quarta-feira, 29 de outubro de 2014

SALÃO INTERNACIONAL DO AUTOMÓVEL 2014 - COBERTURA COMPLETA (PRIMEIRA PARTE)


Primeiro dia da maior mostra automotiva da América Latina apresenta muitos conceitos, preocupação com o meio-ambiente e poucas novidades na prática

Veja o álbum de fotos do primeiro dia do Salão do Automóvel



Alguém ouviu as nossas preces: o ambiente infernal das edições anteriores do Salão do Automóvel foi substituído, neste ano, por um bem mais fresco, com sistema de ventilação bem mais eficiente no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Ainda que longe da perfeição, com menos calor há mais disposição para acompanhar a mostra dos principais lançamentos das marcas selecionadas para o primeiro dia de coletivas. Mas, verdade seja dita, o dia terminou com a sensação de que faltou alguma coisa.

JAC T5

Novo JAC J5

Logo na entrada a JAC Motors deu as boas-vindas aos jornalistas com um stand bem sortido de novidades. Sem coletiva mas com a presença constante de seu presidente, Sérgio Habib, a marca mostrou o novo T6 na versão definitiva para o mercado brasileiro, com motor 2.0 VVT de 160 cv e câmbio manual de 5 marchas - powertrain também adotado pela minivan J6. A novidade para a T6 é a adoção, no próximo ano, de um motor turbo de 180 cv e câmbio - enfim - automático. Outro SUV, o T5, promete agitar as vendas da marca por aqui, enquanto o J5 ganhou um merecido face-lift e o J2, motor flex.


Audi A3 e-tron

Novo Audi TT Roadster

A preocupação com o meio-ambiente é o discurso da moda. A Audi, primeira a apresentar seu line-up no dia, mostrou nada menos que 4 modelos "verdes" aos jornalistas, dentre eles o conceito TT Offroad, crossover híbrido baseado no cupê TT que combina um motor 2.0 turbo e 2 motores elétricos para gerar uma potência combinada de 408 cv e conseguir uma autonomia de até 880 km. Mais próximo da realidade está o A3 Sportback e-tron, que combina um motor a combustão 1.4 TSFI de 150 cv e outro elétrico de 75 kW, com potência total de 204 cv e autonomia de até 940 km, já confirmado para produção a partir de 2015 e também para o mercado brasileiro. Ainda em meio ao discurso da produção nacional do A3 Sedan com motor Flex, a nova geração do TT, que chegou ainda nas versões TTS e Roadster, foi anunciada como o principal lançamento da marca no Salão. Com opções de motores de 230 e 310 cv, ele terá preço inicial sugerido entre R$ 210 e R$ 220 mil e chegará no primeiro semestre do próximo ano.


Nissan New Versa

Novo Hyundai Genesis

Mais modesta foi a Nissan, que apresentou o conceito Kicks, desenvolvido no país, além do Versa de produção nacional e da versão comemorativa do New March para as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro. A Hyundai segue dividida entre HMB e CAOA; a primeira, sem novidades na linha, apresentou o conceito HB20 R-Spec e a segunda introduziu o novo Genesis o Azera com face-lift e a versão turbinada de 204 cv do Veloster.


Chevrolet S10 HyCountry

Novo Chevrolet Cruze 2015

O show da Chevrolet começou com a introdução da S10 Hy Country Concept, que nada mais é que uma versão mais luxuosa da picape com motor 2.5 Flex, seguida pelo lançamento da nova Spin Activ, versão que concorrerá com a Idea Adventure, e do Cruze 2015, que recebeu um face-lift na dianteira e novo acabamento interno. O Onix Track Day, inspirado nos eventos de mesmo nome, trouxe visual exclusivo, suspensão e escapamento modificados e motor 1.8 Ecotec preparado para gerar cerca de 150 cv. Foram ainda atrações do stand o Camaro Z28 e o Corvette Stingray, que não virão para o Brasil.


Novo Fiat Bravo

Fiat 500 Abarth

Em sua coletiva a Fiat reafirmou o surgimento da FCA - Fiat Chrysler Automobiles, que investirá cerca de R$ 15 bilhões na América Latina até 2016 para implementação de novas fábricas e lançamento de novos produtos. Mas sem muito o que mostrar no Salão, a marca expôs um Maserati Quattroporte ao lado de uma Ferrari 458 Speciale para chamar a atenção do público e apresentou à imprensa o Novo Bravo, o 500 em 2 versões - Abarth e elétrico, e o esquisito conceito FCC4, que mais parece uma forma de disfarçar as linhas do que pretende ser sua nova picape médio-compacta.

