quarta-feira, 10 de junho de 2015

MANUAL DE COMPRA - BMW M3


Por Pedro Ivo Faro




Algumas vezes, a pessoa tem a possibilidade de realizar um sonho e comprar um esportivo de verdade, daqueles com uma determinada “grife”. Mas, obviamente, nem só entre os zero-quilômetro há boas opções. Um esportivo que traz conforto, uma ótima lista de equipamentos, é barato na hora de comprar (apesar das peças terem preço salgado) e não dá oficina facilmente não soa como uma boa opção? Se sim, seja apresentado ao BMW M3.


CORAÇÕES VALENTES, E MUITO!

A geração E36 passou a ser importada em 1993 e teve três motores diferentes. Os primeiros carros vinham importados dos Estados Unidos com o motor M50 B30US de 3,0 litros, 24 válvulas e seis cilindros em linha que, acoplado à caixa de transmissão manual de seis marchas, garantia bons 243 cv disponibilizados a partir das 6000 rpm e torque de 31 kgfm. A partir de 1996 ele veio importado oficialmente pela BMW, tendo como maior diferença o motor mais potente (286 cv), mérito do duplo controle do eixo do cames do tipo VANOS variável, junto com outros aperfeiçoamentos mecânicos. E o melhor de todos veio em 1998, depois de alguns anos sem importação: o motor S50 de 3,2 litros com 321 cv a 7.400 rpm e 35,6 kgfm a 3.250 rpm, e a nova transmissão de marchas seqüencial semi-automática SMG I.

PEDIGREE ALEMÃO

Como era de se esperar, o M3, em nível de equipamentos, faz jus ao “pedigree” da BMW. A lista inclui  ar-condicionado, piloto automático, faróis de neblina, bancos dianteiros com regulagem elétrica de altura, computador de bordo programável em nove idiomas, piloto automático, rodas de liga de perfil baixo (235/40 ZR 17) e teto solar elétrico. Opcionalmente ainda podem vir airbag, revestimento de volante e bancos em couro de bisão, alarme com controle remoto e lavador dos faróis dianteiros, e, nos últimos M3, de 1998 em diante, ainda havia disqueteira para seis CDs e ar-condicionado digital individual.


INDEPENDENTE x OFICIAL

Como o M3 foi um dos primeiros importados a virem com a abertura dos portos, houve uma quantidade de modelos vindos por importação independente, sendo grande maioria deles americana. Na hora da compra, dê preferência aos alemães, pois além de serem mais potentes, têm maior valor de mercado e maiores chances de terem passado por revisões ou cuidados do concessionário.

FIQUE DE OLHO

O M3 é um esportivo importado, então, antes de qualquer coisa, tenha ciência de que as peças naturalmente serão mais caras, mesmo no mercado paralelo. Fora isso, confira estes itens:
- Nem todos os donos sabiam usar bem a transmissão SMG. Então, dê uma volta no carro antes, uma vez que o reparo pode custar entre R$ 15 mil e R$ 20 mil.
- Confira o computador de bordo e se ele emite um aviso luminoso no painel alertando para as próximas trocas de peças ou aditivos e óleos.
- Os faróis podem ficar amarelados ou trincarem. Se isto acontecer, uma peça nova custa, em média R$ 3 mil.
- O forro de teto se descola até por efeito do próprio calor, então verifique se alguma parte está descolando.
- Nos modelos manuais, confira se os engates ocorrem bem, sem arranhões ou imprecisões: alguma folga, coxins trincados ou alguma regulagem mal feita.
- Por fim, verifique se as revisões foram feitas em concessionária e se itens de segurança como pneus, suspensão, freios e amortecedores estão em ordem, pois a manutenção do conjunto pode passar facilmente dos R$ 10 mil.

PREÇOS

Aqui entra a parte boa da história. Além dele ser bastante durável, um 1998 sai por R$ 48 mil. Valor bem em conta para um esportivo com mais de 320 cv de potência, que anda junto até mesmo de Ferrari e Porsche.

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