quarta-feira, 23 de setembro de 2009

PROGRAMA AUTO+








Minha referência em termos de programa de TV sobre automóveis é o Top Gear, veiculado pela rede BBC e apresentada pelo trio Jeremy Clarkson, Richard Hammond e James May. Um de meus sonhos, aliás, é ver um programa com a mesma qualidade de reportagens, a mesma presença de espírito, a mesma liberdade de crítica e a mesma audiência. Mas os programas que temos à disposição costumam ser curtos demais, insossos demais ou impessoais demais. Talvez o mais interessante deles – sopro de esperança – seja o programa Auto+, veiculado pela Rede TV! todos os domingos, às 14 horas. Para os entusiastas de plantão é uma boa pedida.

A princípio, apesar da aparente falta de carisma dos apresentadores, eles são bastante experientes, falam bem e demonstram segurança, e isso conta muito. Benê Gomes é jornalista especializado em automóveis e Marcello Sant’anna é publicitário, colecionador de carros antigos, piloto de provas e entusiasta do assunto. Como se não bastasse, eles conseguem produzir um programa bem mais dinâmico que o Auto Esporte, veiculado pela Rede Globo nas manhãs de domingo.

O programa Auto+ é mais comprido e, por isso, tem mais conteúdo, com pauta bem, mas BEM mais diversificada. As avaliações, por exemplo, são mais completas e têm mais dados, e há reportagens de interesse não só de automaníacos e entusiastas, mas para motoristas e consumidores comuns. É um programa racional, bem planejado e bem editado. Poderia ser mais divertido, mais visceral, talvez; mas isso é outro assunto. Enquanto isso, o Auto Esporte insiste em nos mostrar matérias curtíssimas aos domingos pela manhã – combinação que é prenúncio do fracasso, não fosse um programa da Globo. Ademais, o que passar num domingo de manhã, já que quase ninguém assiste mesmo? Então o Auto Esporte continua lá, coitado.

Fica aí minha sugestão: o programa Auto+ é um ótimo acompanhamento para sua lasanha, seu frango de padaria e sua maionese, regados à Coca-Cola aos domingos. Bom almoço!

Programa Auto+ na Internet: www.automaistv.com.br.

3 comentários:

  1. Amigo gostei da crítica em cima do Auto Esporte. Esse programa tem baixa qualidade e ainda mais aquela apresentadora que nem sabe como se dirige um carro. Agora vou pedir um favor entre nesse site www.alterosa.com.br e entra no icone vrumm, Ou Se Não, acorde no domingo e assiste esse programa no SBT a partir da 8h da manha. Creio que nao se arrependerá. Os apresentadores são muito bons.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela sugestão. O link do Vrum já está nos sites relacionados, a propósito.

    E o que acha de seguir o Racionauto? Aproveite!

    ResponderExcluir
  3. Sem contar q o Auto+ passa num horário q realmente vale a pena assistir....

    ResponderExcluir