Lexus RC Coupé

Lexus NX 200t

Citroën Cactus

A Mitsubishi continuou com o tema "vermelhão" no stand, nada muito diferente do que mostrou no último Salão. Novidade, só o Lancer nacional, que recebeu central multimídia e teve redução de preço. A Pajero Full ganhou ligeiro face-lift na dianteira e o conceito grandalhão GC PHEV parece ser o esboço de uma futura nova geração. A Lexus, ainda nova no Brasil, mostrou o belíssimo hibrido RC Coupe e lançou o arrojado SUV NX 200t, que chega em 2 versões, com tração 4x2 ou integral, 2 opções de propulsão (gasolina com injeção direta e híbrida) e preços entre R$ 200 e R$ 230 mil. A Citroën, por sua vez, apresentou o novo motor THP Flex com injeção direta e 173 cv, o primeiro do mundo com esta configuração, que equipará, dentre outros modelos, o C4 Lounge. O stand da marca também comportou o Cactus, o novo C4 Picasso e mostrou toda a linha DS, que foi apresentada como marca e não mais como uma divisão da Citroën, com o DS 6 comportando o emblema exclusivo pela primeira vez.


Novo Ford Mustang

Subaru WRX STI

Honda HR-V

A Ford decepcionou. Nada dos bem-falados Focus e Fiesta ST, o Mustang mostrado não virá para o Brasil e Edge Concept já está bem próximo da versão de produção. Além do line-up da marca para o Brasil, nada além de 3 conceitos baseados no EcoSport - Storm, Beauty e Beast. A Subaru trouxe os novos Impreza WRX, com 268 cv e WRX STI, com 305 cv, além do conceito Viziv2. A Honda apostou na apresentação do SUV HR-V, rival do EcoSport que será produzido no país a partir do primeiro semestre de 2015, e do CR-V 2015, que recebeu um face-lift. Outras atrações do stand foram o novo Civic Si, agora cupê, o Novo City e os conceitos FCEV e (de novo) NSX.


Peugeot 2008

Peugeot 208 Natural

Outra que deu bastante foco à sustentabilidade foi a Peugeot, que mostrou um conceito bem interessante: o 208 Natural, desenvolvido em parceria com a Embraer (!) e que apresenta soluções sustentáveis como tinta à base de terra e também para melhorar o isolamento térmico da cabine. O 2008 DKR, idealizado para competições off-road, traz um motor 3.0 V6 biturbo a diesel e tração 4x2 (!!). A cereja do bolo, porém, foi a mostra do 2008 nacional, que chegará no primeiro semestre do próximo ano para competir com o EcoSport e trará, possivelmente, motores 1.6 FlexStart de 122 cv e 1.6 THP Flex de 173 cv.


Renault Duster Oroch

Novo Renault Fluence

A Renault surpreendeu com a apresentação do conceito Duster Oroch, que dará origem, muito provavelmente, à picape médio-compacta da marca. Os novos Fluence e Sandero Stepway também deram as caras, bem como o Megane RS - que não virá para o Brasil - e o conceito Kwid. A Toyota, por outro lado, não trouxe novidades. A linha Etios estava lá, inclusive com um hatch fantasiado de carro de competição, bem como toda a linha Corolla, os 4x4 e os conceitos FCV, movido a hidrogênio, FV2, que pretende se conectar fisicamente ao motorista e não traz volante, e FT-1, que saiu dos video-games para a realidade.

Jeep Renegade

Nova VW Space Cross

Novo VW Cross Up!


VW T-ROC Concept

Estrela no stand da Chrysler foi o Jeep Renegade, em torno de quem girou a coletiva da marca. Já a Volkswagen foi a marca com mais novidades em seu stand: Fusca GSR, inspirado em versão da década de 70; Touareg R-Line, que ganhou design atualizado e estreia no mercado latino-americano; a nova linha Fox, que inclui o CrossFox, o Fox Pepper (especialmente preparado para o Salão), a SpaceFox e a Space Cross, todos com a identidade atualizada da marca; a Saveiro Surf, também inspirada em antiga versão da picape; o Jetta de produção nacional, que poderá vir com um motor 1.4 TSFI; o Golf Variant R-Line, trazido para sentir a reação do público; o Golf GTE, híbrido com 204 cv de potência e capacidade para fazer até 67 km/l; o conceito T-ROC, que aponta para uma nova identidade visual para os SUVs da marca, e o desnecessário Cross Up!, aventureiro urbano com motor 1.0 e preço próximo aos R$ 50 mil. A Mercedes-Benz encerrou o dia mostrando, além do Smart elétrico, o belíssimo S Coupé e contando com a presença da cantora Cláudia Leitte para apresentar o novo GLA, bem como do piloto Felipe Massa para trazer o AMG GT S.

Não perca a cobertura do segundo dia de imprensa do Salão Internacional do Automóvel 2014. Começa daqui a pouquinho!

Um comentário:

  1. Renegade vs 2008. Na comparação, pelas fotos, o Jeep parece meio tosco. O 2008 é mais belo.

    ResponderExcluir