronicamente a 300 km/h.
Concebido como um carro de performance, o Jaguar F-TYPE Project 7 se diferenciará das demais versões por detalhes como uma entrada de ar acima da cabeça do motorista, para-brisas mais curto, para-choque dianteiro com desenho mais arrojado, saias dianteiras e laterais construídas em fibra de carbono, difusor e aerofólio traseiro ajustável de acordo com a velocidade. Juntos, os apêndices aerodinâmicos produzem geram 177% mais downforce em relação ao F-TYPE Coupé R. Com tração traseira, câmbio automático Quickshift de 8 velocidades e trocas sequenciais por meio de borboletas atrás do volante e diferencial eletrônico ativo (EAD), o Project 7 se beneficiará ainda do baixo peso - 1.585 kg, 80 menos que o Coupé R - para assegurar um desempenho que faça jus à história da marca em competições.
O sistema Adaptive Dynamics controlará os movimentos verticais do roadster por meio de amortecedores ativos, garantindo mais estabilidade. Os freios serão de cerâmica e carbono, com discos dianteiros de 398 mm e seis pistões, e traseiros de 380 mm e quatro pistões. Os escapamentos, por sua vez, terão ponteiras pretas de cerâmica e poderão ter sua abertura configurada eletronicamente, a fim de alterar o som para mais ou menos esportivo.
O interior do Jaguar F-TYPE Project 7 também guarda peculiaridades em relação aos demais modelos da linha. Antes mostrado como um monoposto, o carro de série terá 2 lugares, com bancos inspirados em carros de corrida e possibilidade de serem equipados com cintos de segurança de 4 pontos. O revestimento mesclará revestimento em fibra de carbono no painel, Alcantara no volante e alumínio nos pedais. E apesar do desempenho memorável, o Project 7, segundo a marca, poderá ser tranquilamente conduzido como um carro de passeio no dia-a-dia, possuindo ainda teto removível e um porta-malas (ou porta-bolsas, como queira) de 196 litros).
Limitado a 250 unidades que serão entregues a partir de meados do próximo ano, cada F-TYPE Project 7 receberá uma placa numerada afixada entre os bancos e assinada pelo chefe de design da Jaguar, Ian Callum. Serão 5 cores disponíveis: Ultra Blue, Caldera Red, British Racing Green, Ultimate Black e Glacier White. Ainda não há preço definido para o esportivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário