quinta-feira, 28 de maio de 2015

MANUAL DE COMPRA - RENAULT SYMBOL


Por Pedro Ivo Faro



Você quer sair de um carro popular básico, juntou algum dinheiro – não muito –  e não quer seguir pelo mesmo caminho de continuar nos populares. A ideia seria, neste caso, um sedã compacto. E, se o desejo é este, há um modelo que pode atender com louvor todas as expectativas de quem sai de um popular: o Renault Symbol. Se ele não teve tanto sucesso no mercado, por outro lado é uma excelente opção para quem quer um sedã compacto com predicados.

QUEM VÊ CARA...

Baseado no Clio Sedan – que sempre teve um público cativo – o Symbol nunca foi unanimidade pelo design, havendo quem, declaradamente, não gostasse das linhas do pequeno sedã. No entanto, ele tem predicados excelentes para quem quer “subir na vida” em termos de carro. O bom espaço para quatro ocupantes, além de um enorme porta-malas de 506 litros (que tem até iluminação interna) se tornam argumentos mais que suficientes. A boa robustez mecânica também joga a favor


PACOTÃO

Outro excelente argumento a favor do Symbol aparece na lista de equipamentos. Logo na versão de entrada Expression traz direção hidráulica, ar-condicionado, banco do motorista e volante com regulagens de altura, travas e vidros dianteiros elétricos e até airbags frontais. Se a ideia é acrescentar ainda mais itens, procure pela top Privilége, que adiciona ar digital, faróis de neblina, rodas de liga aro 15, retrovisores e vidros traseiros elétricos e CD player com MP3 e comandos no volante. O freio ABS era opcional em ambas as versões, e aqui fica uma dica importante: prefira sempre os Symbol com ABS. Além da segurança do item, ele não encarece tanto o veículo, e a revenda fica facilitada.

ELOGIADO

Um item elogiado no Symbol está debaixo do capô. O modelo teve dois motores distintos no tempo de vida, ambos flex. O primeiro foi o 1.6 16V Hi-Flex, lançado em abril de 2009, com 110/115 cv e 15,2/16 mkgf, e no mês seguinte chegou o 1.6 8V Hi-Torque, de 95/92 cv e 14,1/13,7 mkgf. Ambos são bem-aceitos no mercado, mas o Hi-Torque é mais reconhecido por ter consumo mais moderado e melhores respostas em rotações mais baixas. A suspensão também costuma ser elogiada.


FIQUE DE OLHO

Conhecido pela robustez, o Symbol tem seus pontos que merecem atenção. Confira:
- O revestimento do painel central pode descascar com o tempo. Confira a qualidade, pois a troca custa mais de R$ 450 na concessionária.
- Verifique se as duas chaves (principal e reserva) estão operantes, abrindo o carro e ligando o motor. Se precisar recodificar, R$ 500 e 50 dias de espera, pois é importada da França.
- Confira as palhetas do limpador, que costumam ter desgaste precoce. Se estiverem muito velhas, podem até mesmo danificar o vidro.
- O suporte de fixação do catalisador costuma quebrar, levando os cabos das duas sondas a entrar em curto-circuito, o que pode imobilizar o carro por pane na ignição. Logo, olho nas sondas!
- A estrutura do coxim central cede com o tempo e vibrações podem aparecer no interior. A solução é a troca dele, na casa dos R$ 170.
- Como ele nunca foi muito lembrado pela Renault, sempre fique de olho nas peças, pois às vezes elas podem ser difíceis de achar.

PREÇOS

Uma ótima vantagem do Symbol: por R$ 25 mil, se consegue um Symbol Privilége. Além de bem-equipado, traz muito espaço e um senhor porta-malas. Vantajoso, não?


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