ALTA RODA, Fernando Calmon
O ano
passado recebeu impacto de fatores que ajudaram a desarrumar um pouco a
segmentação de modelos no mercado brasileiro. O aumento de IPI atingiu em cheio
os importados e vários ficaram sem condições de competir. Cotas para produtos
mexicanos também prejudicaram o abastecimento de certos modelos. Alguns segmentos
se esvaziaram. É o caso de monovolumes médios (pararam Zafira e Xsara Picasso)
e de stations médias, sem a Mégane Grand Tour. Stations pequenas também
perderam fôlego (Parati ficou pelo caminho).
Por outro
lado, lançamentos esbarraram na impossibilidade de aumento rápido de produção.
Assim, EcoSport perdeu a liderança histórica desde que surgiu em 2003, mas deve
recuperá-la até o fim do ano deste ano. S10, apresentada no começo de 2012,
teve tempo de reação e segurou sua posição desde 1995. Ao contrário, HB20, Onix
e Etios só este ano poderão realmente subir posições no ranking, pois chegaram
no último trimestre.
Novos
líderes de segmento: Fusion, Mercedes-Benz Classe E/CLS, BMW Série 7, SpaceFox,
Freemont/Journey, Duster e Hilux SW4. Veloster dominou entre os esportivos, categoria
desmembrada dos verdadeiros carros esporte de preço e potência maiores.
O Gol,
individualmente, liderou pelo 26º ano consecutivo e ao lado da versão sedã, o
Voyage, forma dupla quase imbatível. Bom frisar que o modelo líder não é, e
nunca foi, o mais barato do seu segmento. Em um mercado movido pelo menor preço
desde os primórdios, esse resultado de vendas se torna ainda mais relevante.
Ranking da
coluna Alta Roda, compilado por Paulo Garbossa, da ADK, segmenta por distância
entre eixos, largura e preço. Classificação percentual baseia-se em emplacamentos
e inclui apenas modelos mais representativos.
Compactos:
Gol/Voyage, 17%; Palio/Siena, 13%; Uno/Mille, 11%; Celta/Prisma, 7,7%; Fox/CrossFox,
7,5%; Fiesta hatch/sedã, 7,2%; Logan/Sandero, 6%; Corsa/Classic, 5%; Cobalt, 3%;
Ka, 2,5%; Agile, 2,4%; March/Versa, 2,3%; Punto/Linea, 2,2%; 207 hatch/sedã, 1,8%; C3,
1,6%; City, 1,4%; Polo hatch/sedã, 1,07 %; Clio/Symbol, 1,03%. Dupla Gol/Voyage
resistiu.
Médios-compactos:
Corolla, 16%; Cruze hatch/sedã, 15%; Civic, 14%; Golf/Jetta, 10%; Focus
hatch/sedã, 9%; Peugeot 308/408, 6%; i30, 5%; Fluence, 4%; C4/Pallas, 3,2%; Bravo,
3%. Corolla acossado pelo Cruze.
Médios-grandes:
Fusion, 22%; Mercedes C, 17%; Azera, 16%; Sonata, 13%. Fusion voltou ao topo.
Grandes:
Mercedes E/CLS, 22%; Cadenza, 21%; Omega, 17%; 300 C , 14. Vitória apertada
do Mercedes.
Topo:
Série 7, 48%; Panamera, 34%; Mercedes S/CL, 6%. BMW aproveitou a chance.
Stations
pequenas: SpaceFox, 53%; Palio Weekend, 37%; Parati, 7%. SpaceFox virou
o jogo.
Stations médias e grandes: Freemont/Journey, 50%; Mégane
Grand Tour, 38%; Jetta, 5%. Amplo domínio.
Monovolumes
pequenos: Fit, 28%; Idea, 19%; C3 Picasso/Aircross,15% Fit com mais
folga.
Monovolumes
médios: Picasso Xsara/C4, 35%; Zafira, 34%; J6, 22%. Equilíbrio ao
final.
Picapes
pequenas: Strada, 48%; Saveiro, 27%; Montana, 20%. Strada inabalável.
Picapes
médias: S10, 29%; Hilux, 24%; L200/Triton, 13%. S10 continua firme.
Utilitários
esporte pequenos: Duster, 24%; EcoSport, 19%; Tucson/ix35, 11%. Duster
fez história.
Utilitários
esporte médios: Hilux SW4, 28%; Captiva, 27%; Sorento, 17%. Hilux
surpreendeu.
Utilitários
esporte grandes: Pajero Full/Dakar, 45%; Edge, 25%; Discovery, 8%.
Pajero avançou.
Esportivo:
Veloster, 87%; SLK, 8%; RCZ, 4%. Amplo domínio pelo preço.
Esporte:
Camaro, 56%; Mustang, 14%; BMW Z4, 6%. Camaro ainda mais firme.
RODA VIVA
SEGUNDO previsão de Thomas Schmall,
presidente da Volkswagen do Brasil, o segmento de subcompactos modernos pode
dobrar sua participação no mercado nacional até 2020. Caso do Up!, a ser fabricado
em Taubaté (SP) e que estará à venda em 2014. Mas haverá ainda lançamentos de
outros fabricantes, inclusive chineses.
RAZÕES para crescimento de subcompactos:
gastam menos combustível e ajudarão a diminuir consumo médio da frota à venda
de cada empresa, de acordo com as metas do governo para 2017; ocupam menos
espaço nas ruas, estacionamentos e garagens de prédios, o que se torna vantajoso
em função do aumento de veículos em circulação
CAMPEÕES de vendas nos EUA (os 10 mais)
também já são conhecidos. Entre os automóveis, Camry e Accord confirmaram as
duas primeiras posições, que ocupam há uma década. Em terceiro, o Civic, que
vendeu como nunca em 2012 e resistiu aos comentários de que não agradou. Em
seguida, Altima, Corolla, Focus, Fusion, Cruze, Prius e Sonata.
Fernando Calmon, engenheiro e jornalista especializado desde 1967, quando produziu e apresentou o programa Grand Prix, na TV Tupi (RJ e SP) até 1980. Foi diretor de redação da revista Auto Esporte (77/82 e 90/96), editor de Automóveis de O Cruzeiro (70/75) e Manchete (84/90). Produziu e apresentou o programa Primeira Fila (85/94) em cinco redes de TV.
Sua coluna semanal sobre automóveis, Alta Roda, começou em 1999. É publicada em uma rede de 86 jornais, revistas e sites. É correspondente para o Mercosul do site inglês just-auto. Além de palestrante, exerce consultoria em assuntos técnicos e de mercado na área automobilística e também em comunicação.
fernando@calmon.jor.br e www.twitter.com/fernandocalmon
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