Por Pedro Ivo Faro
Sonho de consumo de uma época. Assim dá para definir o Vectra B (o modelo que existiu entre 2005 e 2011 é a geração “C” do modelo). Durante vários anos o sedã foi o modelo mais desejado da Chevrolet nacional e um dos nacionais mais almejados pelos compradores. Se nos anos 90 e começo dos 2000 ele era um sonho distante, hoje ele está muito mais próximo da realidade de muita gente, com preços de compra e de peças mais acessíveis e boa robustez mecânica.
REESTILIZAÇÕES
As linhas básicas do modelo sempre se mantiveram de 1996 a 2005. Mas ele teve duas reestilizações. A primeira, em 2000, trouxe novos pára-choques, faróis e lanternas, além de tampa traseira redesenhada, novas rodas e forrações. Em 2002 veio um novo para-choque dianteiro e rodas aro 16 para a versão CD.
HAJA MOTOR!
Quando chegou no mercado nacional, o Vectra tinha apenas duas opções de motor, ambas 2.0: um de 110 cv e outro de 141 cv. O primeiro vinha nas versões GL e GLS, enquanto que o segundo era restrito ao CD, topo de linha da época. Em 1998 ele ganhou mais dois motores, agora 2.2. O primeiro possuía oito válvulas e 123 cv, enquanto que o segundo possuía 138 cv e 16 válvulas. E em 2003 a Chevrolet voltou a oferecer o motor 2.0 com 110 cv, que novamente se tornou viável economicamente.
NOMES
Os primeiros Vectra adotavam a antiga nomenclatura da Chevrolet, que era GL (para o básico), GLS (para o intermediário) e CD (para o top de linha). Em 2004, até o derradeiro ano de 2005, os nomes mudaram, respectivamente, para Comfort, Elegance e Elite, que, tal qual o GLS, era o único que oferecia o motor mais potente.
ESPECIAIS
O Vectra teve algumas versões especiais, sendo a mais emblemática a Challenge, que existiu até 2003. Com rodas aro 16 de série, couro em dois tons no interior, entre outros vários itens (como ar-condicionado, direção hidráulica e trio elétrico), tinha mais apelo esportivo e até hoje tem ótimo valor e liquidez de revenda. Houve o derradeiro Collection, série limitada a mil unidades com chaveiro e manual do proprietário numerados.
ITENS
Fuja da versão GL (ou da posterior Comfort). Ambos normalmente vêm pouco equipados, muitas vezes sequer sem conta-giros ou ar-condicionado, vidros ou travas elétricos. Estes itens eram encontrados a partir do GLS (ou Elegance). Na compra, procure mais as versões GLS ou CD (Elite).
FIQUE DE OLHO!
O Vectra goza de boa reputação mecânica, além de ter fartura de peças a preço mais baixo no mercado paralelo. Entretanto, antes da compra, cheque os seguintes itens, que podem dar dor de cabeça depois:
- Olhe o visor do rádio e/ou do computador de bordo. Se estiver com a leitura difícil, pode ser roubada, já que o conserto dessa parte pode custar muito caro.
- Dirija um pouco em piso irregular. Se a direção estiver imprecisa ou muito ruidosa, pode haver folgas na cruzeta.
- Os modelos entre 1996 e 1997 podem ter problemas no subchassi dianteiro, cujos parafusos quebravam e ele podia se soltar. Caso procure um modelo desse ano, cheque se ele teve o reparo feito na concessionária.
- As calhas dos vidros nos primeiros modelos tinham desgaste precoce, e as buchas da suspensão traseira, se desgastadas, causam barulhos.
PREÇOS
Se a opção é por esportividade, um Vectra Challenge 2002 fica abaixo dos R$ 20 mil. E se a opção é por mais requinte, um Elite dos últimos modelos (2005) sai por cerca de R$ 24 mil.
MUITO OBRIGADO!
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